Quantcast
  • We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentar sem controle de temperatura

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Lucaslimabrew

Active Member
Afiliado
10/8/20
Fala amigo, boa tarde!
Gostaria de compartilhar minha experiência nesse quesito de breja fermentada "sem controle".
Como só possuo a geladeira de casa onde ficam comidas e etc e a outro que é meu kegerator, preciso improvisar com inteligência.
Tenho feito assim a mais de um ano, e nunca deu chabú ou bubble gum.
O que faço: depois de o mosto ter resfriado do chiller eu lanço o starter na breja e passo o fermentador direto pra geladeira normal de casa que fica estacionada em 6 graus, e deixo 48 horas. Nesse meio tempo o fermento começa se multiplicar e fermentar em temperatura baixa (10 graus) não gera nenhum off e nenhum problema. Depois desse tempo eu deixo o fermentador fora, em temperatura ambiente até a fermentação finalizar. geralmente leva mais um dia e meio se for uma breja de baixa OG.

Leveduras que já testei: Us05(desses foi o que menos curti), S04(na minha opinião está em segundo lugar.. bem rapido! e frutado gostoso) e Nottingham(na minha opinião o melhor de todos, fermenta em 3 dias e não deixa rastro nenhum).

Monks

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Obrigado pela resposta, pelo jeito ele mora pro sul né, se aqui tivesse essa temperatura eu teria mais confiança em iniciar o processo, mas o que me deixa com medo é os 30ºC que bate a tarde e a grande variação durante o dia, acho que ja vi uns posts do Edgar e confesso que ele quem me fez passar a ideia pela cabeça de fermentar no ambiente kkkk
Cara, eu moro no Rio Grande do Sul. Hoje brassei uma Brown Porter, resfriei e levei ao fermentador. Bem na hora de ligar meu termostato, faltou luz. Resultado, fermentou as 4 primeiras horas em 29 graus!! Aliás, até começou na temperatura certa, mas foi subindo por causa do calor. Aqui, no verão, o negócio é punk também, hehe.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Afiliado
29/12/19
Cara, esses dias tá bem quente aqui no meu quartinho de fermentação. Tenho notado mosto fermentando com temperatura oscilando entre 25 e 30°, sem prejuízo para as brejas. O que percebo aqui é que quando uso malte Pilsen os resultados não são conforme esperado, e por isso tenho deixado de lado...
Fiz uma receita de Blond Ale mês passado, com malte Pilsen e virou outra breja. Não identifico ela com nenhum estilo, ficou um pouco mais ácida que o normal e com um Ester de maracujá nervoso... Até me perguntaram se tinha colocado fruta....

Monks

Well-Known Member
Afiliado
17/10/16
Cara, esses dias tá bem quente aqui no meu quartinho de fermentação. Tenho notado mosto fermentando com temperatura oscilando entre 25 e 30°, sem prejuízo para as brejas. O que percebo aqui é que quando uso malte Pilsen os resultados não são conforme esperado, e por isso tenho deixado de lado...
Fiz uma receita de Blond Ale mês passado, com malte Pilsen e virou outra breja. Não identifico ela com nenhum estilo, ficou um pouco mais ácida que o normal e com um Ester de maracujá nervoso... Até me perguntaram se tinha colocado fruta....
Pois é... O malte Pilsen gera mais DMS.

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
tenho um frigobar dedicado a kegerator e fermentação pois tenho controle nele.
Fala Bruno! Sei que não é o foco da thread, mas vou aproveitar.
Qual sua programação padrão para isso? Só brassa uma nova leva quando o PM da leva anterior está acabando?
Só tenho espaço para um eletrodomestico (hoje uso só para fermentar), então me interessa kkkkkkk

pwiens

Well-Known Member
Afiliado
22/3/18
Cara, eu moro no Rio Grande do Sul. Hoje brassei uma Brown Porter, resfriei e levei ao fermentador. Bem na hora de ligar meu termostato, faltou luz. Resultado, fermentou as 4 primeiras horas em 29 graus!! Aliás, até começou na temperatura certa, mas foi subindo por causa do calor. Aqui, no verão, o negócio é punk também, hehe.
Mas você é mais de POA né, ou talvez da campanha? se fosse mais pra Santa Maria ou noroeste o clima é mais ameno.

Bruno Nery

Well-Known Member
Afiliado
24/12/18
Fala Bruno! Sei que não é o foco da thread, mas vou aproveitar.
Qual sua programação padrão para isso? Só brassa uma nova leva quando o PM da leva anterior está acabando?
Só tenho espaço para um eletrodomestico (hoje uso só para fermentar), então me interessa kkkkkkk
E aí,

Sim, tem uma fila de brassagem aqui. hahahaha No momento estou com uma fermentando então matou minha chopeira. Aí envaso e coloco no PM, o que to fazendo para agilizar é que comprei um wintap e to envasando por contra pressão, aí agiliza um pouco mais. Para "eventos" aqui em casa deixo na chopeira. Vale a pena mais tem esse "porem"