Ferrugem Panela Inox

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Nossa! Li sobre isso hoje no site do Palmer:

http://howtobrew.com/book/appendices/appendix-b/passivating-stainless-steel

To passivate stainless steel at home without using a nitric acid bath, you need to clean the surface of all dirt, oils and oxides. The best way to do this is to use an oxalic acid based kitchen cleanser like those mentioned above, and a non-metallic green or white scrubby pad. Don't use steel wool, or any metal pad, even stainless steel, because this will actually promote rust. Scour the surface thoroughly and then rinse and dry it with a towel. Once you have cleaned it to bare metal it will re-passivate itself.

Entendi que vc deve limpar com um detergente oxálico (seja lá o q for isso) e esfregar com o lado verde da esponja. Mas não usar palha de aço.

Eu usaria aquele limpa inox com uma esponja verde...

Abraços
 
Puts, estou com o mesmo problema, nada gritante, é um pequeno ponto de ferrugem na lateral do fundo da panela no local onde fica a solda (ou próximo a isso). Hoje cedo limpei com um limpa inox fazendo exatamente como o amigo @sithlord relatou, com o lado verde da esponja... Saiu a ferrugem, agora é ver se voltará ou não...
 
@Machado não sou um especialista em INOX, na verdade entendo quase nada... Mas atente-se para o que vc quer fazer pq me parece que isso que vc postou é material para passivação do inox que já é outra coisa, diferente de apenas remover algum ponto de ferrugem. Dê uma olhada direitinho.
 
Estou com esse problema também em uma panela INOX 201, aparentemente o fundo falso fez um risco no fundo da panela e se deixo com água por uns 2 dias começa a aparecer pontos de ferrugem, deve ser uma qualidade ruim do INOX pois não deveria acontecer... vou aguardar e talvez fazer uma nova passivação para ver se resolve.
 
@Machado não sou um especialista em INOX, na verdade entendo quase nada... Mas atente-se para o que vc quer fazer pq me parece que isso que vc postou é material para passivação do inox que já é outra coisa, diferente de apenas remover algum ponto de ferrugem. Dê uma olhada direitinho.
Beleza Bolzani? Esse procedimento também foi aconselhado a ser feito eventualmente, a cada ano aproximadamente, para retirar possíveis manchas e ferrugens que provavelmente surjam, mesmo no 304. Batidas, arranhões principalmente causados por metal com metal (tirar e botar fundo falso, arranhões causada por válvulas, arruelas ou causados por ferramentas, por exemplo) seriam os causadores. O procedimento foi indicado por amigos cervejeiros e própria WE, via chat no site para tirar dúvidas. inclusive acredito que havia um outro tutorial que vou procurar quando puder. Tive uma panela semi-automatizada que, apesar dos cuidados, passou por isso mas negociei antes de fazer esse procedimento.
 
Last edited:
Rapaziada, pelo que andei lendo em alguns grupos o inox tb pode enferrujar quando é cortado arranhado ou entra em contato com um produto "agressivo", tipo cloro. O que o pessoal tem falado é que para solucionar isso tem que passar novamente com ácido nítrico ou cítrico. Apenas limpar não resolveria.
 
Ácido Nítrico é perigoso, é explosivo em presença de álcool. Não recomendo para quem não tem conhecimento de química e segurança do trabalho.
O tratamento indicado pela WE com o 272 e depois ácido cítrico é um pouco mais trabalhoso, porém seguro.
Não use palha de aço no inox, nem o lado verde da esponja, use escova plástica e detergente neutro.
 

Latest posts

Back
Top