Fermento wb06 para weiss - 1a brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emaús

Member
Joined
Mar 4, 2020
Messages
10
Reaction score
2
Location
Sardoá
Boa noite galera.

Então, amanhã vou fazer minha primeira brassagem, uma Weiss tradicional. Porém to com receio em relação ao fermento, foi o único que encontrei e vi muita reclamação desse wb06, muitos comentários de que a acidez fica elevada.

Alguma dica pra diminuir isso?

Alguma outra dica pra Weiss?
 
Salve confrade!
Fez a brassagem? Cara eu tô até planejando uma weiss, já até postei aqui no tópico dos "traumatizados com wb 06" que minha única experiência não foi boa com esse fermento, o trauma foi tanto que já fiz "weiss" até com US 05! 😂
Na próxima vou de M20 da mangrove.
 
Salve confrade!
Fez a brassagem? Cara eu tô até planejando uma weiss, já até postei aqui no tópico dos "traumatizados com wb 06" que minha única experiência não foi boa com esse fermento, o trauma foi tanto que já fiz "weiss" até com US 05! 😂
Na próxima vou de M20 da mangrove.
Ainda não fiz. Vou fazer hoje mas com um pé atrás.
 
Quando fui fazer uma Weiss e pesquisei a levedura, fiquei com isso na cabeça, usei a hefeweizen da bio4 a primeira saiu com cheiro sulfuroso bem forte, a segunda saiu ótima, com um pouco sulfuroso na fermentação mas sumiu na maturação e o gosto ficou redondo de cravo e banana.
 
A minha primeira breja foi uma Weiss com o M20 e achei bastante ácida. De forma geral, não gostei. Quero muito brassar outra mas fiquei muito receoso. Se alguem tiver alguma sugestao para tal problema, aceito ajuda.
 
Fala galera. Estou entrando no 7o dia de fermentação, minha FG não bateu os 1012 esperados, o air lock já estava bem lento desde ontem, hoje já parou a atividade. A FG está em 1019 desde ontem. Quais as alternativas? Seria interessante dar uma chacoalhada no fermentador pra dar uma aerada e esperar um milagre?

Obs: dei um mole na rampa de 65C, passou dos 70 por alguns minutos. Imagino que essa dificuldade de conversão possa ser por isso. Se sim, eu passo pra próxima etapa assim mesmo ou teria alguma outra solução?

Como temido, realmente a cerveja ficou com acidez um pouco elevada.
 
Boa noite galera.

Então, amanhã vou fazer minha primeira brassagem, uma Weiss tradicional. Porém to com receio em relação ao fermento, foi o único que encontrei e vi muita reclamação desse wb06, muitos comentários de que a acidez fica elevada.

Alguma dica pra diminuir isso?

Alguma outra dica pra Weiss?
DICAS :
Levedura: Bio4 Hefe-Weizen ou ou White Labs - WLP300 , senão use o MJ –M20 , levedura seca

Ajuste sua água Cálcio: 109, Mágnésio: 21, Sódio: 2, Sulfato: 79, Cloreto: 36, Bicarbonato: 171



O que tu espera de perfil sensorial da cerveja? mais cravo, mais banana, balanceada?
Se for cravo, 1 tubo ou 2 pcte de levedura , iniciando em 17ºC e indo no máximo até 20, 21ºC no final da primária
Se for balanceada ou mais para cravo, usaria 1 tubo ou 2 pcte de levedura pra 20 litros e temperaturas iniciando em 18 e indo até 21 nos primeiros dias
Se for mais para banana, 1 tubo ou 2 pcte de levedura e fermentação iniciando em 19 ou 20 ºC e subiria até uns 25ºC

Maturação de 0°C por 5 dias
 
DICAS :
Levedura: Bio4 Hefe-Weizen ou ou White Labs - WLP300 , senão use o MJ –M20 , levedura seca

Ajuste sua água Cálcio: 109, Mágnésio: 21, Sódio: 2, Sulfato: 79, Cloreto: 36, Bicarbonato: 171



O que tu espera de perfil sensorial da cerveja? mais cravo, mais banana, balanceada?
Se for cravo, 1 tubo ou 2 pcte de levedura , iniciando em 17ºC e indo no máximo até 20, 21ºC no final da primária
Se for balanceada ou mais para cravo, usaria 1 tubo ou 2 pcte de levedura pra 20 litros e temperaturas iniciando em 18 e indo até 21 nos primeiros dias
Se for mais para banana, 1 tubo ou 2 pcte de levedura e fermentação iniciando em 19 ou 20 ºC e subiria até uns 25ºC

Maturação de 0°C por 5 dias
Alguma dica pro priming? Quantos dias?
 
Back
Top