Fermentação parou antes da FG esperada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 20, 2020
Messages
6
Reaction score
1
Location
Brasília
Bom dia, pessoal.
Estou fazendo uma IPA que deveria ter OG 1,053 e FG 1,006 com US-05. Cheguei na OG 1,051 e a FG parou em 1,015. BIAB de rampa única a 68º para ter corpo. Fermentou por 7 dias a 18°C.
Experimentei a cerveja e me parece estar ok. Está dando 4,7% ABV. Porém acho que estou com a fermentação estagnada.
Seria de se esperar uma FG entre 1,008 a 1,010? Ou devido a rampa alta devo esta com açúcar não fermentável?
Estar a 1,015 pode me causar problemas no priming?
Será que vale a pena inocular mais leveduras ou tentar reanimar essa fermentação?
Alguma dica?
Obrigado.
 
- Pra atenuar ate o fim precisava ter feito a mostura em uma temperatura mais baixa, geralmente a gente quer isso em uma IPA (a não ser que seja uma NEIPA, que você espera uma FG mais alta)
- Aumenta a temperatura de fermentação, deve cair alguns pontos e dar uma arredondada
- Atenuou so 71%, US-05 geralmente vai mais
- Falta alguns dados para avaliarmos bem o que esta acontecendo: pitch rate, volume da brassagem, temperatura de inoculação
 
- Pra atenuar ate o fim precisava ter feito a mostura em uma temperatura mais baixa, geralmente a gente quer isso em uma IPA (a não ser que seja uma NEIPA, que você espera uma FG mais alta)
- Aumenta a temperatura de fermentação, deve cair alguns pontos e dar uma arredondada
- Atenuou so 71%, US-05 geralmente vai mais
- Falta alguns dados para avaliarmos bem o que esta acontecendo: pitch rate, volume da brassagem, temperatura de inoculação
Obrigado pelo retorno!

Envasei 19,5L, coloquei um pacote de levedura só, inoculei a 24oC e coloquei na geladeira setada para 18oC.
 
Last edited:
Pitch rate ta adequado
Eu diminuiria a temperatura de inoculacao so
Deve atenuar ate o fim
So pra nivel de comparacao (nao tem certo ou errado), no terceiro dia, minhas fermentacoes ja foram bem mais de 50% dai deixo a temperatura subir naturalmente ate uns 22-23, geralmente no setimo dia ja atenuou e fez matou os off flavor
Dai cold crash e partir pro abraco
 
Bom dia, pessoal.
Estou fazendo uma IPA que deveria ter OG 1,053 e FG 1,006 com US-05. Cheguei na OG 1,051 e a FG parou em 1,015. BIAB de rampa única a 68º para ter corpo. Fermentou por 7 dias a 18°C.
Experimentei a cerveja e me parece estar ok. Está dando 4,7% ABV. Porém acho que estou com a fermentação estagnada.
Seria de se esperar uma FG entre 1,008 a 1,010? Ou devido a rampa alta devo esta com açúcar não fermentável?
Estar a 1,015 pode me causar problemas no priming?
Será que vale a pena inocular mais leveduras ou tentar reanimar essa fermentação?
Alguma dica?
Obrigado.
Pra mim o unico problema aí está na so seu cálculo pra FG. conseguir 1.006 de FG é beeeem difícil.. Tem que ser com levedura que atenua muito, uma temperatura de sacarificação baixa ou com adição de açucar de cozinha que é 100% fermentável.
Para uma mostura a 68ºC e OG de 1.051, essa FG de 1.015 me parece o mais provável de acontecer mesmo. Igual o Evandro falou aí em cima, se quiser uma cerveja mais seca, tenta fazer a mostura la pelos 65ºC, que deve ficar uma FG la pros 1.010 - 1.011.
Qual software vc usou pra fazer a receita? O Beersmith te da uma estimativa boa de FG se vc colocar os ingredientes e temperaturas tudo certinho..
 
Pra mim o unico problema aí está na so seu cálculo pra FG. conseguir 1.006 de FG é beeeem difícil.. Tem que ser com levedura que atenua muito, uma temperatura de sacarificação baixa ou com adição de açucar de cozinha que é 100% fermentável.
Para uma mostura a 68ºC e OG de 1.051, essa FG de 1.015 me parece o mais provável de acontecer mesmo. Igual o Evandro falou aí em cima, se quiser uma cerveja mais seca, tenta fazer a mostura la pelos 65ºC, que deve ficar uma FG la pros 1.010 - 1.011.
Qual software vc usou pra fazer a receita? O Beersmith te da uma estimativa boa de FG se vc colocar os ingredientes e temperaturas tudo certinho..
Eu usei o brewersfriends, tô querendo ter mais brassagens para comprar o BS. Obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo então com essa FG.
 
Eu usei o brewersfriends, tô querendo ter mais brassagens para comprar o BS. Obrigado pelas dicas, fico mais tranquilo então com essa FG.
Sem problemas...
Há pouco tempo atrás minhas levas todas estavam ficando com a FG muito acima do esperado, já tava ficando até desiludido kkk.. Aí eu descobri que o meu termômetro estava marcando 3ºC a menos do que o real... Ou seja, toda brassagem eu estava fazendo a 3ºC acima.. depois que vi isso e corrigi começou a atingir a FG certinho...
Isso me mostrou que realmente a temperatura de mostura faz uma diferença bem grande na FG!!
 
Boa noite,

estou com um problema...fiz uma chocolate Porter e tive OG de 1060. A receita dizia fermentar a 19o. Está no fermentador ha 8 dias e a FG nao baixa de 1034....será que posso baixar a Temperatura para 17o e colocar outro pacote de fermento? US-04.. obrigado
 
Boa noite,

estou com um problema...fiz uma chocolate Porter e tive OG de 1060. A receita dizia fermentar a 19o. Está no fermentador ha 8 dias e a FG nao baixa de 1034....será que posso baixar a Temperatura para 17o e colocar outro pacote de fermento? US-04.. obrigado
Medido com densimetro ou refratometro?
 
Boa noite,

estou com um problema...fiz uma chocolate Porter e tive OG de 1060. A receita dizia fermentar a 19o. Está no fermentador ha 8 dias e a FG nao baixa de 1034....será que posso baixar a Temperatura para 17o e colocar outro pacote de fermento? US-04.. obrigado


Abaixar a temperatura não ajudaria. Pra melhorar precisaria aumentar. Fermento tbm já tem bastante. Se for pra colocar mais eu escolheria algum mais atenuante. Balançar o fermentador tbm pode ajudar. Esperar mais tbm ajuda. Estou tomando uma Wit que ficou mais de 1 semana enroscada em 1018 e do nada baixou pra 1008.

Tem uns tópicos ótimos no grupo que tratam isso em detalhes.
 
Obrigado pelo retorno!

Envasei 19,5L, coloquei um pacote de levedura só, inoculei a 24oC e coloquei na geladeira setada para 18oC.

Olá @Tiago Sant'Ana!

Cuidado envasar com esse FG alta sem a certeza da atenuação completa.

Mesmo com um mash a 68ºC pode haver mais açúcares fermentáveis.

Primeiro ponto que vou discordar um pouco é quanto a esse pitch rate.

Fermentis pode considerar 6bi/g de células.

Pode ser que a fermentação travou devido a under pitch - pouco fermento.

Deveriam ser ao menos 2 sachês.

Veja o print da calculadora do brewersfreind sendo otimista e considerando 8bi/g.

Minha dica é:

Com muito cuidado para não agitar e não oxigenar, movimente seu fermentador - incline/deite e levante vagarosamente por 3 vezes - para colocar a levedura em suspensão novamente.

Gradativamente, vá subindo a temperatura 1ºC a cada 2 dias até 26ºC. Se perceber uma atividade a mais no airlock em determinada temperatura, deixe mais um dia.

Chegando a 26ºC aguarde mais 2 dias.

Nesse processo não se oriente muito pelo airlock, pois a atividade será bem tímida.

Quando estiver nos 24ºC confira se a densidade está atenuando.

Não tenha pressa, sua cerveja não estragará no fermentador.

Se persistir em 1,015, de duas uma:

Volta a temperatura para os 18ºC e coloca mais 1 sachê de fermento e recomeça tudo.

Ou envasa assim e bebe logo hehehehe.

A questão é que envasar com FG alta corre-se o sério risco de gushing - começa a espumar e não para mais - ou até explosão de garrafas.

Outra medida de segurança, por garantia, se o primming for na garrafa, é utilizar um pouco menos de açúcar, por volta 4g/l no máximo.

Bom, são apenas minhas dicas baseadas em minhas fermentações que deram problemas.

Por isso digo: Fermentis nunca mais uso. O barato sai caro. O cálculo é em torno de 7bi/g de células, sendo otimista.

Boa sorte!
 

Attachments

  • Captura de Tela 2020-11-25 às 09.36.56.png
    Captura de Tela 2020-11-25 às 09.36.56.png
    193 KB · Views: 14
Qual é a FG que pretente? Quantos litros de breja/mosto teve no final? Diz ai que podemos calcular exatamente a levedura necessária. Tá com cara de under pitch.
 
Aconteceu comigo exatamente isso e foi numa Wit também. Coloquei um sachê de redstar blanc mas não caiu nem um ponto.
Acredito que foi underpitching combinado com aeração insuficiente.
Bem, com 1015 eu engarrafaria com 4g de açucar por litro, como o _Mó_ falou e acompanharia a pressão na garrafa.
Caso a pressão suba acima do limite é só colocar tudo na geladeira para não ter perigo de explosões.
Drink it and be happy!
 
Fala, pessoal.
Na verdade esse lote era de ago/2020. Só tenho mais uma garrafa dela rsrs. Está na geladeira para ser consumida. Mas obrigado pelo retorno. A cerveja ficou muito boa. No caso desse lote, era minha terceira brassagem, fiz um priming conservador com 4g/l. Algumas poucas garrafas apresentaram gushing por volta de 2 meses de envase.

Lição aprendida eu acredito que o problema foi a mostura alta e pouca levedura. Eu gosto da Fermentis, acho uma qualidade boa pelo preço deles. O problema foi eu não saber usar a levedura. Lendo o manual eles informam 6x10^9 células//g. Como o pacote tem 11g o pitch fica por volta de 66 bilhões de células. Solução: passei a fazer starter e fazer a conta de células com uma folga. Diferença da água pro vinho. Estou usando o BrewFather e o YeasCalculator para calcular o starter. Agora estou começando a usar levedura líquida, mas não vejo problemas na Fermentis. Passei a adotar também rampas ascendentes de fermentação, depois da fase exponencial começo a aumentar a temperatura até uns 3-4°C acima da temperatura inicial.

Ainda estou aprendendo os meandros da fermentação, principalmente com cerveja mais alcoólicas. Já consegui melhorar meus lotes e agradeço a colaboração de todos aqui do fórum.

Abraços e boas brassagens.

Olá @Tiago Sant'Ana!

Cuidado envasar com esse FG alta sem a certeza da atenuação completa.

Mesmo com um mash a 68ºC pode haver mais açúcares fermentáveis.

Primeiro ponto que vou discordar um pouco é quanto a esse pitch rate.

Fermentis pode considerar 6bi/g de células.

Pode ser que a fermentação travou devido a under pitch - pouco fermento.

Deveriam ser ao menos 2 sachês.

Veja o print da calculadora do brewersfreind sendo otimista e considerando 8bi/g.

Minha dica é:

Com muito cuidado para não agitar e não oxigenar, movimente seu fermentador - incline/deite e levante vagarosamente por 3 vezes - para colocar a levedura em suspensão novamente.

Gradativamente, vá subindo a temperatura 1ºC a cada 2 dias até 26ºC. Se perceber uma atividade a mais no airlock em determinada temperatura, deixe mais um dia.

Chegando a 26ºC aguarde mais 2 dias.

Nesse processo não se oriente muito pelo airlock, pois a atividade será bem tímida.

Quando estiver nos 24ºC confira se a densidade está atenuando.

Não tenha pressa, sua cerveja não estragará no fermentador.

Se persistir em 1,015, de duas uma:

Volta a temperatura para os 18ºC e coloca mais 1 sachê de fermento e recomeça tudo.

Ou envasa assim e bebe logo hehehehe.

A questão é que envasar com FG alta corre-se o sério risco de gushing - começa a espumar e não para mais - ou até explosão de garrafas.

Outra medida de segurança, por garantia, se o primming for na garrafa, é utilizar um pouco menos de açúcar, por volta 4g/l no máximo.

Bom, são apenas minhas dicas baseadas em minhas fermentações que deram problemas.

Por isso digo: Fermentis nunca mais uso. O barato sai caro. O cálculo é em torno de 7bi/g de células, sendo otimista.

Boa sorte!
 
Back
Top