Fermento [S 04 - Fermentis]

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tenplacebo

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2020
Messages
47
Reaction score
7
Location
Paraguai
Olá caros amigos,

tenho algumas dúvidas quanto a faixa de atuação desse fermento.

Fiz uma Pale Ale:
1598557271670.png


OBS: coloquei +5g d Mittelfrueh no Whirpool. (Não tenho a mínima ideia se pode mudar algo, enfim)

As duvidas são:

1 - O airlock tava a mil nas primeiras 36 horas a 18-19ºC. Hoje quinta-feira dia 27-08-20, completa as 96 horas (4 dias). A temperatura fica descendo pra 16ºC pela noite e sobe para os 18,5ºC durante o dia ( o freezer controla ). Existe algum problema nessa variação?

Seria coerente agora eu subir essa temperatura para 20-21ºC e deixar mais 3 dias fermentando?

2 - qual a faixa de temperatura ideal pra esse fermento?

3 - é coerente eu entrar direto com o cold crash(+6 dias e gelatina a 48hrs do final do cold crash) a 0-1ºC após a fermentação primária?
 
1 - Me parece uma variação dentro da normalidade , principalmente se estiver medindo o líquido , não o ambiente.
Sobre subir a temperatura e fermentar mais x dias, meça com o densímetro se já está na FG esperada ou dentro da atenuação esperada com esta levedura. Se sim , suba a temperatura para o descanso diacetil e vá provando. Não confie no calendário, confie no sensorial.

2 - Depende do seu objetivo. Mais ou menos expressão da levedura, sendo essa uma variável controlada pela temperatura e outros fatores (ex: pitch rate, oxigenação). A maioria usuará esta levedura entre 18 e 20c. É uma levedura que tende a esterificar bastante em temperaturas mais altas do que essa.

3 - Eu não iria para o Cold Crash antes do descanso diacetil. Tente não se ater a x dias, dê tempo para a levedura e acompanhe pelo sensorial e medições.
 
Entendi. Oque significa exatamente o descanso diacetil? Elevação da temperatura pra 20?

1 - Me parece uma variação dentro da normalidade , principalmente se estiver medindo o líquido , não o ambiente.
Sobre subir a temperatura e fermentar mais x dias, meça com o densímetro se já está na FG esperada ou dentro da atenuação esperada com esta levedura. Se sim , suba a temperatura para o descanso diacetil e vá provando. Não confie no calendário, confie no sensorial.

2 - Depende do seu objetivo. Mais ou menos expressão da levedura, sendo essa uma variável controlada pela temperatura e outros fatores (ex: pitch rate, oxigenação). A maioria usuará esta levedura entre 18 e 20c. É uma levedura que tende a esterificar bastante em temperaturas mais altas do que essa.

3 - Eu não iria para o Cold Crash antes do descanso diacetil. Tente não se ater a x dias, dê tempo para a levedura e acompanhe pelo sensorial e medições.
 
Tenplacebo, o racional é o seguinte:

- O processo fermentativo normal gera subprodutos indesejáveis que podem tornar-se off flavors.
- Em condições adequadas, ao final do processo de fermentação as leveduras consomem parte destes subprodutos indesejáveis e "limpam" a cerveja;
- Elevar a temperatura após a fermentação chamada "primária" acelera esses processos. Até determinados limites, maior temperatura tipicamente acelera processos metabólicos, essa é a ideia por trás dessa elevação de temperatura;
- 20 a 24c são temperaturas típicas para o descanso diacetil;

O nome vem do fato do Diacetil ser um dos principais subprodutos nesse contexto.

Espero ter ficado claro.

Abs
 
Tenplacebo, o racional é o seguinte:

- O processo fermentativo normal gera subprodutos indesejáveis que podem tornar-se off flavors.
- Em condições adequadas, ao final do processo de fermentação as leveduras consomem parte destes subprodutos indesejáveis e "limpam" a cerveja;
- Elevar a temperatura após a fermentação chamada "primária" acelera esses processos. Até determinados limites, maior temperatura tipicamente acelera processos metabólicos, essa é a ideia por trás dessa elevação de temperatura;
- 20 a 24c são temperaturas típicas para o descanso diacetil;

O nome vem do fato do Diacetil ser um dos principais subprodutos nesse contexto.

Espero ter ficado claro.

Abs

Entendi perfeitamente. Muito obrigado
 
Back
Top