Fermento não decantou

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tguimaraes

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2013
Messages
239
Reaction score
40
Pessoal, estou fermentando 25L de APA, OG de 1.054, utilizando 3 sachês de M44 devidamente hidratados antes da inoculação.
Fiz uma viajem e deixei a cerveja fermentando por 11 dias a 18ºC. Qd cheguei de viagem fui subindo 1ºC por dia até chegar a 23ºC. A densidade não está diminuindo mais (meço diariamente), está em 1.011, exatamente como planejado. O problema é que o fermento não decantou e já está a 23ºC faz 3 dias.
Eu quero fazer dryhop, mas com o monte de fermento que está na superfície do mosto, não seria uma boa...
O que faço? Mando pra 0ºC pro fermento decantar e dps subo a temperatura pra fazer o dryhop?
Segue a foto do fermentador:
 

Attachments

  • fermentacao.jpg
    fermentacao.jpg
    174.4 KB · Views: 149
Cara, eu tive uma leva feito com o S-04 em que o fermento também não decantou (muito estranho). Eu deixei alguns dias em temperatura ambiente para ver se melhorava e nada, até achei que poderia ser um início de contaminação, parecia um leite. Fiz um cold crash de 4 dias, quando abri o balde muita coisa já havia decantado e estava bem melhor, mandei ver uma gelatina e no fim ficou excelente.
 
Entendo @Ipera. Mas a dúvida principal é se tem algum problema baixar pra 0ºC pro fermento decantar e dps subir pra uns 16ºC~17ºC pra fazer o dryhop...
Valeu pela dica!
 
cara muito fermento pra pouca cerveja hein 3 saches pra 25 litros?
1 sache dava conta sozinho
 
cara muito fermento pra pouca cerveja hein 3 saches pra 25 litros?
1 sache dava conta sozinho

Imagino que você não tenha lido os tópicos fixos do fórum. Recomendo fortemente a leitura desse sobre taxa de inoculação. Nele você vai descobrir que 3 seriam sim o recomendado. E um pacote da conta com certeza, mas tem uma grande diferença entre dar conta e produzir uma ótima cerveja:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 
Cara eu faria a 0 graus por uns dias para decantar, trocaria de balde e depois subiria para 17 pra fazer o dry hoping, isso analisando o que voce quer fazer.
 
Entendo @Ipera. Mas a dúvida principal é se tem algum problema baixar pra 0ºC pro fermento decantar e dps subir pra uns 16ºC~17ºC pra fazer o dryhop...
Valeu pela dica!

Problema nenhum cara, manda bala!
 
Cara já me aconteceu isso e (no meu caso) não decantou de jeito nenhum. Se não me engano foi S-04. Acabei tirando com uma escumadeira sanitizada pra poder jogar o lúpulo, tinha uma consistência gelatinosa, bem estranho mesmo. No fim a cerveja ficou boa. Mas pelo risco de contaminação não sei se vale a pena.
 
Certo, vou fazer isso então. Vou baixar pra 0ºC e ver se o fermento decanta. Se não decantar vou tirar com uma escumadeira, transfegar pra outro balde e fazer o dryhop.
Mas na verdade estou achando que está é contaminada. Nunca tive contaminação em minhas levas (não que eu percebesse), mas essa "levedura" na parte de cima do fermentador está muito estranha.
Tá criando tipo uma película de outra cor nas paredes do fermentador.
Estranho é q o sabor da cerveja está normal... Não está azedo nem nada.
Agora é esperar e ver se dá pra salvar.
 

Attachments

  • fermentação2.jpg
    fermentação2.jpg
    132.3 KB · Views: 126
  • fermentacso1.jpg
    fermentacso1.jpg
    137.6 KB · Views: 115
Não conheço nada de contaminação, mas se apenas tivesse visto a sua foto eu diria que é uma típica fermentação em andamento.

Na pminha primeira resposta eu ainda não tinha visto as fotos. Mas a minha leva parecia leite mesmo, nao havia "espuma" de fermentação, a cerveja apenas estava leitosa, realmente com fermento em suspensão, bem diferente dessa sua.
 
Imagino que você não tenha lido os tópicos fixos do fórum. Recomendo fortemente a leitura desse sobre taxa de inoculação. Nele você vai descobrir que 3 seriam sim o recomendado. E um pacote da conta com certeza, mas tem uma grande diferença entre dar conta e produzir uma ótima cerveja:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

sim , só que considere que m44 é um fermento violento corre risco de overpitching excesso de fermentação e ele não está listado nos parametros de exemplos que neste topico fixo tem. isso teria que ser pesquisado toda linha mancroove jacks.
sei que a fermentis tem uns fermentos que se percebe uma baixa atenuação e alguns casos lerdos morosos..
 
sim , só que considere que m44 é um fermento violento corre risco de overpitching excesso de fermentação e ele não está listado nos parametros de exemplos que neste topico fixo tem. isso teria que ser pesquisado toda linha mancroove jacks.
sei que a fermentis tem uns fermentos que se percebe uma baixa atenuação e alguns casos lerdos morosos..

O cálculo de pitching rate não tem a ver com a marca do fermento. Seguir a calculadora não vai gerar overpitching pelo fato de o fermento ser mais atenuativo ou "violento". O fermento ser mais atenuativo também não depende da marca, todas trabalham com uma variedade grande de cepas e cada uma tem sua característica.
 
O cálculo de pitching rate não tem a ver com a marca do fermento. Seguir a calculadora não vai gerar overpitching pelo fato de o fermento ser mais atenuativo ou "violento". O fermento ser mais atenuativo também não depende da marca, todas trabalham com uma variedade grande de cepas e cada uma tem sua característica.

Exato, dependendo da OG você precisa de um determinado número de células viáveis para a fermentação, e isso independe da capacidade de atenuação do mesmo.

Se você utiliza menos células por litro quando usa um fermento mais atenuativo você está fazendo errado.

A capacidade atenuativa é inerente da célula até onde entendi.
 
Back
Top