Fermentar 2 lotes no mesmo fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabianoccc

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
92
Reaction score
29
Gostaria de saber se há algum problema ou contraindicação de usar um fermentador para fermentar 2 lotes da mesma cerveja.

Por exemplo, no dia 1 eu produzo 20 litros, resfrio, inoculo o fermento e coloco num fermentador de 40 litros. No dia 2, eu repito a mesma receita e o mesmo processo e coloco no mesmo fermentador.

Provavelmente o lote 1 já deve ter iniciado a fermentação e não sei se há algum problema colocar outro lote e novo fermento por cima.

Algum pensamento?
 
Nenhum problema.

Inclusive várias cervejarias grandes realizam este processo, mas com uma diferença de tempo de brassagem menor.

O importante é garantir que você terá a quantidade ideal de fermento para o volume final que vai por no fermentador.

Eu já fiz assim uma vez. Não tive nenhum problema.

Talvez existam mais técnicas específicas para este processo. Mas no geral pode fazer sim.

Abraços!
 
Eu já inoculei fermento no dia seguinte. Porque você não inocula só quando o segundo lote ficar pronto ?
 
Gostaria de saber se há algum problema ou contraindicação de usar um fermentador para fermentar 2 lotes da mesma cerveja.

Por exemplo, no dia 1 eu produzo 20 litros, resfrio, inoculo o fermento e coloco num fermentador de 40 litros. No dia 2, eu repito a mesma receita e o mesmo processo e coloco no mesmo fermentador.

Algum pensamento?

Tem uma técnica usada na Alemanha (chamada "Drauflassen") que é exatamente isso. A vantagem é que você pode usar menos fermento, já que primeira metade do lote serve como starter. Normalmente, a segunda parte do mosto (aerado) é adicionado 24h após a inoculação da levedura.
 
Obrigado pessoal.

Eu pensei em já inocular o fermento no primeiro lote para reduzir o risco de contaminação. Me parece interessante também a questão de o primeiro lote servir como um "starter" do segundo lote.

Vou pesquisar sobre drauflassen.
 
Sim, interessante a possibilidade, mas como seria introduzida a segunda leva sobre a primeira que já estaria com a levedura, faria splash do segundo mosto sobre o que já está fermentando? Não traria problema para o fermento?

Elber
 
Sim, interessante a possibilidade, mas como seria introduzida a segunda leva sobre a primeira que já estaria com a levedura, faria splash do segundo mosto sobre o que já está fermentando? Não traria problema para o fermento?

Elber

Acredito que não. o "splash" só vai adicionar mais oxigênio na mistura, o que não fará nenhum mal...
é similar ao que alguns indicam fazer em cervejas de alta OG, que é oxigenar o mosto novamente pelo 2º dia de fermentação...
 
Sim, interessante a possibilidade, mas como seria introduzida a segunda leva sobre a primeira que já estaria com a levedura, faria splash do segundo mosto sobre o que já está fermentando? Não traria problema para o fermento?

Elber

Antes pelo contrário, a aeração é desejada nesse momento.
 
Interessante esta técnica.

Então vejamos, hoje brasso 20L, faça um starter para esses 20L e no dia seguinte realizo nova brassagem de 20L, aero e introduzo o mosto no mesmo fermentador sem a necessidade de fazer outro starter, correto? Ou no caso teria que fazer outro starter e inocular?
 
Acredito que se tu utilizar fermento só para 20 litros e fermentar 40 L, vai ser pouco fermento, mesmo este 1º dia sendo considerado um starter. Acho que em 1 dia não vais conseguir gerar o dobro de células viáveis para a fermentação. Eu manteria a relação 1g/L, ou no máximo desceria para 0,75, 0,80. Mas tem gente muito mais experiente que vai saber te aconselhar melhor.
 
Back
Top