1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentadores pressurizados

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Rodrigo Fabbri, 15/1/20 às 01:01.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 15/1/20 às 01:01 #1

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

New Member

Afiliado:
    2/1/20
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala galera!

Alguém faz fermentação pressurizada usando Fermzilla, fermentassauros ou cônico de inox?

Queria saber mais desse processo, se tem algum artigo ou livro para esse assunto.

Ou então alguém compartilhar como q faz e tals!!! Pressão Utilizada, se pressuriza logo no início da fermentação, se deixa mais para o final... etc...

Valeu galera!

2. 15/1/20 às 13:29 #2

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    Olá Rodrigo,

Como sugestão, se você procurar temas relacionados à técnica em si (uso de spunding valve para carbonatação), sem dúvidas achará muito mais info do que algo associado aos produtos comerciais, que são um pouco mais recentes em termos de homebrewing. A técnica é bastante antiga.

Se o inglês for tranquilo pra ti, o tópico abaixo é bem interessante e trata por exemplo a dúvida que colocou sobre o momento de fechar a pressão de forma regulada:

https://www.beeradvocate.com/community/threads/spunding-tips.572011/

Além da economia de CO2 , é uma técnica legal para reduzir a oxidação, pessoal que pratica LODO (http://www.lowoxygenbrewing.com/) usa muito.

Complementando o tópico, você pode, é claro, pressurizar ao fim da fermentação. Mas me parece menos lógico, dado que com spund você poderia utilizar o próprio CO2 da fermentação pra fazer o serviço, dado que estará em um ambiente que suporta pressão.

Abs

3. 15/1/20 às 23:12 #3

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

New Member

Afiliado:
    2/1/20
    Curtidas Recebidas:
    0

4. 15/1/20 às 23:16 #4

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

Rodrigo Fabbri

New Member

Afiliado:
    2/1/20
    Curtidas Recebidas:
    0
    Opa!! Muito obrigado!! Vou olhar esses links. A intenção e eu começar a fazer fermentação pressurizada, segundo andei lendo, melhora muito a cerveja, gera menos ésteres e pode fermentar mais rápido, no caso das lagers. Valeu

5. 17/1/20 às 13:26 #5

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    Olá Rodrigo.
    Entendo que a fermentação mais rápida de fato existe em função de você poder fermentar em temperaturas mais altas enquanto suprime a formação de ésteres em função da pressão. Eu particularmente nunca fiz. Acho que a grande beleza é a carbonatação natural e a menor exposição ao oxigênio, o que deveria beneficiar no quesito oxidação / shelf life.

A questão da velocidade de fermentação acho menos importante pois, em teoria, haveria o período de Lager após isto consumindo algumas semanas de qualquer forma.

Depois que fizer, conta pra gente como foi a experiência!

Abs

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página