• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentador pressurizado com KEG 50L

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Afiliado
17/7/18
Andei vendo todas as postagens deste forum, e bastante coisa foi esclarecida, to iniciando no processo de fermentação sob pressão e estou fazendo atualmente um primeiro teste em garrafa PET de 2,5 litros para ver como se comporta o spundig valve, e pretendo fazer a fermentação de testes nos próximos dias, vou utilizar um barril polykeg de 30 litros e pretendo fermentar uns 22 litros para testar.
Acredito que o Polykeg vai funcionar bem, e não vou precisar usar um dos meus barris, e o que penso é que realmente não deve ser muito fácil a limpeza depois da fermentação, com a borras que ficarão grudadas, o polykeg pretendo limpar com percarbonato de sódio, que tenho utilizado para outras limpezas de garrafas e fermentadores plásticos e tem funcionado muito bem como desencrostante.

Vamos ver o que vai acontecer na sequência.

Afiliado
26/12/18
Como foi a experiência? E como fica a limpeza depois?
A fermentação foi bem tranquila. Foi do inicio ao final com 1 bar de pressão, mas acho que eu deveria ter aumentado a pressão nos últimos dias da fermentação. Com um bar a carbonatação ficou fraca. Eu tive que complementar.

Não gostei da experiencia de tirar a lama. Perdi muita cerveja.

Afiliado
26/12/18
A limpeza foi tranquila. Não deixei muito dias. Acho que não levou nem 3 semana de quando eu fiz a ate tirar tudo. Dai lavei logo. Muita água fria, depois muita água fervente.

mwvarela

Active Member
Afiliado
9/7/16
Coloquei ontem minha primeira cerveja sob pressão.
Fiz esse esquema no Barril:
2 registro de engate rápido, um pra o gás e outros para o liquido.

Apos a fermentação fecho o registro e retiro a válvula de alivio.
Pelo registro do liquido pretendo expulsar a lama (mesmo que eu precise aumentar a pressão injetando CO2). E só depois conectar na torneira para servir ou engarrafar.

Alguém que já fez fermentação no barril, conta ai sua experiencia, dá umas dicas.

Valeu obrigado
Ver anexo 123377

Ver anexo 123378
Muito legal esse seu projeto. Como fez a extração da cerveja?

Rafaelb

Active Member
Afiliado
11/12/17
Poxa, to quebrando a cabeça pensando numa solução. Fico com dó de serra o pescador original.
Um pescador novo está por volta de R$ 40,0. Depois que cortar o pescador, vc ainda pode usar o pescador em seu comprimento total, basta colocar um pedaço de silicone no final do pescador para chegar até o fundo do post mix.

Rafaelb

Active Member
Afiliado
11/12/17
Muito legal esse seu projeto. Como fez a extração da cerveja?
No meu quando fermento em Barril, faço extração pelo sifão mesmo do barril. no inicio vem um pouco de lama que descarto ou envaso e deixo decantar para depois beber na garrafa.

Afiliado
26/12/18
Um pescador novo está por volta de R$ 40,0. Depois que cortar o pescador, vc ainda pode usar o pescador em seu comprimento total, basta colocar um pedaço de silicone no final do pescador para chegar até o fundo do post mix.
Blz, ótima ideia da mangueira.
O meu é barril tipo S, vi sifão de 80 a 120 reais.
Ontem achei outa ideia num forum gringo, segue foto. Assim não precisa cortar o tubo.

Attachments

Afiliado
26/12/18
Fiz 10 Litros pra testar.
No primeiro dia extrai a lama usando aquele registro da foto, sem a torneira italiana. Mas depois que já estava saindo limpa tirei pouca cerveja, pois a carbonatação não estava muita boa. Então coloquei mais CO2, agitei e deixei pro dia seguinte.
No dia seguinte veio mais lama, mas bem menos que a outra vez. Tentei engarrafar carbonatada do barril para as garrafas de vidro. Cheguei a fazer 3, mas achei que estava perdendo muito. Então desisti e tirei toda cerveja pra umas garrafas pet de 2L. No fundo do barril ainda tinha muito trub, e nas pet depois de alguns dias decantou e tbm ficou muita sujeira.

Agora vou tentar a fermentação num com o pescador mais curto e depois transferir pra outro barril para armazenar e bebe. Antes esperava beber no mesmo que estava fermentando.
Tenho um ikeg de 5 litros. Vou fermentar nele, depois transferir pra o de 20. Se de certo, vou investir em uma gambiarra para fermentar (agroKeg do cerveja facil ou o de tubo pvc do Cerveja panois
)