Fermentação nao dura muito

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Estanis

Member
Joined
May 31, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Santa Luzia MG
Pessoal
Estou indo para a 4a Brassagem, tenho feito a mesma receita para ir evoluindo e tentando padronizar.

Graças a Deus até hoje todas brassagens foram bebibeis, não tive problema de contaminação.

Mas tem um problema que eu não estou conseguindo resolver.

Estou repetindo a receita 5bucks do Leandro do Cerveja Facil para fazer minha IPA Gambiarra. Estou ate conseguindo bater o OG certinho. Meu problema agora é que minha fermentação não dura muito. Minha ultima brassagem eu troquei o fermento de 05 para 04, começou em menos de 12 horas uma fermentação muito vigorosa, mas 3 dias depois nada. E estou medindo a cada 2 dias a densidade e permanece a mesma.
O que eu tenho feito nesses casos e aguardar o tempo de fermentação e faço trásfega para maturação e clarificação. A cerveja fica uma Session IPA pq o ABV sempre ta baixo, bem longe dos 6.1% da receita e nunca consigo chegar o FG que gostaria.

Alguém já passou por isso? pode me dar dicas?

Em anexo a foto da fermentação no segundo dia. (estou tomando os devidos cuidados com a higienização, após essa foto limpei e sanitizei o local. )

Agradeço
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    212.2 KB · Views: 36
Estanis, boa noite,

Existem vários fatores que devem ser analisados para tentar chegar a uma possível causa. Portanto, vão aqui algumas perguntas:

1. Qual é a OG/FG que você está atingindo e quando ela se estabiliza?
2. Como estão sendo suas medições de temperatura durante a brassagem? Qual equipamento(s) você usa?
3. Quais produtos você está usando para sanitização?

E por curiosidade, como é este seu fermentador?

Att.,

Luis
 
Talvez a temperatura dentro do fermentador esteja elevada. Como você faz o controle da temperatura?
 
No meu caso a atividade no airlock dura de 3 a 4 dias, deixo mais tempo por garantia e depois de 7 dias subo a temperatura por uns 4 dias antes do cold. Se baixar a temperatura da fermentação vai um pouco mais devagar, mas também dificilmente consigo atingir a FG da receita, mas sempre fica dentro do estilo.
Já desencanei disso. Dois pontos a mais na FG não vão fazer tanta diferença assim e as cervejas tem ficado boas.
 
Qual é a FG q vc mediu e qual vc estava esperando? Se forem próximos então não tem problema nenhum, esses números são apenas para vc se basear, nunca vão bater certinho.

Se estiverem muito longe, então precisa ver se o seu termômetro está correto, talvez vc esteja fazendo a mostura em temperatura muito mais alta do q vc imagina e isso está gerando açúcares menos fermentáveis.
 
Pessoal

O termômetro que eu uso é um desses digitais que tem um sensor tipo rabicho. Durante a mostura eu procuro deixar o sensor dentro do mosto e vou trocando de local dentro da panela a todo minuto para medir a temperatura de forma mais ampla possível.

Essa última Brassagem, consegui controlar bem a temperatura da Mostura ficando em 68 (máximo 69º em poucos minutos).

O OG dessa receita é 1053 o FG esperado dessa receita é 1006 e consegui o máximo até hoje de 1024 nas minhas Brassagens.

Meço a densidade a cada 3 dias com refratrômetro, nunca tive problema com contaminação então não acredito que seja problema com sanitização até porque eu sou bem cuidadoso com isso.

Começo a desconfiar de fato da Mostura e do controle da temperatura nessa etapa. Minha fermentação acontece só em poucos dias. Minha dúvida era se acontece isso com mais alguém.

Meu equipamento

Panela de 40 litros com fundo falso
Refratrometro
Termometro Digital com sensor tipo rabicho
Fermentador: Já usei o galão de 20 litros e estou usando agora uma bombona quadrada de 20 litros

Tenho mais uma desconfiança que é a quantidade de O2 antes de inocular o fermento. A próxima Brassagem (não vou desistir e continuarei fazendo minhas Session IPA) vou usar a bombinha de aquário antes de inocular fermento.

Abraço a todos e obrigado pelas sugestões. Aceito mais.
 
Pessoal

O termômetro que eu uso é um desses digitais que tem um sensor tipo rabicho. Durante a mostura eu procuro deixar o sensor dentro do mosto e vou trocando de local dentro da panela a todo minuto para medir a temperatura de forma mais ampla possível.

Essa última Brassagem, consegui controlar bem a temperatura da Mostura ficando em 68 (máximo 69º em poucos minutos).

O OG dessa receita é 1053 o FG esperado dessa receita é 1006 e consegui o máximo até hoje de 1024 nas minhas Brassagens.

Meço a densidade a cada 3 dias com refratrômetro, nunca tive problema com contaminação então não acredito que seja problema com sanitização até porque eu sou bem cuidadoso com isso.

Começo a desconfiar de fato da Mostura e do controle da temperatura nessa etapa. Minha fermentação acontece só em poucos dias. Minha dúvida era se acontece isso com mais alguém.

Meu equipamento

Panela de 40 litros com fundo falso
Refratrometro
Termometro Digital com sensor tipo rabicho
Fermentador: Já usei o galão de 20 litros e estou usando agora uma bombona quadrada de 20 litros

Tenho mais uma desconfiança que é a quantidade de O2 antes de inocular o fermento. A próxima Brassagem (não vou desistir e continuarei fazendo minhas Session IPA) vou usar a bombinha de aquário antes de inocular fermento.

Abraço a todos e obrigado pelas sugestões. Aceito mais.


A fermentação tende a ocorrer de forma rápida se a temperatura for alta. A qual temperatura você inoculou as leveduras? Como você controla e afere a temperatura da fermentação? Já teve (ou outra pessoa teve) dor de cabeça depois de tomar alguma dessas cervejas que fez?

No mais, sugiro fortentemente que leia os tópicos fixos da seção "Iniciantes" desse fórum. Lá você irá aprender mil vezes mais do que com os canais de YouTube que ensinam a fazer "cerveja sem dificuldades" ou com "cervejeiros doidos"...

Abraço
 
Pessoal

O termômetro que eu uso é um desses digitais que tem um sensor tipo rabicho. Durante a mostura eu procuro deixar o sensor dentro do mosto e vou trocando de local dentro da panela a todo minuto para medir a temperatura de forma mais ampla possível.

Essa última Brassagem, consegui controlar bem a temperatura da Mostura ficando em 68 (máximo 69º em poucos minutos).

O OG dessa receita é 1053 o FG esperado dessa receita é 1006 e consegui o máximo até hoje de 1024 nas minhas Brassagens.

Meço a densidade a cada 3 dias com refratrômetro, nunca tive problema com contaminação então não acredito que seja problema com sanitização até porque eu sou bem cuidadoso com isso.

Começo a desconfiar de fato da Mostura e do controle da temperatura nessa etapa. Minha fermentação acontece só em poucos dias. Minha dúvida era se acontece isso com mais alguém.

Meu equipamento

Panela de 40 litros com fundo falso
Refratrometro
Termometro Digital com sensor tipo rabicho
Fermentador: Já usei o galão de 20 litros e estou usando agora uma bombona quadrada de 20 litros

Tenho mais uma desconfiança que é a quantidade de O2 antes de inocular o fermento. A próxima Brassagem (não vou desistir e continuarei fazendo minhas Session IPA) vou usar a bombinha de aquário antes de inocular fermento.

Abraço a todos e obrigado pelas sugestões. Aceito mais.

Vc está usando o refratômetro ou densímetro para medir a FG? Se for o refratômetro vc está corrigindo o valor da FG? Quando o mosto fermenta o álcool atrapalha o refratômetro, vc precisa fazer a correção do valor encontrado.
 
Como você controla a temperatura de fermentação? Quanto de fermento está usando?

De toda forma essa sua FG está muito fora, compre um densimetro.
 
O único problema que tive até hoje com FG foi devido a troca de meu equipamento para controlador automático, e no caso o sensor de temperatura estava bastante desregulado, e só fui perceber isso após com a FG dessa primeira brassagem.

No meu caso o termômetro estava desregulado em 4 graus para menos, ou seja, enquanto eu achava que estava em uma rampa de 67, eu estava na realidade em 71, gerando menos açúcares fermentáveis, que acabou refletindo em minha FG (era uma APA com 1011 de FG e ficou em 1018).

Eu recomendaria vc aferir seu termômetro, fazer o batimento da temperatura dele com outros (eu tenho 3 atualmente) e ver se não está com o mesmo cenário que tive.
 
Pessoal

O termômetro que eu uso é um desses digitais que tem um sensor tipo rabicho. Durante a mostura eu procuro deixar o sensor dentro do mosto e vou trocando de local dentro da panela a todo minuto para medir a temperatura de forma mais ampla possível.

Essa última Brassagem, consegui controlar bem a temperatura da Mostura ficando em 68 (máximo 69º em poucos minutos).

O OG dessa receita é 1053 o FG esperado dessa receita é 1006 e consegui o máximo até hoje de 1024 nas minhas Brassagens.

Meço a densidade a cada 3 dias com refratrômetro, nunca tive problema com contaminação então não acredito que seja problema com sanitização até porque eu sou bem cuidadoso com isso.

Começo a desconfiar de fato da Mostura e do controle da temperatura nessa etapa. Minha fermentação acontece só em poucos dias. Minha dúvida era se acontece isso com mais alguém.

Meu equipamento

Panela de 40 litros com fundo falso
Refratrometro
Termometro Digital com sensor tipo rabicho
Fermentador: Já usei o galão de 20 litros e estou usando agora uma bombona quadrada de 20 litros

Tenho mais uma desconfiança que é a quantidade de O2 antes de inocular o fermento. A próxima Brassagem (não vou desistir e continuarei fazendo minhas Session IPA) vou usar a bombinha de aquário antes de inocular fermento.

Abraço a todos e obrigado pelas sugestões. Aceito mais.

Estanis,

É quase certo que seu problema é de under pitch - pouco fermento.

A oxigenação em volumes assim não é problema. Fermento bateladas de 50L sem oxigenação extra, só o splash - deixar o mosto cair no fermentador e formar espuma - sem nenhum problema.

Essa faixa de temperatura de 68ºC não é indicada para IPAs. Nessa faixa você irá trabalhar mais a Alfa Amilase, ou seja, os açúcares menos fermentáveis. Com isso você terá um mosto menos fermentável, com mais sabor de malte e mais adocicado devido aos açúcares não fermentáveis. Como o objetivo das IPAs é realçar justamento o lúpulo e não o malte, essa não é a faixa de temperatura ideal.

Se o objetivo é uma Session IPA pode diminuir malte ou aumentar a água. Com uma densidade inicial (OG) de 1.056 e uma final (FG) de 1.008, como você calculou, você terá uma cerveja com algo em torno de 6,3% de álcool! É extremamente fora da faixa alcoólica da Session, que não deve jamais chegar a 5%. A ideia de Session vem justamente de seção, de beber um monte mesmo, sem ficar bêbado, daí a necessidade do baixo teor alcoólico, do sabor mais seco e menos maltado - drincabilidade - e de não ter o dulçor. Resumindo, reveja com cuidado seus parâmetros para Session IPA.

Sugestão:

Procure manter sua mostura na faixa entre 63ºC e 65ºC. Essa é uma faixa que irá trabalhar mais com as Beta Amilases, ou seja, irá gerar açúcares mais fermentáveis. Nada impede fazer uma ou duas paradas de uns 20 minutos a 68ºC e 15 minutos a 72ºC. Isso ajuda a aumentar sua eficiência - extração total de açúcares do malte.

Com um mosto contendo açúcares mais fermentáveis, no fim você terá uma cerveja mais limpa de sabores de malte e dulçor, essencial nas IPAs para dar o destaque ao lúpulo.

Com o mosto mais fermentável, você também terá uma densidade final baixa, em torno dos 1.008, 1.010, sem a necessideda de partir de uma densidade de 1.056. Para uma Session, a densidade inicial mínima é de 1.048. Ou seja, se você chegar a 1.050, 1.052, já está ótimo. Com isso, mantendo o mesmo investimento em maltes pode conseguir alguns litros a mais de cerveja final simplesmente aumentando a quantidade de água na mostura.

Reveja a quantidade - ou a marca - fermento. A Fermentis é um fermento barato que sai caro! Ao contrário de alguns concorrentes que em geral trazem de 90 a 100 bilhões de células por sachê, a Fermentis só possui 60 bilhões! Soma-se aí a perda por morte natural devido ao prazo de validade e as perdas devido aos cuidados de estocagem, pode-se considerar sendo otimista, 50 bilhões de células apenas.

Se for o caso, utilize uma calculadora de ***** rate. Sugiro essa abaixo, mas é preciso se atentar ao correto preenchimento dos parâmetros dela - já expliquei isso aqui em algum tópico. Yeast Pitch Rate and Starter Calculator - Brewer's Friend

Prolongue a fermentação e a maturação sem transfega. Considere um tempo seguro de fermentação de 5 a 7 dias, independente da atividade do air lock ou coisas assim. Conforme sua fermentação segue para os últimos dias, vá elevando a temperatura ou se estiver ambiente apenas espere.

Na maturação, de mais 5 a 7 dias, pode-se chegar até 26ºC, por motivos podem ser encontrado em poste específico aqui no fórum.

Do mais, teste sem medo e se preocupe com o tempo a mais no processo. Muito pelo contrário, tempo a menos tende a ser problema nas cervejas.

Saúde!
 
Se vc está medindo apenas com o refratômetro, sem fazer a correção, o problema pode estar apenas aí.
Eu utilizo o refratômetro apenas para acompanhar a fermentação, quando fica dois ou três dias estacionado na mesma medida, eu faço a medição com o densímetro. (apenas para economizar um pouquinho de breja....rss)
Minhas duas últimas brasagens:
refratômetro --> 1,024 = densímetro --> 1,006
refratômetro --> 1,032 = densímetro --> 1,014
 
Pessoal

O termômetro que eu uso é um desses digitais que tem um sensor tipo rabicho. Durante a mostura eu procuro deixar o sensor dentro do mosto e vou trocando de local dentro da panela a todo minuto para medir a temperatura de forma mais ampla possível.

Essa última Brassagem, consegui controlar bem a temperatura da Mostura ficando em 68 (máximo 69º em poucos minutos).

O OG dessa receita é 1053 o FG esperado dessa receita é 1006 e consegui o máximo até hoje de 1024 nas minhas Brassagens.

Meço a densidade a cada 3 dias com refratrômetro, nunca tive problema com contaminação então não acredito que seja problema com sanitização até porque eu sou bem cuidadoso com isso.

Começo a desconfiar de fato da Mostura e do controle da temperatura nessa etapa. Minha fermentação acontece só em poucos dias. Minha dúvida era se acontece isso com mais alguém.

Meu equipamento

Panela de 40 litros com fundo falso
Refratrometro
Termometro Digital com sensor tipo rabicho
Fermentador: Já usei o galão de 20 litros e estou usando agora uma bombona quadrada de 20 litros

Tenho mais uma desconfiança que é a quantidade de O2 antes de inocular o fermento. A próxima Brassagem (não vou desistir e continuarei fazendo minhas Session IPA) vou usar a bombinha de aquário antes de inocular fermento.

Abraço a todos e obrigado pelas sugestões. Aceito mais.


Como você utiliza refratrômetro é necessário fazer a correção da leitura após a fermentação, pois a presença de álcool altera o resultado.
Sugiro o APP BrewKing para Android que é muito simples de usar e faz a correção.
Nas fotos você poderá ver a sua OG, FG e a FG corrigida. O próprio aplicativo também já calcula o álcool da cerveja.

Espero ter ajudado.
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-07-13 at 12.05.40.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-13 at 12.05.40.jpeg
    24.1 KB · Views: 17
Vc está usando o refratômetro ou densímetro para medir a FG? Se for o refratômetro vc está corrigindo o valor da FG? Quando o mosto fermenta o álcool atrapalha o refratômetro, vc precisa fazer a correção do valor encontrado.

Acho que vc matou o problema.
Usar o refratometro para FG precisa de correção.
Se o Refratometro estiver marcando
6 brix (1024) de FG
Usando uma calculadora de conversão, essas de internet msm.
Chegou na FG da receita: 1005
 
Back
Top