Fermentador bombona de 50L - dicas de montagem

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por leandrocosta, 10/1/17.

1. 10/1/17 #1

leandrocosta

leandrocosta

leandrocosta

Well-Known Member

Afiliado:
    14/1/15
    Curtidas Recebidas:
    28
    Acabei de comprar 2 bombonas de 50L pra fazer meus novos fermentadores e estou com algumas dúvidas:

1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

2. 10/1/17 #2

gilmartadeus

gilmartadeus

gilmartadeus

Member

Afiliado:
    12/8/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Se forem bombinhas com cheiro forte... Desiste... Joguei 50 litros fora, pois ao tirar o cheiro forte no início parece estar tudo OK, mas ao baixar a temperatura do fermentador esse cheiro voltou e empregnou na cerveja. As minhas eram provenientes de azeitonas.

Enviado de meu SM-G900H usando Tapatalk

3. 11/1/17 #3

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    1) Como faço pra tirar esse cheiro forte de plástico que senti assim que tirei a tampa? Pretendo preencher com água e vanish, deixar descansar por 24h, lavar, depois preencher com sanitizante (biofor) e deixar mais 24h antes do primeiro uso. Alguém faria diferente?
    Lava com bucha (lado macio) + detergente e enxágua bem.
    Se ainda tiver cheiro, repita o procedimento.
    Não é necessário repetir. As minhas vieram com o cheiro de plástico, lavei dessa forma e não tive problema algum nas minhas levas...

2) É melhor utilizar torneiras de filtro (marca Stefani) ou o modelo 28E? Nos meus baldes de 30L utilizo as de filtro, mas a ponta em que se prende a mangueira é muito curta, e é preciso ter cuidado pra ela não soltar durante a trasfega. Considerei mudar para o modelo 28E porque ele tem a vantagem de fixar melhor a mangueira e o enchedor de garrafas. Alguém vê desvantagens nele?

A 28E é muito melhor e mais fácil de lavar e higienizar. Além de permitir que seja feita a furação mais baixa, visto que a torneira vira em falso...

3) Qual é a melhor forma de fazer o blow-off atualmente? Nos meus baldes de 30L eu tenho um vedante pra air-lock na tampa, e nele encaixo uma mangueira de silicone 3/8". A desvantagem é que dá trabalho pra colocar e pra tirar o vedante pra air-lock, então eu não costumo tirar pra lavar.

Da mesma forma como faz com os de 30L.
    Eu também não tiro o anel de vedação...

4. 11/1/17 #4

leandrocosta

leandrocosta

leandrocosta

Well-Known Member

Afiliado:
    14/1/15
    Curtidas Recebidas:
    28
    Valeu @tomazela, já estou providenciando as torneiras 28E. Estou pensando em substituir o blow-off por um conector pneumático + mangueira 1/4". Parece que assim a mangueira encaixa mais fácil. Alguém discorda?

Mais uma dúvida: pensei em colocar um poço termométrico uns 10-15cm acima da torneira pra conseguir fermentar de 20L a 40L, essa altura está OK?

5. 11/1/17 #5

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80
    Quanto maior a altura maior o gradiente de temperatura no sistema. Se você fermentar lager, a atividade da levedura estará mais embaixo aquecendo de baixo pra cima, se ale, mais em cima e o calor vai concentrar quase todo no topo (lembrando que fluidos quentes são menos densos que fluidos frios em sua grande maioria) e como quer variar o volume da brassagem só piora! xD

Não sei responder com toda certeza do mundo, mas eu colocaria dois, um no "meio" de cada volume... tipo uma no meio dela toda e uma 0,25 de baixo pra cima, pra caso 40 e 20 respectivamente. Espero ter ajudado.

6. 11/1/17 #6

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    356
    Eu instalei na tampa da bombona uma torneira de filtro e nela ligo a mangueira de blowoff.

Quando quero tirar uma amostra, fecho a torneira, retiro o líquido e depois de alguns minutos abro de novo, assim não corro o risco de "sugar" o líquido do borbulhador para dentro da bombona ou mesmo o ar ambiente ( se tirar a mangueira do líquido).

7. 11/1/17 #7

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    É muito mais simples colocar o poço exatamente no centro do fermentador...

8. 11/1/17 #8

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    O meu fica exatamente no centro do fermentador...

9. 11/1/17 #9

marqueze

marqueze

marqueze

Well-Known Member

Afiliado:
    15/1/15
    Curtidas Recebidas:
    80
    imaginei que com ele querendo variar o volume das brassagens pode ficar inconsistente... creio que dificilmente faria volumes menores que o do fermentador. Na pior das hipoteses manteria dois

10. 11/1/17 #10

leandrocosta

leandrocosta

leandrocosta

Well-Known Member

Afiliado:
    14/1/15
    Curtidas Recebidas:
    28
    Aproximadamente a bombona tem 60cm de altura, o centro fica a 30cm.
    Funciona pra 40L, mas não pra 20L, já que o poço ficaria acima da superfície.

E se eu colocasse a 25cm e só fizesse levas a partir de 30L, ficaria melhor?

/ \ -> 60cm
    | |
    | |
    | | -> 48cm (40L)
    | |
    | | -> 36cm (30L)
    | | -> 30cm (centro)
    | |
    | | -> 24cm (20L)
    | |
    | |
    | |
    | |
    ---

11. 11/1/17 #11

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    Já que você faz várias brassagens de volumes variados, é melhor colocar um pouco acima do centro do volume de 20 litros

12. 11/1/17 #12

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    429
    Acredito que a diferença de temperatura entre o topo e o fundo do fermentador, seja lager ou ale é desprezível para o resultado final...

13. 12/1/17 #13

brunonacari

brunonacari

brunonacari

Well-Known Member

Afiliado:
    26/1/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    tenho uma bombona dessa de 50 litros e meu poço vem de cima mesmo, como a altura é maior q o padrão, mandei fazer um que fique a uns 5cm do fundo.

Acho mais prático esses q colocamos nas laterais, mas não acho q seja a melhor solução pensando em sanitização.

14. 18/1/17 #14

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

RodrigoSchuch

Well-Known Member

Afiliado:
    28/9/16
    Curtidas Recebidas:
    63
    concordo com o @tomazela..

a diferença para volumes pequenos é bem desprezível, ainda mais pq não tem muita pressão diferencial
    coloca no meio ou mais abaixo vai de gosto pessoal

abraço

Compartilhe esta Página