1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentação na panela de pressão: alguém já tentou?

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Daniel Oliveira de Moraes, 14/7/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 14/7/19 #1

    Daniel Oliveira de Moraes

    Daniel Oliveira de Moraes

    Daniel Oliveira de Moraes

    New Member

    Afiliado:
    14/7/19
    Mensagens:
    3
    Curtidas Recebidas:
    1
    Localização:
    Bauru
    Pode parecer meio aleatório, mas o pino da panela de pressão consegue cumprir o papel de um air-lock? (Evitar o acúmulo de CO2, liberando o excesso sempre que a pressão interna for grande demais)... Além disso, ela também é muito bem vedada, o que evitaria contaminações, certo?

    Vou tentar pra ver o que acontece, mas tô com um pouco de medo... Odeio usar panela de pressão até pra cozinhar kkkkkk

    Alguém já tentou isso? Sabe dizer se é seguro?
     
    Última edição: 14/7/19
  2. 14/7/19 #2

    Inglorious Brewers

    Inglorious Brewers

    Inglorious Brewers

    Well-Known Member

    Afiliado:
    28/12/18
    Mensagens:
    222
    Curtidas Recebidas:
    232
    Localização:
    São Paulo
    Bom dia Daniel! Primeiro vamos falar de pressão: A pressão interna em um fermentador convencional de HB é 1 atm, pois você precisa da produção de CO2 suficiente apenas para vencer o peso do airlock, ou movimentar uma pequena massa de água. Sua panela de pressão irá levantar o pino perto de 2 atm, ou seja, você fará um fermentação pressurizada! Segundo: Vedação e evitar contaminação é subjetivo, como eu sempre falo aqui, sua cerveja está e sempre estará contaminada, o que muda é o grau dessa contaminação. Caso você faça corretamente a fermentação (boa saúde da levedura, ambiente limpo, taxa de inoculação correta, e etc) você pode fermentar com o fermentador aberto que não haverá problema com contaminação. Terceiro: Respondendo sua pergunta diretamente, é seguro sim fermentar dessa forma, só é ruim de trabalhar. Uma dica que eu te daria é tirar o pino da panela e acoplar um blowoff no encaixe do pino, assim você mantém a fermentação em 1 atm.

    Att.
     

Compartilhe esta Página