Fermzilla x Izzibeer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guipmelo

Member
Joined
May 7, 2015
Messages
18
Reaction score
4
Boa tarde pessoal,
Estou querendo adquirir um novo fermentador e os de PET tem me chamado muita a atenção, principalmente por permitir fermentar sobre pressão e pela possibilidade de realizar o serviço direto deles. Minha duvida agora é qual seria melhor e qual comprar.
Pelo meus cálculos somando todos acessórios e gambiarras que pretendo fazer em cada um para atender o que pretendo o valor fica bem próximo. Com isso tendencio mais ao Fermzilla pelo formato cônico, copo coletor e facilidade de DH.

Qual a opinião de vocês? E alguém tem experiencia com os dois e pode me repassar uma analise comparativa?
 
Fermizilla
O coletor dele é flexivel com boia, sempre coleta breja limpa
O izzibier precisa de gambiareq pra issk
O fermizilla a saida de liquido é ball lock
O izzibier so tem entrada de gas em ball lock
E claro a cereja do bolo é o dispositivo pra fazer dh sem oxigenio
 
Outra coisa
A Kegland lancou ano passado o All Rounder, que é um fermzilla sem a valvula inferior, o preço é bem melhor
Ele parece um izzibier mas tambem tem todas as vantagens acima listada (exceto pelo dh sem oxigenio) e ele cabe num frigobar

Nem o izibier nem o fermzilla cabem em frigobar, precisa ser geladeira ou freezer horizontal

O All Rounder vai pintar no Brasil nos proximos meses, tem brewshop que ja ta com ele pra vender
 
Fermizilla
O coletor dele é flexivel com boia, sempre coleta breja limpa
O izzibier precisa de gambiareq pra issk
O fermizilla a saida de liquido é ball lock
O izzibier so tem entrada de gas em ball lock
E claro a cereja do bolo é o dispositivo pra fazer dh sem oxigenio

A Biertek já começou a corrigir os contras apontados por vc (são os mesmos que eu também via no produto)

https://biertek.com.br/produto/izzibeer-advanced-postmix/


Ball lock pra gás e líquido.. pescador de mangueira..
faltou só a boia de inox (ou plástico alimentício mesmo)
coletor de lama / dh não tem como corrigir por questão do projeto.
 
Valeu Evandro, pelas considerações, vou mesmo no fermzilla.
Terei que fazer menos gambiarras e a questão do DH, me agrada mais.
 
Fala, amigo!

Eu tenho 1 fermzilla e 2 izzibeer. O fermzilla é sofrível em vários aspectos, principalmente as roscas e travamentos. Quando ele trava, é muito possível que você abandone a limpeza minuciosa (com ele desmontado) ou quebre o corpo (por não ter pegada ou como fazer força para rosquear).

Só comentando o que o Evandro enviou: izzibeer não tem o ball-lock de saída + pescador com bóia, mas sim um "sifão" ajustável. Eu só faço a regulagem de altura dele durante a trasfega para barril ou envase, coletando somente liquido, sem sedimento. Tem só um macete na hora de mover o tubo pescador, que é molhar o silicone de vedação com um pouco de alcool 70 para ele deslizar melhor.

As adaptações que fiz foram incluir um engate rápido dmfit (tipo válvula) na saída do pescador. Assim ligo um tubo dmfit de 3/8 em um conector ball-lock e com isso consigo conectar no barril para trasfegar ou na minha válcula de contra-pressão atual.

A noite vou até o local onde estão meus fermentadores, ai tiro umas fotos de ambos montados e te mando para ajudar na analise.
 
Fermizilla
O coletor dele é flexivel com boia, sempre coleta breja limpa
O izzibier precisa de gambiareq pra issk
O fermizilla a saida de liquido é ball lock
O izzibier so tem entrada de gas em ball lock
E claro a cereja do bolo é o dispositivo pra fazer dh sem oxigenio


A Biertek já começou a corrigir os contras apontados por vc (são os mesmos que eu também via no produto)

na loja deles já está à venda.

Ball lock pra gás e líquido (em vez do sifão)..
pescador de mangueira de silicone..
mas faltou colocarem a bóia de inox ou plástico alimentício mesmo.. (mancada deles)
----
coletor de lama / dh não tem como corrigir por questão do projeto.
 
Last edited:
Bom dia pessoal, beleza?

Eu tenho o izzibeer, e costumo fazer DryHop sem precisar abri-lo e expor ao oxigênio.

Ai vocês perguntam: Como João?

Utilizo a técnica infalível da gambiarra perfeita!

Como nosso amigo @vcremasco falou, coloco uma válvula dmfit na ponta do sifão de extração, faço um chá a frio dos lúpulos que irei utilizar no DH, coloco em uma garrafa PET, utilizando um CARBONATOR fecho a garrafa pet apertando-a removendo por total o oxigênio da garrafa, e completo com CO2, média de 5 bar. Logo em seguida utilizo um ball lock com tubo 3/8 conecto na válvula dmfit do sifão, e abro a válvula. Como a pressão interna da PET é maior que do izzibeer, ele empurra todo o chá para dentro do izzibeer sem precisar abrir a tampa.

Legal né?
 
Bom dia pessoal, beleza?

Eu tenho o izzibeer, e costumo fazer DryHop sem precisar abri-lo e expor ao oxigênio.

Ai vocês perguntam: Como João?

Utilizo a técnica infalível da gambiarra perfeita!

Como nosso amigo @vcremasco falou, coloco uma válvula dmfit na ponta do sifão de extração, faço um chá a frio dos lúpulos que irei utilizar no DH, coloco em uma garrafa PET, utilizando um CARBONATOR fecho a garrafa pet apertando-a removendo por total o oxigênio da garrafa, e completo com CO2, média de 5 bar. Logo em seguida utilizo um ball lock com tubo 3/8 conecto na válvula dmfit do sifão, e abro a válvula. Como a pressão interna da PET é maior que do izzibeer, ele empurra todo o chá para dentro do izzibeer sem precisar abrir a tampa.

Legal né?
A sua idéia é boa para o DH... mas eu simplesmente despressurizo o fermentador, adiciono o lupulo, fecho, coloco pressão e sangro o oxigenio. Leva uns 3min a mais do que o normal.
 
Massa que o Izzibeer já corrigiu várias coisas. A boia é tranquilo de resolver ou ate mesmo comprar a do fermzilla e utiliza e nele. Sobre o DH ainda estou na duvida, mas tinha visto pessoas fazendo igual foi dito, retira um pouco do mosto, faz um chá frio e injeta dentro, é uma boa solução. Mas penso que de pra pensar em outras tbm.

Ainda com duvida. Vou esperar as fotos para comparar ambos.
 
1e760116-c680-42d9-890e-cab5fc56bb4c.jpg
 
interessante!! mas fiquei com algumas duvidas:
pq deixou sem o sifão? por causa do espaço da caixa?
nesse caso ai, pra trasfegar para o postmix, vai ter q despressurizar, trocar a vedação central e colocar o sifão? (abrindo contato com o O2)
ou tem como colocar o sifão sem despressurizar e abrir?
sabe de quantos litros é esse isopor? (pelo q vi na internet, as medidas do izzibeer são bastante consideráveis)

e mais uma pergunta off-topic, mas vou aproveitar
vcs fermentam com qual pressão??
neste momento estou fazendo minha primeira fermentação pressurizada (no post mix, com um pescador flutuante improvisado). regulei a spunding pra 20psi (~1,4BAR). seria mais ou menos isso mesmo?
 
interessante!! mas fiquei com algumas duvidas:
pq deixou sem o sifão? por causa do espaço da caixa?
nesse caso ai, pra trasfegar para o postmix, vai ter q despressurizar, trocar a vedação central e colocar o sifão? (abrindo contato com o O2)
ou tem como colocar o sifão sem despressurizar e abrir?
sabe de quantos litros é esse isopor? (pelo q vi na internet, as medidas do izzibeer são bastante consideráveis)

e mais uma pergunta off-topic, mas vou aproveitar
vcs fermentam com qual pressão??
neste momento estou fazendo minha primeira fermentação pressurizada (no post mix, com um pescador flutuante improvisado). regulei a spunding pra 20psi (~1,4BAR). seria mais ou menos isso mesmo?

@danilokbrito

Boa noite danilo, beleza? então, o dia que tirei esta foto, eu ainda não tinha a válvula dmfit para deixar o sifão inserido desde o início da fermentacao. Hoje em dia deixo ele inserido desde o inicio. Aí a trasfega é sem O2.

O cooler de isopor é de 120L e cabe certinho o izzibeer com o sifão, válvula de alívio, e consigo colocar 6 garrafas pet congeladas. Chega até 4 Graus.

Eu comprei um flutuador do fermentassauro, e consigo utilizar ele no lugar do sifão. Só utilizar um tubo com a mesma espessura do sifão, e coloco a válvula dmfit de fora, com o flutuador interno. Mas gosto mais do sifão pois quando começa a chegar perto do trub o flutuador como pega uns 3cm para baixo do topo do líquido, acaba que mexe o trub e suja o final. O sifão regulo a altura dele e não bagunça o trub. Gosto mais de utilizar o sifão.

Eu fermento em média de 1,4 bar mesmo.



Nesta foto que enviei, eu já não estava utilizando mais o spunnding valve, pq estava no início da maturação, aí ligo o CO2 constante para ajudar a terminar carbonatação durante a maturação, pois vai esfriando e vai facilitando a entrada de CO2 no líquido.
 

Attachments

  • FBB7BE2D-2668-4267-B770-48CE1F3BF5A8.png
    FBB7BE2D-2668-4267-B770-48CE1F3BF5A8.png
    219.6 KB · Views: 160
@danilokbrito

Boa noite danilo, beleza? então, o dia que tirei esta foto, eu ainda não tinha a válvula dmfit para deixar o sifão inserido desde o início da fermentacao. Hoje em dia deixo ele inserido desde o inicio. Aí a trasfega é sem O2.

O cooler de isopor é de 120L e cabe certinho o izzibeer com o sifão, válvula de alívio, e consigo colocar 6 garrafas pet congeladas. Chega até 4 Graus.

Eu comprei um flutuador do fermentassauro, e consigo utilizar ele no lugar do sifão. Só utilizar um tubo com a mesma espessura do sifão, e coloco a válvula dmfit de fora, com o flutuador interno. Mas gosto mais do sifão pois quando começa a chegar perto do trub o flutuador como pega uns 3cm para baixo do topo do líquido, acaba que mexe o trub e suja o final. O sifão regulo a altura dele e não bagunça o trub. Gosto mais de utilizar o sifão.

Eu fermento em média de 1,4 bar mesmo.



Nesta foto que enviei, eu já não estava utilizando mais o spunnding valve, pq estava no início da maturação, aí ligo o CO2 constante para ajudar a terminar carbonatação durante a maturação, pois vai esfriando e vai facilitando a entrada de CO2 no líquido.

Com essas explicações estou pensando seriamente em investir em um izzibeer. Obrigado.

👏👏👏👏
Dentre as opções do mercado hoje, realmente parece ser a de melhor custo benefício.
é uma diferença de preço bem considerável por causa do copo coletor do fermzilla, que é útil, mas não fundamental.
e acredito que o allround da kegland não chegará mais barato q o izzibeer

---
vou analisar, quem sabe a biertek não faz uma promoção de dia dos pais..
o frete deles tbm mata.. 75 paus aqui pra casa.
 
Mas pela dimensão do pacote (peso cunhado) é grande, já pensou o tamanho da caixa pra um fermentador de 30L Altura x comprimento x largura? não defendendo o izzibeer mas eu acho que qualquer pacote (fora do ML) com essa dimensão irá sair por este valor.

Faz igual eu, compra pelo mercadolivre que o frete sai gratis.
 
Fala, amigo!

Eu tenho 1 fermzilla e 2 izzibeer. O fermzilla é sofrível em vários aspectos, principalmente as roscas e travamentos. Quando ele trava, é muito possível que você abandone a limpeza minuciosa (com ele desmontado) ou quebre o corpo (por não ter pegada ou como fazer força para rosquear).

Só comentando o que o Evandro enviou: izzibeer não tem o ball-lock de saída + pescador com bóia, mas sim um "sifão" ajustável. Eu só faço a regulagem de altura dele durante a trasfega para barril ou envase, coletando somente liquido, sem sedimento. Tem só um macete na hora de mover o tubo pescador, que é molhar o silicone de vedação com um pouco de alcool 70 para ele deslizar melhor.

As adaptações que fiz foram incluir um engate rápido dmfit (tipo válvula) na saída do pescador. Assim ligo um tubo dmfit de 3/8 em um conector ball-lock e com isso consigo conectar no barril para trasfegar ou na minha válcula de contra-pressão atual.

A noite vou até o local onde estão meus fermentadores, ai tiro umas fotos de ambos montados e te mando para ajudar na analise.

Ola, eu tenho visto a reclamacao de todos é a dificuldade de desrosquear o copo coletor, e nos videos da gringa, todos utilizam uma pasta ou pomada ou graxa alimenticia propria para a rosca, antes de apertar, e pelos videos facilita bastante. Sabem de alguma coisa semelhante aqui no Brasil?
 
To pensando em pegar um izzibier, se puder tirar umas duvidas ajudaria bastante.
É possivel regular a altura do extrator sem despressurizar o fermentador?
Da pra tirar a lama com uma picnic no extrator?

Vlw
Sim, é possível. Minha recomendação é sempre umedecer o tubo e o retentor de silicone com um pouco de alcool 70. Isso ajuda a deslizar quando a pressão é baixa (ja tive alguns incidentes em que empurrava o cano pescador com muita força e ele empurrava o retentor pra dentro da cerveja).

Em relação a extração da lama via picnic, é exatamente como eu faço. Coloco uma picnic na valvula do pescador, desço até a lama e retiro.
 
Ola, eu tenho visto a reclamacao de todos é a dificuldade de desrosquear o copo coletor, e nos videos da gringa, todos utilizam uma pasta ou pomada ou graxa alimenticia propria para a rosca, antes de apertar, e pelos videos facilita bastante. Sabem de alguma coisa semelhante aqui no Brasil
Ola, eu tenho visto a reclamacao de todos é a dificuldade de desrosquear o copo coletor, e nos videos da gringa, todos utilizam uma pasta ou pomada ou graxa alimenticia propria para a rosca, antes de apertar, e pelos videos facilita bastante. Sabem de alguma coisa semelhante aqui no Brasil?

Meu copo coletor está atualmente inutilizado porque não consigo abrir. Fora o fundo, que não consigo desrosquear do corpo. Se existe uma graxa ou similar para essa função, desconheço.
 
So pra repassar pra galera
Lançou o izzibier com saida de postmix pra liquido e tubo coletor flexivel
Ficou TOP o produto
Ta valendo a pena

A titulo de comparacao o All Rounder sai no Brasil na segunda quinzena de outubro, nao faco ideia do preço mas seria equivalemente ao Izzibier
 
So pra repassar pra galera
Lançou o izzibier com saida de postmix pra liquido e tubo coletor flexivel
Ficou TOP o produto
Ta valendo a pena

A titulo de comparacao o All Rounder sai no Brasil na segunda quinzena de outubro, nao faco ideia do preço mas seria equivalemente ao Izzibier
na verdade o tubo é de polietileno.. o "flexível" deve ser comparando com o sifão de alumínio.. rsrsrrsrs..

o ideal seria mangueira de silicone + bóia...

entre o tubo de polietileno e o sifão de alumínio, acredito que eu escolheria o sifão de alumínio pelo ajuste de altura e menor chance de entupimento na extração da lama/infusão do dry hopping... (tanto um como outro, passando pela válvula ball lock, é pedir pra entupir)..
 
na verdade o tubo é de polietileno.. o "flexível" deve ser comparando com o sifão de alumínio.. rsrsrrsrs..

o ideal seria mangueira de silicone + bóia...

entre o tubo de polietileno e o sifão de alumínio, acredito que eu escolheria o sifão de alumínio pelo ajuste de altura e menor chance de entupimento na extração da lama/infusão do dry hopping... (tanto um como outro, passando pela válvula ball lock, é pedir pra entupir)..
Vi em um canal que o cara usava uma bóia de filtro de barro... Ela é de grau alimentício e deve ser bem em conta pra comprar..
 
Adquiri um izzibeer, na tampa ele tem 2 furos de 14 mm é um de 12 mm onde vai a válvula de segurança. Em mundos furos de 14 vai a sonda de temperatura, no outro o postmix de faz com a spunding valve, minha ideia era aumentar o furo de 12 para 14 mm e colocar mais um ball lock com uma mangueira e boia para extração do líquido.
não tenho experiência com ball lock nem postmix, será q dessa forma correndo risco de entupir?
Também estou tendo problema com vazamento entre a tampa e a conexão q vai o terminal ball lock alguém mais teve esse problema?
 
Adquiri um izzibeer, na tampa ele tem 2 furos de 14 mm é um de 12 mm onde vai a válvula de segurança. Em mundos furos de 14 vai a sonda de temperatura, no outro o postmix de faz com a spunding valve, minha ideia era aumentar o furo de 12 para 14 mm e colocar mais um ball lock com uma mangueira e boia para extração do líquido.
não tenho experiência com ball lock nem postmix, será q dessa forma correndo risco de entupir?
Também estou tendo problema com vazamento entre a tampa e a conexão q vai o terminal ball lock alguém mais teve esse problema?
Boa tarde! Já que vc está com problema de vazamentos, acho melhor vc contactar a izzibeer e tentar trocar lá com eles antes de refurar a tampa, se não vc vai perder a garantia
 
Adquiri um izzibeer, na tampa ele tem 2 furos de 14 mm é um de 12 mm onde vai a válvula de segurança. Em mundos furos de 14 vai a sonda de temperatura, no outro o postmix de faz com a spunding valve, minha ideia era aumentar o furo de 12 para 14 mm e colocar mais um ball lock com uma mangueira e boia para extração do líquido.
não tenho experiência com ball lock nem postmix, será q dessa forma correndo risco de entupir?
Também estou tendo problema com vazamento entre a tampa e a conexão q vai o terminal ball lock alguém mais teve esse problema?
Tive um problema parecido (vazamento), mas foi só trocar o Orimg que faz a vedação e apertar bem....
 
Pessoal, estou pensando em pegar um izzibeer pra ser minha primeira experiencia com fermentação pressurizada....gostaria de saber como vcs estao hackeando a questão do dh neste equipamento....visto q quero fazer as juicy ipas, double ipas com altas cargas de lupulo. Valeu
 
Pessoal, estou pensando em pegar um izzibeer pra ser minha primeira experiencia com fermentação pressurizada....gostaria de saber como vcs estao hackeando a questão do dh neste equipamento....visto q quero fazer as juicy ipas, double ipas com altas cargas de lupulo. Valeu
Tem gente fazendo DH com carbonator. Confesso que na minha primeira tentativa não deu certo, pois entopia o carbonator.
Um amigo aqui do forum agita o lupulos no stir plate, antes de fazer a transferencia, mas eu não cheguei a testar.
Creio que a forma mais fácil seja abrir o fermentador, e jogar o lupulo la mesmo...
 
Pessoal, estou pensando em pegar um izzibeer pra ser minha primeira experiencia com fermentação pressurizada....gostaria de saber como vcs estao hackeando a questão do dh neste equipamento....visto q quero fazer as juicy ipas, double ipas com altas cargas de lupulo. Valeu
Eu ainda não cheguei nesse nível, mas uma coisa que eu já considerei e fazer transferências fechadas e depois purgar o O2 entre as transferências... daria muito trabalho e gastaria bastante co2, mas pelo menos “resolveria”...

exemplo: pega a sua cerveja e transfere fechado pra um postmix já com o2 purgado... coloca o lúpulo no fermentador e transfere fechado de volta..

da pra fazer isso quantas vezes for necessário, embora va dar um bom trabalho..

o que acham??
 
Pessoal, estou pensando em pegar um izzibeer pra ser minha primeira experiencia com fermentação pressurizada....gostaria de saber como vcs estao hackeando a questão do dh neste equipamento....visto q quero fazer as juicy ipas, double ipas com altas cargas de lupulo. Valeu
No grupo de fermentação sob pressão do Telegran, alguém postou essa foto, que julgo ser o mais viável... porém não sei dizer onde comprar esse equipamento
100007900162_323988.jpg
 
Tem gente fazendo DH com carbonator. Confesso que na minha primeira tentativa não deu certo, pois entopia o carbonator.
Um amigo aqui do forum agita o lupulos no stir plate, antes de fazer a transferencia, mas eu não cheguei a testar.
Creio que a forma mais fácil seja abrir o fermentador, e jogar o lupulo la mesmo...


O ruim de abrir o fermentador é que fica tipo bombona dae....n sei se vale o investimento.
 
Eu ainda não cheguei nesse nível, mas uma coisa que eu já considerei e fazer transferências fechadas e depois purgar o O2 entre as transferências... daria muito trabalho e gastaria bastante co2, mas pelo menos “resolveria”...

exemplo: pega a sua cerveja e transfere fechado pra um postmix já com o2 purgado... coloca o lúpulo no fermentador e transfere fechado de volta..

da pra fazer isso quantas vezes for necessário, embora va dar um bom trabalho..

o que acham??

achei otimo esse video!
 
Tambem da pra fazer a transferencia fechada sem utilizar co2, basta conectar gas com gas, e liquido com liquido, e colocar o fermentador com o liquido em nivel mais alto.
 
Back
Top