Fermento líquido "congelou"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Boa galera;

raramente uso leveduras líquidas, e aconteceu que tenho dois pacotes de TB-36 no kegerator (sempre armazeno lá, costuma ficar entre 0º e 2º) e eles congelaram. Vou utilizar só na semana que vem, então tenho tempo ainda, mas também tenho dúvidas. Como proceder nesse caso? Deixe sua sugestão e diga se já passou por isso, e quais foram os resultados...

Obrigado!
 
Nunca passei
Leva pra geladeira e boa
Nao deve ter caido muito a viabilidade
 
Boa galera;

raramente uso leveduras líquidas, e aconteceu que tenho dois pacotes de TB-36 no kegerator (sempre armazeno lá, costuma ficar entre 0º e 2º) e eles congelaram. Vou utilizar só na semana que vem, então tenho tempo ainda, mas também tenho dúvidas. Como proceder nesse caso? Deixe sua sugestão e diga se já passou por isso, e quais foram os resultados...

Obrigado!
Aconteceu a mesma coisa com uma Levtek que tenho aqui. Perguntei em um grupo no whats e me disseram que não tem problema algum, da para usar normalmente. Vou usar neste sábado, então posso te dar este retorno rsrs
 
Boa galera;

raramente uso leveduras líquidas, e aconteceu que tenho dois pacotes de TB-36 no kegerator (sempre armazeno lá, costuma ficar entre 0º e 2º) e eles congelaram. Vou utilizar só na semana que vem, então tenho tempo ainda, mas também tenho dúvidas. Como proceder nesse caso? Deixe sua sugestão e diga se já passou por isso, e quais foram os resultados...

Obrigado!

Nunca passei por isso... mas vou dizer como procediria.

Com grande certeza nem todas morreram, mas estão bem destruidas. Faria um starter progressivo pra não estressar muito esses bichinhos.

Começaria com um mosto leve na casa 1.020 e faria algo em torno de 200 a 300 ml apenas. A ideia aqui é só começar a dar condições das leveduras que sobreviveram a se estabilizar novamente.
Feito isso, faria sim um starter normal, não sei qual a sua litragem planejada, mas faria pelo menos 1 litro a 1.040 até 1.045 antes de inocular. Lembre-se de manter esse mosto aerado sempre.
 
Boa galera;

raramente uso leveduras líquidas, e aconteceu que tenho dois pacotes de TB-36 no kegerator (sempre armazeno lá, costuma ficar entre 0º e 2º) e eles congelaram. Vou utilizar só na semana que vem, então tenho tempo ainda, mas também tenho dúvidas. Como proceder nesse caso? Deixe sua sugestão e diga se já passou por isso, e quais foram os resultados...

Obrigado!

Acho prudente tentar propagar pra ver se dá certo. Já tive congelamento de levedura e acabei desistindo dela porque estava visivelmente ruim. A depender do nível do congelamento, os cristais de gelo que se formam no interior da célula matam a levedura. Eu só desisti porque era uma levedura fácil de encontrar, senão eu teria tentado propagação. Espero que dê certo! E lembre de nos contar o que aconteceu no final :)
 
Passei por isso em uma das minhas ultimas levas, congelei dois frascos de levedura liquida.
Deixei descongelar ao natural e inoculei direto sem choque térmico.
Começou a fermentar legal, mas depois me toquei que era um fermento LAGER e tinha usado pouco fermento para a quantidade de mosto (45L).
Aí comprei mais um tubete e fiz starter e inoculei 2 dias depois.

no final virou cerveja, só levou mais tempo para fermentar (13 dias)
 
Boa galera;

raramente uso leveduras líquidas, e aconteceu que tenho dois pacotes de TB-36 no kegerator (sempre armazeno lá, costuma ficar entre 0º e 2º) e eles congelaram. Vou utilizar só na semana que vem, então tenho tempo ainda, mas também tenho dúvidas. Como proceder nesse caso? Deixe sua sugestão e diga se já passou por isso, e quais foram os resultados...

Obrigado!
Aconteceu comigo também. Congelou dentro da geladeira porque estava muito próximo do freezer.
Como congelou a uma temperatura alta resolvi descongelar na própria geladeira e no dia seguinte tirei e deixei chegar à temperatura ambiente.
Fiz o starter e inoculei na cerveja.
Fementou normalmente.
Acho que foi porque a temperatura de congelamento foi alta e o congelamento foi lento.
Talvez se estivesse colocado direto no freezer a -20ºC não teriam sobrevivido.
 
Em geral não afeta muito pois não temos equipamento muito frio. Claro que se vc congelar em um freezer de sorvete a -30º acho que pode matar as leveduras.
Já congelei tb e funcionou aqui com descongelamento lento (dentro de geladeira) mas era uma session com og de 1044......
Abraços e boas brejas!
 
Tem esse experimento, vale a pena dar uma olhada. Link: Congelamento de levedura

Bem bacana. Mesmo depois de anos fazendo cervjea, eu era um dos que afirmava que elas morriam ao congelar. O estudo é simples, mas muito esclarecedor. Aliás, explica pq mesmo quando a cerveja congela no cold crash, a gente não tem problema no priming.

Valeu por compartilhar.
 
Ah sim, uma coisa que o estudo não trata e que acho que deve ser levado em conta é a viabilidade de células. O estudo só mostra que fermenta. Seria bacana pesquisar sobre isso, pq acho que a viabilidade deve cair assustadoramente no congelamento.

Então, no caso dos amigos ai de cima que congelaram os fermentos, sugeriria fortemente fazerem um propagação pra aumentar a viabilidade. Claro, só acho.
 
Olá,

Apenas trazedo um update. no sábado usei a levedura que congelou. Não fiz propagação nem nada, simplesmente deixei na temperatura correta para inoculação e misturei no mosto.
A Atividade no airlock (como referência) iniciou 14 horas após a inoculação. Hoje, 30 horas após a inoculação, havia atenuado de 1044 (densidade baixa, é uma APA) para 1035.
Vamos ver como se comporta mais adiante, pois estou aguardando atenuar 80% para o DH.
 
Alan, e demais, uma coisa que vcs tem que levar em conta e ter cuidado é que fermentar não é o mesmo que fermentar bem e de forma saudável.

Uma coisa é vc jogar o fermento no mosto e a fermentação acontecer. Outra muito diferente é vc inocular um fermento saudável, em bom estado e com o número correto de células pra OG e pra quantidade de mosto que você projetou.

Nos dois casos vai sair cerveja, mas...

No último, a gente tá buscando garantir uma fermentação de qualidade que não irá gerar uma cerveja de baixa qualidade, cheias de off flavors, alcool superior e, as vezes, intragavél. Além disso, esse cuidado com o fermento vai ajudar para que o fermento consiga chegar na FG que a gente quer, mantendo o perfil do estilo.

Um erro frequente de quem começa é não se dar conta disso: garantir o uso de fermento saudável e com viabilidade correta de céulas no inicio da fermentação.
 
Pessoal, venho encerrar essa discussão (da minha parte claro). Deixei os pacotes na geladeira para descongelar, 4 dias depois já estavam normais. Inoculei o fermento diretamente no mosto como manda o fabricante e tive ótimos resultados, tudo dentro do esperado.
Obrigado a todos que compartilharam suas experiências..
 
Back
Top