Fermentador cônico de Polipropileno e CIP

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bier_Moench

Member
Joined
Sep 26, 2016
Messages
18
Reaction score
9
Caros amigos,
Saudações.

Pesquisei bastante no fórum, mas não encontrei informações o suficiente sobre esse assunto.

Pretendo fazer uma fazenda de fermentadores. Com uns 9 ou 10 fermentadores de polipropileno. A minha preocupação agora é de como limpá-los.

Quero fazer um sistema CIP, mas a dúvida é que materiais usar, tanto em matéria de bomba quanto em matéria de detergente.

Pelo que li, soda (NaOH) pode ser usado com plásticos, mas não cobre e alumínio. Todo mundo sabe que Inox e soda são a solução para qualquer sistema, desde que a pessoa não precise vender um rim e as duas córneas para comprar o inox. :rolleyes:

Segunda dúvida: caso eu consiga fazer a limpeza com soda, ainda sim preciso desmontar as torneiras e conexões para conferir, ou uma CIPagem bem feita resolve?

Terceira: a esfera CIP pode ser substituída por um cano de PVC com furinhos?

Obrigado aos mais entendidos.
Boas cervejas para todos
 
Caros amigos,
Saudações.

Pesquisei bastante no fórum, mas não encontrei informações o suficiente sobre esse assunto.

Pretendo fazer uma fazenda de fermentadores. Com uns 9 ou 10 fermentadores de polipropileno. A minha preocupação agora é de como limpá-los.

Quero fazer um sistema CIP, mas a dúvida é que materiais usar, tanto em matéria de bomba quanto em matéria de detergente.

Pelo que li, soda (NaOH) pode ser usado com plásticos, mas não cobre e alumínio. Todo mundo sabe que Inox e soda são a solução para qualquer sistema, desde que a pessoa não precise vender um rim e as duas córneas para comprar o inox. :rolleyes:

Segunda dúvida: caso eu consiga fazer a limpeza com soda, ainda sim preciso desmontar as torneiras e conexões para conferir, ou uma CIPagem bem feita resolve?

Terceira: a esfera CIP pode ser substituída por um cano de PVC com furinhos?

Obrigado aos mais entendidos.
Boas cervejas para todos
Se vais gastas num sistema desses, lhe sugiro em usar periféricos adequados. Use bomba de inox ..todas tubulações e conexões em inox ..spray ball em inox...não de chance aos potenciais problemas que podem aparecer.
 
Se vais gastas num sistema desses, lhe sugiro em usar periféricos adequados. Use bomba de inox ..todas tubulações e conexões em inox ..spray ball em inox...não de chance aos potenciais problemas que podem aparecer.
Obrigado pela resposta.
Entendo que usando em Inox não há dúvidas de que funcione. O que eu quero saber é porque não usar outro material. O que exatamente acontece?
 
Obrigado pela resposta.
Entendo que usando em Inox não há dúvidas de que funcione. O que eu quero saber é porque não usar outro material. O que exatamente acontece?

caso tenhas que fazer uma limpeza mais "pesada" com auxilio da soda com agua quentes, o inox é perfeito para isso...ele não oxida. podes tentar alguma coisa em poliacetal atóxico, mas não sem onde vender.
 
Caros amigos,
Saudações.

Pesquisei bastante no fórum, mas não encontrei informações o suficiente sobre esse assunto.

Pretendo fazer uma fazenda de fermentadores. Com uns 9 ou 10 fermentadores de polipropileno. A minha preocupação agora é de como limpá-los.

Quero fazer um sistema CIP, mas a dúvida é que materiais usar, tanto em matéria de bomba quanto em matéria de detergente.

Pelo que li, soda (NaOH) pode ser usado com plásticos, mas não cobre e alumínio. Todo mundo sabe que Inox e soda são a solução para qualquer sistema, desde que a pessoa não precise vender um rim e as duas córneas para comprar o inox. :rolleyes:

Segunda dúvida: caso eu consiga fazer a limpeza com soda, ainda sim preciso desmontar as torneiras e conexões para conferir, ou uma CIPagem bem feita resolve?

Terceira: a esfera CIP pode ser substituída por um cano de PVC com furinhos?

Obrigado aos mais entendidos.
Boas cervejas para todos


Meu caro, procurando sobre o tema, me deparei com o seu post.
Pode me dizer como foi sua experiência???
 
CIP "manual" de fermentador cônico polipropileno 50 litros, é possível?

Pensei em acaovdecesfrega com Detergente alcalino, deixando de molho por algum tempo. Após, enxágue com água declorada.

Ácido nítrico, molho, enxágue.

Parceiro meia hora antes do uso, sem enxágue.
 
eu uso uma lavadora de alta pressão, sai toda a craca e depois uma esponja macia com detergente neutro. enxaguar bem, deixa secar, borrifa alcool 70 em tudo e esta pronto pra usar de novo. nao leva mais que 15 minutos para cada um de 100L. faço isso a 4 anos e nunca tive problema.

Uma vez por ano (ou quando estou empolgado), deixo uns 2-3 dias de molho com soda na agua quente (sim, ela esfria sozinha), removo o líquido e as conexões, enxaguar, borrifa alcool 70, monta tudo e esta pronto pra usar de novo. Isso faz sair o "amarelado" que forma com o tempo.
 
Back
Top