Fermentar em Pipas para vinho.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Tuta

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2014
Messages
78
Reaction score
20
Bom dia Senhores.

Estou aumentando minha leva para 50l e optei por não comprar fermentadores cônicos pelo preço e espaço que ocupam.

Vi uma tal de "pipa", onde fermentam vinho, o que me pareceu ser exatamente o fermentador que usamos normalmente, com o material industrial.

O preço agrada muito (R$ 200,00 de 50l com frete) e as medidas também.

Ai vai a pergunta: alguém já usou esse fermentador para cerveja!? em detrimento da bombona, qual é melhor?!

Segue link da criança: http://vinhoecervejaemcasa.com.br/pipa-pp-bege-50-litros.html
 
Tava olhando isso ontem, mas não cheguei a nenhuma conclusão. Vou acompanhar o tópico.

Mas fato que bombona sai mais barato.

Outra coisa... Será que cabe na geladeira? Ali diz que o diâmetro da boca tem 20cm, pela foto da pra chutar quase uns 60cm de largura. A minha geladeira pelo menos tem 45cm de largura apenas, não daria se for isso mesmo. Já se for refrigerar de outra forma é outra história...
 
Cara, não vejo vantagens nesse equipamento em relação a bombona pro processo de fermentação "convencional" (dentro de geladeira). O bom da bombona é que ela é alta e de seção quadrada, então otimiza o espaço (a geladeira é retangular), e é esbelta. Sem contar que a bombona tem as manoplas pra tu erguer. Tu viu que esse equipamento não detalha nada de como fazer pra levantar? Provavelmente tu teria que transferir o mosto por mangueira, e já deixar o fermentador la dentro. Ou bolar um carrinho ou algo do gênero.
Ah, e se tu vai fazer levas de 50 litros, teu fermentador deve ter pelo menos 60 litros. Uma bombona de 60 litros sai menos de R$ 100,00, metade do preço.

Por fim, não confio muito em fermentadores de fornecedores que não conheço. É fácil de ter cantos que acumulam detritos, um convite pra contaminações.

Se fosse eu, compraria bombona sem pestanejar

Acho que esse equipamento só seria interessante caso tu queira fazer um auto refrigerado, que daí, por ser redondo, seria muito mais fácil de colocar a serpentina em volta...
 
Normalmente esses equipamentos tem aquela solda termoplástica, que é justamente um dos maiores pontos negativos dos fermentadores cônicos de plástico que não são rotomoldados... Com essa desvantagem e com a diferença de preços pra uma bombona de PEAD de mesmo volume, também não optaria pela pipa.

Abraço
 
Back
Top