Fermentação natural

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Alguém já testou fermento natural?

Faço pães utilizando fermento natural que eu mesmo cultivei, é um processo demorado mais o resultado é excelente para pães. E para cerveja? Será que funciona?

Abraço,
 
Pães de levain... nham nham... faz tempo que eu não faço. Deu vontade!!!!

Porque você não tenta com um litro de mosto e nos conta o resultado? Sanitiza uma garrafa pet, faz um furo pra sair o excesso de co2, coloca um algodão embebido em alcool 70 (ou um blowoff / airlock se preferir) e 10 gramas de levain e vê o que sai.
 
Cara, fermento natural era o que se utilizava no inicio dos tempos...... há séculos/milênios, quando eles na verdade não sabiam que existia fermento.

Então os caras começam a deixar "resto de cerveja" nos fermentadores só das cervejas que ficavam boas, e das ruins, jogavam tudo fora, e isso foi fazendo uma "seleção natural" ao longo do tempo só das cepas que prestavam, que depois de todo esse tempo e evolução de tecnologia, resultou nas cepas que temos hoje no mercado.


Fazer cerveja com fermento "natural" ou seja, selvagem, do ar, pode dar certo, mas a chance é MUITO..... MUITO pequena...... a maior chance é da cerveja ficar bem ruim ou intragável, a não ser que você more em Bruxelas onde há uma microflora quase única.

Ou seja, entendendo isso..... a decisão de arriscar/testar é sua.

Abração,
 
@robertocaruso pra ter alguma chance de dar certo, o mosto precisa ser bem lupulado e a temperatura de fermentação baixa. Caso contrário, os Lactobacillus tomam conta.

Se você quiser tentar, acho que vale a experiência, mas é bom não ter muitas expectativas.
 
Sem querer consegui fermentar uns 400 ml de mosto, parte não fervido, o outra fervido e lupulado.

Depois de algumas semanas, para não dizer meses, notei que havia fermentado e a garrafa pet estava bem gordinha, como a intenção não era fermentar, não coloquei airlock nem nada.

Criei coragem e provei um pouquinho, um sabor levemente ácido, não consegui notar outro sabor, talvez uma prova maior ajudaria a identificar melhor, mas a coragem não foi tanta.

Fiz uns 400 ml de mosto para alimentar o bicho e ver no que vai dar.
 
Sem querer consegui fermentar uns 400 ml de mosto, parte não fervido, o outra fervido e lupulado.

Depois de algumas semanas, para não dizer meses, notei que havia fermentado e a garrafa pet estava bem gordinha, como a intenção não era fermentar, não coloquei airlock nem nada.

Criei coragem e provei um pouquinho, um sabor levemente ácido, não consegui notar outro sabor, talvez uma prova maior ajudaria a identificar melhor, mas a coragem não foi tanta.

Fiz uns 400 ml de mosto para alimentar o bicho e ver no que vai dar.

Tenho quatro litros aqui em fermentação espontânea, está cheiroso e ácido. Vai ficar assim por um bom tempo, quero usar esse ácido para fazer algum blend no futuro.
 
Sem querer consegui fermentar uns 400 ml de mosto, parte não fervido, o outra fervido e lupulado.

Depois de algumas semanas, para não dizer meses, notei que havia fermentado e a garrafa pet estava bem gordinha, como a intenção não era fermentar, não coloquei airlock nem nada.

Criei coragem e provei um pouquinho, um sabor levemente ácido, não consegui notar outro sabor, talvez uma prova maior ajudaria a identificar melhor, mas a coragem não foi tanta.

Fiz uns 400 ml de mosto para alimentar o bicho e ver no que vai dar.
E aí?? Oq deu?
 
Back
Top