Fermento S-189 para Pilsen.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

amenelli

Member
Joined
Mar 25, 2018
Messages
8
Reaction score
2
Olá pessoa,

Estou para fazer uma Pilsen, e quando fui comprar o fermento a vendedora me sugeriu substituir o W 34/70 pelo S-189. Me falou que 1 Pc de S-189 faz entre 20 e 30 litros enquanto o W34/70 faz entre 10 e 15 litros. Optei então comprar o S-189 pois como vou fazer 50L de Pilsen vou usar 3 pacotes do S-189, e se fosse utilizar o W34/70 utilizaria 5 ou 6 pacotes, economizando assim muita grana já que um pacote de W34/70 é quase 30 reais. Gostaria de saber se alguém já utilizou o S-189 e como foi a experiencia.
 
Olá pessoa,

Estou para fazer uma Pilsen, e quando fui comprar o fermento a vendedora me sugeriu substituir o W 34/70 pelo S-189. Me falou que 1 Pc de S-189 faz entre 20 e 30 litros enquanto o W34/70 faz entre 10 e 15 litros. Optei então comprar o S-189 pois como vou fazer 50L de Pilsen vou usar 3 pacotes do S-189, e se fosse utilizar o W34/70 utilizaria 5 ou 6 pacotes, economizando assim muita grana já que um pacote de W34/70 é quase 30 reais. Gostaria de saber se alguém já utilizou o S-189 e como foi a experiencia.
Fiquei curioso...
Descrição

Total de Ésteres: 30 ppm em 18ºP a 12ºC durante as primeiras 48h de fermentação, em seguida 14ºC em tubos EBC
(inglês: ppm at 18°P at 12°C during the first 48h of fermentation then 14°C in EBC tubes).

Total de alcoóis superiores: 170 ppm em 18ºP a 12ºC durante as primeiras 48h de fermentação, em seguida 14ºC em tubos EBC
(inglês: ppm at 18°P at 12°C during the first 48h of fermentation then 14°C in EBC tubes)

Açucares resideuis: 4 g/l Corresponde a atenuação aparente de 84%

Floculação: Alta

Originário da cervejaria Hürlimann na Suíça, o perfil de atenuação deste FERMENTO lager permite produzir cervejas com sabores relativamente neutros, e com alto "drinkability".

Ingredientes: FERMENTO (Saccharomyces cerevisiae), Emulsifier E491.

Temperatura de fermentação: idealmente 12-15°C (53.6-59°F)

Instruções de dosagem:
- 80 a 120 g/hl para fermentação entre 12º e 15ºC
- 200 a 300 g/hl para fermentação entre 9º a 12ºC
* hl = 100 litros

Instruções de reidratação:

Prepare 10 vezes o peso de FERMENTO a ser reidratado em água estéril ou mosto entre 20°C a 26°C.

Adicione o FERMENTO gentilmente na água, e deixe repousar por 15 minutos (sem mexer).

Agite gentilmente para evitar a formação de grumos durante 30min e adicione o creme obtido ao tanque de fermentação.

Progressivamente fazer 2 a 3 adições de mosto. Deve-se aclimatar a temperatura do FERMENTOhidratado em relação a temperatura do mosto, de modo que na inoculação não haja mais que 10ºC de diferença de temperatura entre ambos.

Após cada adição de mosto, agitar suavemente e deixar em repouso por 30 minutos.

Após atingir a temperatura do creme próxima ao mosto, pode-se então inocular a levedura ao mosto.

Incorpore o FERMENTO primário dentro do tanque de fermentação durante a aeração.



Armazenamento:
Manter em temperaturas até 24 graus, preferencialmente na geladeira (não congelar).

Validade:
Conforme a validade impressa nas embalagens a vácuo, a validade é de 24 meses a partir da data de fabricação sob as condições recomendadas de armazenagem.
Embalagens abertas devem ser fechadas e armazenadas a 10ºC e usadas num prazo de 7 dias. Não utilize sachets danificados.

Características Típicas

% do peso seco:

94.0 – 96.5

Células viáveis no empacotamento:

> 6x10 9 /grama

Total bactérias*:

Bactéria Ácido Acético*:

Lacto bacilos*:

Pediococcus*:

Levedura selvagem (não o Saccharomyces*):

Micro organismos patogênicos:

De acordo com a regulamentação


*Quando o levedo seco é misturado a 100g/hl i.e. >6x10 6 células viáveis/ml.

Muito importante:

Chamamos a sua atenção para que qualquer alteração no processo de fermentação poderá alterar a qualidade final do produto. Desta forma sugerimos que testes de fermentação sejam efetuados antes de usar a nossa levedura de cerveja comercialmente.

Dados Técnicos

Tolerância ao álcool (ABV): até 10,7%

Atenuação aparente: até ~ 84%

Maltotriose residual (g/l): 2



Enviado de meu LG-H870 usando o Tapatalk
 
Back
Top