• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentação sob Pressão - Lager e Ales

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

vcremasco

Well-Known Member
Afiliado
25/3/14
Nem cheguei usar o meu ainda, o vazamento não é entre a tampa e a conexão, acredito que seja no tubo pescador, por ser de alumínio, quando aperto o terminal ball lock, a mola do puppet amassa a borda do tubo pescador.
O meu não veio com o tubo de extração, como tenho outro terminal ball lock de liquido parado, estava pensando em retirar a válvula de segurança, e instalar o ball lock de liquido no lugar dela com uma mangueira ligada em um flutuador, assim ficaria bem parecida com o fermzilla. Daria para instalar o terminal ball lock no furo da outra conexão, mas ai eu perderia o termostato que vai dentro do liquido.
Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.

rdinallo

Well-Known Member
Afiliado
8/9/16
Eu ja havia pensado em fazer isso, tirando a valvula de segurança. Pra isso você vai precisar de uma broca mais larga pra aumentar esse buraco, inutilizando ele para a valvula de segurança dai pra frente.
Só não fiz porque vira e mexe minhas spunding valves travam, ai o que salva é a valvula de segurança.
esse é meu medo, vou fazer mais uns testes mantendo a valvula de segurança, e utilizando um termostato externo

brunoh

Member
Afiliado
9/7/18
@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento

Carmona

Member
Afiliado
9/11/16
@johnsonbio @jgpc

vcs já utilizam a Spunding Valve da Kegland v1? Estou tentando usar, mas após a fermentação, sempre noto perda de pressão ao longo dos dias. Fiz um teste pressurizando a válvula isoladamente com 2bar, no dia seguinte estava praticamente com 1bar... como nunca usei e desde a primeira vez teve esse comportamento, estou tentando entender se é um comportamento esperado, se estou fazendo algo de errado ou se pode ser um micro furo, algo do tipo.

fiz a montagem da válvula seguindo o sentido da seta para a saída do gás
fecho a válvula e depois abro até atingir a pressão desejada
uso ball lock para a conexão junto com os engates dmfits
testei todas as peças mergulhando em água, nenhuma mostrou qualquer sinal de borbulhamento
Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema

brunoh

Member
Afiliado
9/7/18
Brunoh, vc fez o teste com o líquido dentro?
Caso sim, sempre vai ter absorção do gás no líquido.
Outra coisa, temperatura tb é um fator de oscilação de pressão.
Faço os meus testes no meu Fermzilla com sanitizante dentro, pressurizo e deixo um tempo, coloco de ponta cabeça tb e vejo se não tem vazamento.
Normalmente pego vazamento nos conectores carbonators, aí só aperto mais um pouco e não mexo mais, na tampa ou no pote coletor ainda não tive problema
Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)

Attachments

Última edição:

dfelix

Member
Afiliado
1/2/21
Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍

Guilherme01

Well-Known Member
Afiliado
12/9/17
Olá a todos,

Irei em breve fermentar sob pressão pela primeira vez.
A fermentação será no keg.
No entanto, há uma dúvida que tenho que não encontrei informação nenhuma.
Talvez me possam ajudar:

É necessário deixar um "headspace" idêntico ao da fermentação tradicional?

Grato pelas respostas! 👍
Na teoria, a pressao diminui o krausen. Na pratica ja tive problemas e amigos qvtambem tiveram problemas. O krausen subiu, entupiu a spunding valve e por pouco nao causou o estouro da valvula de segurança. De amigos chegou a estourar a valvula.
Eu sugiro manter o headspace. Nao seja guloso eheh

Guilherme01

Well-Known Member
Afiliado
12/9/17
Fiz testes sem líquido, quando desconecto do postmix a spunding valve fica pressurizada, mas aos poucos vai perdendo pressão, até zerar em alguns dias. Coloquei a spunding valve pressurizada dentro da água para tentar ver vazamento, nada, não tem borbulhamento... testando no cilindro de CO2, pressurizo, fecho o registro do regulador para isolar a spunding valve e no outro dia a pressão do manômetro da spunding valve está menor que o do regulador de pressão do cilindro de CO2...

Anexei uma foto do setup para ficar mais fácil o entendimento, pressurizo, regulando pressão que ficará em ambos os manômetros, com regulagem da spunding valve próxima desta, porém ligeiramente maior, fecho o registro amarelo do regulador de pressão do cilindro e acompanho a evolução ... que não se manem...

Já testou deixar a válvula pressurizada ao retirar do postmix? A pressão se manteve? (Lógico, considerando que não tenha vazamento no conector ball lock)
A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.

brunoh

Member
Afiliado
9/7/18
A minha tb vaza e não consegui resolver. Oq faço, como o vazamento é lento é monitorar. Acabou a fermentação, tiro a valve. Começou a cair, vejo se a fermentação ja acabou e tiro a valve.
É o que tenho feito também ... obrigado por compartilhar! cheers!

Eduardo Diavam

Well-Known Member
Afiliado
8/3/21
Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...

gabrielskin

Well-Known Member
Afiliado
15/9/20
Bom dia pessoal, alguns de voces fizeram os testes em cervejas belgas como Dubbel, Tripel, Quadruppel em fermentação sob pressão? Devido a necessidade da produção de esteres para ceverjas belgas voces acham que a pressão pode atrapalhar? Pelo que eu sei meio por cima na Belgica tem alguns fementadores que são "deitados" para não gerar pressão, mas n me aprofundei sobre...
Atrapalha sim, justamente em razão da inibição da multiplicação celular e consequente redução da produção de ésteres. Uma saída é iniciar a fermentação com a válvula aberta (ou usar airlock/blowoff) e só fechar no finalzinho, quando os compostos aromáticos já estiverem formados.

Eduardo Diavam

Well-Known Member
Afiliado
8/3/21
Sera que da certo forçar uma temperatura alta tipo uns 25 a 30 graus pra forçar a produção de esteres e compensar a perda sob pressão? Problema de colocar priming é o contato com o oxigênio só, que é uma das vantagens de um fermentador pressurizado.

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Fermento sob pressão e não volto mais para a bombona. Fermento em Barril de 50l, na maioria das vezes fermento com airlock e coloco no 3o dia faço spunding de 15 a 20psi. Já sirvo do barril mesmo, faço dry hopping também (uso no sifão um pedaço de copo plastico com um voil por cima para pegar a cerveja acima da lama e também não entrar lupulo do dry hopping no sifão). A vantagem que vejo, é que não oxida mais a cerveja na trasfega e consigo beber ALEs com 7 a 10 dias (apesar de que la pelo 15do costumam estarem melhor) e da menos trabalho de fermentar, trasfegar, carbonatar, etc.... Para limbar o Barril uso soda caustica e esquento o barril no fogão, se estou sem muito saco, so lavo o barril com agua e faço no chill. Jogo o mosto quente pro barril a 90oC e deixo de um dia pro outro resfriando fora da geladeira (fecho com o sifão para fechar fermeticamente e não contaminar) . Realmente há pouco informaçõe sobre o assunto. Existe alguns podcast e experimentos:

mas como fica o tempo de consumo ja q a lama e possivelmente o DH ficam até o fim no fermentador??