1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentação não inicia :(

Discussão em 'Fermentação' iniciado por felipeinocente, 20/5/14.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 30/5/14 #21

felipeinocente

felipeinocente

felipeinocente

Member

Afiliado:
    20/5/14
    Curtidas Recebidas:
    3
    Valeu galera pela ajuda! Vou esperar mais uns dois dias depois da fermentação cessar e vou engarrafar então!
    Agora aproveitando que o tópico desviou um pouco o tema, mas é uma dúvida que eu tbm tenho, a respeito do refratômetro. Sei que ele não é preciso durante a fermentação, mesmo com as fórmulas de correção, mas eu não poderia utiliza-lo apenas para ver quando a SG fica constante, indicando que a fermentação acabou, e aí depois disso utilizar o densímetro para confirmar qual é a FG?
    Um refratômetro da China tá mais barato que aquele densímetro de 80 mL, e ainda gasta menos breja, por isso pensei nisso...
    Valeu pessoal, abraços

Darkcoreli curtiu isso.
  2. 30/5/14 #22

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,203
    Pode sim, sem dúvida, e quanto a isso nem precisaria de conversão só pra averiguar quando para de baixar.

Sobre "esperar mais 2 dias".... lembre-se... fermentação secundária suficiente normalmente leva uns 3 dias SE você conseguir elevar a 25 graus no final da fermentação (o que acelera o processo). Se manter na mesma que estava, eu recomendo 1 semana de secundária, e depois mais uma semana a frio (período de clarificação) antes de engarrafar, assim você não leva excesso de fermento pra garrafa e não cria aquela cama de borra tão grande com quase 1cm de altura.

Abraço,

3. 16/6/14 #23

EDERSONVANDROY

EDERSONVANDROY

EDERSONVANDROY

New Member

Afiliado:
    16/6/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado galera!!!!!
    Vocês salvaram a minha vida. Estava com o mesmo problema de fermentação que não iniciava pelo indicativo do air lock. Segui as orientações passadas pelos colega cervejeiros e "tuchê", começou a borbulhar na hora.
    Problema: O balde fermentador possui dois estágios de fechamento, como a porta de um carro. Quando houve o click do primeiro fechamento achei que já estava totalmente lacrado, mas não, fui lá agora e apertei a tampa, que desceu mais com um outro click.
    Obrigado pelas dicas.

Abraços a todos

4. 17/6/14 #24

bxefer

bxefer

bxefer

Member

Afiliado:
    29/5/14
    Curtidas Recebidas:
    3
    Realmente, na hora não pensei nisso, na próxima vou prender o sensor na lateral do balde e colocar isolante térmico. Com certeza terei que deixar a adega em uns 15 graus +-

A densidade final ficou no esperado, teor alcoólico 5%, mas realmente a fermentação primaria foi Muito rápida.

Já engarrafei a cerveja e abri uma de prova, ficou boa (ainda mais por ser minha 2a leva) mas já tenho pontos de melhoria para a próxima.

Obrigado pelas dicas! Abraço!!

Darkcoreli curtiu isso.
  5. 30/1/18 #25

Robson_Rodrigues

Robson_Rodrigues

Robson_Rodrigues

Member

Afiliado:
    26/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Bom dia,

Uma dúvida, fiz um erro e inoculei o fermento numa temperatura de uns 50C, pq tive que sair correndo. Fazem três dias e não borbulha, não tem vazamento e nem espuma dentro do tanque. Coloquei dois saquinhos de fermento, era uma IPA.

Se eu colocar mais um saquinho, ficará com gosto muito forte de fermento?
    Toco fora ou faço isso?

Valeu!!

Darkcoreli curtiu isso.
  6. 30/1/18 #26

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    144
    Pra ver se tá fermentando tem que medir a densidade, verificar se variou, mas de qualquer forma não haverá problema em inocular mais fermento nesse caso. A 50 graus pouca chance de sobrevivência, melhor não esperar muito sob o risco de contaminação.

Robson_Rodrigues e Darkcoreli curtiram isso.
  7. 30/1/18 #27

Robson_Rodrigues

Robson_Rodrigues

Robson_Rodrigues

Member

Afiliado:
    26/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Obrigado!!

8. 30/1/18 #28

Snoop

Snoop

Snoop

Well-Known Member

Afiliado:
    12/3/17
    Curtidas Recebidas:
    29

Jogar fora de jeito nenhum. Meça, se não atenuou nada hidrate mais um fermento e inocule novamente.

Se tiver que sair com pressa novamente não inocule nessa temperatura. Coloque o fermentador pra resfriar e no dia seguinte você inocula na temperatura correta.

Robson_Rodrigues e Darkcoreli curtiram isso.
  9. 19/7/19 #29

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, eu sou novo por aqui e novo na fabricação de cerveja, fiz minha primeira brassagem tem exatamente uma semana, na quinta a noite, não resfriei o mosto usando nenhum tipo de chiller, oloquei no fermentador e inoculei a levedura (S-04) no outro dia de manhã, a temperatura do mosto estava tempera ambiente de 20C, e continua a fermentar nessea temperatura, dentro de um isopor, mas sem gelo, já que está muito frio, é mais pra evitar muita oscilação.

Deu muita coisa errada na minha brassagem, meu OG ficou com 1.042 quando era pra ficar com 1.057 minha receita que seria para 10 Litros deu apenas 6 de mosto no fermentador, e eu acho que a sacarificação não foi completa, o mosto ficou horrivelmente turvo, mesma para uma NEIPA (coloquei cerca de 18% de aveia em flocos e 18% de malte de trigo), tive problema com vedação do fermentador no primeiro dia, ficou vazando, arrumei, e dai nos primeiros dias teve bastante atividade no airlock, após o terceiro dia a atividade parou, medi a Gravity e estava com 1.032, deixei lá medi de novo ontem 1.030, abri o fermenteador e não tem sinal visivel de espuma tem as marcas na parede do balde, mas me parece muito pouco, Como fiz NOCHill, não sei se o mosto não oxigenou bem, eu dei umas chacoalhadas, mas não parece ter resolvido muito .... minha pergunta aqui é vale a pena (ou é possível) adicionar mais levedura e ver se a coisa anda, ou esse brassagem já foi pro brejo ??

Agradeço muito a ajuda de vcs !!!

10. 19/7/19 #30

Lperes27

Lperes27

Lperes27

Well-Known Member

Afiliado:
    4/4/18
    Curtidas Recebidas:
    48
    Qual foi a temperatura da sua brassagem (sacarificação)?

Última edição: 19/7/19
  11. 19/7/19 #31

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Fiz uma unica rampa de 68C e ficou mais ou menos nessa temperatura por 60 minutos (1 ou 2 graus pra mais e pra menos, já que estou fazendo BIAB e fiquei ligando e desligando o fogo de acordo com a temperatura) minha receita foi a seguinte para 10 Litros:

1.2 Kg de Malte Pilsen
    0.3 Kg de Malte Munich
    0.3 Kg de Malte Pale Ale
    0.5 kg de Malte de Trigo
    0.5 kg de Aveia em Flocos

Usei 10 Litros de agua para mostura
    3 litros de agua para lavagem do mosto

12. 20/7/19 #32

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    228
    Boa noite, Cleber, tudo certo?

1 - Sobre sua eficiência: Você pegou uma receita pronta feita para um equipamento diferente do seu? Se você não fez a receita para a eficiência do seu maquinário, isso pode dar uma diferença enorme na OG. Se você pegou uma receita pronta na qual foi considerada uma eficiência de 75/80% e utilizou um método BIAB cuja eficiência pode ser bem abaixo, então sua OG deve ficar por volta do que mediu. Só pra você ter uma referência: Considerando que 1.057 seja o esperado para uma eficiência de 80%, 1.042 te dá aproximadamente 60% de eficiência, que é dentro do esperado para BIAB. Mas a diferença de volume no fermentador é bastante preocupante, pois reduz ainda mais sua eficiência. Se vc quiser depois podemos procurar as causas da sua abaixa eficiência.

2 - Sua atenuação está realmente baixa. Uma brassagem em 68ºC como média absoluta de temperatura (poucos momentos com temperatura fora dessa faixa) não deveria levar a uma atenuação tão baixa assim. Seus termômetros estão precisos? Pois uma diferença de 2ºC aí poderia fazer bastante diferença na atenuação. Só para você ter uma referência, eu tenho termômetros com diferença de até 3ºC quando por volta de 68ºC. Em último caso pode ser erro de medição caso você esteja usando um refratômetro ao invés de densímetro. Nesse caso, 1.030 seria na verdade 1.017 SG, o que não é muito fora dos 1.015 SG de valor máximo para NEIPA (BJCP).

3 - Pode ser problema com sua levedura? Pode sim, mas é bastante improvável... eu realmente aposto que seu problema foi na brassagem (se você não estiver usando refratômetro), nesse caso você só tem 6 L de cerveja muito doce para tomar ou jogar fora. Nesse momento eu diria para você não tentar arrumar nada nessa cerveja, apenas verifique seu método de brassagem, se foque na calibragem das ferramentas de medidas e em adaptar a receita para seu método.

Att.

Jose Coratto e (deletar usuário) curtiram isso.
  13. 20/7/19 #33

Lperes27

Lperes27

Lperes27

Well-Known Member

Afiliado:
    4/4/18
    Curtidas Recebidas:
    48
    Cleber,

Inglorius Brewers disse tudo. Também acredito que problema possa ter vindo da brassagem e não da levedura.

PS: Também tenho termômetro com diferença de até 4ºC. Descobri a falha nele fazendo um teste triangular com outros dois termômetros. Infelizmente não o utilizo mais pois o custo de calibração é maior que o próprio item.

Não desanime, revise seus equipamentos e refaça o processo!

Att.,

Luis

Inglorious Brewers curtiu isso.
  14. 20/7/19 #34

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

Gilson Rogério Yamato

New Member

Afiliado:
    10/7/19
    Curtidas Recebidas:
    0
    Saudações,

Cara você disse que é sua primeira brassagem, aconselho você a iniciar brassando uma IPA bem lupulada pois é mais fácil e o lúpulo ajuda a esconder pequenas falhas, começar com uma Neipa não é fácil..

15. 21/7/19 #35

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Valew galera, obrigado pelos comentários, só pra complementar eu tô usando densímetro de 100ml .. eu cheguei fazer uma segunda brassagem quase a mesma receita, com um pouco mais de malte e um processo mais controlado com 3 rampas, 10 mins a 45C para a aveia, 60 mins a 65C com o malte, e 10 a 75C (Mash out) recirculando o mosto, e usando mais água o lavagem, daí eu usei outra levedura (Vermont Ale) essa me parece estar ficando boa com 4 dias de fermentação a 20C foi 1.052 para 1.025 e está muito mais bonita que a outra .... Realmente é uma receita mais complicada espero que esse segunda fique boa ....

Só pra saber se eu jogar outra levedura na primeira pode ficar pior ? Pq se for pra jogar fora (botei um monte de lúpulo) prefiro tentar outra levedura de atenuação maior e ver o que acontece só pra virar cerveja seja Alea qual for hehehehe

16. 21/7/19 #36

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    228
    Cara, provavelmente vai ser dinheiro jogado fora colocar outra levedura, pois se o açúcar fermentável acabou, nenhuma uma outra sacc. cerevisiae vai conseguir consumir o resto do açúcar, você precisaria utilizar outro tipo de levedura, como uma brettanomyces, mas o resultado seria péssimo!

17. 21/7/19 #37

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Valew Inglorious ,dá pra saber se ainda tem açúcar fermentável ainda no mosto? Por exemplo, Aquele teste de iodo que eu vi um pessoal fazer pra saber se terminou a sacarificacao, poderia funcionar mesmo após uma fermentação?

Desculpa o monte de perguntas newby, mas tô começando e jogar fora a primeira sem nem tentar salvar é muito frustrante ....

18. 21/7/19 #38

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Inglorious Brewers

Well-Known Member

Afiliado:
    28/12/18
    Curtidas Recebidas:
    228
    Açúcar fermentável é algo relativo, quando dizemos "disponibilidade de açúcares fermentáveis" estamos nos referindo a aqueles que a levedura saccharomyces cerevisiae/pastorianus consegue consumir, isso não significa que os demais açúcares presentes no mosto não possam ser fermentados por outras saccharomyces ou outros micro-organismos. Nesse momento a melhor forma de saber se existe açúcares fermentáveis (mas nem precisa arriscar porque não existe) é separando um pouco de mosto e fazendo overpitching. Mas você vai perder tempo e dinheiro com isso.

Última edição: 21/7/19
  19. 21/7/19 #39

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1

Valew obrigado !!

20. 21/7/19 #40

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Cleber de Lima

Member

Afiliado:
    8/7/19
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, relendo os comentários cuidadosamente, e mais uma vez muito obrigado pelas dicas e pelo compartilhamento de conhecimento !!! , eu fui pesquisar um pouco mais, e independente do que vai acontecer com essa leva que eu perdi, eu queria tirar umas duvidas conceituais:

Eu entendi que quando usamos cereais não maltados como usei a aveia, realizar uma rampa a 45C ajuda na tua das Bet-Glucanases que ajudam a reduzir a viscosidade do mosto

Entendi tbm que não tem uma definição muito clara sobre as faixas de temperatura ideal para atuação das beta-amilases e alfa-amilases (alguém tem algum material de referencia para indicar sobre o tópico ??), mas vi muitos dizendo que 70C praticamente inibe a atuação das beta-amilases, assim, caso o meu termômetro esteja desregulado e eu fiquei na realidade entre 70-74 ao invés de entre 66-70 com media de 70 ao invés de 68 eu praticamente não produzi açúcar fermentável pelas nossas queridas leveduras cervejeiras e isso pode ter matado meu mosto e consequentemente vou ter uma cerveja muito doce, pouco alcoólica e quase imbebível mesmo, sem chance de recuperar.

Este raciocínio creio que é o vocês tentaram me passar nos comentários acima correto ?

Alguém tem indicação de faixa de temperaturas ideias para mosturação visando a máxima atuação das beta e das alfa-amilases ?

O mesmo se deve as temperaturas, se meu termômetro estiver ruim e a temperatura muito baixa, aumentar um pouco a temperatura poderias fazer com que as leveduras "acordassem e tentassem trabalhar" um pouco mais para melhorar a atenuação ? Esse é um teste que posso (e acho que vou) realizar sem maiores custos e vai que dá certo :)

Um grande abraço e boas brejas pra nós !!!

Compartilhe esta Página