Fermentador inox fundo cônico refrigerado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThiagoSantos

Well-Known Member
Joined
Jan 31, 2014
Messages
49
Reaction score
50
Este foi um outro projeto que comecei a fazer em 2012, não tenho muitas fotos, na época não tirei...

Eu comprei um fermentador de inox fundo cônico de uma metalúrgica da Região Metropolitana de Porto Alegre, na época foi uma barbada uns R$550 reais, no início resfriava dentro da geladeira, era uma mão carregar aquilo cheio (+-65L) para a geladeira, logo comecei a bolar o sistema.
12456081554_88dc1f477b.jpg

Fermentador antes de isolar.
12455570785_20af83cd84.jpg

Sistema de fechamento da tampa.

Consegui uma refresqueira de sucos velha por 150 reais, só sabia que o motor estava bom, estudei e comprei as ferramentas para a solda do cobre, maçarico turbo tocha, solda, pasta, alicate, gás refrigerante etc... Troquei o filtro e o capilar, aproveitei e usei o mesmo cano de cobre que vinha com a refresqueira.
12455873803_69ff801b73.jpg

12455600125_e79314148d.jpg


Montei uma plataforma com rodas de gel para carregar o fermentador e motor, enrolei os canos de cobre da refresqueira (evaporador) no fermentador, preso com fita adesiva, após fiz uma manta com papelão de bombona (50l) e enchi com espuma expansiva de poliuretano, acho que foi umas 6 latinhas de espuma, depois deu trabalho para cortar o excesso de espuma, passar massa plástica, lixar, pintar etc... Deu mais trabalho em baixo no fundo cônico que em todo o fermentador. Segue a foto do projeto pronto...

12456080204_2785232470.jpg

12455570665_45b50a4475.jpg


Na parte elétrica montei uma caixa de comando com botões, controlador COEL, não é TIC, contatora, disjuntor e um voltímetro (balaca, não tem utilidade).

O Fermentador consegue atingir 3º no verão gaúcho e abaixo de 0ºC no inverno. Resfria rapidamente os 65L de mosto, faço lager direto nele fermentando a 9ºC, esta ligado direto a uns 6 meses e até agora não estragou....
 
Finalmente tu postou esse projeto.

A propósito, finalmente comprei todas as bagaças pra fazer o meu com um barril (não vou alterar o fundo, só a tampa).

Agora tô na dúvida se faço um diretamente com gás, ou se faço um banco de água fria.

Abraço,
 
Finalmente tu postou esse projeto.

A propósito, finalmente comprei todas as bagaças pra fazer o meu com um barril (não vou alterar o fundo, só a tampa).

Agora tô na dúvida se faço um diretamente com gás, ou se faço um banco de água fria.

Abraço,

Bacana, como tu vai fazer a tampa? semelhante a este?

Tendo a habilidade e equipamentos que tu possui eu cortaria 2 barris e soldaria um no outro, teria um fermentador para uns 90 litros no mínimo.

Ter um reservatório grande, tipo uns 200 litros de solução a uns -10ºC, tu pode usar a solução tanto para a brassagem quanto para a fermentação....
 
Massa nem perde tempo fazendo uma, vale mais esta que já está pronta, só soldar...

Vai na água então, com um tanquetu comando os dois fermentadores, ainda mais com aquelas tuas solenoides hehe


abs
 
A propósito, como tu vez pra criar vácuo no sistema antes de colocar o gás?
 
Falso vácuo....

Deixei o capilar do filtro aberto com o motor ligado, aquela ponta de capilar extra que tem no filtro.

O correto é fazer com bomba de vácuo, fazer na baixa e alta pressão, como não tinha bomba fiz no modo antigo mesmo....Só não coloquei o metanol como colocavam antigamente.
 
Falso vácuo....

Deixei o capilar do filtro aberto com o motor ligado, aquela ponta de capilar extra que tem no filtro.

O correto é fazer com bomba de vácuo, fazer na baixa e alta pressão, como não tinha bomba fiz no modo antigo mesmo....Só não coloquei o metanol como colocavam antigamente.
Exatamente isso que eu vi no vídeo de um maluco lá. Vou ter que fazer isso, pois não tô a fim de comprar bomba de vácuo agora, já que comprei até manifold.

Vou dar um jato de argônio no sistema pelo menos pra tirar o oxigênio. :)
 
Cara é aquela história...

É correto? não é.
Funciona? até funciona.

Meu motor era muito velho, mais de 10 anos... já esta a tanto tempo funcionando direto e ainda não queimou, eu faria o vácuo com a bomba se o motor e canos fossem todos novos. Meu motor já ta com a vida contada então...
 
Olá,


A pergunta do Guenther é a mesma que a minha:
Confeccionar o fermentador utilizado expansão direta (gás) ou indireta (banco de água).

Abcos,
 
gente será que não da pra usar resfriador de leite como banco de agua fria?... e colocar uma serpentina de inox dentro pra aproveitar e resfriar o mosto?
 
Montei uma plataforma com rodas de gel para carregar o fermentador e motor, enrolei os canos de cobre da refresqueira (evaporador) no fermentador, preso com fita adesiva, após fiz uma manta com papelão de bombona (50l) e enchi com espuma expansiva de poliuretano, acho que foi umas 6 latinhas de espuma, depois deu trabalho para cortar o excesso de espuma, passar massa plástica, lixar, pintar etc... Deu mais trabalho em baixo no fundo cônico que em todo o fermentador.

Opa, parabens pelo projeto ficou excelente !!!
Fiquei com algumas dúvidas na montagem:
1) vc usou algum "dobrador" pra colocar passar os tubos de cobre em volta do fermentador ? Os tubos vão apenas na parte do cilindro do fermentador ou vão tambem na parte conica ?

2) não entendi muito bem quando vc diz que fez uma manta com "papelão de bombona"...... Vc usou uma carcaça de bombona (sem fundo e tampa" para servir de molde pra espuma ?? E depois, tirou esta "manta" e aplicou massa sobre a espuma ou deixou a manta e aplicou a massa sobre a manta ?

Obrigado desde já e parabens prlo projeto !!?

Silvio Finotti
 
Opa, parabens pelo projeto ficou excelente !!!
Fiquei com algumas dúvidas na montagem:
1) vc usou algum "dobrador" pra colocar passar os tubos de cobre em volta do fermentador ? Os tubos vão apenas na parte do cilindro do fermentador ou vão tambem na parte conica ?

2) não entendi muito bem quando vc diz que fez uma manta com "papelão de bombona"...... Vc usou uma carcaça de bombona (sem fundo e tampa" para servir de molde pra espuma ?? E depois, tirou esta "manta" e aplicou massa sobre a espuma ou deixou a manta e aplicou a massa sobre a manta ?

Obrigado desde já e parabens prlo projeto !!?

Silvio Finotti

Dae Silvio, vamos lá

1) Não usei nenhum dobrador já que o tubo é muito maleável, não coloquei na parte cônica, embora seja recomendável, já que é ali que fica a parte mais importante da cerveja :cross:

2) Exatamente como disse, só não tirei o papelão da bombona, passei massa por cima do papelão mesmo, é um papelão muito rígido e compacto.

abs
 
Boa tarde, aproveitando o tópico, estou pensando em fazer um banco de agua fria para dois fermentadores de 30l. Possuo um freezer horizontal onde deixo os postmix e também faço a maturação. Gostaria de fazer um banco de agua fria nele com uma bomba dessas chinesas para cada fermentador controlado por um tic 17. Essa bomba faz circular a agua de dentro do freezer (que esta a 1 grau) para uma serpentina dentro do fermentador quando for preciso baixar a emperatura.
Minha duvida é se com esse esquema eu consigo manter os dois fermentadores a temperatura minima de 17 graus, pois a maturação vai ser dentro do freezer.
Alguem ja fez alguma coisa semelhante?
 
É que agora, como eu faço 40 litros, seria mais vantajoso ter dois fermentadores pequenos do que um só grande. Na pior das hipóteses, caso eu queria fazer duas levas, coloco uma em cada fermentador.

Tô namorando essa porta de inspeção aqui pra soldar em cima do barril: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540638562-porta-de-inspeco-em-aco-inox-nova-cgarantia-_JM

Guenther, uma tampa de um post mix não serviria? Arrisco fazer a pergunta mesmo achando que tu já tenha pensado a respeito, rs. Estou com um barril usado aqui e mais a fim de usá-lo como panela ou fermentador, depois de um papo com um amigo que sugeriu uma tampa de post.
.
 
Este foi um outro projeto que comecei a fazer em 2012, não tenho muitas fotos, na época não tirei...

Eu comprei um fermentador de inox fundo cônico de uma metalúrgica da Região Metropolitana de Porto Alegre, na época foi uma barbada uns R$550 reais, no início resfriava dentro da geladeira, era uma mão carregar aquilo cheio (+-65L) para a geladeira, logo comecei a bolar o sistema.
12456081554_88dc1f477b.jpg

Fermentador antes de isolar.
12455570785_20af83cd84.jpg

Sistema de fechamento da tampa.

Consegui uma refresqueira de sucos velha por 150 reais, só sabia que o motor estava bom, estudei e comprei as ferramentas para a solda do cobre, maçarico turbo tocha, solda, pasta, alicate, gás refrigerante etc... Troquei o filtro e o capilar, aproveitei e usei o mesmo cano de cobre que vinha com a refresqueira.
12455873803_69ff801b73.jpg

12455600125_e79314148d.jpg


Montei uma plataforma com rodas de gel para carregar o fermentador e motor, enrolei os canos de cobre da refresqueira (evaporador) no fermentador, preso com fita adesiva, após fiz uma manta com papelão de bombona (50l) e enchi com espuma expansiva de poliuretano, acho que foi umas 6 latinhas de espuma, depois deu trabalho para cortar o excesso de espuma, passar massa plástica, lixar, pintar etc... Deu mais trabalho em baixo no fundo cônico que em todo o fermentador. Segue a foto do projeto pronto...

12456080204_2785232470.jpg

12455570665_45b50a4475.jpg


Na parte elétrica montei uma caixa de comando com botões, controlador COEL, não é TIC, contatora, disjuntor e um voltímetro (balaca, não tem utilidade).

O Fermentador consegue atingir 3º no verão gaúcho e abaixo de 0ºC no inverno. Resfria rapidamente os 65L de mosto, faço lager direto nele fermentando a 9ºC, esta ligado direto a uns 6 meses e até agora não estragou....

Bom dia Tiago,

Estou querendo montar um fermentador auto refrigerado com keg de 50l, parecido com esse seu (estou querendo enrolar o cano de cobre em volta e depois cobrir com manta térmica armaflex ou armacell, não lembro o nome agora e, talvez, colocar uma resistência em volta), mas estou com algumas dúvidas:

Sabe me dizer qual a bitola do cano que utilizou para enrolar no seu fermentador? Tenho dois motores, um de 1/5 e outro de 1/6 de hp, saberia me dizer se eu poderia enrolar cano de 1/4" ou seria muito fino?

Qual a potência do motor que você utiliza? Caso eu monte o sistema e ele refrigere rápido demais a ponto de abaixar muito da temperatura que desejo, se eu trocar o capilar por um de maior bitola e/ou menor comprimento, ele poderia gelar mais devagar?

Sabe se seria possível colocar dois registros, um no sistema de alta e outro de baixa, de modo que eu pudesse recolher o gás para dentro do compressor fechando o de alta deixando o de baixa aberto e depois fechando ele tb? Tenho a intenção de, quando precisar, tirar o compressor do sistema.
 
Este foi um outro projeto que comecei a fazer em 2012, não tenho muitas fotos, na época não tirei...

Eu comprei um fermentador de inox fundo cônico de uma metalúrgica da Região Metropolitana de Porto Alegre, na época foi uma barbada uns R$550 reais, no início resfriava dentro da geladeira, era uma mão carregar aquilo cheio (+-65L) para a geladeira, logo comecei a bolar o sistema.
12456081554_88dc1f477b.jpg

Fermentador antes de isolar.
12455570785_20af83cd84.jpg

Sistema de fechamento da tampa.

Consegui uma refresqueira de sucos velha por 150 reais, só sabia que o motor estava bom, estudei e comprei as ferramentas para a solda do cobre, maçarico turbo tocha, solda, pasta, alicate, gás refrigerante etc... Troquei o filtro e o capilar, aproveitei e usei o mesmo cano de cobre que vinha com a refresqueira.
12455873803_69ff801b73.jpg

12455600125_e79314148d.jpg


Montei uma plataforma com rodas de gel para carregar o fermentador e motor, enrolei os canos de cobre da refresqueira (evaporador) no fermentador, preso com fita adesiva, após fiz uma manta com papelão de bombona (50l) e enchi com espuma expansiva de poliuretano, acho que foi umas 6 latinhas de espuma, depois deu trabalho para cortar o excesso de espuma, passar massa plástica, lixar, pintar etc... Deu mais trabalho em baixo no fundo cônico que em todo o fermentador. Segue a foto do projeto pronto...

12456080204_2785232470.jpg

12455570665_45b50a4475.jpg


Na parte elétrica montei uma caixa de comando com botões, controlador COEL, não é TIC, contatora, disjuntor e um voltímetro (balaca, não tem utilidade).

O Fermentador consegue atingir 3º no verão gaúcho e abaixo de 0ºC no inverno. Resfria rapidamente os 65L de mosto, faço lager direto nele fermentando a 9ºC, esta ligado direto a uns 6 meses e até agora não estragou....

Quando você colocou os tubos diretamente na parede do fermentador observou se não chega criar gêlo nas paredes internas? Vi que você observou que chega a 3°, mas o ideal para maturação seria mais próximo de 0° para haver inatividade e decantação das leveduras que ainda estão em suspensão. Já utilizou a temperatura próximo a 0°? Grato
 
Back
Top