• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentador Izzibeer, alguém tem? Opiniões!

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
Bom dia pessoal!

Estou para comprar um novo fermentador e estive pesquisando sobre opções caseiras de 30L.
Atualmente possuo um balde que já perdeu a vedação e gostaria de evoluir ou para uma bombona ou para um fermentador PET (Izzibeer, fermentossaurus, etc).

A bombona plástica é bem comum e muita gente usa e tem custo acessível.

Porém me surgiu de pesquisar sobre os fermentadores PET transparentes, que achei bastante interessante do ponto de vista de verificação da atividade da levedura e possibilidade de carbonatação forçada e trasfega sem contato com oxigênio. Neste caso o Izzibeer tem um valor mais acessível que o fermentossaurus e correlatos.

Alguém que possui poderia dar sua opinião?

Um abraço pessoal!

Eduardo

EvandroLS

Well-Known Member
Afiliado
11/4/20
Eu estive pesquisando tambem
O que tenho maior interesse é na trafega sem O2
Alguem tem algum feedback ou opcoes melhores pra esse objetivo?

mestrekame

Well-Known Member
Afiliado
2/2/18
Adquiri um Izzibeer para fermentar sob pressão. Estou realizando a primeira fermentação nele agora, em temperatura ambiente. Até agora as impressões foram.

Considerações negativas.
- Sistema de válvula de segurança, que utiliza um plástico colante que se troca quando rompe. Seria interessante ser como a válvula de alívio de postmix.
- O tubo central para extração do líquido não fica parado na vertical (devido a borracha que é inserido), o que fez com que eu arranhasse a parte interna no fermentador com a ponta dele quando estava extraindo o sanitizante. Provavelmente vou adicionar algum pedaço de mangueira de silicone na ponta a próxima vez.
- Algumas conexões da tampa são em alumínio e não inox.

Considerações positivas.
- Fácil de limpar e sanitizar.
- O material do PET parece ser resistente.
- Suporta fermentação sob pressão.

eduardomn

Well-Known Member
Afiliado
10/5/19
Olá amigo, obrigado pelo seu relato!

O que eu achei interessante é a parte de limpeza, pelo material ser transparente e sem qualquer saliência interna sendo que qualquer sujeira é facilmente removida... Verificar também como está o estado da fermentação, clarificação é algo que me agrada bastante também.

Sobre a válvula de segurança, eu realmente pensei em adquirir um de versão mais simples e adicionar uma spunding Valve diretamente na tampa, justamente porque o sistema com lacres acho um pouco ruim...

Um outro coisa, alguém já conseguiu realizar o serviço direto nele?

Uma das grandes atrações seria ele também servir como barril, purgando o fermento pelo sifão e mantendo toda a cerveja sem nunca entrar em contato com oxigênio...

Um abraço

Eduardo

clparapinski

New Member
Afiliado
25/5/20
Estou interessado em adquirir um Izzibeer para fermentar sob pressão e minha dúvida é em relação ao DH.

É possível realizar DH sem contato com oxigênio?

Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.

mestrekame

Well-Known Member
Afiliado
2/2/18
Estou interessado em adquirir um Izzibeer para fermentar sob pressão e minha dúvida é em relação ao DH.

É possível realizar DH sem contato com oxigênio?

Agradeço se alguém puder responder essa dúvida.
Sem contato com oxigênio somente com um fermentador com escotilha para dryhop ou um sistema como o fermzilla.
No Izzibeer haverá contato, mas como leigo acredito ser pequeno.

clparapinski

New Member
Afiliado
25/5/20
Sem contato com oxigênio somente com um fermentador com escotilha para dryhop ou um sistema como o fermzilla.
No Izzibeer haverá contato, mas como leigo acredito ser pequeno.
Certo. No caso a minha intensão de adquirir o Izzibeer seria para fermentar sob pressão e mandar a cerveja já carbonatada para o PM.

Porém, pelo que vi vai ser necessário abrir o fermentador para fazer o DH, talvez até duas vezes caso opte por fazer DH no final da fermentação e após maturação.

Com essas aberturas, haverá muita perda de pressão ou o CO2 resultante da fermentação ficará dissolvido na cerveja e não vai escapar?

Sidnei Cabral

Member
Afiliado
11/11/18
Fiz a primeira cerveja com o meu, uma Bitter. Fiz no domingo a noite OG 1048 e quarta feira a noite já atenuou, FG 1009 a 17°.
Já experimentei, a cerveja e está pronta, é só clarificar.
Comprei o pressurizável, que tem a tampa em inox. Melhor custo beneficio, sem duvida.
Fiz um vídeo pelo whats app. Mas não consegui anexar para vocês verem.
O arquivo esta salvo em MP4 e tem 7MB

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Comprei o meu essa semana já com terminal ball lock, mas está com vazamento entre a conexão do terminal e a tampa, alguém mais teve problema de vazamento?

Afiliado
26/12/18
Comprei o meu essa semana já com terminal ball lock, mas está com vazamento entre a conexão do terminal e a tampa, alguém mais teve problema de vazamento?
O meu também chegou em dezembro.
Em dezembro mesmo fiz minha primeira cerveja e ficou top.
Mas hoje estou no desespero.
Coloquei o mosto pra fermentar, mas o Izzibeer não esta segurando a pressão. Com 0,3 bar ja ta vazando. Estou na duvida do que seja. Parece que os oringues que estão sobre a tampa são pequenos (não possuem a altura suficiente pra segurar a pressão). E por dentro, apenas na conexão principal tem oringue. Poderia ter em todos.

Gosto do equipamento, mas preciso resolver esse problema.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
O meu também chegou em dezembro.
Em dezembro mesmo fiz minha primeira cerveja e ficou top.
Mas hoje estou no desespero.
Coloquei o mosto pra fermentar, mas o Izzibeer não esta segurando a pressão. Com 0,3 bar ja ta vazando. Estou na duvida do que seja. Parece que os oringues que estão sobre a tampa são pequenos (não possuem a altura suficiente pra segurar a pressão). E por dentro, apenas na conexão principal tem oringue. Poderia ter em todos.

Gosto do equipamento, mas preciso resolver esse problema.
A sua conexão que está vazando é o balllock?
O meu só resolveu quando troquei as conexões do ball lock por inox.

jcbandoli

Active Member
Afiliado
27/10/19
Na minha última fermentação, também tive vazamento pela tampa, borrifei os orrings com álcool 70, encaixei bem a tampa de conectores e travei com a tampa plástica até alinhar os olhais para o lacre, resolveu. É bom molhar os orrings antes dos encaixes.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
A minha tampa está ficando toda marcada de usar colher para abrir, tipo o plástico quando dobra e fica esbranquiçado. Mas vazamento não tive mais.

CarlosAcarau

Member
Afiliado
20/2/19
Já muitas pessoas reclamando de vazamentos desse modelo de izzibier, os com conectores ball lock. Ninguém reclamou com o fornecedor? Seria bom juntar uma galera pra reclamar e ver qual posicionamento eles tomam em relação a isso. Eu queria comprar um desse modelo, mas com esse histórico enorme de vazamentos, permaneço fermentando em balde mesmo.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Eu gostei muito do fermentador, tem esse problema da balllock que vaza, mas compensa comprar sem, e comprar os balllock no AliExpress

Afiliado
16/6/20
Eu gostei muito do fermentador, tem esse problema da balllock que vaza, mas compensa comprar sem, e comprar os balllock no AliExpress
Tenho o modelo pressurizavel sem ball lock... Uso aquelas conexões Pneumáticas de Engate Rápido.
O meu vaza bastante no O-ring que veda a lateral da tampa com o tanque. .. Troquei os dois O-rings e ficou bom nos dois usos seguintes, depois vazou novamente.
Quando a pressão chega a 0.7 ou 0.8 bar ele vaza ... E ele é projetado para 2 bar. Um amigo meu relatou a mesma coisa.
Eu comprei pra fermentar pressurizado e pra usar como keg pro serviço em seguida... Mas meio que me arrependi.
Pelo preço daria pra eu comprar um keg de inox de 50l que faria a mesma função muito melhor.
E ainda suportaria jogar o líquido quente... no izzi não pode passar de 40 graus.

Mas essa é só a minha opinião. Talvez eu esteja fazendo uso incorreto mas seguem as considerações pra você pensar antes de comprar

Mauro Regis

New Member
Afiliado
3/2/21
Comprei o advanced, estou fazendo a primeira fermentação sob pressão nele. No início vazou, para corrigir apertei novamente todas as rosas. Até agora está indo bem a 1bar de pressão é o spunding vale trabalhando bem