Fermentador de baixo custo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

zde

Well-Known Member
Joined
May 29, 2016
Messages
48
Reaction score
12
Pessoal sou novato e sempre achei o valor cobrado por fermentadores muito alto assim estudei algumas ideias eis que me surgiu a seguinte ideia:
Balde alimentício de margarina 15 kg volume total 18 litros - 8 reais na padaria da esquina.
Torneira e rosca 3/4 - 5 reais no mercado ( super faturado)
Parafuso e porca de inox - 7 reais
Usinagem do parafuso para poço termometrico- 7 reias
Total 27 reais menos que qualquer balde sem nada no mercado!
Segue as fotos do projeto
16e6faefa0136ccc44de815cc0c7c855.jpg
7d4d9524f27a57a69145d2b07cc40d0d.jpg
36c61944ccb3254f4aa9b163c97e75ab.jpg

É um projeto para iniciantes tem seus riscos e pode ser melhorado porém tentei montar ele com produtos de fácil localização em qualquer cidade do país!
A vedação desses baldes achei excelente e o fato de ser quadrado auxilia muito o encaixe em geladeiras verticais.
Espero que gostem da ideia, vou testar ele nesse final de semana vou trazer meus resultados.
O airlock ainda não coloquei pois pretendo bolar algo na mesma ideia!!

Salute e boas brassagens a todos!!!

Repostando no local correto!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
zde, gostei da ideia do poço térmico, vou tentar fazer uns poços por aqui também.

Se alguém falar que a cerveja está amanteigada, já sabe da onde o aroma vem. heheheheheh

Uma boa dica também, é pesquisar se nas cidades vizinhas tem alguma fábrica de refrigerante, chá, suco, etc... A matéria prima vem tudo em baldes ou bombonas de 25 kg.

Na minha cidade por exemplo, pago no balde 6 reais e na bombona 5 reais...
 

Attachments

  • IMG_20160623_091336.jpg
    IMG_20160623_091336.jpg
    207.3 KB · Views: 524
  • IMG_20160623_091232.jpg
    IMG_20160623_091232.jpg
    153.1 KB · Views: 469
  • IMG_20160623_091438.jpg
    IMG_20160623_091438.jpg
    163.2 KB · Views: 494
  • IMG_20160623_091421.jpg
    IMG_20160623_091421.jpg
    153.7 KB · Views: 438
zde, gostei da ideia do poço térmico, vou tentar fazer uns poços por aqui também.



Se alguém falar que a cerveja está amanteigada, já sabe da onde o aroma vem. heheheheheh



Uma boa dica também, é pesquisar se nas cidades vizinhas tem alguma fábrica de refrigerante, chá, suco, etc... A matéria prima vem tudo em baldes ou bombonas de 25 kg.



Na minha cidade por exemplo, pago no balde 6 reais e na bombona 5 reais...



Cara valeu pela dica vou pesquisar na fábrica de refrigerantes da cidade!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Esse balde alimentício novo de 20l custa 20 reais na distribuidora triângulo aqui em BH. Acredito que os 12 reais a mais valem por um produto limpo e sem cheiro... Levando em conta o risco de perder uma leva de 120 reais...
 
Comprei meus baldes usados no ML. Paguei $9,00 na época. São de uma fábrica de picolés, se não me engano. Vieram com cheiro forte de polpa de fruta, mas nada que uma semana com solução de soda cáustica dentro não resolva. Uso eles até hoje.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Complementando: são baldes de 22L idênticos a esses vendidos em todas as lojas de insumos de cerveja. Se não me engano, o vendedor ainda anuncia eles no ML.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Aproveitando a dica do zde, segue abaixo meus poços térmicos feitos com parafuso de inox.

Em rio preto o serviço de torno foi mais caro, mas mesmo assim, valeu muito a pena!

:tank:
 

Attachments

  • 766624010737629.jpg
    766624010737629.jpg
    48.1 KB · Views: 594
Que legal. Vocês têm alguma foto do parafuso antes de ir pro torno? Quero fazer igual e não sei que tipo de parafuso seria ideal.


Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk
 
Que legal. Vocês têm alguma foto do parafuso antes de ir pro torno? Quero fazer igual e não sei que tipo de parafuso seria ideal.


Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Rick, o parafuso vai depender da espessura do seu termopar.

Tem que descontar a usinagem da rosca 3mm +/- e o diâmetro interno vai definir a espessura da parede. Acho que meu parafuso foi de 3/8, a olho já da para saber, não tem erro.

parafuso-sextavado-de-aco-inox-38-x-3-emb-c-6-pcs-246301-MLB20310328424_052015-O.jpg
 
Ja fiz fermentação em pet de 5l de água mineral. Tem muita gente que exagera nas frescuras diabolizando qualquer improvisação - tem que ser tudo inox etc etc! Mas da pra fazer cereja de boa qualidade SIM improvisando. Vc pode fazer um borbulhador com uma mangueirinha e uma garrafinha de água para substituir o air-lock. Faça um furo na tampa do balde, coloque a mangueirinha (eu uso transparente 3/8) e vede com cola quente por fora. Seja feliz!!!
 
Desculpem a ignorância, mas qual a função dos parafusos?

Produzir um poço termométrico, depois de usinado.

Basicamente é retirada uma parte da rosca, e feito um furo na cabeça do parafuso de modo que não atravesse completamente, deixando "oco". Com isso daria para colocar a sonda do termostato ou termometro nesse furo e medir a temperatura do liquido e não da parede do balde ou do ambiente.
 
Desculpem a ignorância, mas qual a função dos parafusos?
Poço termometrico, para não ter de colocar o sensor direto em contato com o mosto e ter um melhor precisão na leitura

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
 
Uso exatamente os mesmo baldes. Contudo nas minhas duas brassagens não consegui ver o airlock borbulhar e desconfio que a vedação da tampa não esteja 100%, mesmo apertando bem. Contudo pode ter sido o meu head space. Alguém que usa esses baldes já teve o mesmo problema?
 
Eu tb fiz meu fermentador, é um balde que vem com mel, paguei 10 reais nele, e 4 reais na torneira de filtro. O poço eu fiz com tubo 3/8 do chiller, apenas amassei uma ponta com martelo e coloquei ele na borracha do airlock.
Segue algumas fotos.
 

Attachments

  • IMG-20180208-WA0017.jpg
    IMG-20180208-WA0017.jpg
    65 KB · Views: 235
  • IMG-20180208-WA0016.jpg
    IMG-20180208-WA0016.jpg
    76.1 KB · Views: 188
Bom dia galera, a ideia de usar o parafuso para fazer poço térmico é muito legal, ainda nao tinha pensado nisso, dependendo dos custos da usinagem creio que saia bem em conta tendo em vista que um parafuso é muito barato e talvez até o torneiro já o tenha.

Agora uma dica que tenho pra compartilhar é com relação ao Air Lock, como estou pesquisando preços para iniciar a compra de equipamentos para produção cervejeira e já produzo vinhos (que não precisa de tantos aparatos), fiz meu air lock utilizando um prensa cabos de 3/8" e como este dispositivo ja vem com as juntas plásticas bastou apenas fazer o furo correspondente na tampa do galão de 20L, passar a mangueira atóxica pelo prensa cabos e rosquear o dispositivo na tampa do galão e em seguida apertar a porca do prensa cabos para que ele fixe a mangueira a parede da borracha interna e levar a outra ponta da mangueira a um copo ou garrafa com liquido sanitizante ou até mesmo com água.

Obs o prensa cabos (3/8") e a mangueira encontrei em loja de material de construção no setor de material elétrico.
 
Eu tb fiz meu fermentador, é um balde que vem com mel, paguei 10 reais nele, e 4 reais na torneira de filtro. O poço eu fiz com tubo 3/8 do chiller, apenas amassei uma ponta com martelo e coloquei ele na borracha do airlock.
Segue algumas fotos.


Opa teria uma foto de como ficou a parte onde amassou?
 
Opa teria uma foto de como ficou a parte onde amassou?

Eu ja fiz poço termométrico para os meus fermentadores dessa forma. Eu amassava a ponta do tubo com alicate. Depois colocava a ponta amassada dentro de um copo com água e soprava na outra ponta do tubo pra saber se tinha alguma passagem aberta. Se não borbulhasse, estava ok, senão... amassava mais com o alicate.
 
Cara, muito bom, já vi desses baldes quadrados mas não achava que a tampa vedava bem, ficava meio cabreiro de usar, mas já que voce usou e deu certo, vou tentar! Realmente economiza um monte de espaço na geladeira, deve valer a pena!
Ah, dica pra air-lock, eu trabalho com irrigação, faço air lock com chula 3/8", conector e mangueirinha, super barato e eficiente, procurem qualquer empresa que trabalhe com irrigação e peçam essa descrição!
 
Muito boa a idéia do poço com parafuso, com certeza vou usar na minha panela. Só não sei se é muito importante no fermentador. Estava ouvindo hoje o podcast do Jamil e segundo ele não tem muita diferença de colar com fita na lateral. Eu ainda me preocupo que se usar o sensor do controlador de temperatura nele a geladeira vai ficar ligada direto até o mosto chegar na temperatura definida. O que pode forçar demais o motor.
 
Back
Top