Fermentar sem controle de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Thabet

Member
Joined
Jun 13, 2020
Messages
5
Reaction score
0
Location
Blumenau
Boa tarde cervejeiros,

Pretendo realizar minha primeira produção esta semana, no entanto ao adquirir os equipamentos essenciais acabei ficando sem reserva para investir numa geladeira exclusiva para a produção, felizmente tenho espaço para os 20 litros que pretendo fazer na geladeira de casa porém por conta de ser a única por aqui não tenho a possibilidade de fazer o controle de temperatura, principalmente para temperaturas de fermentação de APAS 18ºC ou próximo disso!
Medi algumas vezes ao longo do dia e a temperatura interna da geladeira fica em torno de 4ºC, está na potência media, então creio que consiga levar próximo aos 2ºC caso coloque no máximo e próximo aos 7ºC caso coloque no mínimo, considerando que o mosto vai estar cerca de 5ºC acima desta temperatura ambiente ou as vezes até mais pelo que andei pesquisando, qual estilo de cerveja eu conseguiria fermentar sem muito prejuízo por esta falta de controle?
Aqui a temperatura ambiente varia entre 20ºC a 30ºC neste momento, então imagino eu que seja melhor essa falta de controle na geladeira do que fora dela!
Será que terei mais prejuízos fermentando uma APA nessa temperatura ambiente em torno de 4ºC ou uma Lager? Caso tenham recomendações de receitas estou aberto a sugestões, estou buscando algo com IBU abaixo de 18. Obrigado!
 
Boa tarde amigo.... há diversos cervejeiros que realizam suas fermentações em caixas térmicas e controlam a temperatura com garrafas de água congeladas, trocando conforme a necessidade.... há diversos vídeos na internet....
Caso coloque o mosto para fermentação a 4º C, não haverá a fermentação adequada, nem para Ales e nem Lagers. Esta temperatura apenas para maturação a frio....
Caso coloque para fermentar sem controle de temperatura, poderá ter problemas, mas possivelmente sairá cerveja... talvez com algum sabor ou aroma indesejado.
Procure no youtube, tem vários vídeos que tratam de fermentação em caixas de isopor e coolers...
O importante é não deixar de produzir e assim que possível, adquira um equipamento dedicado, pois só assim conseguirá a melhor qualidade possível.
Abraços
 
4ºC é uma temperatura muito baixa pra fermentação...inclusive de lagers. Já fermentar em temperatura ambiente te traz 2 problemas: fermentação em temperatura muito quente, e variação muito grande de temperatura (20ºC a 30ºC é um range enorme).

Todos os cenários acima vão gerar estresse na levedura e consequentemente a geração de compostos indesejados (diacetil/acetaldeído em excesso, alcoois superiores, esterificação indesejada pro estilo etc).

Minha sugestão prática gambiarrística, e que dá certo: enquanto não puder adquirir uma geladeira, compra um isopor, coloca o fermentador dentro e vai revezando garrafas pet com água congelada dentro, pra manter o mosto na temperatura de fermentação desejada. Pra controlar isso (à medida do possível), instala um poço termométrico ou cola a ponta do termometro digital junto com um pedacinho de isopor na parede do seu fermentador com fita crepe. Vai fazer com que a sua fermentação seja MUITO melhor do que se deixar à temperatura ambiente, ou em temperatura muito baixa na geladeira sem controle.

Já pro cold, pode colocar na geladeira sem problemas.
 
Boa tarde cervejeiros,

Pretendo realizar minha primeira produção esta semana, no entanto ao adquirir os equipamentos essenciais acabei ficando sem reserva para investir numa geladeira exclusiva para a produção, felizmente tenho espaço para os 20 litros que pretendo fazer na geladeira de casa porém por conta de ser a única por aqui não tenho a possibilidade de fazer o controle de temperatura, principalmente para temperaturas de fermentação de APAS 18ºC ou próximo disso!
Medi algumas vezes ao longo do dia e a temperatura interna da geladeira fica em torno de 4ºC, está na potência media, então creio que consiga levar próximo aos 2ºC caso coloque no máximo e próximo aos 7ºC caso coloque no mínimo, considerando que o mosto vai estar cerca de 5ºC acima desta temperatura ambiente ou as vezes até mais pelo que andei pesquisando, qual estilo de cerveja eu conseguiria fermentar sem muito prejuízo por esta falta de controle?
Aqui a temperatura ambiente varia entre 20ºC a 30ºC neste momento, então imagino eu que seja melhor essa falta de controle na geladeira do que fora dela!
Será que terei mais prejuízos fermentando uma APA nessa temperatura ambiente em torno de 4ºC ou uma Lager? Caso tenham recomendações de receitas estou aberto a sugestões, estou buscando algo com IBU abaixo de 18. Obrigado!
Olá Thabet, bem vindo!

Tem um confrade aqui no forum que costuma fermentar em temperatura ambiente suas cervejas. Se não me engano o nome dele é Edgar e ele usa levedura US-05 por exemplo para fermentar em ambiente (19 a 21Cº) e sai cerveja boa pelo que ele diz.
Se for deixar ambiente mesmo, procure, ao menos, um local fresco, ao abrigo de luz.
 
Outra sugestão é que se você quer abaixo de 18 IBU, não faça uma APA.

Faça uma American Wheat, uma Blonde, uma Cream Ale, uma Weiss.

Se quer mais lúpulo, uma Hop Lager, Uma Hop Weiss, uma Hop Cream Ale, uma Hop Blonde.
 
Boa tarde amigo.... há diversos cervejeiros que realizam suas fermentações em caixas térmicas e controlam a temperatura com garrafas de água congeladas, trocando conforme a necessidade.... há diversos vídeos na internet....
Caso coloque o mosto para fermentação a 4º C, não haverá a fermentação adequada, nem para Ales e nem Lagers. Esta temperatura apenas para maturação a frio....
Caso coloque para fermentar sem controle de temperatura, poderá ter problemas, mas possivelmente sairá cerveja... talvez com algum sabor ou aroma indesejado.
Procure no youtube, tem vários vídeos que tratam de fermentação em caixas de isopor e coolers...
O importante é não deixar de produzir e assim que possível, adquira um equipamento dedicado, pois só assim conseguirá a melhor qualidade possível.
Abraços

Obrigado pela resposta e sugestão! Tinha analisado essa possibilidade mas fiquei triste quando fui colocar o balde no isopor que tenho disponível e não deu certo! Infelizmente só tenho balde fermentadores de 22 litros e com air lock na tampa, então se tornou bem difícil achar um isopor adequado!

4ºC é uma temperatura muito baixa pra fermentação...inclusive de lagers. Já fermentar em temperatura ambiente te traz 2 problemas: fermentação em temperatura muito quente, e variação muito grande de temperatura (20ºC a 30ºC é um range enorme).

Todos os cenários acima vão gerar estresse na levedura e consequentemente a geração de compostos indesejados (diacetil/acetaldeído em excesso, alcoois superiores, esterificação indesejada pro estilo etc).

Minha sugestão prática gambiarrística, e que dá certo: enquanto não puder adquirir uma geladeira, compra um isopor, coloca o fermentador dentro e vai revezando garrafas pet com água congelada dentro, pra manter o mosto na temperatura de fermentação desejada. Pra controlar isso (à medida do possível), instala um poço termométrico ou cola a ponta do termometro digital junto com um pedacinho de isopor na parede do seu fermentador com fita crepe. Vai fazer com que a sua fermentação seja MUITO melhor do que se deixar à temperatura ambiente, ou em temperatura muito baixa na geladeira sem controle.

Já pro cold, pode colocar na geladeira sem problemas.

Obrigado pela resposta e informações, achei que poderia funcionar parar lagers pois geralmente vejo recomendações de 8ºC a 12ºC para algumas receitar e considerando que o mosto sempre estaria a 5ºC a mais que o ambiente eu teria essa temperatura ou algo bem próximo dela, como respondi acima ta difícil achar por aqui um isopor que consiga abrigar meu fermentador de 22 litros com o airlock na tampa! Estou dando uma pesquisada em geladeira usadas pra produzir de forma adequada!

Olá Thabet, bem vindo!

Tem um confrade aqui no forum que costuma fermentar em temperatura ambiente suas cervejas. Se não me engano o nome dele é Edgar e ele usa levedura US-05 por exemplo para fermentar em ambiente (19 a 21Cº) e sai cerveja boa pelo que ele diz.
Se for deixar ambiente mesmo, procure, ao menos, um local fresco, ao abrigo de luz.

Obrigado pela resposta, pelo jeito ele mora pro sul né, se aqui tivesse essa temperatura eu teria mais confiança em iniciar o processo, mas o que me deixa com medo é os 30ºC que bate a tarde e a grande variação durante o dia, acho que ja vi uns posts do Edgar e confesso que ele quem me fez passar a ideia pela cabeça de fermentar no ambiente kkkk

Outra sugestão é que se você quer abaixo de 18 IBU, não faça uma APA.

Faça uma American Wheat, uma Blonde, uma Cream Ale, uma Weiss.

Se quer mais lúpulo, uma Hop Lager, Uma Hop Weiss, uma Hop Cream Ale, uma Hop Blonde.

Obrigado pela sugestão, confesso que me interessei bastante pela Cream Ale, pela facilidade da receita e pelos padrões da cerveja que parecem me agradar!
 
Fala Thabet! Bem-vindo!!

Concordo com os amigos aqui em cima, já que fermentação é a PRINCIPAL parte do processo. No início a gente se preocupa muito em fazer mosto, mas, principalmente no início, foque no controle de fermentação. Eu acho que isopor seria a solução mais prática e barata para você.

Pesquise sobre leveduras kveiks: é um tipo de levedura norueguesa que explodiu no mundo cervejeiro justamente pela sua possibilidade de fermentar a altas temperaturas sem grandes impactos. São inúmeras cepas, esse fórum e o YouTube lhe ajudarão bastante. Para uma leitura um pouco mais profunda, vá direto no Lars, o cara que as tornou popular:

https://www.garshol.priv.no/blog/https://www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html
Mesmo com kveiks, eu compraria o isopor, para diminuir a variação de temperatura para elas.

Abraço!
 
Boa tarde cervejeiros,

Pretendo realizar minha primeira produção esta semana, no entanto ao adquirir os equipamentos essenciais acabei ficando sem reserva para investir numa geladeira exclusiva para a produção, felizmente tenho espaço para os 20 litros que pretendo fazer na geladeira de casa porém por conta de ser a única por aqui não tenho a possibilidade de fazer o controle de temperatura, principalmente para temperaturas de fermentação de APAS 18ºC ou próximo disso!
Medi algumas vezes ao longo do dia e a temperatura interna da geladeira fica em torno de 4ºC, está na potência media, então creio que consiga levar próximo aos 2ºC caso coloque no máximo e próximo aos 7ºC caso coloque no mínimo, considerando que o mosto vai estar cerca de 5ºC acima desta temperatura ambiente ou as vezes até mais pelo que andei pesquisando, qual estilo de cerveja eu conseguiria fermentar sem muito prejuízo por esta falta de controle?
Aqui a temperatura ambiente varia entre 20ºC a 30ºC neste momento, então imagino eu que seja melhor essa falta de controle na geladeira do que fora dela!
Será que terei mais prejuízos fermentando uma APA nessa temperatura ambiente em torno de 4ºC ou uma Lager? Caso tenham recomendações de receitas estou aberto a sugestões, estou buscando algo com IBU abaixo de 18. Obrigado!
Olha eu aqui!
Cara, moro em SP e a temperatura aqui é uma incógnita. O que posso dizer é que encontrei um cantinho aqui em casa em que a temperatura oscila entre 18 e 22°, dificilmente sai disso independente de lá fora estar 10 ou 35°. O único problema que tive em minha jornada de 3000L produzidos uma vez foi diacetil, fora isso nada.
Sempre fermento ALEs nesse cantinho por 10 dias e depois sigo para ColdCrash por 4 dias a 0°. Faço descanso de diacetil apenas qua do uso malte pilsen (acho que é paranóia minha, mas sempre deu certo). Já as Weiss por exemplo mesmo processo mas sem cold. 10 dias de fermentação já vai pro keg e carbonatação.
Você deve ter algum canto aí debaixo de uma escada, num porão ou na cozinha que a temperatura não suba muito, faz um teste... Enche o fermentador de água e vai medindo a temperatura ao longo do dia, tipo a cada 3 horas e anota o resultado. Depois vê qual local fica mais estável e manda ver! A sua geladeira a 4° serve para o cold, deixa lá por uns 6 dias que vai ficar show!
 
Fala Thabet! Bem-vindo!!

Concordo com os amigos aqui em cima, já que fermentação é a PRINCIPAL parte do processo. No início a gente se preocupa muito em fazer mosto, mas, principalmente no início, foque no controle de fermentação. Eu acho que isopor seria a solução mais prática e barata para você.

Pesquise sobre leveduras kveiks: é um tipo de levedura norueguesa que explodiu no mundo cervejeiro justamente pela sua possibilidade de fermentar a altas temperaturas sem grandes impactos. São inúmeras cepas, esse fórum e o YouTube lhe ajudarão bastante. Para uma leitura um pouco mais profunda, vá direto no Lars, o cara que as tornou popular:

https://www.garshol.priv.no/blog/https://www.garshol.priv.no/download/farmhouse/kveik.html
Mesmo com kveiks, eu compraria o isopor, para diminuir a variação de temperatura para elas.

Abraço!

Pesquisei um pouco sobre as kveiks nas ultimas horas, achei até fornecedor que também tem alguns vídeos de brassagens utilizando a mesma, interessante a proposta, vi outros que falam também que essa levedura acaba diminuindo bem o gosto e o sabor da cerveja, enfim acho que vou testar em uma pequena leva pra ver o resultado! Penso em executar a seguinte receita RECEITA - 1C - CREAM ALE (COM KVEIK SKARE)
Enfim, obrigado pela sugestão, pesquisei também sobre a fermentação dentro de caixas térmicas mas para o tamanho do isopor que vou precisar compensa eu aguardar um pouco mais e comprar logo uma geladeira, ou até mesmo aquele freezers horizontais, vi uns baratos vendendo hoje deu até uma animada!

Olha eu aqui!
Cara, moro em SP e a temperatura aqui é uma incógnita. O que posso dizer é que encontrei um cantinho aqui em casa em que a temperatura oscila entre 18 e 22°, dificilmente sai disso independente de lá fora estar 10 ou 35°. O único problema que tive em minha jornada de 3000L produzidos uma vez foi diacetil, fora isso nada.
Sempre fermento ALEs nesse cantinho por 10 dias e depois sigo para ColdCrash por 4 dias a 0°. Faço descanso de diacetil apenas qua do uso malte pilsen (acho que é paranóia minha, mas sempre deu certo). Já as Weiss por exemplo mesmo processo mas sem cold. 10 dias de fermentação já vai pro keg e carbonatação.
Você deve ter algum canto aí debaixo de uma escada, num porão ou na cozinha que a temperatura não suba muito, faz um teste... Enche o fermentador de água e vai medindo a temperatura ao longo do dia, tipo a cada 3 horas e anota o resultado. Depois vê qual local fica mais estável e manda ver! A sua geladeira a 4° serve para o cold, deixa lá por uns 6 dias que vai ficar show!

Interessante Edgar, também sou de "SP" mas no caso moro em Marília e por aqui esses 18º ta difícil de achar até na sombra kkkk mas posso estar errado, fiz sua recomendação e o fermentador ta no canto que julgo mais fresco da casa e farei as medições, caso não ultrapasse esses 22º penso em tentar essa experiência de fermentação na temperatura ambiente, só pra confirmar essa temperatura de 18 a 22º que tu disse é no mosto ou no ambiente mesmo? Já fez alguma cerveja com essas leveduras kveiks que me recomendaram?
 
Bem vindo amigo, eu quando comecei usava galão de água de 10l, daqueles descartáveis, já que já tinha que comprar água mesmo. É bem mais fácil de achar um cooler que sirva galão dentro.
 
Olha eu aqui!
Cara, moro em SP e a temperatura aqui é uma incógnita. O que posso dizer é que encontrei um cantinho aqui em casa em que a temperatura oscila entre 18 e 22°, dificilmente sai disso independente de lá fora estar 10 ou 35°.

Concordo com o grande Louzano. Mesma coisa aqui, achei um canto em casa que a temperatura não sobe e não oscila muito e durante 1 ano fiz varias cervejas colocando para fermentar ali. Minha sugestão para vc é fazer estilos mais esterificados, que irão mascarar um pouco a falta do controle. Neste 1 ano q mencionei fiz várias levas de Golden Ales, Blonde Ales, WittBiers e Weisses. Até arrisquei umas Red Ales que ficaram bem boas. Joga aí um T-58 na tua receita, faz um estilo em volta dele que é sucesso.

Outra abordagem é seguir para as kveiks, que fermentam em alta temperatura e são bem mais resistentes à variação.

O importante é começar. Vai sair cerveja. Cuida da sanitização, que sempre sai cerveja. Abraço.
 
Fala Thabet blza! Aqui ainda não tenho uma geladeira exclusiva pra fermentação, então tenho me virado com uma caixa de isopor mesmo. Quando preciso manter a 18ºC mais ou menos, uso PET congelada e quando é pra subir a 22º, 23º uso esses gelpack congelados sabe. Não é o ideal e não é tão bom como uma geladeira, más tem dado certo cara. Lógico que tem variações, principalmente de noite, más no geral tem funcionado bem (apesar de ser só minha terceira brassagem kkk).
 

Attachments

  • index2.jpeg
    index2.jpeg
    28.5 KB · Views: 23
Fala Thabet,

Fermento metade da minha produção em temperatura ambiente! Tenho quase a mesma condição do Edgar, em 8 meses no ano um quarto aqui de casa, na sombra da janela, fica de 17 a 22, depois começa a esquentar e gera alguns off flavors sim, como álcool superior diacetil, etc.
Minha sugestão é vc começar com as de trigo, weiss, wit, wheat e por aí vai, pois nelas escolhemos leveduras que gerem alguns offs que fazem parte deste tipo de breja.
Se quiser mesmo fazer qquer outro estilo, o que não tem como mesmo em temperatura ambiente são as lagers, nem tente que vai ficar beeeem ruim.
De resto manda ver que sai cerveja! As vezes não tão boa....mas saí breja!
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Antes de eu ter minha geladeirinha dedicada eu seguia tbm nessa linha das dicas dos colegas:

1) estilos mais esterificados (saison é uma boa)
2) cantinho mais fresco

O que ajudava muito tbm já que eu não tinha a caixa de isopor era a técnica do swamp cooler, que consiste em colocar o fermentador dentro de uma bacia com água e "vesti-lo" com uma camiseta pra ficar sempre molhada, e adicionalmente deixar um ventilador ligado apontando para ele.

Se fosse atualmente eu tbm iria procurar alguma coisa na linha do kveik.

Tbm acho que vale a pena fazer um starter nem que seja bem simplesinho, mas que só vai ajudar.

A única coisa que eu não faria seria justamente deixar de fazer a breja por falta de condições ideias.
 
Cara, pro seu cenário, acho que vale também pesquisar sobre as Kveiks, que ganharam fama exatamente por trabalhar em temperaturas bem mais altas que o padrão (que é o cenário que o pessoal acima).

Particularmente eu não sou muito fã de kveik pq sempre acho que ela trazem muito éster, mas um experimento que pode ser legal de fazer é: produz um mosto e na hora de fermentar divide em galões diferentes, inocula kveiks diferentes e depois vê qual mais te agrada :)
 
Blz @Thabet?! Blz pessoal?!

Concordo com o @DANIEL RODRIGUES, @EDGAR LOUZANO VERDILE, @Carlos Cadamuro e outros que usam temperatura ambiente.

Produzi por 3 anos só em ambiente.

Como alguns relatam, também tenho um ponto em minha casa que a variação é em torno de 4ºC entre a máxima (dia) e a mínima (noite), e em comparação a temperatura externa.

Vai sair cerveja boa, com certeza, mas provavelmente não exatamente no padrão do estilo.

Também podem sair cervejas um pouco piores, com mais esteres ("adocicado") e/ou alcoóis superiores. Mas bebíveis e melhores que centenas de marcas de mercado. hehehehe

Só com relação ao fermento, ao utilizava muito o Mangrove M29, inclusive em IPAs.

Ele possui uma boa latitude de temperatura que vai até 26ºC.

Mas atenção: ele atenua muito mesmo, flocula bem (fica mais lima) e possui uma característica com mais esteres (mais adocicada). Logo, sugiro ou diminuir o volume de malte, ou tomar cuidado na temperatura do mash para solubilizar menos açúcares fermentáveis (temperaturas mais elevadas = menos fermentáveis).

Importante 1: faça sua cerveja! Nada melhor que tomar sua própria cerveja e nada melhor para aprender. Se ocorrerem erros, não desanime, são importantes para o aprendizado também.

Importante 2: cuidado com a moagem do malte. Muito fino pode gerar pó e entupir a circulação. Muito grosso pode solubilizar pouco açúcar. Veja algum tópico sobre isso para saber o ponto ideal.

Importante 3: cuidado com as temperaturas de mash, principalmente se for a gás. Tenha muita paciência no controle da temperatura, mas principalmente nas subidas das rampas de temperatura. O ideal é subir de forma bem lenta com fogo baixo. Quando sobe muito rápido pode ocorrer duas coisas: ao desligar o fogo a temperatura continuar subindo mais 3ºC, 4ºC! Ou, aquecer muito na parte de baixo pode caramelizar (tipo queimar) o mosto. Paciência e calma.

Importante 4: sanitize tudo muito bem! A única coisa que pode realmente estragar sua cerveja é uma contaminação.

Importante 5: calcule o volume de fermento corretamente! Não economize! Uma fermentação travada considero o segundo maior problema, só atrás da contaminação. Indico a calculadora do brewersfreind (Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend).

Importante 6: paciência na maturação/descanso diacetil! A fermentação iniciada em temperatura alta gera muito diacetil, logo, uma segunda semana de descanso ou até mais vai muito bem, para que a própria levedura consuma esses compostos! Não se preocupe, não estraga a cerveja. Cheguei a fermentar uma stout por 3 meses! hehehe

Qualquer outra dúvida, posta aí.

E mete fogo nessa panela! hehehehe
 
Salve, Thabet! Acho que os confrades explicaram bem vários fatores para você começar a sua produção caseira, mas quero deixar o meu pitaco sobre esse aqui:

Infelizmente só tenho balde fermentadores de 22 litros e com air lock na tampa, então se tornou bem difícil achar um isopor adequado!

Se o balde couber sem airlock, faça um blow off. Basta colocar uma mangueira no buraco e enfiar essa mangueira em uma garrafa com sanitizante. Vai ganhar um espaço precioso dentro do isopor.

Abração e boa sorte!
 
Pesquisei um pouco sobre as kveiks nas ultimas horas, achei até fornecedor que também tem alguns vídeos de brassagens utilizando a mesma, interessante a proposta, vi outros que falam também que essa levedura acaba diminuindo bem o gosto e o sabor da cerveja

Lembre-se que Kveiks nada mais são que um grupo de leveduras que contam com algumas características em comum: facilidade de trabalhar em temperaturas mais altas, possibilidade de secagem e congelamento, etc. Entretanto, são várias cepas, cada uma com uma característica sensorial.

Repare que boa parte de quem fala que "kveik tem característica X" nem fala qual é a cepa que ele usou!! Já usei kveiks neutras (Opshaug), e outras com características bem frutadas (Voss).

Abraço!!
 
Fala cervejeiro, tenho um frigobar dedicado a kegerator e fermentação pois tenho controle nele. Como disseram vai nos estilos mais esterificados sem erro algum. Kveik não gostei muito porém usei apenas 1x, achei um residual muito forte, maior do que eu esperava, porém é opinião e percepção.
Faço até hj em temp ambiente algumas fermentações até pelo fato do frigobar ser usado para kegerator tb. Algumas das minha melhores brejas foram feitas assim. Deixo embaixo da escada de casa que é bem protegido.
Logo terá um equipamento com controle.
 
Fala amigo, boa tarde!
Gostaria de compartilhar minha experiência nesse quesito de breja fermentada "sem controle".
Como só possuo a geladeira de casa onde ficam comidas e etc e a outro que é meu kegerator, preciso improvisar com inteligência.
Tenho feito assim a mais de um ano, e nunca deu chabú ou bubble gum.
O que faço: depois de o mosto ter resfriado do chiller eu lanço o starter na breja e passo o fermentador direto pra geladeira normal de casa que fica estacionada em 6 graus, e deixo 48 horas. Nesse meio tempo o fermento começa se multiplicar e fermentar em temperatura baixa (10 graus) não gera nenhum off e nenhum problema. Depois desse tempo eu deixo o fermentador fora, em temperatura ambiente até a fermentação finalizar. geralmente leva mais um dia e meio se for uma breja de baixa OG.

Leveduras que já testei: Us05(desses foi o que menos curti), S04(na minha opinião está em segundo lugar.. bem rapido! e frutado gostoso) e Nottingham(na minha opinião o melhor de todos, fermenta em 3 dias e não deixa rastro nenhum).
 
Obrigado pela resposta, pelo jeito ele mora pro sul né, se aqui tivesse essa temperatura eu teria mais confiança em iniciar o processo, mas o que me deixa com medo é os 30ºC que bate a tarde e a grande variação durante o dia, acho que ja vi uns posts do Edgar e confesso que ele quem me fez passar a ideia pela cabeça de fermentar no ambiente kkkk
Cara, eu moro no Rio Grande do Sul. Hoje brassei uma Brown Porter, resfriei e levei ao fermentador. Bem na hora de ligar meu termostato, faltou luz. Resultado, fermentou as 4 primeiras horas em 29 graus!! Aliás, até começou na temperatura certa, mas foi subindo por causa do calor. Aqui, no verão, o negócio é punk também, hehe.
 
Cara, esses dias tá bem quente aqui no meu quartinho de fermentação. Tenho notado mosto fermentando com temperatura oscilando entre 25 e 30°, sem prejuízo para as brejas. O que percebo aqui é que quando uso malte Pilsen os resultados não são conforme esperado, e por isso tenho deixado de lado...
Fiz uma receita de Blond Ale mês passado, com malte Pilsen e virou outra breja. Não identifico ela com nenhum estilo, ficou um pouco mais ácida que o normal e com um Ester de maracujá nervoso... Até me perguntaram se tinha colocado fruta....
 
Cara, esses dias tá bem quente aqui no meu quartinho de fermentação. Tenho notado mosto fermentando com temperatura oscilando entre 25 e 30°, sem prejuízo para as brejas. O que percebo aqui é que quando uso malte Pilsen os resultados não são conforme esperado, e por isso tenho deixado de lado...
Fiz uma receita de Blond Ale mês passado, com malte Pilsen e virou outra breja. Não identifico ela com nenhum estilo, ficou um pouco mais ácida que o normal e com um Ester de maracujá nervoso... Até me perguntaram se tinha colocado fruta....
Pois é... O malte Pilsen gera mais DMS.
 
tenho um frigobar dedicado a kegerator e fermentação pois tenho controle nele.
Fala Bruno! Sei que não é o foco da thread, mas vou aproveitar.
Qual sua programação padrão para isso? Só brassa uma nova leva quando o PM da leva anterior está acabando?
Só tenho espaço para um eletrodomestico (hoje uso só para fermentar), então me interessa kkkkkkk
 
Cara, eu moro no Rio Grande do Sul. Hoje brassei uma Brown Porter, resfriei e levei ao fermentador. Bem na hora de ligar meu termostato, faltou luz. Resultado, fermentou as 4 primeiras horas em 29 graus!! Aliás, até começou na temperatura certa, mas foi subindo por causa do calor. Aqui, no verão, o negócio é punk também, hehe.
Mas você é mais de POA né, ou talvez da campanha? se fosse mais pra Santa Maria ou noroeste o clima é mais ameno.
 
Fala Bruno! Sei que não é o foco da thread, mas vou aproveitar.
Qual sua programação padrão para isso? Só brassa uma nova leva quando o PM da leva anterior está acabando?
Só tenho espaço para um eletrodomestico (hoje uso só para fermentar), então me interessa kkkkkkk
E aí,

Sim, tem uma fila de brassagem aqui. hahahaha No momento estou com uma fermentando então matou minha chopeira. Aí envaso e coloco no PM, o que to fazendo para agilizar é que comprei um wintap e to envasando por contra pressão, aí agiliza um pouco mais. Para "eventos" aqui em casa deixo na chopeira. Vale a pena mais tem esse "porem"
 
Back
Top