Fermentação no postmix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lobão_jr

New Member
Joined
Nov 25, 2018
Messages
3
Reaction score
1
Location
Nova bandeirantes MT
Pessoal estou com uma duvida vi em um video na internet que o cara fez a fermentação no postmix, gostaria de usando meu postmix não para fermentar mas para fazer o cold e ja ir carbonatando, gostaria de saber se eu fizer meus colds no barril ele vai entupir? ou da pra pulgar o fermento de boa pelo pescador?
 
Eu como humilde cervejeiro, prefiro usar o fermentador para fermentar e os post-mix para meu kegerator, 70% das minhas brejas ainda vão para garrafa com primmig.
Honestamente, nunca vi uma cervejaria fermentar em barril, mas com os fermentadores cônicos é comum fazer todo procedimento no fermentador (fermentação/diacetil/maturação/carbonatação), até o envase para o barril com a breja já carbonatada.
 
Pessoal estou com uma duvida vi em um video na internet que o cara fez a fermentação no postmix, gostaria de usando meu postmix não para fermentar mas para fazer o cold e ja ir carbonatando, gostaria de saber se eu fizer meus colds no barril ele vai entupir? ou da pra pulgar o fermento de boa pelo pescador?

Da pra fazer sim, só vai entupir se vc levar muita materia vegetal na transfega. Principalmente se o trub tiver muito lúpulo. Do contrário é bem tranquilo.
Como o cold é justamente pra se livrar disso pode se tornar inviável dependendo do seu processo.
Eu tenho post mix e barril. Faço inclusive muito priming neles. Inclusive para Neipas e não tenho problemas.
Relato isso para mostrar que o fermento não é um problema para o pescador.
 
Galera pelo que pesquisei, é possível sim fermentar no post-mix, tendo algumas vantagens e outras desvantagens (como tudo na vida).
Já vi alguns caras no brulosophy fermentando no post-mix (inclusive aproveitando o co2 gerado para já expurgar o oxigênio do barril que será transferido a cerveja), no youtube também há um pessoal americano falando de pros e contras e inclusive o cerveja fácil também já fez vídeo sobre:


Atualmente, estou fermentando 10 litros de uma barley wine no meu post-mix. É a segunda fermentação minha assim, a primeira foi uma pale ale e ficou ótima. O que eu faço apenas é transfegar a cerveja fermentada sob pressão para um segundo post-mix, onde será consumida. Na transfega é importante ser cuidadoso, a primeira "jateada" que tu vai tirar vai sair mto fermentando, mas depois é de boas.
Nesta segunda fermentação no post-mix dei um passo além. Montei uma spunding valve com manômetro, para segurar pressão da fermentação dentro do barril. Deixei 5 dias fermentando no airlock, e após coloquei minha spunding valve. O problema é que o manômetro está marcando zero PSI, o que me leva a entender que não tem pressão interna. Porém, se eu puxar a válvula de alívio, sai um bom jato de co2, o que me leva a entender que tem pressão sim interna. Já experimentei colocar minha spunding valve em um outro post-mix com co2 injetado, e ele marca a pressão certinha, batendo com o manômetro do meu cilindro de c02. Alguém já passou por isso?
 
Inclusive, bati uma foto da minha engenhoca, segue.
 

Attachments

  • IMG_20191012_082158.jpg
    IMG_20191012_082158.jpg
    34.8 KB · Views: 96
Inclusive, bati uma foto da minha engenhoca, segue.
Uso com frequência.
Oque fiz foi utilizar uma tampa de carbonatacao e inseri uma mangueira de silicone que não vai até o fundo. A cerveja sai limpinha e carbonatada.
Deixo fechado desde o primeiro dia e pressurizo a 20 ou 25 psi
 

Attachments

  • IMG_20200401_185041.jpg
    IMG_20200401_185041.jpg
    25.4 KB · Views: 72
  • IMG_20200429_181132.jpg
    IMG_20200429_181132.jpg
    24.1 KB · Views: 70
Estou tentado a aproveitar que o postmix é inox para fazer nochill nele.
Alguém já tentou??? Os orings aguentam??
Aguentam. Eu nao faco isso mas quando resfrio com chiller a agua quente q sai vai direto pro PM e fica la um bom tempo. Nao tive problemas com isso e ainda me ajuda a limpar melhor o PM
 
Uso com frequência.
Oque fiz foi utilizar uma tampa de carbonatacao e inseri uma mangueira de silicone que não vai até o fundo. A cerveja sai limpinha e carbonatada.
Deixo fechado desde o primeiro dia e pressurizo a 20 ou 25 psi

Sua spunding valve é para quanto de pressão? A minha, 125 pai, procurei uma com menos capacidade, para facilitar a regulagem, e não encontrei.

Estou tentado a aproveitar que o postmix é inox para fazer nochill nele.
Alguém já tentou??? Os orings aguentam??
No-chill é legal, da pra fazer de boa, mas na experiência que eu tive, a cerveja não ficou com um aspecto tão bonito quanto quando eu resfrio ela. Enfim, boa sorte, depois volte para contar os resultados!
 
Sua spunding valve é para quanto de pressão? A minha, 125 pai, procurei uma com menos capacidade, para facilitar a regulagem, e não encontrei.
Então... O manômetro é de 60 psi. A valvula de alivio mesmo eu nao tenho certeza, mas é ruim de regular mesmo. Como o range é muito grande fica difícil de fazer ajuste fino, mas funciona bem. Eu deixo pintado perto da marca e depois so ajusto qndo ja tem pressao
 
Da pra fazer sim, só vai entupir se vc levar muita materia vegetal na transfega. Principalmente se o trub tiver muito lúpulo. Do contrário é bem tranquilo.
Como o cold é justamente pra se livrar disso pode se tornar inviável dependendo do seu processo.
Eu tenho post mix e barril. Faço inclusive muito priming neles. Inclusive para Neipas e não tenho problemas.
Relato isso para mostrar que o fermento não é um problema para o pescador.
Eu ja fiz a maturação.
A fermentaçao você vai ficar com muito sedimento.
Ja fiz tb...
 
O legal de fermentar em post-mix é que se você tiver 2, você consegue simular um fermentador cônico de inox. Ou seja fazer IPAs com contato praticamente zero de O2. Primeiro fermenta em 1 post mix normalmente (porem corta o pescador dele 1 a 2 cm) ai você faz o dry hopping utilizando o hop bag e purga o O2 logo depois de colocar o dry hopping. depois do cold crash vc transfere para outro post mix ou Keg pressurizado e ajusta a carbonatação. Pronto tem uma IPA que quase nunca teve contato com O2!!! Vai ver a diferença que da no quesito oxidação.
 
Galera pelo que pesquisei, é possível sim fermentar no post-mix, tendo algumas vantagens e outras desvantagens (como tudo na vida).
Já vi alguns caras no brulosophy fermentando no post-mix (inclusive aproveitando o co2 gerado para já expurgar o oxigênio do barril que será transferido a cerveja), no youtube também há um pessoal americano falando de pros e contras e inclusive o cerveja fácil também já fez vídeo sobre:


Atualmente, estou fermentando 10 litros de uma barley wine no meu post-mix. É a segunda fermentação minha assim, a primeira foi uma pale ale e ficou ótima. O que eu faço apenas é transfegar a cerveja fermentada sob pressão para um segundo post-mix, onde será consumida. Na transfega é importante ser cuidadoso, a primeira "jateada" que tu vai tirar vai sair mto fermentando, mas depois é de boas.
Nesta segunda fermentação no post-mix dei um passo além. Montei uma spunding valve com manômetro, para segurar pressão da fermentação dentro do barril. Deixei 5 dias fermentando no airlock, e após coloquei minha spunding valve. O problema é que o manômetro está marcando zero PSI, o que me leva a entender que não tem pressão interna. Porém, se eu puxar a válvula de alívio, sai um bom jato de co2, o que me leva a entender que tem pressão sim interna. Já experimentei colocar minha spunding valve em um outro post-mix com co2 injetado, e ele marca a pressão certinha, batendo com o manômetro do meu cilindro de c02. Alguém já passou por isso?

eu estou tendo problema parecido, segunda fermentação sob pressão que faço, na primeira vez coloquei 1 bar de co2, no mesmo dia zerou o manômetro, no dia seguinte voltou a subir pra 1 bar e ficou assim ate o fim da fermentação e ai zerou o manômetro de novo, porem quando puxava a válvula de alivio saia co2, estou agora na segunda, injetei co2 ontem 1 bar novamente, no começo do dia o manômetro tinha baixado um pouco, porem hoje meio dia estava com 1 bar novamente.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-06-25 at 12.06.26.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-25 at 12.06.26.jpeg
    37.6 KB · Views: 54
eu estou tendo problema parecido, segunda fermentação sob pressão que faço, na primeira vez coloquei 1 bar de co2, no mesmo dia zerou o manômetro, no dia seguinte voltou a subir pra 1 bar e ficou assim ate o fim da fermentação e ai zerou o manômetro de novo, porem quando puxava a válvula de alivio saia co2, estou agora na segunda, injetei co2 ontem 1 bar novamente, no começo do dia o manômetro tinha baixado um pouco, porem hoje meio dia estava com 1 bar novamente.
Vazamento
 
Back
Top