Fermentador Izzibeer, alguém tem? Opiniões!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardomn

Well-Known Member
Joined
May 10, 2019
Messages
78
Reaction score
83
Location
Sorocaba
Bom dia pessoal!

Estou para comprar um novo fermentador e estive pesquisando sobre opções caseiras de 30L.
Atualmente possuo um balde que já perdeu a vedação e gostaria de evoluir ou para uma bombona ou para um fermentador PET (Izzibeer, fermentossaurus, etc).

A bombona plástica é bem comum e muita gente usa e tem custo acessível.

Porém me surgiu de pesquisar sobre os fermentadores PET transparentes, que achei bastante interessante do ponto de vista de verificação da atividade da levedura e possibilidade de carbonatação forçada e trasfega sem contato com oxigênio. Neste caso o Izzibeer tem um valor mais acessível que o fermentossaurus e correlatos.

https://biertek.com.br/

Alguém que possui poderia dar sua opinião?

Um abraço pessoal!

Eduardo
 
Eu estive pesquisando tambem
O que tenho maior interesse é na trafega sem O2
Alguem tem algum feedback ou opcoes melhores pra esse objetivo?
 
Adquiri um Izzibeer para fermentar sob pressão. Estou realizando a primeira fermentação nele agora, em temperatura ambiente. Até agora as impressões foram.

Considerações negativas.
- Sistema de válvula de segurança, que utiliza um plástico colante que se troca quando rompe. Seria interessante ser como a válvula de alívio de postmix.
- O tubo central para extração do líquido não fica parado na vertical (devido a borracha que é inserido), o que fez com que eu arranhasse a parte interna no fermentador com a ponta dele quando estava extraindo o sanitizante. Provavelmente vou adicionar algum pedaço de mangueira de silicone na ponta a próxima vez.
- Algumas conexões da tampa são em alumínio e não inox.

Considerações positivas.
- Fácil de limpar e sanitizar.
- O material do PET parece ser resistente.
- Suporta fermentação sob pressão.
 

Olá amigo, obrigado pelo seu relato!

O que eu achei interessante é a parte de limpeza, pelo material ser transparente e sem qualquer saliência interna sendo que qualquer sujeira é facilmente removida... Verificar também como está o estado da fermentação, clarificação é algo que me agrada bastante também.

Sobre a válvula de segurança, eu realmente pensei em adquirir um de versão mais simples e adicionar uma spunding Valve diretamente na tampa, justamente porque o sistema com lacres acho um pouco ruim...

Um outro coisa, alguém já conseguiu realizar o serviço direto nele?

Uma das grandes atrações seria ele também servir como barril, purgando o fermento pelo sifão e mantendo toda a cerveja sem nunca entrar em contato com oxigênio...

Um abraço

Eduardo
 
Estou interessado em adquirir um Izzibeer para fermentar sob pressão e minha dúvida é em relação ao DH.

É possível realizar DH sem contato com oxigênio?

Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
 
Estou interessado em adquirir um Izzibeer para fermentar sob pressão e minha dúvida é em relação ao DH.

É possível realizar DH sem contato com oxigênio?

Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
Sem contato com oxigênio somente com um fermentador com escotilha para dryhop ou um sistema como o fermzilla.
No Izzibeer haverá contato, mas como leigo acredito ser pequeno.
 
Sem contato com oxigênio somente com um fermentador com escotilha para dryhop ou um sistema como o fermzilla.
No Izzibeer haverá contato, mas como leigo acredito ser pequeno.
Certo. No caso a minha intensão de adquirir o Izzibeer seria para fermentar sob pressão e mandar a cerveja já carbonatada para o PM.

Porém, pelo que vi vai ser necessário abrir o fermentador para fazer o DH, talvez até duas vezes caso opte por fazer DH no final da fermentação e após maturação.

Com essas aberturas, haverá muita perda de pressão ou o CO2 resultante da fermentação ficará dissolvido na cerveja e não vai escapar?
 
Fiz a primeira cerveja com o meu, uma Bitter. Fiz no domingo a noite OG 1048 e quarta feira a noite já atenuou, FG 1009 a 17°.
Já experimentei, a cerveja e está pronta, é só clarificar.
Comprei o pressurizável, que tem a tampa em inox. Melhor custo beneficio, sem duvida.
Fiz um vídeo pelo whats app. Mas não consegui anexar para vocês verem.
O arquivo esta salvo em MP4 e tem 7MB
 
Comprei o meu essa semana já com terminal ball lock, mas está com vazamento entre a conexão do terminal e a tampa, alguém mais teve problema de vazamento?
 
Comprei o meu essa semana já com terminal ball lock, mas está com vazamento entre a conexão do terminal e a tampa, alguém mais teve problema de vazamento?
O meu também chegou em dezembro.
Em dezembro mesmo fiz minha primeira cerveja e ficou top.
Mas hoje estou no desespero.
Coloquei o mosto pra fermentar, mas o Izzibeer não esta segurando a pressão. Com 0,3 bar ja ta vazando. Estou na duvida do que seja. Parece que os oringues que estão sobre a tampa são pequenos (não possuem a altura suficiente pra segurar a pressão). E por dentro, apenas na conexão principal tem oringue. Poderia ter em todos.

Gosto do equipamento, mas preciso resolver esse problema.
 
O meu também chegou em dezembro.
Em dezembro mesmo fiz minha primeira cerveja e ficou top.
Mas hoje estou no desespero.
Coloquei o mosto pra fermentar, mas o Izzibeer não esta segurando a pressão. Com 0,3 bar ja ta vazando. Estou na duvida do que seja. Parece que os oringues que estão sobre a tampa são pequenos (não possuem a altura suficiente pra segurar a pressão). E por dentro, apenas na conexão principal tem oringue. Poderia ter em todos.

Gosto do equipamento, mas preciso resolver esse problema.
A sua conexão que está vazando é o balllock?
O meu só resolveu quando troquei as conexões do ball lock por inox.
 
Na minha última fermentação, também tive vazamento pela tampa, borrifei os orrings com álcool 70, encaixei bem a tampa de conectores e travei com a tampa plástica até alinhar os olhais para o lacre, resolveu. É bom molhar os orrings antes dos encaixes.
 
A minha tampa está ficando toda marcada de usar colher para abrir, tipo o plástico quando dobra e fica esbranquiçado. Mas vazamento não tive mais.
 
Já muitas pessoas reclamando de vazamentos desse modelo de izzibier, os com conectores ball lock. Ninguém reclamou com o fornecedor? Seria bom juntar uma galera pra reclamar e ver qual posicionamento eles tomam em relação a isso. Eu queria comprar um desse modelo, mas com esse histórico enorme de vazamentos, permaneço fermentando em balde mesmo.
 
Eu gostei muito do fermentador, tem esse problema da balllock que vaza, mas compensa comprar sem, e comprar os balllock no AliExpress
 
Eu gostei muito do fermentador, tem esse problema da balllock que vaza, mas compensa comprar sem, e comprar os balllock no AliExpress
Tenho o modelo pressurizavel sem ball lock... Uso aquelas conexões Pneumáticas de Engate Rápido.
O meu vaza bastante no O-ring que veda a lateral da tampa com o tanque. .. Troquei os dois O-rings e ficou bom nos dois usos seguintes, depois vazou novamente.
Quando a pressão chega a 0.7 ou 0.8 bar ele vaza ... E ele é projetado para 2 bar. Um amigo meu relatou a mesma coisa.
Eu comprei pra fermentar pressurizado e pra usar como keg pro serviço em seguida... Mas meio que me arrependi.
Pelo preço daria pra eu comprar um keg de inox de 50l que faria a mesma função muito melhor.
E ainda suportaria jogar o líquido quente... no izzi não pode passar de 40 graus.

Mas essa é só a minha opinião. Talvez eu esteja fazendo uso incorreto mas seguem as considerações pra você pensar antes de comprar
 
Comprei o advanced, estou fazendo a primeira fermentação sob pressão nele. No início vazou, para corrigir apertei novamente todas as rosas. Até agora está indo bem a 1bar de pressão é o spunding vale trabalhando bem
 
Terminei a fermentação pressurizada 1bar, sucesso total. Pluguei uma torneira picnic no registro 3/8 dmfit fiquei tomando IPA durante a maturação e verificando se estava tudo indo bem.
 
Fez dry hopping? fiz minha primeira com dry hopping semana passada, na hora de tirar a pressão para jogar o lupulo parecia um vulcão, espuma subiu bonito. mas como tava fermentando 20 litros só deu na medida.
 
Pessoal, eu to querendo comprar um, via aqui vários comentários, alguem usando há algum tempo pra me dar as impressões depois de várias utilizações ?? Foi o unico fermentador pressurizável que cabe no mew freezer minusculo, meu maior problema hoje é com cervejas lupuladas que são um saco pra embarrilhar e eu queria poder transferir por pressão .... mas aí fico pensando em 2 coisas, como vou fazer o dry hop quando estiver pressurizado e como funciona o cold crash nesse fermentador, na minha bombona eu tampo e deforma inteira, mas não vou coseguir fazer isso com ele que vai ferrar com tudo .... como vcs fazem o cold crash ? se estiver pressurizado não deforma ??
 
Pessoal, eu to querendo comprar um, via aqui vários comentários, alguem usando há algum tempo pra me dar as impressões depois de várias utilizações ?? Foi o unico fermentador pressurizável que cabe no mew freezer minusculo, meu maior problema hoje é com cervejas lupuladas que são um saco pra embarrilhar e eu queria poder transferir por pressão .... mas aí fico pensando em 2 coisas, como vou fazer o dry hop quando estiver pressurizado e como funciona o cold crash nesse fermentador, na minha bombona eu tampo e deforma inteira, mas não vou coseguir fazer isso com ele que vai ferrar com tudo .... como vcs fazem o cold crash ? se estiver pressurizado não deforma ??
Não tenho o izzibeer, então não sei como a galera costuma fazer o DH. Mas considerando que o fermentador pressurizável permite que vc injete CO2 nele, é só esvaziar a pressão, abrir o fermentador, jogar o lúpulo, purgar o O2 - tal como no barril - e pressurizar de novo. É melhor fazer 100% fechado? Sim, mas fazendo desse jeito narrado a exposição ao O2 é mínima de qualquer forma.

Já quanto à questão da deformação é simples: a bombona deforma pq com a queda de temperatura a pressão interna igualmente diminui, ficando abaixo da pressão atmosférica. Como o sistema sempre tende ao equilíbrio, a bombona tenta puxar ar de fora, da atmosfera, mas não consegue pq tá toda fechada. Por isso deforma.

Com um fermentador pressurizável ou vc mantém pressurizado (opção mais provável, já que estará carbonatando a cerveja já dentro do fermentador) ou, se estiver sem pressão, simplesmente injeta um pouquinho de CO2 pra compensar essa falta de ar lá dentro.
 
Eu tenho o izzibeer, até agora fermentei 3 brejas nele, o dry hoppping ou vc deixa sem pressurizar até o momento de jogar o lúpulo, ou como o amigo falou despressuriza e joga. Eu utilizo a conexão do meio da tampa para jogar os lúpulos. Quando ele está pressurizado e vc alivia a pressão sobe muita espuma da cerveja, como se fosse gushing. Da pra fazer de forma rápida. Sobre o cold crash quando ele está pressurizado ocorre uma pequena queda de pressão, costumo deixar o meu em 1 bar, no cold a pressão cai para 0,6.
 
Legal, mas memo com a queda de pressão pela contração, não deforma então ?? minha preocupação era essa pois a minha bombona sofre, mas nocaso desse ai se deformar vai comecar a vazar ....

Você ficou satisfeito com a compra ? é sussa de sanitizar ?
 
Eu tenho um e se vc quiser te faço um preço muito bom nele, só conversarmos no PV.
ganhei ele justamente na hora que tava trocando de panelas e ele ficou pequeno, só usei pra armazenar água. Tenho um com a tampa do pressurizável, porém precisa comprar os conectores de ball lock se quiser montar ele pra pressão. Se for usar como o normal, ele tem as borrachinhas pros buracos na tampa de inox e uma com furo pra colocar um airlock e usar como fermentador convencional.
É de muito boa qualidade, inclusive acompanha um pescador pra vc extrair.
Pelo preço é o que há de melhor relação custo e benefício
 
Legal, mas memo com a queda de pressão pela contração, não deforma então ?? minha preocupação era essa pois a minha bombona sofre, mas no caso desse ai se deformar vai comecar a vazar ....

Você ficou satisfeito com a compra ? é sussa de sanitizar ?

Não deforma nada, mesmo com a queda de pressão, a pressão interna ainda é maior que a pressão exterior. O meu fiz uma modificação, originalmente ele vem com 2 furos de 14mm, um de 12mm e o grandão do meio, o de 12 mm é da válvula de segurança, os outros 2 de 14 é para usar ball lock, sonda de temperatura. Como eu queria utilizar a sonda e 2 terminais de ball lock, ia faltar um furo, então aumentei o furo da válvula de segurança.

Uma coisa que eu recomendo, não comprar as conexoes de ball lock originais, compre no aliexpress os terminais de inox, sai o mesmo valor ou até mais barato e são bem melhores, eu comprei o original e tive que trocar pois não consegui resolver problema de vazamento.
 
Last edited:
Não deforma nada, mesmo com a queda de pressão, a pressão interna ainda é maior que a pressão exterior. O meu fiz uma modificação, originalmente ele vem com 2 furos de 14mm, um de 12mm e o grandão do meio, o de 12 mm é da válvula de segurança, os outros 2 de 14 é para usar ball lock, sonda de temperatura. Como eu queria utilizar a sonda e 2 terminais de ball lock, ia faltar um furo, então aumentei o furo da válvula de segurança.

Uma coisa que eu recomendo, não comprar as conexoes de ball lock originais, compre no aliexpress os terminais de inox, sai o mesmo valor ou até mais barato e são bem melhores, eu comprei o original e tive que trocar pois não consegui resolver problema de vazamento.

E a sanitização é tranquila ? da pra enfiar o braço pela tampa pra lavar ??
 
Olá pessoal, tudo bem?
Aqui fiz a seguinte adaptação: utilizo uma sonda termométrica de inox no furo central, com o sensor do controlador de temperatura dentro.
Assim fico com dois terminais ball lock. Além disso, transfiro a cerveja na contrapressão por meio da boia de inox do fermentassaurus (vai coletando da parte de cima do mosto). Tem funcionado muito bem!
Abraços!

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_caf.jpg

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_cfd.jpg
 
Olá pessoal, tudo bem?
Aqui fiz a seguinte adaptação: utilizo uma sonda termométrica de inox no furo central, com o sensor do controlador de temperatura dentro.
Assim fico com dois terminais ball lock. Além disso, transfiro a cerveja na contrapressão por meio da boia de inox do fermentassaurus (vai coletando da parte de cima do mosto). Tem funcionado muito bem!
Abraços!

View attachment 126199
View attachment 126201
Top demais mano!

achou pra comprar onde esse flutuador?
 
Pessoal, eu to querendo comprar um, via aqui vários comentários, alguem usando há algum tempo pra me dar as impressões depois de várias utilizações ?? Foi o unico fermentador pressurizável que cabe no mew freezer minusculo, meu maior problema hoje é com cervejas lupuladas que são um saco pra embarrilhar e eu queria poder transferir por pressão .... mas aí fico pensando em 2 coisas, como vou fazer o dry hop quando estiver pressurizado e como funciona o cold crash nesse fermentador, na minha bombona eu tampo e deforma inteira, mas não vou coseguir fazer isso com ele que vai ferrar com tudo .... como vcs fazem o cold crash ? se estiver pressurizado não deforma ??

Olá Cleber, beleza?
Por aqui tenho feito DH com hop bag de inox diretamente no postmix.
Coloco os lúpulos, purgo o barril com CO2 e depois faço a trasfega em sistema fechado. Depois de encher, faço outra purga com CO2.
Deixo lá por 24-48hs a 5 graus celsius. Vou carbonatando e experimentando.
Percebi que minhas brejas estão mantendo o frescor e aroma por bem mais tempo.
Abraço!

1617731494857.png
 
Olá Rafael, beleza?
Comprei todos meus acessórios no Alixpress, mais especificamente na loja oficial da Kegland. Tem de tudo por lá!
Dá uma olhada como montei meu sistema de transferência fechada:

View attachment 126205

Abraço!
meu setup eh exatamente o mesmo!!! só nao uso o flutuador da kegland, uso aquele famoso flutuador de filtro de barro kkkk
 
Olá pessoal, tudo bem?
Aqui fiz a seguinte adaptação: utilizo uma sonda termométrica de inox no furo central, com o sensor do controlador de temperatura dentro.
Assim fico com dois terminais ball lock. Além disso, transfiro a cerveja na contrapressão por meio da boia de inox do fermentassaurus (vai coletando da parte de cima do mosto). Tem funcionado muito bem!
Abraços!

View attachment 126199
View attachment 126201
O meu tambem é o mesmo do seu, porem eu retirei a valvula de segurança e aumentei o diametro do furo para utilizar o sensor da izzibeer, como voce faz para prende a sonda termica no furo central?
 
O meu tambem é o mesmo do seu, porem eu retirei a valvula de segurança e aumentei o diametro do furo para utilizar o sensor da izzibeer, como voce faz para prende a sonda termica no furo central?

Olá amigo, tudo bem?
Você não precisa fazer nada, basta inserir o tubo diretamente no furo da borracha central. Ele tem o mesmo diâmetro do tubo de extração que vem com o izzibier.
Notei em outro post que você trocou os conectores originais por outros de inox, por motivo de vazamentos. Encontrei um no Alixpress, mas parece que tem somente um oring embaixo. Veja se é esse aqui:
Conector.jpg

Valeu! Abraço!
 
Olá amigo, tudo bem?
Você não precisa fazer nada, basta inserir o tubo diretamente no furo da borracha central. Ele tem o mesmo diâmetro do tubo de extração que vem com o izzibier.
Notei em outro post que você trocou os conectores originais por outros de inox, por motivo de vazamentos. Encontrei um no Alixpress, mas parece que tem somente um oring embaixo. Veja se é esse aqui:
View attachment 126208
Valeu! Abraço!
Amigo comprei esse kit da foto em anexo, ele tem uma porca a mais do que o q vc postou, porém tem q comprar outro tubo pra usar com a mangueira e boia da kegland, como vc sanitiza o seu? eu uso iodo, a mangueira da boia ficou toda opaca.
 

Attachments

  • F651DAE0-EB8D-497A-94FC-661A6E08DE69.png
    F651DAE0-EB8D-497A-94FC-661A6E08DE69.png
    181.4 KB · Views: 36
  • 0AF56831-4606-4E26-9587-87EE80239195.png
    0AF56831-4606-4E26-9587-87EE80239195.png
    95.3 KB · Views: 34
Back
Top