• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentador Izzibeer, alguém tem? Opiniões!

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

R_lapa

Member
Afiliado
19/8/20
Amigo comprei esse kit da foto em anexo, ele tem uma porca a mais do que o q vc postou, porém tem q comprar outro tubo pra usar com a mangueira e boia da kegland, como vc sanitiza o seu? eu uso iodo, a mangueira da boia ficou toda opaca.
Lega! Esse oring vc deixa do lado de dentro ou de fora da tampa do fermentador?
Utilizo starsan (na minha opinião melhor que iodo e peracético, pois não deixa off flavor e não mancha) e álcool 70.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Oring fica por cima da tampa, por baixo vai só a porca. Nunca usei starsan, onde vc compra? Vc enche o fermentador com ele, ou coloca só um pouco e da aquela chacoalhada?

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Galera obrigado aí pelas dicas, eu comprei o meu, vou comprar os acessorios da kegland no Ali, incluindo a spunding valve, achei o setup de vocês show de bola, minha ideia é essa também de fazer a transferencia fechada via pressao e gostei da ideia de fazer do dry hop direto no Postmix, eu tenho esse hopbag de inox mas nunca usei direto no keg ...

@rdinallo você comprou algum acessorio extra para passar a sonda termometrica ? algum tubo adicional ?

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Galera obrigado aí pelas dicas, eu comprei o meu, vou comprar os acessorios da kegland no Ali, incluindo a spunding valve, achei o setup de vocês show de bola, minha ideia é essa também de fazer a transferencia fechada via pressao e gostei da ideia de fazer do dry hop direto no Postmix, eu tenho esse hopbag de inox mas nunca usei direto no keg ...

@rdinallo você comprou algum acessorio extra para passar a sonda termometrica ? algum tubo adicional ?
uso a sonda e as vedações originais do izzibeer. Só acho ruim pra limpar pq meu controlador fica numa caixinha fora da geladeira, aí tem q ficar abrindo pra desparafusar as conexões, enche o saco.

R_lapa

Member
Afiliado
19/8/20
Oring fica por cima da tampa, por baixo vai só a porca. Nunca usei starsan, onde vc compra? Vc enche o fermentador com ele, ou coloca só um pouco e da aquela chacoalhada?
Você encontra starsan no Mercado Livre e algumas brewshops pela internet. Ele rende muito e dura semanas no borrifador. Apenas borrifo, pois ele faz uma espuma (fique tranquilo que não afeta em nada a cerveja) que aumenta bastante o contato com as superfícies. É o sanitizante mais utilizado pelos homebrewers nos EUA. Recomendo!

R_lapa

Member
Afiliado
19/8/20
uso a sonda e as vedações originais do izzibeer. Só acho ruim pra limpar pq meu controlador fica numa caixinha fora da geladeira, aí tem q ficar abrindo pra desparafusar as conexões, enche o saco.
Pois é, por isso acho mais prático usar o poço termométrico no furo central com o sensor padrão do TIC. Assim vc coloca e tira o sensor conforme sua necessidade, sem nenhuma complicação.

BrenoPoubel

Member
Afiliado
19/12/16
Também Coloquei um poço termometrico no meu. Eh bem prático. O meu ainda eh o basic. Estou fazendo upgrade para trabalhar com pressão. Desculpe fugir do tema. R_Lapa, aquele seu freezer é um expositor? Tipo de bares?
obrigado.

Attachments

BrenoPoubel

Member
Afiliado
19/12/16
Outra coisa. Dry hopping no keg te obriga a beber mais rápido né? Nunca fiz pq um postmix aqui em casa dura de 3 a 4 semanas. É muito tempo para o lúpulo ficar em contato com a cerveja.

R_lapa

Member
Afiliado
19/8/20
Também Coloquei um poço termometrico no meu. Eh bem prático. O meu ainda eh o basic. Estou fazendo upgrade para trabalhar com pressão. Desculpe fugir do tema. R_Lapa, aquele seu freezer é um expositor? Tipo de bares?
obrigado.
Salve Breno, beleza?
Sim, é uma cervejeira da metalfrio (324 litros eu acredito). Ela vem com uma pintura temática para bares, mas eu preferi adesivar com acabamento tipo inox. Ela vem com um controlador digital onde vc consegue configurar a temperatura de acordo com sua necessidade (na fermentação utilizo controlador externo com poço termométrico).
Quanto ao DH, fiz alguns testes e atualmente faço a frio (começo com 10 graus e desço para 0 em 24 horas) durante dois dias mais ou menos (6g por litro). Daí despressurizo e retiro o lúpulo.
Ainda não testei, mas li relatos de pessoas deixando o lúpulo em contato com a breja até o fim do barril (um mês mais ou menos, próximo de zero grau), afirmando não aparecer off flavor. A vantagem é que vc pode ir experimentando e analisando as transformações de aroma e sabor. Se achar que não tá ficando legal, é só abrir e retirar os lúpulos.
Abraço!

1617812253867.png

Cleber de Lima

Well-Known Member
Afiliado
7/7/19
Pois é, por isso acho mais prático usar o poço termométrico no furo central com o sensor padrão do TIC. Assim vc coloca e tira o sensor conforme sua necessidade, sem nenhuma complicação.
Qual poço termometrico você utiliza, algum modelo espcial por conta do diametro ?

R_lapa

Member
Afiliado
19/8/20
Qual poço termometrico você utiliza, algum modelo espcial por conta do diametro ?
Utilizo um que comprei no Lamas há uns 7 anos atrás pra fermentar no balde. Ele tem o diâmetro padrão para passar por aquelas borrachas que ficam na tampa do balde. É o mesmo diâmetro do tubo de extração que vem com o izzibier. Se não me engano 9,5mm externo.

gabriel beloti

New Member
Afiliado
28/3/21
Fala pessoal, boa noite!

Acabei de comprar meu izzibeer, fiz um teste com 1 bar de pressão e fiquei meio assustado. A minha tampa é dessas mais novas, aparenta ser de alumínio, e com 1 bar de pressão ela estufou bastante, a ponto de vazar um pouco pelas conexões.

É normal esse estufamento da tampa? Me passou uma forte impressão do material ser pouco espesso para a carga.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Fala pessoal, boa noite!

Acabei de comprar meu izzibeer, fiz um teste com 1 bar de pressão e fiquei meio assustado. A minha tampa é dessas mais novas, aparenta ser de alumínio, e com 1 bar de pressão ela estufou bastante, a ponto de vazar um pouco pelas conexões.

É normal esse estufamento da tampa? Me passou uma forte impressão do material ser pouco espesso para a carga.
amigo é normal. A minha tbm fica bem estufada. Quais conexões você está usando?

gabriel beloti

New Member
Afiliado
28/3/21
amigo é normal. A minha tbm fica bem estufada. Quais conexões você está usando?
Obrigado pela visão!

Estou usando 2 ball locks, válvula de segurança e a central cega.

Adicionei orings aos 2 ball locks hoje cedo, ajudou na vedação e parece que compensou a deformação.

Ainda não tive coragem de usar algo próximo de 2 bar hahahahhaa

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Obrigado pela visão!

Estou usando 2 ball locks, válvula de segurança e a central cega.

Adicionei orings aos 2 ball locks hoje cedo, ajudou na vedação e parece que compensou a deformação.

Ainda não tive coragem de usar algo próximo de 2 bar hahahahhaa
Até hoje fermentei todas em 1 BAR. Eu não consegui resolver os problemas de vazamento com as conexões da izzibeer do ballock, acabei comprando outras de inox, ai acabou o problema.

gabriel beloti

New Member
Afiliado
28/3/21
Até hoje fermentei todas em 1 BAR. Eu não consegui resolver os problemas de vazamento com as conexões da izzibeer do ballock, acabei comprando outras de inox, ai acabou o problema.
Vou acabar fazendo o mesmo, não achei a qualidade da usinagem dos ball locks deles muito boa também, os meus aqui variaram 0,3mm no diâmetro da altura dos fios da rosca interna. Pode não parecer muito, mas no encaixe já abre muito espaço para vazametos.

Estou mantendo a 1 bar por hora mesmo, e sigo ansioso pelos resultados hahahaha

Michel Viegas

Member
Afiliado
26/3/21
Já muitas pessoas reclamando de vazamentos desse modelo de izzibier, os com conectores ball lock. Ninguém reclamou com o fornecedor? Seria bom juntar uma galera pra reclamar e ver qual posicionamento eles tomam em relação a isso. Eu queria comprar um desse modelo, mas com esse histórico enorme de vazamentos, permaneço fermentando em balde mesmo.
Eu tenho ele há bastante tempo, e já tive problemas de vazamento no começo, mas com o tempo você aprende a usar, e funciona. Tive que colocar um oring extra na entrada ball lock. Depois disso ficou ok. Vou mandar uma foto. Com relação a válvula de segurança é que irrita um pouco, o ideal é trocar entre cada fermentação, senão na chance de romper é grande...

Attachments

PauloPRO

Well-Known Member
Afiliado
17/1/18
Bom dia galera!

Não sei se todos sofrem com isso também rs

mas qual o macete que estão usando pra abrir essa tampa?

toda vez que preciso abrir é uma briga do cão!
TBM TO SOFRENDO, VI NA WE CONSULTORIA UMA ESPECIE DE LUBRIFICANTE ALIMENTICIO PRA ORINGS, DEVE SERVIR, UM AMIGO JA USOU AZEITE, SO ESPALHAR UM POUCO DE LEVE COM UM PAPEL TOALHA, DEVE AJUDAR
SEGREDO É ESTAR SEMPRE UMIDO

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
tem uma rebaixo no onde vai a tampa, eu enfio o cabo de uma colher para fazer uma alavanca, incoveniente é que a tampa fica toda marcada.