Fermento seco perto do vencimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Boa noite galera,

Estou programando a brassagem de uma Dunkelweizen pro próximo sábado e fui comprar alguns ingredientes hoje.
Encontrei um Lallemand Munich Classic pela metade do preço, devido a validade ser neste mês de fevereiro.
A receita teria uma OG próxima de 1.052, lote de 20L.
Até então nunca usei Lallemand, então não tenho ideia nenhuma do poder do fermento.
Considerando a experiência dos veteranos aí, acham necessário fazer um starter?
Obrigado.
 
Não precisa mano. Já usei esses caras aí com 4 meses após vencimento (a loja que compro sempre me deu de "brinde" faltando 10 dias para vencimento) e fermentou top... Até ou até mais do que deveria, se quiser fazer starter vai dar um "turbo" nela, mas as experiências que tive com pacotes de leveduras líquidas e secas já "vencidas" nunca tive problemas.
 
Eu faria um starter com certeza, melhor garantir que terá o suficiente para fermentar do que remediar depois...
 
Fazer um starter de 24h não custa. É certeza de que dará tudo certo porque terá os seus 200 bilhóes de células.
 
Bom, estava com uma preguiça danada de fazer o starter, mas tinha um resto de DME e resolvi fazer. Fiz aeração do mosto também, já que estaria usando fermento líquido no fim das contas. Deu tudo certo! ¨Cerca de seis horas da inoculação da levedura o blow off começou a cantar forte. Obrigado a todos!
 
Back
Top