Fermentador refrigerado com serpentina externa. Dá conta?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Filipe Quati

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2020
Messages
257
Reaction score
198
Location
Brasília, DF
Fala galera! Por conveniência, sempre fermentei naquelas garrafas de água de 5 ou 10 litros, controlando a temperatura com cooler + garrafas de água congelada. O que me incomoda é que o controle de temperatura é meia-boca, e demanda mais trabalho de acompanhamento pra trocar as garrafas.

Inspirado nos fermentadores com banco de glicol, que resfriam a cerveja com uma serpentina de dentro do fermentador (contato direto na cerveja), pensei em fazer um esquema mais simples: com a serpentina por fora do fermentador.

Obviamente que o rendimento não é o mesmo da serpentina interna. Mas como o lote é pequeno, a garrafa fica em um cooler pequeno (ambiente bem pequeno), e o objetivo é chegar aos 17-20°C da fermentação, acho que talvez seja o suficiente.

O que vocês acham? Será que consigo trocar calor suficientemente com a serpentina por fora do fermentador?
 
Terá que criar uma boa camada de isolação, pq senão a serpentina vai trocar mais calor com o ambiente que com o fermentador de material isolante.
 
Pode funcionar. Já pensou em fazer uma parede dupla de pobre kkk? Você pode cortar um galão e "vestir" ele no que receberá o líquido, aproveitando aqueles "rabaixos" que ele tem para encaixar a serpentina entre eles, passar uma massa plástica e preencher com alguma substância térmica. No fim, vista algum isolante térmico nele e pronto. Acho que o maior gasto será para recircular o líquido refrigerante pela serpentina... É uma ideia, nunca vi isso e não sei se será efetivo mas é um projeto divertido pra fazer kkkk
 
Terá que criar uma boa camada de isolação
É uma boa dica... a serpentina vai bem justa no fermentador, mas acho que se colocar uma manta térmica por cima vai ajudar na eficiência. Valeu!

Já pensou em fazer uma parede dupla de pobre kkk?
Sabia que vc ia curtir uma gambiarra, Edgar! kkkkkkkk
Até pensei nisso, mas eu uso garrafões de água justamente pela praticidade: posso jogar fora depois de usar, e vem um novo sanitizado quando eu compro água para brassar (claro que eu sanitizo mesmo assim). Assim reduzo um pouco a tralha no meu mini apartamento, entende? Valeu pela dica!!
 
É uma boa dica... a serpentina vai bem justa no fermentador, mas acho que se colocar uma manta térmica por cima vai ajudar na eficiência. Valeu!


Sabia que vc ia curtir uma gambiarra, Edgar! kkkkkkkk
Até pensei nisso, mas eu uso garrafões de água justamente pela praticidade: posso jogar fora depois de usar, e vem um novo sanitizado quando eu compro água para brassar (claro que eu sanitizo mesmo assim). Assim reduzo um pouco a tralha no meu mini apartamento, entende? Valeu pela dica!!
Ué faz uma parede dupla de pobre removível ehehehe
 
é possível sim, mas o isolamento é muito importante, como disse o @Gu_MAZZA
Veja que em bebedouros como de galão de água mineral eles usam um pote plástico com uma serpentina por fora e logo em seguida um isopor. Você pode fazer esse isolamento com espuma de poliuretano expansível
 
Decidi prosseguir com o projeto, e nesse sábado fiz o primeiro teste, com água no fermentador.

ESPECIFICAÇÕES:
- Serpentina de 15m, bem justa no fermentador
- Fermentador (galão de água) de 10L
- Temperatura ambiente de 20-25ºC
- 12kg de gelo + 6 litro de água em um cooler
- Sem preocupação com isolamento térmico, já que o objetivo era ver o potencial de refrigeração do sistema. Se for montar o sistema de maneira definitiva, o fermentador estará mais isolado.
- 4 horas de teste, em que a bomba de circulação ficou ligada ininterruptamente
- Sonda do termômetro inserida diretamente na água do fermentador

IMG_3826.jpg



Eis os resultados da temperatura da água:

Gráfico.JPG



CONCLUSÕES

1) O sistema funciona. Funciona bem até demais, para falar a verdade. Consegui baixar a temperatura da água para 8ºC sem dificuldade, então para manter a temperatura de fermentação vai ser mais fácil ainda.

2) O gelo dentro do cooler dura muito tempo, ainda mais considerando que não há ganho expressivo de temperatura na água que passa na serpentina (ela volta para o cooler bem gelada). Acho que a reposição desse gelo não será um problema, e arrisco a dizer que um saco de gelo durará a fermentação inteira.

3) O barulho da bombinha é um saco kkkkkkkk. Para mim, que moro um apartamento pequeno, possivelmente esse será o impeditivo de uso constante desse sistema. Entretanto, é uma ótima pedida caso eu viaje.

4) Essa minha bombinha não suga água para dentro dela, então a linha tem que estar cheia de água para a bomba começar a rodar. Com o liga-desliga constante, isso demandará que o cooler de gelo esteja em um nível superior da bomba. Uma alternativa seria comprar uma bomba submersível – o que me parece uma boa ideia, já que vai simplificar as conexões, e talvez até reduza o nível de ruído.


Vou pensar se sigo esse projeto, então estou aberto a dicas e sugestões de vocês.

Mas já valeu para demonstrar que o conceito do projeto é válido, espero que sirva de ajuda/inspiração para alguém que queira algo do tipo.

Abraço!
 
Uma pergunta..

Voce ja pensou na agua que vai ficar parada na serpentina quando a bomba desligar, e essa agua vai continuar resfriando seu mosto e talvez baixe demais a temperatura?
E seguindo nesse pensamento, voce nao teria como "esquentar" caso baixasse demais a tempertaura tambem ne?
 
Isso acontece mesmo, mas o efeito é bem pequeno considerando o volume de água dentro da serpentina e o equilíbrio térmico. Eu tenho um sistema com serpentina e álcool interno aqui, minha precisão de controle de temperatura é de 0,25° por conta desse volume
 
Concordo com o @gkopke. O fermentador tem 10L, enquanto a serpentina deve ter no máximo uns 500ml.

Mesmo se isso realmente acontecesse, acredito que isso poderia ser compensado na própria configuração do termostato: deixaria ele configurado para desligar um pouco antes de chegar na temperatura-alvo.
 
Realmente faz sentido fazer uns ajustes mais direcionados ai pra acertar a temperatura..

Ja tinha pensado em fazer um esquema assim, agora se for fazer ja tenho a sua referencia.
Valeu por compartilhar..
 
E uma pastilha peltier e uns coolers, será q consegue baixar a temperatura da serpentina pra pelo menos fermentar uma Ale? Talvez ao inves de agua, usar algum liquido mais condutivo.
 
E uma pastilha peltier e uns coolers, será q consegue baixar a temperatura da serpentina pra pelo menos fermentar uma Ale? Talvez ao inves de agua, usar algum liquido mais condutivo.
Boa noite amigo! a água é um dos melhores condutores de calor que existe, só precisaria usar um anticongelante se usasse em temperaturas muito baixas ou algo para retardar a ebulição se fosse o caso...
agora, com a tecnologia atual, pastilha peltier ainda é ilusão... elas tem a eficiencia muito baixa, consomem muita energia e precisaria de muitas pastilhas para refrigerar 10l de mosto em fermentação (fermentação gera calor)...
 
E uma pastilha peltier e uns coolers, será q consegue baixar a temperatura da serpentina pra pelo menos fermentar uma Ale? Talvez ao inves de agua, usar algum liquido mais condutivo.

Boa noite amigo! a água é um dos melhores condutores de calor que existe, só precisaria usar um anticongelante se usasse em temperaturas muito baixas ou algo para retardar a ebulição se fosse o caso...
agora, com a tecnologia atual, pastilha peltier ainda é ilusão... elas tem a eficiencia muito baixa, consomem muita energia e precisaria de muitas pastilhas para refrigerar 10l de mosto em fermentação (fermentação gera calor)...

Pessoal, bom dia!

Temos um membro aqui do grupo (Helton Fagner) que viabilizou (com um ótimo rendimento energético) um sistema de controle de fermentação que utiliza pastilha peltier como refrigerador/aquecedor.

Ele está soltando o projeto no canal dele no YouTube, podem acompanhar no link >>>>

Eu só afirmo pra vocês que possui um ótimo rendimento e realmente funciona, pois vi com meus próprios olhos o funcionamento e resultados.

Vale a pena darem uma conferida.
 
Pessoal, bom dia!

Temos um membro aqui do grupo (Helton Fagner) que viabilizou (com um ótimo rendimento energético) um sistema de controle de fermentação que utiliza pastilha peltier como refrigerador/aquecedor.

Ele está soltando o projeto no canal dele no YouTube, podem acompanhar no link >>>>

Eu só afirmo pra vocês que possui um ótimo rendimento e realmente funciona, pois vi com meus próprios olhos o funcionamento e resultados.

Vale a pena darem uma conferida.

Eitaa... To no aguardo para os novos videos.
 
E uma pastilha peltier e uns coolers, será q consegue baixar a temperatura da serpentina pra pelo menos fermentar uma Ale? Talvez ao inves de agua, usar algum liquido mais condutivo.
Fiz muitos testes com Peltier antes de desenvolver minha solução atual. Acredito sim que seja possível, mas a solução não é barata nem simples. Como exemplo posso falar da choppeira Heineken/Krups, para gelar 5l demora 1 dia....

Mas um sistema bem desenhado pode ser mais eficiente, veja que existe um produto vendido na Europa que chama MiniBrew, ele usa Peltier mas só depois de fazer um bom resfriamento com água da torneira. Além disso ele possui o fator fundamental que é um excelente isolamento. Nas especificações eles dizem que não chega a temperaturas abaixo de 8 graus se a temperatura ambiente estiver acima de 25 graus, o que para o Brasil pode ser bem complicado.



Pessoal, bom dia!

Temos um membro aqui do grupo (Helton Fagner) que viabilizou (com um ótimo rendimento energético) um sistema de controle de fermentação que utiliza pastilha peltier como refrigerador/aquecedor.

Ele está soltando o projeto no canal dele no YouTube, podem acompanhar no link >>>>

Eu só afirmo pra vocês que possui um ótimo rendimento e realmente funciona, pois vi com meus próprios olhos o funcionamento e resultados.

Vale a pena darem uma conferida.


Não querendo duvidar do que ele vai apresentar, mas pelos equipamentos que ele sugeriu e pelos testes que eu fiz, vai funcionar apenas para manter a cerveja uns 5 graus abaixo da temperatura ambiente.
 
Nas especificações eles dizem que não chega a temperaturas abaixo de 8 graus se a temperatura ambiente estiver acima de 25 graus, o que para o Brasil pode ser bem complicado.
Então, eu tb era meio cético a essas "gambiarras" pra fermentação até que resolvi tomar vergonha na cara e experimentar fazer minha primeira breja. Moro em SP capital, no décimo andar. Coloquei 10L de mosto numa caixa de isopor, e essa caixa dentro do meu guarda roupas, e pretendia controlar a temperatura com garrafas de 2L congeladas. Pretendia, mas ficou muito gelado e no fim 1 potinho de margarina com gelo estava mantendo 17,5C durante todo o dia. Agora que terminou a fermentação primária, estou com "dificuldades" pra fazer a secundaria, ja que mesmo sem gelo o mosto n passa de 19-20C kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ok, estamos no inverno, mas mesmo assim eu pensava que precisaria de maior "esforço" pra baixar a temperatura. Se existir alguma forma de fazer isso automaticamente, sendo minimamente viável com ctz irei experimentar.
 
Então, eu tb era meio cético a essas "gambiarras" pra fermentação até que resolvi tomar vergonha na cara e experimentar fazer minha primeira breja. Moro em SP capital, no décimo andar. Coloquei 10L de mosto numa caixa de isopor, e essa caixa dentro do meu guarda roupas, e pretendia controlar a temperatura com garrafas de 2L congeladas. Pretendia, mas ficou muito gelado e no fim 1 potinho de margarina com gelo estava mantendo 17,5C durante todo o dia. Agora que terminou a fermentação primária, estou com "dificuldades" pra fazer a secundaria, ja que mesmo sem gelo o mosto n passa de 19-20C kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Ok, estamos no inverno, mas mesmo assim eu pensava que precisaria de maior "esforço" pra baixar a temperatura. Se existir alguma forma de fazer isso automaticamente, sendo minimamente viável com ctz irei experimentar.
Pois eu comecei fazendo isso no ano passado e tive o mesmo resultado (tbm moro em SP capital, mas no 8 andar)...

Como tbm moro em apartamento fica complicado mais uma geladeira rsss... Primeiro eu tentei fazer uma solução com peltier, comprei tudo e até tinha chegado a conclusão que seria possível sim, mas não seria barato. Então achei no Carrefour um desses bebedouros para galão de água, funcionando com um pequeno compressor, por um valor menor que eu gastaria com a Peltier (algo em torno de R$200).

Montei um banco de álcool normal (46o) e uso ele circulando por uma serpentina em um garrafão térmico de 12l. A fermentação funciona perfeitamente, com variação de 0,25o, faz cold a ZERO graus... e acredito que seria possível até ter mais de um fermentador... No momento estou querendo aumentar o depósito de álcool, usar minha peltier para esquentar o álcool quando eu precisar esquentar. Também quero melhorar a vedação do garrafão térmico (nunca contaminou) e também estou pensando em montar uma forma de fermentar em um Agrokeg (com serpentina por fora).

Se eu fosse montar hoje esse setup, usaria um desses bebedouros altos de inox, faria um compartimento para um agrokeg com isolamento forte (Isopor + PU).
 
Pois eu comecei fazendo isso no ano passado e tive o mesmo resultado (tbm moro em SP capital, mas no 8 andar)...

Como tbm moro em apartamento fica complicado mais uma geladeira rsss... Primeiro eu tentei fazer uma solução com peltier, comprei tudo e até tinha chegado a conclusão que seria possível sim, mas não seria barato. Então achei no Carrefour um desses bebedouros para galão de água, funcionando com um pequeno compressor, por um valor menor que eu gastaria com a Peltier (algo em torno de R$200).

Montei um banco de álcool normal (46o) e uso ele circulando por uma serpentina em um garrafão térmico de 12l. A fermentação funciona perfeitamente, com variação de 0,25o, faz cold a ZERO graus... e acredito que seria possível até ter mais de um fermentador... No momento estou querendo aumentar o depósito de álcool, usar minha peltier para esquentar o álcool quando eu precisar esquentar. Também quero melhorar a vedação do garrafão térmico (nunca contaminou) e também estou pensando em montar uma forma de fermentar em um Agrokeg (com serpentina por fora).

Se eu fosse montar hoje esse setup, usaria um desses bebedouros altos de inox, faria um compartimento para um agrokeg com isolamento forte (Isopor + PU).
Oloco, tem post detalhando isso? Achei bem bacana essa ideia do banco de alcool, mas confesso que estou imaginando algo tão grande quanto um frigobar. Eu cheguei a pensar num setup com bebedouros, mas correndo uma serpentina dentro do cooler de isopor, e dentro dele colocar o fermentador. Preciso ver direitinho, talvez tenha um bebedouro desses parado no meu tio, ai da pra usar de cobaia.
 
Oloco, tem post detalhando isso? Achei bem bacana essa ideia do banco de alcool, mas confesso que estou imaginando algo tão grande quanto um frigobar. Eu cheguei a pensar num setup com bebedouros, mas correndo uma serpentina dentro do cooler de isopor, e dentro dele colocar o fermentador. Preciso ver direitinho, talvez tenha um bebedouro desses parado no meu tio, ai da pra usar de cobaia.
Não lembro se cheguei a fazer um post sobre o assunto.... acho que não

O bebedouro que uso é esse pequeno de pia:

bebedouro_de_mesa_refrigerado_por_compressor_esmaltec_gelagua_127v_egm30_branco_351_2_20190830112509.jpg

Eu retirei esse apoio do garrafão e coloquei uma Tampa de Isopor de uns 5cm, com isso o reservatório dele cabe uns 3 litros de álcool comum (quase usei dietilenoglicol, ainda bem que resolvi ficar no álcool normal mais um tempo... depois apareceu o caso baker).


Reservatório.jpeg


Esse reservatório tem duas saídas, uma para água gelada e outra para temperatura ambiente (usa um adaptador que eu retirei). Eu não precisei mudar isso, uso uma como saída e outra como retorno. Aqui dá para ver duas coisas: eu substituí o termostato que vem nele por um sensor DS18B20 - fica por fora do reservatório mas dá para ver o fio preto por baixo. Na lateral da parte mais de baixo dá para ver um recuo por onde passa a serpentina de gás do bebedouro.
Bomba.png


Está meio ruim a foto, mas é possível ver que liguei uma bomba 12v numa mangueira azul que vem do reservatório, a bomba é essa pequenininha, super silenciosa. Tive que alterar o circuito interno para desativar o termostato original.
1594921827607.png

Nessa foto ainda está tudo em teste, mas é possível ver o circuito eletrônico: Uma placa nodemcu ESP8266 v3 LUA, conectada em uma motherboard para facilitar as conexões. Uso uma fonte 12v, um módulo com 2 relés (mas quero colocar mais um para a peltier), dois sensores de temperatura DS18B20. Basicamente ele controla um termostato (liga/desliga) do próprio bebedouro e outro termostato que liga/desliga a bomba, fazendo o álcool circular pela serpentina no fermentador.
Circuito.png

Depois eu arrumei um pouco melhor o circuito, mas ainda preciso fazer uma caixinha em impressora 3D para isso:
Captura de Tela 2020-07-16 às 15.18.25.png

Por fim o fermentador em si, um botijão térmico da Invicta
Captura de Tela 2020-07-16 às 15.06.18.png

Dentro tem uma serpentina presa na tampa. Essa serpentina tem uns 5m é de alumínio mesmo com 1/4 de espessura. Nessa foto o sensor de temperatura ainda estava solto, mas depois fiz um poço térmico para ele tbm preso na tampa

Captura de Tela 2020-07-16 às 15.05.58.png

Na hora de usar ele fica conectado ao bebedouro por duas mangueiras de silicone encapadas com essa espuma cinza
Por fim o conjunto em fase de teste. é relativamente compacto e dá para separar os dois na hora de guardar (ainda não criei uma forma de desconectar a mangueira sem perder álcool).

Captura de Tela 2020-07-16 às 15.21.35.png


O controle é feito pelo celular (acho que o Helton usou o mesmo sistema que eu)
Painel de controle.jpeg

Esse é o controle durante uma fase de fermentação
Controle temperatura.jpeg


Por enquanto é isso. Controlo pelo celular de qualquer lugar do mundo. É possível integral um iSpindel, mas precisaria integrar ainda. O circuito da Peltier vai entrar nesse meio ai, mas de forma automática, para aquecer.

Se alguém quiser mais informações, estou a disposição.
 
Pois eu comecei fazendo isso no ano passado e tive o mesmo resultado (tbm moro em SP capital, mas no 8 andar)...

Como tbm moro em apartamento fica complicado mais uma geladeira rsss... Primeiro eu tentei fazer uma solução com peltier, comprei tudo e até tinha chegado a conclusão que seria possível sim, mas não seria barato. Então achei no Carrefour um desses bebedouros para galão de água, funcionando com um pequeno compressor, por um valor menor que eu gastaria com a Peltier (algo em torno de R$200).

Montei um banco de álcool normal (46o) e uso ele circulando por uma serpentina em um garrafão térmico de 12l. A fermentação funciona perfeitamente, com variação de 0,25o, faz cold a ZERO graus... e acredito que seria possível até ter mais de um fermentador... No momento estou querendo aumentar o depósito de álcool, usar minha peltier para esquentar o álcool quando eu precisar esquentar. Também quero melhorar a vedação do garrafão térmico (nunca contaminou) e também estou pensando em montar uma forma de fermentar em um Agrokeg (com serpentina por fora).

Se eu fosse montar hoje esse setup, usaria um desses bebedouros altos de inox, faria um compartimento para um agrokeg com isolamento forte (Isopor + PU).
Uau! Que ideia genial, parabéns pela construção!
 
Não lembro se cheguei a fazer um post sobre o assunto.... acho que não

O bebedouro que uso é esse pequeno de pia:

bebedouro_de_mesa_refrigerado_por_compressor_esmaltec_gelagua_127v_egm30_branco_351_2_20190830112509.jpg

Eu retirei esse apoio do garrafão e coloquei uma Tampa de Isopor de uns 5cm, com isso o reservatório dele cabe uns 3 litros de álcool comum (quase usei dietilenoglicol, ainda bem que resolvi ficar no álcool normal mais um tempo... depois apareceu o caso baker).


View attachment 124076

Esse reservatório tem duas saídas, uma para água gelada e outra para temperatura ambiente (usa um adaptador que eu retirei). Eu não precisei mudar isso, uso uma como saída e outra como retorno. Aqui dá para ver duas coisas: eu substituí o termostato que vem nele por um sensor DS18B20 - fica por fora do reservatório mas dá para ver o fio preto por baixo. Na lateral da parte mais de baixo dá para ver um recuo por onde passa a serpentina de gás do bebedouro.
View attachment 124077

Está meio ruim a foto, mas é possível ver que liguei uma bomba 12v numa mangueira azul que vem do reservatório, a bomba é essa pequenininha, super silenciosa. Tive que alterar o circuito interno para desativar o termostato original.
View attachment 124078
Nessa foto ainda está tudo em teste, mas é possível ver o circuito eletrônico: Uma placa nodemcu ESP8266 v3 LUA, conectada em uma motherboard para facilitar as conexões. Uso uma fonte 12v, um módulo com 2 relés (mas quero colocar mais um para a peltier), dois sensores de temperatura DS18B20. Basicamente ele controla um termostato (liga/desliga) do próprio bebedouro e outro termostato que liga/desliga a bomba, fazendo o álcool circular pela serpentina no fermentador.
View attachment 124079
Depois eu arrumei um pouco melhor o circuito, mas ainda preciso fazer uma caixinha em impressora 3D para isso:
View attachment 124087
Por fim o fermentador em si, um botijão térmico da Invicta
View attachment 124083
Dentro tem uma serpentina presa na tampa. Essa serpentina tem uns 5m é de alumínio mesmo com 1/4 de espessura. Nessa foto o sensor de temperatura ainda estava solto, mas depois fiz um poço térmico para ele tbm preso na tampa

View attachment 124084
Na hora de usar ele fica conectado ao bebedouro por duas mangueiras de silicone encapadas com essa espuma cinza
Por fim o conjunto em fase de teste. é relativamente compacto e dá para separar os dois na hora de guardar (ainda não criei uma forma de desconectar a mangueira sem perder álcool).

View attachment 124089

O controle é feito pelo celular (acho que o Helton usou o mesmo sistema que eu)
View attachment 124092
Esse é o controle durante uma fase de fermentação
View attachment 124091

Por enquanto é isso. Controlo pelo celular de qualquer lugar do mundo. É possível integral um iSpindel, mas precisaria integrar ainda. O circuito da Peltier vai entrar nesse meio ai, mas de forma automática, para aquecer.

Se alguém quiser mais informações, estou a disposição.
Genial! A ideia do rele duplo é pra sempre manter o banco de álcool gelado, mesmo quando n está circulando, certo? Caso precise aquecer, todo o banco é aquecido e dps recirculado?
 
Genial! A ideia do rele duplo é pra sempre manter o banco de álcool gelado, mesmo quando n está circulando, certo? Caso precise aquecer, todo o banco é aquecido e dps recirculado?
O relé duplo é justamente para manter o álcool em determinada temperatura (normalmente de 5° a 10° abaixo da temperatura que eu quero a cerveja, pq a velocidade de gelar o álcool é menor que a de gelar a cerveja.

Eu pretendo usar dois blocos de alumínio para Peltier, um na saída do álcool, assim eu esquento ele já a caminho da serpentina e outro no retorno para o reservatório assim eu mantenho o reservatório gelado (a Peltier esquenta de um lado e esfria do outro, para funcionar bem esse bloco de alumínio circulando álcool é perfeito). Mas ainda preciso testar, eventualmente até incluir mais alguma coisa no circuito para regular a potência da pastilha. Essa fase ainda está em desenvolvimento.
 
Pessoal, bom dia!

Temos um membro aqui do grupo (Helton Fagner) que viabilizou (com um ótimo rendimento energético) um sistema de controle de fermentação que utiliza pastilha peltier como refrigerador/aquecedor.

Ele está soltando o projeto no canal dele no YouTube, podem acompanhar no link >>>>

Eu só afirmo pra vocês que possui um ótimo rendimento e realmente funciona, pois vi com meus próprios olhos o funcionamento e resultados.

Vale a pena darem uma conferida.

Boa Noite!
Funcionar e ter um ótimo rendimento são duas coisas bem distintas, o próprio Helton cita no vídeo um consumo igual a metade de uma geladeira enquanto resfria um volume muito menor e gasta quatro vezes mais tempo para isso... eu acredito que o sistema dele funcione... mas dificilmente funcionará na situação que o nosso amigo propôs neste post. Citando o Helton mais uma vez, ele diz que as adegas com peltier não funcionam pois tem que resfriar todo o ar da cabine para depois resfriar o vinho, e a proposta do Felipe Quati é resfriar a água para resfriar o mosto... agora repito, acredito que o sistema do Helton funcione e estou torcendo para ele chegar logo aos 1000 inscritos e divulgar o projeto (eu já era inscrito) , só não o vejo como solução para as trocas de gelo nesse projeto e sim como uma substituição do projeto...
Boas Brejas a todos!
 
Pessoal, bom dia!

Temos um membro aqui do grupo (Helton Fagner) que viabilizou (com um ótimo rendimento energético) um sistema de controle de fermentação que utiliza pastilha peltier como refrigerador/aquecedor.

Ele está soltando o projeto no canal dele no YouTube, podem acompanhar no link >>>>

Eu só afirmo pra vocês que possui um ótimo rendimento e realmente funciona, pois vi com meus próprios olhos o funcionamento e resultados.

Vale a pena darem uma conferida.

Ele publicou o novo vídeo



Foi bem criativo na solução, um tarugo de alumínio de 1.1/2 polegada com 45cm mergulhado no mosto para manter a temperatura.

Em termos de custo, estimo uns R$ 350/400 a depender do acabamento e fretes...

Vamos continuar acompanhando
 
@gkopke me tira uma dúvida aqui, vc ta usando o próprio compressor do bebedouro pra resfriar, mas e pra aquecer?? To to pensando numa "engenharia reversa" com o que tenho em casa ou que tenho fácil acesso, e vendo seu brinquedinho + o tutorial do youtube, e pensando em juntar as duas ideias. Como meu foco é 10L, to tentado a fazer o esquema da peltier pra gelar um block de watercooler ligado a uma serpentina com alcool que vai ficar no fermentador, mas não consigo pensar como aquecer o sistema caso seja necessário...
Outra coisa, a evaporação do alcool é mt grande mesmo no sistema fechado?
 
@gkopke me tira uma dúvida aqui, vc ta usando o próprio compressor do bebedouro pra resfriar, mas e pra aquecer?? To to pensando numa "engenharia reversa" com o que tenho em casa ou que tenho fácil acesso, e vendo seu brinquedinho + o tutorial do youtube, e pensando em juntar as duas ideias. Como meu foco é 10L, to tentado a fazer o esquema da peltier pra gelar um block de watercooler ligado a uma serpentina com alcool que vai ficar no fermentador, mas não consigo pensar como aquecer o sistema caso seja necessário...
Outra coisa, a evaporação do alcool é mt grande mesmo no sistema fechado?
Fala @Lord Demolay a princípio meu sistema ainda não aquece. A minha vontade é incluir um waterblock com peltier para isso (a peltier aquece de um lado e resfria do outro). Eu estava estudando fazer justamente isso que você quer quando encontrei o bebedouro de compressor por um valor menor do que eu gastaria para fazer tudo em peltier.

Se a sua idéia é só fermentação, sem cold crash, acredito que uma pastilha funcione tranquilamente para 10l (hoje eu uso o sistema com 10l tbm).

Para esse modelo de resfriador eu pensaria em usar um reservatório de filtro eletrônico como esse com uma boa ventoinha.

reservatório bebedouro - completo


Se a sua idéia é usar apenas um waterblock desses:

CentIoT - Silver - Aluminum Water Cooling Block 40x40x12mm Liquid ...


Pelos meus testes vai ser difícil dar conta, mas vale a tentativa. Se você tiver acesso a um watercooler de PC, eu usaria ele para dissipar o calor do lado quente da Peltier, aumenta muito a eficiência
WaterCooler CoolerMaster MasterLiquid Lite 120 Preto



Então ficaria um desses de um lado da peltier e o outro bloco do lado da serpentina recirculando o alcool na cerveja.

A pastilha peltier é polarizada, ou seja, se vc inverter os polos da alimentação ela vai inverter o lado que aquece ou resfria, então um equipamento desses já daria conta tanto de resfriar quanto de aquecer. Se não me engano, o projeto do Helton faz isso.

Va postando as atualizações para aprendermos juntos.

Abs
 
Fala @Lord Demolay a princípio meu sistema ainda não aquece. A minha vontade é incluir um waterblock com peltier para isso (a peltier aquece de um lado e resfria do outro). Eu estava estudando fazer justamente isso que você quer quando encontrei o bebedouro de compressor por um valor menor do que eu gastaria para fazer tudo em peltier.

Se a sua idéia é só fermentação, sem cold crash, acredito que uma pastilha funcione tranquilamente para 10l (hoje eu uso o sistema com 10l tbm).

Para esse modelo de resfriador eu pensaria em usar um reservatório de filtro eletrônico como esse com uma boa ventoinha.

reservatório bebedouro - completo


Se a sua idéia é usar apenas um waterblock desses:

CentIoT - Silver - Aluminum Water Cooling Block 40x40x12mm Liquid ...


Pelos meus testes vai ser difícil dar conta, mas vale a tentativa. Se você tiver acesso a um watercooler de PC, eu usaria ele para dissipar o calor do lado quente da Peltier, aumenta muito a eficiência
WaterCooler CoolerMaster MasterLiquid Lite 120 Preto



Então ficaria um desses de um lado da peltier e o outro bloco do lado da serpentina recirculando o alcool na cerveja.

A pastilha peltier é polarizada, ou seja, se vc inverter os polos da alimentação ela vai inverter o lado que aquece ou resfria, então um equipamento desses já daria conta tanto de resfriar quanto de aquecer. Se não me engano, o projeto do Helton faz isso.

Va postando as atualizações para aprendermos juntos.

Abs
Opa, entendi... É, vou dar uma estudada aqui, qualquer coisa eu falo kkkkk
 
O controle é feito pelo celular
Fala mano, beleza? Acabei seguindo em frente com os projetos, construi o banco de gelo, ja cansei de fazer gelo e agr to com um compressor kkkkkk
Sabe me dizer +- quanto sai pra montar esse esquema de controlador wifi?
 
Fala mano, beleza? Acabei seguindo em frente com os projetos, construi o banco de gelo, ja cansei de fazer gelo e agr to com um compressor kkkkkk
Sabe me dizer +- quanto sai pra montar esse esquema de controlador wifi?

Olhando por cima, um nodeMCU vai pagar na casa dos R$ 20, O módulo relé com 2 relés sai uns R$ 10, o sensor DS18B20 custa uns R$10 cada um. Vai precisar de uma fonte tbm, mas pode ser uma de celular ou qualquer uma velha, alguns fios e caixa para montar. Na minha solução, eu usei uma bombinha para circular o álcool, ela custa uns R$50. Então esse kit sai por uns R$100. Considerei preços para comprar no Brasil, se for trazer da china consegue pagar menos.
 

Latest posts

Back
Top