Fermentador pressurizado com KEG 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Korvocore

Well-Known Member
Joined
Jul 22, 2014
Messages
291
Reaction score
99
Fala galera!

A uns 3 meses estava procurando porta de inspeção para soldar no barril de 50l e fazer um fermentador. Até tem uma no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643702184-porta-de-inspeco-em-aco-inox-nova-cgarantia-_JM) mas antes de comprar fui pesquisar la fora (aliexpress) o mesmo tipo de tampa, e vi que esse tipo de porta não foi feita para pressão, ela pode até suportar 1bar, mas não foi feita para esse propósito. Ai então fiquei meio receoso e gastar essa grana e tem problemas com vazamento, limitado a 1bar, não ser reta para colocar outras conexões como os ball lock, manômetro etc...

Desisti dessa porta, ai passeando pelo google vi uma conexão TC gigante em um site gringo, resolvi procurar aqui no BR e achei uma de 8 polegadas com muita pesquisa.















Como podem ver nas especificações ela suporta até próximo de 6bar, mais que necessário pra sua aplicação. Tampa de quase 12mm, da pra fazer rosca e por niples, manômetros, válvula de alívio, etc...

Meu projeto por enquanto é só soldar o niple TC em cima do barril, sem funco cônico. Vou por os ball locks, gás e liquido com os sifões, sifão de liquido pouco acima do fundo, não sei ao certo quanto ainda, vou testando e cortando, manômetro e válvula de alívio regulável.

Depois se eu ver que compensa, mandar fazer um fundo cônico e soldar nele. Por enquanto o orçamento ta em 1200 reais já com a solda, ball locks, válvulas e manômetro.

Quando tiver mais novidades posto aqui.

Abraço.
 
Dando continuidade no projeto, niple soldado, falta acabamento com uma lixa mais fina.

Hj ou amanha vou correr atras de colocar as conexões na tampa.

Abraço.







 
Cara já fiz o meu faz uns 3 anos, nem precisava ser tão grande assim.

Dá uma olhada...

Abs,
 

Attachments

  • 2013-10-01 18.24.49.jpg
    2013-10-01 18.24.49.jpg
    144.7 KB · Views: 1,594
  • 2013-10-01 18.25.00.jpg
    2013-10-01 18.25.00.jpg
    126.4 KB · Views: 1,209
  • 2014-03-22 10.10.41.jpg
    2014-03-22 10.10.41.jpg
    133.6 KB · Views: 1,154
Cara já fiz o meu faz uns 3 anos, nem precisava ser tão grande assim.

Dá uma olhada...

Abs,

Legal cara, escolhi de 8' pra ter acesso legal dentro pra limpar e tals. Quanto tem o seu, 6'?

Como funciona sua válvula de alívio?

Parabéns!
 
Sim, 6 polegadas.

Fiz tudo, valvula de alivio com manometro até 30psi (já testei a 30psi e vai de boas). Poço termometrico, entrada/saida adicional de CO2, e racking cane movel para retirada/entrada da cerveja (sim, uso a mesma entrada quando a bomba joga da minha panela pro fermentador já fechado).

Abs,
 
Sim, 6 polegadas.

Fiz tudo, valvula de alivio com manometro até 30psi (já testei a 30psi e vai de boas). Poço termometrico, entrada/saida adicional de CO2, e racking cane movel para retirada/entrada da cerveja (sim, uso a mesma entrada quando a bomba joga da minha panela pro fermentador já fechado).

Abs,

Fanstico o projeto !!! Saberia dizer marca/modelo da valvula de alivio ajustavel e onde encontra-la ???

Obrigado desde já !!1
 
Sim, é essa aqui:

http://www.amazon.com/dp/B00L0QU2Y2/?tag=skimlinks_replacement-20

Ela regula 0,5psi se precisar.

Abs,

Rafinus, essa válvula é precisa independente do fluxo? Comprei uma na lamas e ela é muito imprecisa, vc regula ela, deixa bem estabilizado com o ponteiro parado, dai volta pra ver depois de uma hr, ou baixou muito ou subiu muito a pressão.

Queria uma coisa tipo, q mantivesse a pressão estabilizada independente do estagio de fermentação (+ e - Fluxo). Tentei achar algo eletrônico mas só achei um liga e desliga da full gauge, assim ele vai ficar louco de tanto ligar e desligar durante a fermentação.
 
Last edited by a moderator:
Marco, sim essa é precisa idependente da pressão que tenha, ela libera o que você regula e mantem.

Uso tambem como spunding valve e funciona perfeito.

abs,
 
Legal. Só que esse vendedor não envia pra o Brasil? Como fez pra comprar dele?
 
KORVOCORE e RAFINUS

Pelo que entendi, ambos fermentadores não possuem fundo cônico.
Se é assim, como vocês usam esses fermentadores? Dentro de geladeiras com TIC? E o fermento no fundo, como é purgado? Não existe válvula de saída de cerveja? Quero fazer um fermentador a partir de KEG 50L, mas minha maior barreira está sendo o fundo cônico e a janela de inspeção.

Obrigado,

Fábio Rolfsen
 
Não tem fundo cônico, sim, dentro da geladeira com TIC. No meu caso o fermento não é purgado.

No meu fermentador tenho dois sifões, um da válvula tipo S e outro Ball Lock de postmix, nenhum deles vai até o fundo pra não puxar fermento, deixei coisa de 4cm do fundo, como é a primeira vez, não sei o tanto de fermento que vai ficar, se precisar baixar mais o sifão pra não sobrar muita cerveja, coloco um pedaço de mangueira de silicone na ponta do sifão. Quando terminar de maturar já passo pro postmix por contra pressão com 0% de contato com o oxigênio (no dryhopped).

A janela de inspeção como pode ver nas fotos, a minha tem 8 polegadas e a do Rafinus tem 6. São niples TC de solda com tampa, junta e abraçadeira.
 
Usa o Shipito ou alguem que vá para la e traga. No ebay tambem tem as vezes algum vendedor que envia.

Abs,

Vlw, fazia tempo q queria fazer um shipto. Fiz, comprei ela e aproveitei pra trazer mais umas coisa.

Abraço.
 
Cara, não tem fundo conico. O fermento não precisa purgar de mantido a temperatura baixa por pouco tempo.

Quanto termina minha fermentação, baixo a temperatura para clarificar e depois transfiro para os post-mix e pronto.

No meu caso eu tenho um racking cane movel, então eu consigo tirar toda a cerveja sem encostar no fermento. Geralmente fica menos de 1cm de cerveja em cima da lama.

Já uso a alguns anos e sem funciona perfeito e não gasto com CO2 pra carbonatar.

Abs,
 
Legal cara, escolhi de 8' pra ter acesso legal dentro pra limpar e tals. Quanto tem o seu, 6'?
Parabéns!

Pessoal,
Vcs comentaramque viram estas conexões TC num site gringo. Ainda se kembram onde ??
Querendo fazer um esquema desses, mas acho que estas conexoes devem ser mais em conta la fora.... Alguma dica de local ???

Obrigado desde ja !!!!

Silvio Finotti
 
rafinus e Marco Junior,


Lendo o tópico sobre fermentação em ambiente pressurizado, no HBT americano, um dos pontos problemáticos que o pessoal sempre comenta é com relação ao krausen na fermentação primária, que causa inconvenientes de entupimento nas conexões do keg. Assim, por lá, eles ou adicionam um produto pra diminuir o krausen (não me lembro o nome) ou sub-aproveitam a capacidade do barril. Como vcs vêem esta situação ?

Rafinus que já tem usado na prática o keg modificado, vc consegue fermentar quantos litros sem maiores problemas no seu barril de 50 litros ? Já teve problemas de entupimento ?

Obrigado desde já !!!!
Silvio Finotti
 
Silvio, eu normalmente fermento de 40 a 45lt, nunca 50lt, dependendo da OG e da levedura. Nunca tive problemas com entupimento e não uso nenhum produto pra diminuir o krausen.

Abs,
 
Silvio, eu normalmente fermento de 40 a 45lt, nunca 50lt, dependendo da OG e da levedura. Nunca tive problemas com entupimento e não uso nenhum produto pra diminuir o krausen.

Abs,


Valeu Rafinus !!!

Vou partir para este projeto tambem !!!
Agora é procurar barrils a venda em Goiania....

Obrigado !!
Silvio Finotti
 
Cara já fiz o meu faz uns 3 anos, nem precisava ser tão grande assim.

Dá uma olhada...

Abs,

Boa tarde rafinus,

Bom... estou começando e, no futuro, pretendo fazer um fermentador nesse estilo, mas ainda tenho muitas dúvidas:
1) É possível retirar a cerveja dele apenas com a pressão exercida pelo CO2 resultante da fermentação ou tem sempre que colocar CO2 do cilindro?
2) A inserção do gás se dá através da mangueira que está conectada à válvula ou através do cano do meio da tampa?
3) Seria possível instalar uma válvula no fundo, sem soldar, apenas com anéis de silicone, sem entrar oxigênio, para retirada do fermento?
4) Por onde sai o gás resultante da fermentação? Não precisa de airlock?

Valeu.
 
Boa tarde rafinus,

Bom... estou começando e, no futuro, pretendo fazer um fermentador nesse estilo, mas ainda tenho muitas dúvidas:
1) É possível retirar a cerveja dele apenas com a pressão exercida pelo CO2 resultante da fermentação ou tem sempre que colocar CO2 do cilindro?

Sim, mas vai chegar em um ponto em que não terá força suficiente para empurrar a cerveja, então tera que ter ajuda de CO2 externo.

2) A inserção do gás se dá através da mangueira que está conectada à válvula ou através do cano do meio da tampa?

Tera que ser feita pela mangueira que esta na valvula, pois se fizer pelo tubo, provavelmente ira fazer muita turbulencia dentro do barril e misturar com levedura/lupulo que ja esta decantado.

3) Seria possível instalar uma válvula no fundo, sem soldar, apenas com anéis de silicone, sem entrar oxigênio, para retirada do fermento?

Ai vai pra um conico que é mais garantido, pois no barril o fundo é levemente curvado e a levedura depois de fria fica muito espessa e não sai assim tão facil, então não funcionaria. Nem nos conicos funciona direitinho, tem que fazer purgas ou até usar um vibrador na lateral para descer a levedura.

4) Por onde sai o gás resultante da fermentação? Não precisa de airlock?

Sai pela valvula de alivio/entrada de CO2.

Valeu.

Abs,
 
@Korvocore e @rafinus, vocês tem fotos atualizados dos seus fermentadores, estou querendo fazer um.
Pós e contras que vocês acharam.
 
@Korvocore e @rafinus, vocês tem fotos atualizados dos seus fermentadores, estou querendo fazer um.
Pós e contras que vocês acharam.


Pra mim não tem contra, só benefícios!

Só que se fosse montar hj, montaria somente com o tampão, junta e abraçadeira de 2" pol direto na ponta onde vai o sifão. A compra e solda da conexão TC de 8" pol deixou o fermentador um pouco caro.

O meu ficou assim:





A válvula de alívio é extremamente importante, não compre em hipótese nenhuma essas chinesas:
spunding-valve-2.jpg



É jogar dinheiro fora, alem do manômetro ter escala até 1bar, que para a temperatura de fermentação com essa pressão sua cerveja não ira carbonatar o suficiente, tem uma válvula de alívio péssima, muito imprecisa, muito ruim mesmo.

A válvula que uso é americana da Airtrol, perfeita, a pressão fica estagnada independente do estágio da fermentação.






Estou montando um site de venda de equipamento e conexões para homebrew, desde engates rápidos até esse tipo de fermentador, lá vou ter o fermentador completo e tb só a parte de controle com a tampa, junta e abraçadeira estilo isso:

SANKEFERMENTERKIT-2T.jpg


Nela terá, sifão com ajustes de altura (para não puxar a lama, e tb usa-lo como postmix com o sifão até no fundo) válvula de segurança ajustável, manômetro, ballock para liquido e gás e válvula de alívio da airtrol.

Quem quiser completo com o barril, blz, quem quiser só a tampa com os controles tb é possível.

Creio que até o meio do mês quem vem já divulgarei na internet o endereço da loja.

Abraço.
 
Segue foto do meu com a ultima atualização, agora possibilitando fazer recirculação no dry hopping.
 

Attachments

  • IMAG4802[1].jpg
    IMAG4802[1].jpg
    171.8 KB · Views: 443
@Korvocore e @rafinus, obrigado ao dois pelas informações e fotos.
Uma duvida referente a válvula de alivio, a mesma é utilizada para manter uma pressão constante dentro do fermentador?
Estou pensando em fazer um sistema de refrigeração como o da SS Brewing.
 
@Korvocore e @rafinus, obrigado ao dois pelas informações e fotos.
Uma duvida referente a válvula de alivio, a mesma é utilizada para manter uma pressão constante dentro do fermentador?
Estou pensando em fazer um sistema de refrigeração como o da SS Brewing.

Sim, isso mesmo, no meu caso deixo ela regulada a 2bar. Após eu colocar o mosto e fermento e fechar, encho ele com de co2 e já regulo a válvula, nas primeiras 12hrs a pressão cai um pouco (para de cair em 1.5bar) devido ao mosto solubilizar o co2, mas depois a fermentação começa e não passa de 2bar.

Pra ficar parecido com o sistema da SS Brewing (que não é pressurizado) vc teria que soldar o niple TC de 8 pra poder passar a serpentina, ai daria pra por duas conexões de compressão na medida da serpentina e mais uma para saída dos controles.

Não sei se ficaria viável fazer com niple de 8", pois só as conexões de 8" sai mais ou menos 1000 reais. Da pra comprar uma geladeira :)
 
Marco, você faz a fermentação sob pressão? Sabe que isso não é uma boa pratica pois estressa as leveduras e pode gerar off-flavors indesejáveis, autólise acelerada e se inclusive a hora que você coloca CO² logo depois de por o mosto e a levedura, impede/diminui a fase de crescimento da levedura no mosto pois ela depende de O².

A pressão somente deve ser utilizada na fase final da fermentação se quiser carbonatar a mesma sem o uso de CO² externo. Quando a cerveja estiver quase no final da sua atenuação pode fechar o registro (faltando 5% por ex.)

Abs,
 
Marco, você faz a fermentação sob pressão? Sabe que isso não é uma boa pratica pois estressa as leveduras e pode gerar off-flavors indesejáveis, autólise acelerada e se inclusive a hora que você coloca CO² logo depois de por o mosto e a levedura, impede/diminui a fase de crescimento da levedura no mosto pois ela depende de O².

A pressão somente deve ser utilizada na fase final da fermentação se quiser carbonatar a mesma sem o uso de CO² externo. Quando a cerveja estiver quase no final da sua atenuação pode fechar o registro (faltando 5% por ex.)

Abs,

Creio que pra essa quantidade de 40L não seja significante. Fiz teste cego, uma fermentada exatamente como vc falou e outra como faço atualmente, não soube distinguir qual era qual.

Ainda não fermentei Lager nele, das 12 ales que fiz da minha forma, nenhuma ficou ruim, uso fermento seco, 4 pacotes para 40l, jogo o mosto com a pressão da chugger, faz espuma que é uma beleza, jogo o fermento hidratado, fecho e pressurizo. Com 12hrs a 18ºC já começa a fermentar. Com 2 semanas a quente e 1 a frio já fica muito boa de tomar e só vai melhorando com o tempo.
 
Creio que pra essa quantidade de 40L não seja significante. Fiz teste cego, uma fermentada exatamente como vc falou e outra como faço atualmente, não soube distinguir qual era qual.

Ainda não fermentei Lager nele, das 12 ales que fiz da minha forma, nenhuma ficou ruim, uso fermento seco, 4 pacotes para 40l, jogo o mosto com a pressão da chugger, faz espuma que é uma beleza, jogo o fermento hidratado, fecho e pressurizo. Com 12hrs a 18ºC já começa a fermentar. Com 2 semanas a quente e 1 a frio já fica muito boa de tomar e só vai melhorando com o tempo.


Em cervejas de baixa gravidade original até acho que pode funcionar sem maiores problemas. Agora em alta gravidade acho bem mais fácil ter atenuação baixa, fermentação interrompida por causa do ambiente inóspito que cria. Ou ainda leveduras de alta floculação que devem decantar ainda mais rápido sob pressão.
 
Em cervejas de baixa gravidade original até acho que pode funcionar sem maiores problemas. Agora em alta gravidade acho bem mais fácil ter atenuação baixa, fermentação interrompida por causa do ambiente inóspito que cria. Ou ainda leveduras de alta floculação que devem decantar ainda mais rápido sob pressão.

Bom, isso pode ser! A de maior gravidade que fiz foi uma IPA e tinha 1.065, atenuou até os 1.015 como previsto, mas quem sabe 1.075, 85, 95...

Faço isso por por pura preguiça de ir la, tirar uma amostar, medir e ver o estágio da fermentação pra depois fechar a válvula.
 
E se... em vez da colocação da tampa de inspeção, usar a válvula de alívio de pressão diretamente na válvula do barril com uma extratora? É possível?
 
Quem quiser completo com o barril, blz, quem quiser só a tampa com os controles tb é possível.

Creio que até o meio do mês quem vem já divulgarei na internet o endereço da loja.

Abraço.

Boa noticia essa. Mantenha-nos informados, por favor.
 
Back
Top