• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentação/Maturação Frigobar

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Esner

Member
Afiliado
1/12/15
Tenho um frigobar Consul 120L também, não modifiquei nada.
Ele consegue chegar tranquilo a 0 graus para maturação.
Uso o sensor do tic (sanitizado) mergulhado no mosto através do airlock caseiro (mangueira de silicone com pote de vidro de pepino), assim a temperatura registrada é mais correta.
Nunca tive problemas com contaminação, estou pensando em aumentar as levas de 10L para 20L nesse frigobar, porém não quero alterar nada.
Vale ressaltar que com sensor dentro do mosto, regular a maturação para 0 graus, dependendo do estilo, congela a cerveja :(

herbinho

Well-Known Member
Afiliado
28/4/17
Consigo bater 1.5g graus na frigo. é de placa, eu deitei a placa para virar uma parede no fundo, instalei 3 mini coolers para homogenizar melhor a temperatura (que da forma que eu dobrei, gerava muito gelo na parte de trás e era desperdiçado).

Consegue ater menos de 1 grau Celsius, mas forçava muito a frigo

herbinho

Well-Known Member
Afiliado
28/4/17
Tenho um frigobar Consul 120L também, não modifiquei nada.
Ele consegue chegar tranquilo a 0 graus para maturação.
Uso o sensor do tic (sanitizado) mergulhado no mosto através do airlock caseiro (mangueira de silicone com pote de vidro de pepino), assim a temperatura registrada é mais correta.
Nunca tive problemas com contaminação, estou pensando em aumentar as levas de 10L para 20L nesse frigobar, porém não quero alterar nada.
Vale ressaltar que com sensor dentro do mosto, regular a maturação para 0 graus, dependendo do estilo, congela a cerveja :(
Então... sofria disso também... de um lado marcada 2 graus e no outro extremo da bombona congelava,a sou seja, batia temperaturas negativas...
Quando comecei a usar poço termico, eu vi que a temperatura medida com um copo era bem inferior a interna do liquido. hoje com poço bato na casa de 1 grau

Afiliado
10/11/18
Vou fazer minha primeira leva. Para um balde fermentador de 10 litros pode ser um frigobar pequeno ??? De + ou - 60l?? Será que cabe?? Acho que o de 120l não cabe no único lugar disponível, em baixo da pia rsrsrs.

Afiliado
10/11/18
Vou fazer minha primeira leva. Para um balde fermentador de 10 litros pode ser um frigobar pequeno ??? De + ou - 60l?? Será que cabe?? Acho que o de 120l não cabe no único lugar disponível, em baixo da pia rsrsrs.

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Eu tenho frigobar electrolux 80 litros. Sem dobrar a placa do refrigerador cabe o balde de 10 litros, mas tive que cortar os suportes das prateleiras da porta. Recentemente dobrei a placa, e agora consigo fermentar com uma bombona de 20 litros.

Fabio-B

New Member
Afiliado
4/11/19
Também tenho um fregobar pequeno e estou tentando aproveitar o melhor possível rs...
@guilhermewood nessa bomba de 20L cabem quantos litros deixando um headspace?

guilhermewood

Member
Afiliado
18/1/18
Também tenho um fregobar pequeno e estou tentando aproveitar o melhor possível rs...
@guilhermewood nessa bomba de 20L cabem quantos litros deixando um headspace?
É a bombona de 20 litros úteis. Capacidade total 22,7L. Furo do airlock fica angulado na bombona mesmo, não na tampa, e airlock mesmo não cabe, tem que ser tubo blowoff.

Fabio-B

New Member
Afiliado
4/11/19
Legal, valeu.
Quanto ao airlock, tenho usado o sterilock que é bem pequeno e não ocupa espaço. Tem funcionado bem.

Mittelfruh

Well-Known Member
Afiliado
21/10/15
Consigo bater 1.5g graus na frigo. é de placa, eu deitei a placa para virar uma parede no fundo, instalei 3 mini coolers para homogenizar melhor a temperatura (que da forma que eu dobrei, gerava muito gelo na parte de trás e era desperdiçado).

Consegue ater menos de 1 grau Celsius, mas forçava muito a frigo
Pode upar umas fotos aí dessa dos coolers?? Uso um frigo e pra nas temps mais baixas sempre forma muito gelo na placa (não quis mexer nela então o espaço de congelador se manteve). vlw!