Fermentação sob pressão + cálculo do co2 para o priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 8, 2020
Messages
17
Reaction score
6
Location
Brasil
Olá amigos.
Comprei um fermentador que permite a fermentação sob pressão e eu gostaria de saber se existe algum jeito de saber o quanto de co2 a cerveja tem ao final da fermentação quando é fermentada sob pressão, para eu poder calcular o priming necessário (se necessário) da carbonatação complementar. Antecipo que não quero fazer carbonatação forçada ;-)
Alguém sabe de algum local que ensine como calcular/descobrir o co2 da cerveja?

Obrigado!
 
Nunca fiz fermentação sobre pressão, mas nela geralmente se usa a spunding valve, que é um equipamento que regula qual a pressão no fermentador, com base nele vc sabe como que está a carbonatação da sua cerveja.
 
Bom dia Julio. Sim, o spunding valve é essencial. Mas imagine que a pressão foi desligada por algum motivo, tipo para fazer dry hopping ou qq outra coisa, e religado, e a pressão ficou em 0,5 bar, por exemplo. Essa nova pressão não condiz com o co2 que já estava na cerveja... então seria necessário alguma coisa para medir o co2 que já está na cerveja e complementar. Essa medição que eu não encontrei.
 
Bom dia Julio. Sim, o spunding valve é essencial. Mas imagine que a pressão foi desligada por algum motivo, tipo para fazer dry hopping ou qq outra coisa, e religado, e a pressão ficou em 0,5 bar, por exemplo. Essa nova pressão não condiz com o co2 que já estava na cerveja... então seria necessário alguma coisa para medir o co2 que já está na cerveja e complementar. Essa medição que eu não encontrei.

Bom dia Walter, no caso se vc despressurizou o fermentador e fechou ele novamente, no máximo em 24hs a pressão estabiliza e a leitura é a correta q esta a carbonatação de sua ceva. Talvez vc tenha q fazer uma pequena correção, pega a tabela de carbonatação e mede temperatura e pressão q vai ter o ponto ideal a chegar.
 
Bom dia Mauricio, desculpe a insistência de iniciante :) . Então depois desse tempo o co2 que está na cerveja vai refletir na pressão total do fermentador? só preciso fazer as correções de temperatura? Se é isso, ótima notícia.
Obrigado.
 
Bom dia Mauricio, desculpe a insistência de iniciante :) . Então depois desse tempo o co2 que está na cerveja vai refletir na pressão total do fermentador? só preciso fazer as correções de temperatura? Se é isso, ótima notícia.
Obrigado.

Isso! Provavelmente vc precisará fazer um pequeno ajuste na pressão, baseando-se pela temperatura que está.
 
Só tem um problema, quando vc chegar no novo equilíbrio e calcular quanto falta, você vai precisar abrir o fermentador para colocar o priming, o que vai despressurizar novamente. Acho que o caminho seria calcular quanto de CO2 está diluído ao final da fermentação e já adicionar o priming baseado nisso junto com o DH (se for o caso).

Lembrando que a fermentação sob pressão ela costuma ocorrer numa pressão inferior a carbonatação normal das cervejas, então vc precisa acompanhar a gravidade, calculando qual momento vc deve iniciar o aumento da pressão para chegar na pressão final desejada.

Obrigado a todos. Entendido. Depois das informações aqui eu pesquisei mais focado e achei um bom artigo (que só deve ser novidade para mim :-D ): Cálculos de CO2 – Beer School
 
O priming seria na garrafa. Decidi que vou comprar o equipamento de co2, estava evitando para não complicar muito o processo mas evitá-lo está complicando mais do que usá-lo.
 
No vale a pena fermentar sobre pressão para fazer priming depois, a principal vantagem que vejo da fermentação pressurizada é fazer a trasfega sem contato com oxigênio, excelente pra fazer neipa
 
outro ponto importante de se observar tb é a temperatura que está fermentando, estou fermentando 25 litros sob pressão em 2 post mix, um com 10 litros e outro com 15 litros, em temperatura ambiente. ficou 10 dias fermentando, está há uns 5 dias estabilizada em 2 bar nos manômetros. hj vai pra geladeira e certamente a breja vai absorver co2. liquido em temperatura mais elevada desprende co2, baixando a temperatura ele absorve. tudo indica que terei que completar com forçada lenta, mas vamos ver, depois comento aqui o resultado
 
Boa noite, se tem pressão de co2, qual o sentido do priming? Na cervejaria usamos o co2 para apropria carbonatação, libera no inicio e faltando 1 bar pra terminar fecha, quando faz o cool crash acerta com co2, os volumes tem uma tabela ai na net.
 
Boa noite, se tem pressão de co2, qual o sentido do priming? Na cervejaria usamos o co2 para apropria carbonatação, libera no inicio e faltando 1 bar pra terminar fecha, quando faz o cool crash acerta com co2, os volumes tem uma tabela ai na net.
Oi Marcelo, conforme eu escrevi, eu estava evitando o equipamento de co2. Já desisti do priming e vou usar a carbonatação forçada para complementar.
 
Back
Top