• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

FERVER AS GARRAFAS OU NÃO - DUVIDA CRUEL

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ingrid

New Member
Afiliado
31/10/18
Eu sempre lavo no mesmo dia, se não, deixo com água para lavar no dia seguinte... Procuro também reaproveitar as tampinhas das recém abertas para, depois de lavar tudo e jogar um pouco de álcool nas garrafas e tampas, já guardar todas tampadas... Quando vou usar, passo água mais uma vez e álcool 70 e só...

rafaellsm

Active Member
Afiliado
17/12/18
Faço a mesma coisa. Lavagem com escova, guardo depois só agua e alcool 70. E se a garrafa for aberta por mim, nem escova passo. Somente se reaproveitem de amigos ou se alguém no meio do churrasco abriu e não lavou e deixou ao relento...

Eu não uso sabão nas garrafas que reutilizo. Mas sempre quando acabo de beber, enxaguo bem e no dia do envase repasso uma agua para tirar a poeira (elas ficam dentro de um armario) e depois alcool 70.

Nunca tive contaminação.

AFernandes

Member
Afiliado
15/12/16
Eu não uso sabão nas garrafas que reutilizo. Mas sempre quando acabo de beber, enxaguo bem e no dia do envase repasso uma agua para tirar a poeira (elas ficam dentro de um armario) e depois alcool 70.

Nunca tive contaminação.
Faço da mesma forma: bebo, enxaguo, guardo. No dia do envase, passo uma agua pra tirar a poeira, dou uma olhada dentro delas contra a luz, e se estiver tudo certinho, dou umas 3 borrifadas de alcool 70 em cada uma. No momento do envase deixo elas de cabeça pra baixo, somente pra escorrer algum excesso de alcool. Nunca tive problema de contaminação, e la se vão mais de 60 brassagens assim!!!

bincabral

Active Member
Afiliado
25/4/17
Hoje em dia estou mais relapso.

Morar no litoral é conviver com uma umidade meio tensa pra dar mofo. Então, quando terminava de beber, procedimento padrão de lavar a garrafa. Depois borrifada álcool e fechava com um pedaço de papel toalha amassado. O ambiente com álcool evitava o bolor.

No dia do envase tirava o papel toalha, passava água e borrifada mais um pouco de álcool pra garantir.

Krishna

Well-Known Member
Afiliado
17/9/16
Cara, tava tendendo a não lavar com sabão. Depois dos depoimentos dos senhores, não tenho mais dúvida: chega daquela chatice de escovar com sabão e enxaguar 3/4 vezes pra tirar todo sabão. Chega!!!

Na boa, digo isso porque só de pensar em lavar as garrafas dos jeito que faço me desanima brassar... Sério. As vezes enrolava 2, 3 dias a mais do dia certo de engarrafar por conta da lavagem...

Renasce o mundo pra mim! hahahahha

Valeu galera.

Afiliado
24/12/19
Adaptei uma panela de pressão tirando a válvula e coloquei uma mangueira resistente a temperatura e assim sanitizo com vapor usando sempre uma luva de amianto comum que além de proteger da temperatura protege também de possíveis rompimentos de garrafas. Não tive problemas de contaminação até agora.
Utilizo também sanitizante quando as garrafas estão previamente limpas e nesse caso não uso o vapor.
Também tenho o hábito de passar uma água nas garrafas após o consumo da cerveja e deixo-as de boca para baixo.

Silvio

New Member
Afiliado
14/2/18
Depois de beber, lavar com água, escorrer. Um dia antes do envase: nova chacoalhada com água e 23 garrafas no forno a 170graus por 1,30h tampar com papel alumínio e pronto.

ljornada

New Member
Afiliado
20/11/17
Faço da mesma forma: bebo, enxaguo, guardo. No dia do envase, passo uma agua pra tirar a poeira, dou uma olhada dentro delas contra a luz, e se estiver tudo certinho, dou umas 3 borrifadas de alcool 70 em cada uma. No momento do envase deixo elas de cabeça pra baixo, somente pra escorrer algum excesso de alcool. Nunca tive problema de contaminação, e la se vão mais de 60 brassagens assim!!!
Idem: terminei de beber, passo uma água, deixo escorrer e guardo no armário. No dia de engarrafar, uma verificada no fundo pra ver se não contaminou. Se não tiver nada, uma borrifada com sanitizante, uma escorridinha e deu. Zero problemas de contaminação em mais de 2 anos de brassagem.
"Ah, mas certamente um dia uma garrafa vai contaminar e eu vou perder uma cerveja!!". Sim, essa possibilidade existe, é muito provável que um dia aconteça.
Aí a pergunta é: vale a pena correr o risco de ocasionalmente perder uma ou duas garrafas por contaminação, mas não ter que passar horas e horas aquecendo, lavando e sanitizando 20, 30, 50 garrafas a cada brassagem? (apesar de que, repito, nunca perdi nenhuma garrafa com esse método). Na minha opinião vale muito correr esse risco.

CHP

Member
Afiliado
10/5/18
Sempre após beber, enxaguo com água umas duas ou três vezes e guardo. No dia do envase passo uma água e sanitizo momentos antes de envasar. Quando pego garrafas de outros, eu deixo de molho por 24h na água com duas colheres de Vanish. Tira toda craca. Enxaguo e guardo para quando for usar.

paczera

New Member
Afiliado
4/9/16
Sempre após beber, enxaguo com água umas duas ou três vezes e guardo. No dia do envase passo uma água e sanitizo momentos antes de envasar. Quando pego garrafas de outros, eu deixo de molho por 24h na água com duas colheres de Vanish. Tira toda craca. Enxaguo e guardo para quando for usar.
Usa quanto de água pra duas colheres, parceiro?
Enxágua fácil? Não fica cheiro?
Eu pego bastante garrafa usada e uso Removil, que é um detergente alcalino de fácil enxágue, e uns grãos de milho pra fazer a ação mecânica quando tá muito trash. Mas o removil é difícil achar na região onde moro, então o vanish seria uma boa.

LeticiaPetean

Member
Afiliado
27/12/19
Nossa!! Haha eu uso Qboa... aquelas garrafas que eu ganho, vem com resíduos no fundo.... qboa direto na garrafa e água quente, agito e deixo o dia todo.... pronto! Lavo bastante e guardo! No dia do envase uso solução de PAC (acido peracetico) por 15 min! E pronto! Sem problemas!

EngRocha

Well-Known Member
Afiliado
19/5/17
Garrafas com cracas não utilizo. Garrafas meio embaçadas lavo com sabão de côco e escova.
Quando as bebo, utilizo o método: bebeu, lavou, colocou de cabeça pra baixo até secar, guardou.
No dia do envaze passo alcool 70 de cereais e deixo secar de cabeça pra baixo.
Uma vez por ano fervo as garrafas nas panelas, assim como coloco água fervente em todos os ítens, dentro dos fermentadores.

Euler Jr.

Member
Afiliado
30/3/20
O jeito mais econômico que encontrei e que realmente funciona! é colocar um pouco (pouco mesmo, tipo uma colher de sobremesa ) de Kboa na garrafa e põe pela metade de água, coloca 02 gotas de detergente de cozinha e chacoalha. Deixa reservada até o dia seguinte, daí é só lavar com água. Sai TUDO ! Vai por mim, dá certo!

Hausbrauerei Fleck

Well-Known Member
Afiliado
9/6/20
Nunca ouvi falar em ferver as garrafas. Quando as garrafas, assim como todo material que chega em minha cozinha de brassagem, passam por um banho com CLORO forte, depois são escovadas internamente e enxaguadas de 3 na 4 vezes, ficam emborcadas até secar. Por ocasião do envase, sanitizo-as com ácido peracético dissolvido em álcool 92º, ou seja 35 ml de VOXILON para 2 litros de álcool. Com essas solução, 10 minutos antes do envase, não perdi nada até hoje.
VOXILON, nome comercial, encontramos em casa de artigos dentários ou no ML.