Fermentadores Inox Autorefrigerado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Paulo Machado

Member
Joined
Sep 9, 2018
Messages
24
Reaction score
10
Location
Mato Grosso do Sul
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, tenho passado muito estresse com geladeiras para fermentar... estou disposto a adquirir um fermentador de inox auto refrigerado.

Alguém recomenda alguma marca em específico ?

Alguém conhece os fermentadora da RG Máquinas de Santa Catarina?

Obs.: Preciso de um com capacidade útil de litros.
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, tenho passado muito estresse com geladeiras para fermentar... estou disposto a adquirir um fermentador de inox auto refrigerado.

Alguém recomenda alguma marca em específico ?

Alguém conhece os fermentadora da RG Máquinas de Santa Catarina?

Obs.: Preciso de um com capacidade útil de litros.

Só por curiosidade, quais problemas a geladeira está causando na fermentação?
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, tenho passado muito estresse com geladeiras para fermentar... estou disposto a adquirir um fermentador de inox auto refrigerado.

Alguém recomenda alguma marca em específico ?

Alguém conhece os fermentadora da RG Máquinas de Santa Catarina?

Obs.: Preciso de um com capacidade útil de litros.

Fala Paulo!

Tenho um TK Tank de 65l desde 2017, funciona perfeitamente, equipamento de altíssima qualidade no acabamento externo e interno.

Dá uma olhada no meu instagram, tem fotos e vídeos dele. @fishrivervalley Login • Instagram

Além disso, o atendimento pós-venda é show. O João da TK Tank está sempre à disposição para tirar dúvidas sobre o equipamento.

Abraço!
 
Fala Paulo!

Tenho um TK Tank de 65l desde 2017, funciona perfeitamente, equipamento de altíssima qualidade no acabamento externo e interno.

Dá uma olhada no meu instagram, tem fotos e vídeos dele. @fishrivervalley Login • Instagram

Além disso, o atendimento pós-venda é show. O João da TK Tank está sempre à disposição para tirar dúvidas sobre o equipamento.

Abraço!
Obrigado pela resposta. Sem sombra de dúvida nenhuma a TK é um equipamento de alto padrão. Porém, acredito que meu hobbie não vale o investimento.

Tudo de bom aí!
 
Nunca adquiri nada deles, mas tenho seguido a algum tempo no facebook com o intuito de encomendar no futuro. Parecem fornecer produtos de muito boa qualidade.

https://mussoinox.com.br/https://www.tktank.com.br/
Obrigado pelo comentário. Tenho falado com eles. Parece ser diferenciado mesmo os produtos dos caras. Porém não defini ainda se irei fechar com eles ou com o pessoal da RG.

Tudo de bom, abraço!
 
Só por curiosidade, quais problemas a geladeira está causando na fermentação?
A geladeira em si nenhuma. Já tive problema com duas geladeiras perdendo gás, muita gambiarra, e tbm quero subir meu padrão de qualidade, acredito que o fermentador resolveria estes pontos.

Obrigado pelo comentário.
 
Apenas contribuindo sobre as geladeiras, não acho que são problemas de fato, mas com certeza são inconvenientes:

- mofo (em função da umidade, condensação), ineficiência energética e ferrugem (ambiente frequentemente com algum grau de umidade pela mesma causa do mofo - sobe e desce de temperatura / cold crash).

Eu também gostaria de evoluir para fermentadores auto-refrigerados no futuro, mas preciso de mais espaço (e dinheiro, lógico).
 
Apenas contribuindo sobre as geladeiras, não acho que são problemas de fato, mas com certeza são inconvenientes:

- mofo (em função da umidade, condensação), ineficiência energética e ferrugem (ambiente frequentemente com algum grau de umidade pela mesma causa do mofo - sobe e desce de temperatura / cold crash).

Eu também gostaria de evoluir para fermentadores auto-refrigerados no futuro, mas preciso de mais espaço (e dinheiro, lógico).
Assino embaixo, limpar uma geladeira é uma tristeza...
 
Utilizei geladeira para fermentar durante 4 anos, acho prático e fácil, bem como a limpeza da geladeira e do balde fermentador. Comprei um fermentador auto refrigerado de 65 L a 1,5 anos, uso regularmente. Não vejo problemas na utilização de detergente cáustico para a limpeza, depois enxaguo bem, passo água fervente e após finalizo com ácido paracetico.

Mas um conselho, para aqueles que não gostam de gastar tempo com limpeza, o fermentador de inox auto refrigerado ou não vai te exigir com certeza mais tempo. Eu levo no mínimo de 2 a 3 horas para este processo todo.

abs
 
Eu tô terminando a primeira cerveja fermentada num autorrefrigerado de inox, depois de 7 anos e meio usando geladeiras e bombonas de plástico. Não vou abandonar de vez o equipamento antigo, até porque ainda faço levas pequenas de 45l na panelinha chinesa e o fermentador novo é pra 100l úteis.

Um conselho que eu te dou é orçar todo o equipamento extra que vai precisar comprar além do fermentador, principalmente se ele for grande, pra não estourar seu orçamento.

Eu comecei achando que ia ser só a grana do fermentador, mas ele era basicão. Daí, pedi pra colocar saída pra torneira, rabinho de porco, escotilha e bazooka pra dry-hopping e o preço aumentou. Depois, descobri que precisava de uma bomba sanitária pra fazer a limpeza CIP. Por fim, quando a bomba chegou, vi que nenhuma das minhas mangueiras, engates ou espigões antigos serviam e tive que comprar tudo de novo.

E pra quem acha um saco limpar geladeira, não pense que limpar um fermentador grande é simples. Lembre que dependendo do tamanho, você não consegue simplesmente enfiar o braço nele e lavar com uma esponja. Vai ter que passar soda pela sprayball.
 
Bom dia, boa tarde, boa noite!

Pessoal, tenho passado muito estresse com geladeiras para fermentar... estou disposto a adquirir um fermentador de inox auto refrigerado.

Alguém recomenda alguma marca em específico ?

Alguém conhece os fermentadora da RG Máquinas de Santa Catarina?

Obs.: Preciso de um com capacidade útil de litros.
Amigo...

Vc comprou da RG Máquinas? O que achou? Estou começando agora a minha busca por esses fermentadores...
 
Assim como o Stomacom, estou pesquisando fermentador inox também. Meu problema tem sido a quantidade de fermento+lúpulo que fica agarrado no costado dos tanques de polipropileno. Também quero fermentar sob pressão.

Como foi mencionado aqui, aproveito para dar uma dica de uma experiência que fiz há 3 anos e está me atendendo muito bem: coloquei ozonizadores bombeando ozônio para dentro da geladeira. Acabou mofo. Bastam 15 minutos de manhã e 15 minutos de noite.
 
Assim como o Stomacom, estou pesquisando fermentador inox também. Meu problema tem sido a quantidade de fermento+lúpulo que fica agarrado no costado dos tanques de polipropileno. Também quero fermentar sob pressão.

Como foi mencionado aqui, aproveito para dar uma dica de uma experiência que fiz há 3 anos e está me atendendo muito bem: coloquei ozonizadores bombeando ozônio para dentro da geladeira. Acabou mofo. Bastam 15 minutos de manhã e 15 minutos de noite.

Amigo, pode informar que tipo de ozonizador você usa e onde comprou?
 
Amigo, pode informar que tipo de ozonizador você usa e onde comprou?
Usei esse aqui: 26.51US $ 42% OFF|High Quality 600mg/h 220V 110V Ozone Generator Ozonator ionizer O3 Timer Air Purifiers Oil Vegetable Meat Fresh Purify Air Water|water skirt|water tank making machinewater resistant nylon fabric - AliExpress

Mas tive que desligar o timer dele. Coloquei um timer externo com programação de 15 minutos de manhã e 15 minutos de noite. Mais que isso começa a atacar muito a borracha da porta da geladeira.

Coloquei ele em cima da geladeira, do lado de fora, com uma mangueirinha de silicone para dentro. Não use mangueira de PP, pois o ozônio destrói ela.
 
Usei esse aqui: 26.51US $ 42% OFF|High Quality 600mg/h 220V 110V Ozone Generator Ozonator ionizer O3 Timer Air Purifiers Oil Vegetable Meat Fresh Purify Air Water|water skirt|water tank making machinewater resistant nylon fabric - AliExpress

Mas tive que desligar o timer dele. Coloquei um timer externo com programação de 15 minutos de manhã e 15 minutos de noite. Mais que isso começa a atacar muito a borracha da porta da geladeira.

Coloquei ele em cima da geladeira, do lado de fora, com uma mangueirinha de silicone para dentro. Não use mangueira de PP, pois o ozônio destrói ela.
Interessante. Acho que vou comprar pra mim. Valeu pela dica.
 
Interessante. Acho que vou comprar pra mim. Valeu pela dica.
Recomendo muito. Depois que fiz isso, minha vida mudou. Cheguei a fazaer o teste de espalhar um pouco de mosto numa folha de plástico para ver o que acontecia (e para calibrar o tempo de ozônio) e nem empreteceu. Mas a vida útil da borracha da geladeira vai diminiuir.
 
Acabei de comprar, mas peguei um modelo um pouco menor e mais barato. Somando preço e frete saiu por $86.
 
Acabei de comprar, mas peguei um modelo um pouco menor e mais barato. Somando preço e frete saiu por $86.
Manda link do modelo que comprou
Tenho um freezer vertical mofando, e pra piorar eu tenho uma prateleira de madeira pra suportar o peso do fermentador... já viu.
 
Acabei de comprar, mas peguei um modelo um pouco menor e mais barato. Somando preço e frete saiu por $86.
Ah. Fica de olho nele de vez em quando. Esse negócio tende a queimar depois de um tempo (um ou dois anos). Ai pode consertar trocando o módulo de ozônio (e aproveitando a bombinha e caixa).
A maneira de ver que queimou é (além do mofo na geladeira), pela ausência do cheiro de ozônio (parece cloro ou, para quem mora em lugar com tempestade, o mesmo cheiro de quando cai um raio próximo).
 

Eu não quis gastar muito, porque além do meu fermentador autorrefrigerado eu tenho 4 geladeiras de fermentação. Então resolvi fazer primeiro um teste de baixo custo pra ver se fico satisfeito com o resultado. Se atender as minhas expectativas eu pretendo deixar esse baratinho pra algum outro uso doméstico e comprar outros 4 mais robustos. Mas faz todo o sentido o que você disse. De fato, a umidade no interior da geladeira tende a encurtar a vida útil do equipamento.
 
Pro pessoal que quer fermentar sob pressão. Eu comprei um fermzilla e uma geladeira frost free, daquelas que desmonta o congelador sem gambiarras.
Não tenho problema com mofo, por ser frost free, fiquei com medo, pois aqui no forum tem alguns post falando que frost free não da pra controlar temperatura e tem que fazer mais não sei oq... Liguei a minha direto no controlador, sem gambi nenhuma, funciona que é uma beleza. Cold a zero graus sem problemas, sem mofo, sem água de congelador vazando pra tudo que é lado.
Realmente, fermentador de inox auto-refrigerado é um sonho de consumo, mas pelos preços que estão...
 
Eu fiz esta pesquisa de fermentador inox auto refrigerado para uso home brew e acabei fechado com a Musso Inox. Falei com a RG mas com toda sinceridade pelas fotos e detalhes preferi pagar um pouco mais e garantir a qualidade, uma vez que nao é um equipamento barato. Das pesquisas que fiz o melhor custo x beneficio eu achei pela Musso, Sudeste Inox e GF Inox. Tinha outras opções mas eram bem mais caras ou nao fui bem atendido (talvez por serem fabricas com foco em equipamentos maiores).
Eu tive uma experiencia de comprar um fermentador usado e tentar fazer um retrofit nele e entendi na dor o que é peça de reposição e porque algumas coisas sao mais caras rsrs. A exemplo da opção de valvula registro x valvula borboleta. Enfim. Nao é uma verdade absoluta, apenas minha experiencia.
 
Eu fiz esta pesquisa de fermentador inox auto refrigerado para uso home brew e acabei fechado com a Musso Inox. Falei com a RG mas com toda sinceridade pelas fotos e detalhes preferi pagar um pouco mais e garantir a qualidade, uma vez que nao é um equipamento barato. Das pesquisas que fiz o melhor custo x beneficio eu achei pela Musso, Sudeste Inox e GF Inox. Tinha outras opções mas eram bem mais caras ou nao fui bem atendido (talvez por serem fabricas com foco em equipamentos maiores).
Eu tive uma experiencia de comprar um fermentador usado e tentar fazer um retrofit nele e entendi na dor o que é peça de reposição e porque algumas coisas sao mais caras rsrs. A exemplo da opção de valvula registro x valvula borboleta. Enfim. Nao é uma verdade absoluta, apenas minha experiencia.

Eu comprei um de 100l úteis (120l total) com a Jetinox. Fui muito bem atendido, tanto por telefone quanto por whatsapp. O responsável pela fabricação foi bem flexível quanto às minhas demandas e e fez algumas modificações no projeto original a meu pedido. Além disso, me mandava fotos da produção durante todo o processo e fez uma pesquisa de preços de transportadora, até achar uma que não esfolasse tanto no frete do RS pro RJ. Também me deu ótimo suporte pós-venda, indicando fornecedores de acessórios etc. A única demanda que ele não pode atender foi produzir com compressor pra 127v. Não tive como escapar dos 220v.

Se alguém quiser o contato, fale com o Sr. Wanderley - (51) 99744-3343.
 
Boa dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Apenas dando uma devolutiva para vocês. Comprei um fermentador de 75 litros da musso. É uma máquina! me custou um rim, fiz uma divida. Mas é um espetáculo o equipamento.

Eles deixaram escapar o prazo de entrega em uns 15 dias... mas o acabamento é impecável. Eu recomendo e compraria novamente.

caso alguém esteja cotando, com dúvidas mais específicas pode me chamar que respondo.

Abraço.
 
Boa dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Apenas dando uma devolutiva para vocês. Comprei um fermentador de 75 litros da musso. É uma máquina! me custou um rim, fiz uma divida. Mas é um espetáculo o equipamento.

Eles deixaram escapar o prazo de entrega em uns 15 dias... mas o acabamento é impecável. Eu recomendo e compraria novamente.

caso alguém esteja cotando, com dúvidas mais específicas pode me chamar que respondo.

Abraço.
Foi o rim pra comprar e agora o fígado pra beber jkjkjkkjjkkjjkjkkj
 
Boa dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Apenas dando uma devolutiva para vocês. Comprei um fermentador de 75 litros da musso. É uma máquina! me custou um rim, fiz uma divida. Mas é um espetáculo o equipamento.

Eles deixaram escapar o prazo de entrega em uns 15 dias... mas o acabamento é impecável. Eu recomendo e compraria novamente.

caso alguém esteja cotando, com dúvidas mais específicas pode me chamar que respondo.

Abraço.
Legais demais Paulo!
Depois posta umas fotos do brinquedo aí!
 
Boa dia, boa tarde, boa noite pessoal!

Apenas dando uma devolutiva para vocês. Comprei um fermentador de 75 litros da musso. É uma máquina! me custou um rim, fiz uma divida. Mas é um espetáculo o equipamento.

Eles deixaram escapar o prazo de entrega em uns 15 dias... mas o acabamento é impecável. Eu recomendo e compraria novamente.

caso alguém esteja cotando, com dúvidas mais específicas pode me chamar que respondo.

Abraço.

Além do rim que você precisa pra comprar o fermentador, costuma vir mais uma série de despesas acessórias depois.
Bomba sanitária pra fazer limpeza CIP, mangueiras, conexões etc.
 
Pro pessoal que quer fermentar sob pressão. Eu comprei um fermzilla e uma geladeira frost free, daquelas que desmonta o congelador sem gambiarras.
Não tenho problema com mofo, por ser frost free, fiquei com medo, pois aqui no forum tem alguns post falando que frost free não da pra controlar temperatura e tem que fazer mais não sei oq... Liguei a minha direto no controlador, sem gambi nenhuma, funciona que é uma beleza. Cold a zero graus sem problemas, sem mofo, sem água de congelador vazando pra tudo que é lado.
Realmente, fermentador de inox auto-refrigerado é um sonho de consumo, mas pelos preços que estão...
Qual controlador você usou?
Por que tem controlador que funciona com degelo e outros que só ligam o compressor.
 
Além do rim que você precisa pra comprar o fermentador, costuma vir mais uma série de despesas acessórias depois.
Bomba sanitária pra fazer limpeza CIP, mangueiras, conexões etc.

Bom dia, boa tarde, boa noite!

O meu já veio completo. Não precisei comprar nada. Já foi chegando, fiz a passivação e coloquei o meninão para trabalhar. Rs
 
Back
Top