• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentação rápida de mais

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Sydimar

Member
Afiliado
15/9/19
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui!
Estou com uma dúvida, inoculei a lama de s-04 numa ipa, não tenho estimativa de qta levedura tinha, o que ocorre é que deu 24 horas de inoculação e o mosto já desceu de 1.050 pra 1010, temperatura do frezzer controlada a 18 graus, acredito ter colocado MTA levedura, a pergunta é... Quais problemas posso ter com essa fermentação tão rápida?? Obrigado

Lperes27

Well-Known Member
Afiliado
4/4/18
Sydimar, bom dia!

Sim, possivelmente você inoculou bastante células de levedura (overpitching). Pelo que já li, existe uma possibilidade de aumento do Diacetil e do Acetaldeído, porém no geral, principalmente na escala homebrew, dificilmente você terá problemas com estes off flavors.

Minha sugestão: deixe um tempo a 18ºC (cerca de 3 dias) e meça a densidade. Após este tempo, faça uma rampa gradual até 22ºC para o descanso do Diacetil. Meça novamente a densidade e faça uma prova do cheiro e sabor.

Att.,

Luis

GuilhermeAlmeida

Well-Known Member
Afiliado
9/1/19
Nenhuma, aliás, quanto mais rápida a fermentação melhor.
A ideia de uma IPA é consumir ela mais fresca possível, ou seja, a fermentação primária deve acontecer da forma mais rápida possível, passando para o descanso do diacetil (24º), DH, maturação e envase.

Sydimar

Member
Afiliado
15/9/19
Legal pessoal, acredito que não terei problema, seguirei as recomendações, muito obrigado!