• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentador pressurizado com KEG 50L

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Alexandre

Well-Known Member
Afiliado
9/1/14
Por favor, e para limpar o barril depois da fermentação?
Geralmente percebemos que fica uma lama escura do lado do fermentador, na parte de cima que é ruim de tirar até com bucha. Tem como limpar isso antes de outra fermentação?
Grato.

Borimbora

Member
Afiliado
28/10/15
Eu tenho um fermentador destes, limpo com uma solução de soda, coloco uns 5 litros dentro,fecho a tampa e chacoalho o barril para todos os lados, a aguá sai marrom, depois passo uma água limpa e fica pronto para a próxima.

Nordestinish

New Member
Afiliado
3/10/16
Amigos, onde posso encontrar essa porta de 6 polegadas pra vender?
Gostei muito do projeto de vocês e queria implementar um, contudo vou fazer algumas adaptações.

jcmarana

Well-Known Member
Afiliado
29/12/14
Amigos, onde posso encontrar essa porta de 6 polegadas pra vender?
Gostei muito do projeto de vocês e queria implementar um, contudo vou fazer algumas adaptações.
O meu eu comprei da China mesmo. Uma pá de tempo pra chegar, mas pra quem não tem pressa...ainda fui taxado... Já fermentei uma vez nele, mas ao contrário dos amigos daí de cima, o meu é vedado com anéis de silicone e arruela inox nas conexões , só que tive alguns problemas de vazamento do CO2, que, espero eu, seja ajustado para a próxima tentativa.

Korvocore

Well-Known Member
Supporter
Afiliado
23/7/14

Frank

Well-Known Member
Afiliado
19/2/15
Olá,
Parabéns pelo projeto, está super legal.. pretendo fazer um dia com certeza!

Quanto a carbonatação durante a fermentação - sob pressão eu não tive muita boa experiência pelo menos na weiss que fiz.. E por esse motivo passei a ler sobre o assunto e o que identifiquei é que muitos outros sub-produtos são gerados que podem causar off-flavors, como eu os havia identificado. Esse é um dos motivos que eu acredito que muitos cervejeiros usam fermentadores abertos ( geralmente Alemanha).
Se caso tenha percebido esses off-flavors e queira assim re-aproveitar dê uma olhada em CO2 recovery plant.
Lembro tbm. de ter lido em algum lugar que ao atingir 50% da atenuação então daria para fechar os registros para começar a pressurizar, mas não tenho certeza.

abcs!

Korvocore

Well-Known Member
Supporter
Afiliado
23/7/14
@Korvocore preciso de conexões para Post Mix, tem medida/modelo certo ou essas conexões servem para qualquer tipo de Post Mix ???
Opa! Não entendi muito bem, você precisa de terminais para postmix? Se sim, temos o kit de terminais ball lock no nosso site. Só precisa ficar atento se os seus postmix são cornelius ou firestone, nossos terminais são para cornelius. Para firestone as roscas são de 9/16.

jcmarana

Well-Known Member
Afiliado
29/12/14
O meu eu comprei da China mesmo. Uma pá de tempo pra chegar, mas pra quem não tem pressa...ainda fui taxado... Já fermentei uma vez nele, mas ao contrário dos amigos daí de cima, o meu é vedado com anéis de silicone e arruela inox nas conexões , só que tive alguns problemas de vazamento do CO2, que, espero eu, seja ajustado para a próxima tentativa.

Bom dia Srs.

No meu último comentário nesse post falei que estava tendo algum problema de vazamento no meu protótipo de fermentador. Soldei uma escotilha como a da foto do Rafinus, que veio da China (completa com a tampa, o grampo e a junta), no entanto, eles mandam a junta de vedação (gasket) em um material meio rígido, que, quando o grampo é apertado, fica vazando gás entre a junta e a escotilha (observando, num primeiro momento, vaza apenas onde o grampo não pega, que é onde apertamos ele).

Por acaso, quem está utilizando esse sistema, teve esse mesmo problema? Existe alguma empresa daqui que comercialize essa junta em um material mais mole? Tentei vedar com um pedaço daqueles silicones para vedar geladeiras e afins, mas não deu certo. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Alguém sabe de alguma coisa nesse modelo?

Frank

Well-Known Member
Afiliado
19/2/15
Bom dia Srs.

No meu último comentário nesse post falei .....
. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Olá,
Eu tive alguns problemas em outros equipamentos e nunca consegui achar essas "moscas brancas". Com certeza existe mas eu particularmente não achei.
Hj em outros projetos acabei conhecendo borracha de silicone líquida. Pode ser que vc. consiga fazer um anel com o molde da sua atual, caso não ache no mercado...
Essa borracha líquida quando vulcanizada fica muito resistente.
Existem vários tipos ( mais rígidas e atóxica). A atóxica é a transparente ( e mais cara). Essa fica como aquelas rolhas de silicone de laboratório.
Eu comprei da Redelease ( eles tbm tem no ML)
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/borrachas-de-silicone.html

Tbm pode tentar procurar o anel com esses caras: http://www.vedacamp.com/ mas terá que medir todas a medidas em paquímetro.

abcs.

jcmarana

Well-Known Member
Afiliado
29/12/14
Olá,
Eu tive alguns problemas em outros equipamentos e nunca consegui achar essas "moscas brancas". Com certeza existe mas eu particularmente não achei.
Hj em outros projetos acabei conhecendo borracha de silicone líquida. Pode ser que vc. consiga fazer um anel com o molde da sua atual, caso não ache no mercado...
Essa borracha líquida quando vulcanizada fica muito resistente.
Existem vários tipos ( mais rígidas e atóxica). A atóxica é a transparente ( e mais cara). Essa fica como aquelas rolhas de silicone de laboratório.
Eu comprei da Redelease ( eles tbm tem no ML)
http://www.redelease.com.br/lojavirtual/produtos/borrachas-de-silicone.html

Tbm pode tentar procurar o anel com esses caras: http://www.vedacamp.com/ mas terá que medir todas a medidas em paquímetro.

abcs.
Muitíssimo obrigado Frank. Vou tentar providenciar a do ML (Redlease) e tentar fazer com uma tampa e outro vedante que tenho sobressalentes como moldes. Brigadão!

jcmarana

Well-Known Member
Afiliado
29/12/14
É. ... tem uma que é vendida para uso alimentício e que é uma nota: R$ 220,00/kg. E os caras não tem em menor quantidade.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Korvocore

Well-Known Member
Supporter
Afiliado
23/7/14
Galera, conseguimos essa junta em SILICONE, pois os outros materiais são mais duros mesmo.

Também conseguimos o niple, abraçadeira e tampão TC.

Só mandar um email pra contato@brewmetal.com.br que orçamos.

Abraço

Feijoeiro

Member
Afiliado
13/3/17
Bom dia Srs.

Por acaso, quem está utilizando esse sistema, teve esse mesmo problema? Existe alguma empresa daqui que comercialize essa junta em um material mais mole? Tentei vedar com um pedaço daqueles silicones para vedar geladeiras e afins, mas não deu certo. Queria mesmo um vedante de mesma medida e formato, mas que fosse mais maleável e que realmente vedasse.
Nos EUA é vendido por $2,50:

https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Gasket-Silicone.html?category_id=313

Qualquer dúvida pode usar MP.

Feijoeiro

Member
Afiliado
13/3/17
A propósito, caso alguém esteja pensando em fazer algo similar a loja que mencionei tem todos os itens necessários:

1 - 6" Triclover cap ($31.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Cap.html?category_id=313

2 - 6" Triclover gasket ($2.50): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Gasket-Silicone.html?category_id=313

3 - 6" Triclover clamp ($28.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Clamp.html?category_id=313

4 - 6" Triclover ferrule ($20.00): https://www.brewershardware.com/6-Tri-Clover-Ferrule-Long-TC60FERRULEL.html?category_id=313

TOTAL: $81.50

Acho que não pretendo fazer o investimento (por enquanto) mas para quem não fará carbonatação forçada bastaria apenas furar a tampa para conectar a mangueira/airlock e um segundo furo para inserir o poço termométrico para monitorar a temperatura durante a fermentação. É isso?

Frank

Well-Known Member
Afiliado
19/2/15
...
... para quem não fará carbonatação forçada bastaria apenas furar a tampa para conectar a mangueira/airlock e um segundo furo para inserir o poço termométrico para monitorar a temperatura durante a fermentação. É isso?
Eu , particularmente não furaria nada. Usaria a válvula tampada na parte do liquido e a parte do CO2 em um borbulhador. E a temperatura colocaria o sensor do lado do barril com uma espuma.
abcs

2