Fermentador cônico de alumínio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pjcordeiro

Member
Joined
Apr 5, 2019
Messages
14
Reaction score
2
Location
Curitiba
Bom dia amigos cervejeiros.
Existe alguma contra indicação em fermentar no alumínio, porque ao procurar alguns fermentadores mais
profissionais tipo cônico so encontrei em inox.
Ai pensei se fosse de alumínio serio mais em conta.
Correto?
 
o problema de ser em alumínio está na limpeza. Os de inox permitem o uso de detergentes alcalinos e ácidos, coisa que o alumínio não permite com tanta facilidade. Teria que contar somente com limpeza mecânica e sanitizantes, o que pode permitir a formação de bio-filme em partes mais escondidas.
 
Além do comentado pelo Jean, será que o tempo prolongado da cerveja fermentada (pH lá pelos 4 e alguma coisa) não reage com o alumínio?
 
Exatamente! @Persevalli já falou tudo. Nem pensar em construir um fermentador de alumínio. Em hipótese alguma!
Sera que um ph a 4 pode causar tanta corrosão assim?
Exatamente! @Persevalli já falou tudo. Nem pensar em construir um fermentador de alumínio. Em hipótese alguma!
Não sei se é tão perigoso assim!
Tem este site aqui que diz outra coisa.
http://abal.org.br/aluminio/mitos-e-verdades/

Se esta liberado pela anvisa acredito que não seja prejudicial correto?
 
Last edited:
o problema de ser em alumínio está na limpeza. Os de inox permitem o uso de detergentes alcalinos e ácidos, coisa que o alumínio não permite com tanta facilidade. Teria que contar somente com limpeza mecânica e sanitizantes, o que pode permitir a formação de bio-filme em partes mais escondidas.
Geralmente uso alvejante para limpar os equipamentos que é alcalino.
Me parece que que pode existir uma reação do aluminio com os "limpadores" com acidez.
 
Geralmente uso alvejante para limpar os equipamentos que é alcalino.
Me parece que que pode existir uma reação do aluminio com os "limpadores" com acidez.

Detergentes alcalinos simplesmente acabam com o alumínio, muito mais que os ácidos (atacam, mas bem mais lentamente).
 
Detergentes alcalinos simplesmente acabam com o alumínio, muito mais que os ácidos (atacam, mas bem mais lentamente).
O correto então é a fervura com agua toda vez que limpar para evitar as frações minusculas de alumínio(não nociva a saúde) que pode se soltar pela limpeza...
E ser feliz!
 
Fala Cervejeiros!
So concluindo minha pesquisa:
De acordo com a anvisa o alumínio em preparação de alimentos nao e nocivo a saude.
O alumínio está presente naturalmente nos vegetais, frutas, produtos de origem animal e na água.
O comite internacional diz que ate 1mg por kg corporal nao faz mal a saude.
Então uma pessoal de 60kg pode consumir o 60mg de aluminio/dia
Uma media de consumo de aluminio pelo ser humano dia e de 9mg no seu total, sendo esse total de 9mg
vindo de todos alimentos preparados em panela de aluminio e o outros alimentos que consumimos.
Então esse valor e muito a abaixo dos valores que poderiam fazer algum maleficio a nossa saude.

Com relação a reação da fermentação da cerveja com ph aproximado de 4,
Não a qualquer liberação em excesso de aluminio que faça qualquer mal a saude.
Veja os alimentos que tem ph de 4 e que consumimos todos os dias que geralmente passa por uma
recipiente de aluminio:
Leite, carne porco, molho de tomate, creme de leite etc.

Conclusão:
UM FERMENTADOR DE ALUMINIO NÃO FAZ MAL SAUDE.

Boas cervas!

Referencia:
https://www.bilbilbeer.com.br/blog/Aluminio-vs-Inox/

https://www.facebook.com/notes/fernando-martins/descubra-o-ph-dos-alimentos/1309513685732732/
 
Fala Cervejeiros!
So concluindo minha pesquisa:
De acordo com a anvisa o alumínio em preparação de alimentos nao e nocivo a saude.
O alumínio está presente naturalmente nos vegetais, frutas, produtos de origem animal e na água.
O comite internacional diz que ate 1mg por kg corporal nao faz mal a saude.
Então uma pessoal de 60kg pode consumir o 60mg de aluminio/dia
Uma media de consumo de aluminio pelo ser humano dia e de 9mg no seu total, sendo esse total de 9mg
vindo de todos alimentos preparados em panela de aluminio e o outros alimentos que consumimos.
Então esse valor e muito a abaixo dos valores que poderiam fazer algum maleficio a nossa saude.

Com relação a reação da fermentação da cerveja com ph aproximado de 4,
Não a qualquer liberação em excesso de aluminio que faça qualquer mal a saude.
Veja os alimentos que tem ph de 4 e que consumimos todos os dias que geralmente passa por uma
recipiente de aluminio:
Leite, carne porco, molho de tomate, creme de leite etc.

Conclusão:
UM FERMENTADOR DE ALUMINIO NÃO FAZ MAL SAUDE.

Boas cervas!

Referencia:
https://www.bilbilbeer.com.br/blog/Aluminio-vs-Inox/

https://www.facebook.com/notes/fernando-martins/descubra-o-ph-dos-alimentos/1309513685732732/
@pjcordeiro
chegar a esta conclusão baseado somente em uma entrada de um blog de uma empresa de vendas que está justificando a compra ou não de panelas de mostura em inox ou alumínio é um tanto precipitado e arriscado.

A resposta da ANVISA utilizada como base da postagem fala de um estudo, mas não o detalha a ponto de validar tua conclusão. Uma coisa é a transferência durante o processo de produção, onde há uma exposição rápida (apesar de catalizada pelo calor) e outra é o contato duradouro de 1 a duas semanas. Temos estas duas variantes testadas?

Uma coisa que aprendi é observar o ecossistema como um todo para conhecer suas "verdades". Se realmente fosse viável a produção de fermentadores de alumínio, isto já não seria uma tendência e facilmente encontrado?
 
@pjcordeiro
chegar a esta conclusão baseado somente em uma entrada de um blog de uma empresa de vendas que está justificando a compra ou não de panelas de mostura em inox ou alumínio é um tanto precipitado e arriscado.

A resposta da ANVISA utilizada como base da postagem fala de um estudo, mas não o detalha a ponto de validar tua conclusão. Uma coisa é a transferência durante o processo de produção, onde há uma exposição rápida (apesar de catalizada pelo calor) e outra é o contato duradouro de 1 a duas semanas. Temos estas duas variantes testadas?

Uma coisa que aprendi é observar o ecossistema como um todo para conhecer suas "verdades". Se realmente fosse viável a produção de fermentadores de alumínio, isto já não seria uma tendência e facilmente encontrado?

Minha conclusão e baseada na logica(que é minha área) e na conclusão da anvisa que foi baseado no uso diario na cozinha das pessoas comuns.
Sobre a exposição:
Quem nunca comeu um macarrão com molho de tomate que foi requentado!

Sobre a viabilidade e tendencia:
Pelas minhas pesquisas, acredito que seja bem mais facil a produção de um fermentador conico com chapas de inox.
1 - Facil de ser soldado com relação ao aluminio
2 - Nao precisa de torno e acabamentos finos de polimentos como precisa ser feito no aluminio com relação a solda ou fundição,
3 - Ai entra os detalhes de facil limpeza com produtos quimicos do qual nao e indicado no aluminio como voce mesmo disse ai em cima.
4 - a durabilidade e dureza do inox que é superior
5 - E por ultimo e não menos importante a beleza do inox que muito superior tambem.

Por estes detalhes que o aluminio nao e viavel e nem tendencia e não porque ele faz mal a saude.

Agora vou usar a logica para convencer voce definitivamente sobre a segurança em fermentar
nossa cerva em aluminio.
Vamos imaginar que dos 9mg medios diarios de consumo de aluminio seja a metade
desse valor de origem das panelas de aluminio (estou jogando alto esse valor).
E voce va fermentar 10 litros de cerveja (acredito que seja um valor padrão minimo)

4,5 mg/dia X 7 dias de fermentação
4,5 * 7 = 31,5mg
Então voce tem 31,5mg de aluminio em 10 litros de cerveja.
Ainda que uma pessoa de 60 kg consiga tomar 10 litros de cerveja em um dia sem ter outros problemas
como coma alcoólico, convulsões entre outros problemas.
Ainda sim estaria seguro com sua saude com relação aos 60mg diarios.
E não importa a quantidades e tempo de fabricação normal de sua cerveja no aluminio
Não vai conseguir chegar a esse valor de consumo de 60mg dia.

Se eu que sou um burro consegui chegar a essa conclusão
imagine os phd's que trabalham para ANVISA e o comite internacional de saude neh.

BASEADO EM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES AFIRMO QUE:
FERMENTAR CERVEJA EM ALUMINIO NAO FAZ MAL A SAUDE!
O fermentador conico de aluminio so não é viavel porque nao vale a pena para o consumidor
final com relação a produção(fabricação dele).
Boas Cervas a todos!
 
Last edited:
Minha conclusão e baseada na logica(que é minha área) e na conclusão da anvisa que foi baseado no uso diario na cozinha das pessoas comuns.
Sobre a exposição:
Quem nunca comeu um macarrão com molho de tomate que foi requentado!

Sobre a viabilidade e tendencia:
Pelas minhas pesquisas, acredito que seja bem mais facil a produção de um fermentador conico com chapas de inox.
1 - Facil de ser soldado com relação ao aluminio
2 - Nao precisa de torno e acabamentos finos de polimentos como precisa ser feito no aluminio com relação a solda ou fundição,
3 - Ai entra os detalhes de facil limpeza com produtos quimicos do qual nao e indicado no aluminio como voce mesmo disse ai em cima.
4 - a durabilidade e dureza do inox que é superior
5 - E por ultimo e não menos importante a beleza do inox que muito superior tambem.

Por estes detalhes que o aluminio nao e viavel e nem tendencia e não porque ele faz mal a saude.

Agora vou usar a logica para convencer voce definitivamente sobre a segurança em fermentar
nossa cerva em aluminio.
Vamos imaginar que dos 9mg medios diarios de consumo de aluminio seja a metade
desse valor de origem das panelas de aluminio (estou jogando alto esse valor).
E voce va fermentar 10 litros de cerveja (acredito que seja um valor padrão minimo)

4,5 mg/dia X 7 dias de fermentação
4,5 * 7 = 31,5mg
Então voce tem 31,5mg de aluminio em 10 litros de cerveja.
Ainda que uma pessoa de 60 kg consiga tomar 10 litros de cerveja em um dia sem ter outros problemas
como coma alcoólico, convulsões entre outros problemas.
Ainda sim estaria seguro com sua saude com relação aos 60mg diarios.
E não importa a quantidades e tempo de fabricação normal de sua cerveja no aluminio
Não vai conseguir chegar a esse valor de consumo de 60mg dia.

Se eu que sou um burro consegui chegar a essa conclusão
imagine os phd's que trabalham para ANVISA e o comite internacional de saude neh.

BASEADO EM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES AFIRMO QUE:
FERMENTAR CERVEJA EM ALUMINIO NAO FAZ MAL A SAUDE!
O fermentador conico de aluminio so não é viavel porque nao vale a pena para o consumidor
final com relação a produção(fabricação dele).
Boas Cervas a todos!
@pjcordeiro

primeiro, também sou da área da lógica, mas também da ciência. Acredito que há muitas generalizações nas conclusões.

Mas ok, cada um com suas convicções e certezas. Nunca quis desmerece-lo, ofende-lo ou mesmo desacredita-lo. Tudo o que falei foi no intuito original da thread, que era produção/uso de um fermentador de alumínio.

Quanto as afirmações das quantidades de alumínio nos alimentos diários, não sei afirmar se a contagem tem ou leva em consideração produtos de baixo PH que ficam expostos por longo tempo de processamento, ou somente refeições produzidas (cabe descobrir qual foi o objeto do estudo, sendo que em ciência a redução do escopo muitas vezes se faz necessária).

Pessoalmente, uso panelas de alumínio para fazer minhas levas, mas tento manter elas o mais "pretas" (oxidadas/passivadas) possível. Já para depois, na parte fria, ou PEAD ou os barris de inox.

Um abraço e boas cervejas a todos!
 
Tudo na paz da Bera!
: )
O importante e fazer nossas beras com qualidade e pode acreditar que o aluminio nao vai ser um empecilho.
Vou fazer um fermentador conico de aluminio a baixo custo e posto os resultados aqui para tentar ajudar
a comunidade Cervejeira!

Abraço e caso possa ajudar em algo estou a disposição!

Boas Beras a todos!
 
Back
Top