1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermento WB-06, vilão?

Discussão em 'Fermentação' iniciado por lbguitel, 22/6/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 23/6/16 #21

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80
    Adicionando info:
    To com uma Weiss na maturação. Brassei a duas semanas atrás e ocorreu o que falei... após ler este tópico decidi experimentar uma amostrinha... e não é que a danada me surpreendeu? Sabia que a acidez diminuiria devido a cerveja estar verde no primeiro momento, mas a falta de todos outros aromas da fermentação me deixava intrigado.

Ontem (10 dias a 5ºC) ela dava toques de banana e nada de acidez!

Vai pra garrafa hoje para não perder estes aromas.

2. 23/6/16 #22

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    455
    Acredito que o problema não seja OGs baixas, pois não notei a acidez nem quando errei na água e tive baixa eficiência na lavagem. Uma leva acabou ficando em 1045.

O que eu costumo fazer?
    Pausa fenólica de 10 min (com 15 min o cravo fica mais evidente)
    Pausa proteíca( Já fiz 15min, 10, 5 e hoje não faço mais) -> Em trigo levemente maltado parece realmente ser completamente desnecessário, sendo que na de 15min acabou até reduzindo muito o corpo e a espuma.

Mosturação a 69c~70c

50% Chateau Wheat Blanc
    45,6% Malte Pilsen Globalmalt
    4,4% Chateau Munich II

Talvez as únicas diferenças das minhas levas com a maioria sejam:

1 - Faço decocção pro Mash-Out
    2 - Não faço recirculações tão longas quanto as que busco serem cristalinas. Na hora que sai limpo sem aquela turbidez enfarinhada, já paro.
    3 - Nunca fiz o prime com açúcar, sempre com o mosto da própria leva, usando Gyle. (DE REPENTE PODE ESTAR AQUI O PROBLEMA). Alguém não notou acidez no fermentador e passou a senti-lá somente após o prime?

Fermentação:
    Seto o TIC para 17c nas primeiras 12 horas...
    Subo para 18c e deixo por 2 dias
    Aí vou subindo aos poucos até terminar a primária e vou aumentando 1c por dia até chegar nos 25 para a secundária...
    Já li um pessoal dizendo que fermentaram a primária toda a 17c e os resultados foram muito bons...

3. 26/1/17 #23

Cipriani

Cipriani

Cipriani

Well-Known Member

Afiliado:
    27/11/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    Tomazela, com essa temperatura de mostura e fermentando com o WB 06, você consegue que FG?

4. 6/2/17 #24

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    455
    Entre 1011 e 1013

5. 6/2/17 #25

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    Parafraseando o @jalexandre, meus 2 centavos.

Minha próxima Weiss será com o WB 06, para testa-lo.
    Minha última Weiss usei o M-20 e controlei a temperatura, mas, apesar de ter ficado boa, ela ficou um pouco ácida. Comparada a outra Weiss que fiz com o S-33 estressado (temperatura um pouco mais alta que o recomendado) me pareceu menos redonda.

Esta acidez parece estar diminuindo com o tempo, mas sem saber ainda até onde vai esta redução.[​IMG]

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

6. 10/9/19 #26

Marcelo Cesar Dias Borges

Member

Afiliado:
    9/5/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Este tópico é um pouco antigo... mas fiquei curioso para saber se houve alguma experimentação a mais e novas conclusões sobre o assunto. Fiquei muito desconfiado da Classic e da WB-06, porque ambas deixaram minha weiss com uma acidez desconfortável. Bebi todas as 60 garrafas que fiz!!!!!!! Mas confesso que não ficou como eu esperava, por causa da acidez. Mas lendo este tópico hoje, saquei novas verificações podem ser feitas, já que a OG das 2 levas que fiz foram baixas (1.053) e a temperatura de mostura não passou de 67º.

1 pessoa curtiu isso.
  7. 11/9/19 #27

thiagodifoiz

thiagodifoiz

thiagodifoiz

Well-Known Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    48
    Abandonei essa levedura a muito tempo, minhas weisse parecia mais uma Berliner Weisse que uma Weizen :)

8. 11/9/19 #28

fppires

fppires

fppires

Member

Afiliado:
    13/1/17
    Curtidas Recebidas:
    6
    ahahahaha… o pior é que nas minhas últimas Weiss, reaproveitei a lama em um mosto com OG bem baixa (aprox. 1.045) e adicionei frutas na maturação. testei cajá e açaí. Elas ficaram ótimas, bem leves e refrescante e realmente parecia bastante uma Berliner Weisse. Recomendo esse teste pra quem curte o estilo. Abraços.

9. 12/9/19 #29

thiagodifoiz

thiagodifoiz

thiagodifoiz

Well-Known Member

Afiliado:
    8/4/16
    Curtidas Recebidas:
    48
    Para Weiss infelizmente tem que partir pra levedura líquida, o resultado é surpreendente.

10. 12/9/19 #30

JPianco

JPianco

JPianco

Well-Known Member

Afiliado:
    30/11/16
    Curtidas Recebidas:
    6
    Salve! Aproveitando o tópico vou deixar meu relato também. Só usei o WB-06 uma vez na tentativa de uma weiss mas, na prática, a cerva virou uma sour de tão ácida! Acho que de todas as minhas brassagens apenas essa e uma lager não ficaram boas. A lager eu até entendo porque, mas essa weiss... Cara, que acidez louca foi essa! Se não me engano usei 2 ou 3 pacotes pra 22L. Por essa minha única experiência não recomendaria essa cepa. Até hoje não sei o que causou tamanha acidez...

11. 12/9/19 #31

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    688
    Nunca usei o WB06, mas talvez o uso de um pitch rate tão alto possa ser o motivo do excesso de acidez.

Cepas weiss aceitam e até podem um pitch rate mais baixo para priorizar o fenólico e a esterificação. Há uma possibilidade de a acidez vir do excesso de levedura em suspensão.

1 pessoa curtiu isso.
  12. 12/9/19 #32

Rosa Leia

Rosa Leia

Rosa Leia

New Member

Afiliado:
    26/4/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Vou abrir a última garrafa de weiss feita com o WB06. A weiss ficou muito ácida. Vou demorar bastante querer fazer outra e certamente não usarei mais essa cepa.
    Qual cepa seria a mais indicada para uma weiss?

13. 12/9/19 #33

Cassiano Schneider

Cassiano Schneider

Cassiano Schneider

Member

Afiliado:
    20/5/19
    Curtidas Recebidas:
    6

Eu usei o M20 e pra mim ficou excelente, do jeito que queria.

14. 12/9/19 #34

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Eu também utilizo sempre a M20 da Mangrove, os resultados são bons, eu não tenho fácil acesso a leveduras liquidas, pois moro no interior do RS. Mas já ouvi falar bem da SY055 da Bio4.

15. 16/9/19 #35

EngRocha

EngRocha

EngRocha

Well-Known Member

Afiliado:
    19/5/17
    Curtidas Recebidas:
    39
    Fiz uma Weizen OG 1055, mostura a 67°C e fermentação a 17°C, com o WB06. Ficou azeda, zero banana.
    Refiz com um pouco de underpitching e baixa oxigenação, mostura um pouco mais alta e fermentação iniciando em 18 e terminando em 24°C. Aí sim ... Só que não. Ficou ácida de novo e sem banana.
    Desisti e hoje uso as leveduras Weizen da Dr. Yeast com bastante sucesso.

schinnapz e (deletar usuário) curtiram isso.

Compartilhe esta Página