Fermentação lenta - Mangrove Jack’s

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rycardo

Tinhosa Brewery
Joined
Jan 30, 2021
Messages
36
Reaction score
5
Location
Portugal
Boa noite a todos,
Estou a tentar fazer um lote de cervejas com Extracto de malte da Mangrove Jack’s, Craft Series - Pale Ale (imagem em anexo).
O processo de fermentação levou algum tempo a iniciar, cerca de tres dias (airlock a borbulhar). O airlock nunca foi muito expressivo, borbulha ocasionalmente. Eu sei que isso pode não significar nada, contudo, a densidade mal se alterou ao longo de oito dias.
A minha OG é de 1,035, agora, passados oito dias voltei a consultar a densidade (através de densímetro) e a OG está meio parada, desceu somente para 1,033.
Apesar de o meu airlock borbulhar de vez enquando (de 10 em 10 minutos), as leveduras devem estar com muito pouca atividade.
O fermentador está à temperatura ambiente (entre 17 e 22 graus).

Qual a vossa sugestão?
Abanar o balde e aguardar mais um pouco, ou fazer um starter? Já tiveram problemas com estes kits da Mangrove Jack’s?


Obrigado
 

Attachments

  • 009E33B2-0520-4CE6-BE7F-F3D62F9B8A2E.jpeg
    009E33B2-0520-4CE6-BE7F-F3D62F9B8A2E.jpeg
    61 KB · Views: 21
Olá Rycardo,
8 dias praticamente sem fermentação realmente está muito fora da normalidade. Talvez algum problema de viabilidade na sua levedura, seja por fabricação do kit, seja pelo processo.

Acho que o risco de contaminação é alto demais pra seguir esperando, recomendo comprar e adicionar um pacote de levedura S-04 ou US-05, sendo o 1o mais próximo do kit orginial (cepa inglesa).

Pelp baixo volume e baixa OG, não precisa se procupar em fazer um starter.
 

Attachments

  • 46BD58DF-18E8-4F02-A26C-A3A6FBCC5AA0.jpeg
    46BD58DF-18E8-4F02-A26C-A3A6FBCC5AA0.jpeg
    42.2 KB · Views: 4
  • 323C3B00-BF3A-4164-A15A-788D980F0EDA.jpeg
    323C3B00-BF3A-4164-A15A-788D980F0EDA.jpeg
    47.8 KB · Views: 4
Olá Rycardo,
8 dias praticamente sem fermentação realmente está muito fora da normalidade. Talvez algum problema de viabilidade na sua levedura, seja por fabricação do kit, seja pelo processo.

Acho que o risco de contaminação é alto demais pra seguir esperando, recomendo comprar e adicionar um pacote de levedura S-04 ou US-05, sendo o 1o mais próximo do kit orginial (cepa inglesa).

Pelp baixo volume e baixa OG, não precisa se procupar em fazer um starter.
Obrigado pela resposta. Eu penso que eles utilizam as leveduras M44 - US West Coast, estava a pensar mandar vir um pacote para utilizar a mesma levedura que utilizei no inicio.
Não é sempre recomendável fazer um starter? Ainda mais quando o processo ja vai tão demorado? Pensei que era sempre uma mais-valia.

Obrigado.
 
Obrigado pela resposta. Eu penso que eles utilizam as leveduras M44 - US West Coast, estava a pensar mandar vir um pacote para utilizar a mesma levedura que utilizei no inicio.
Não é sempre recomendável fazer um starter? Ainda mais quando o processo ja vai tão demorado? Pensei que era sempre uma mais-valia.

Obrigado.
Olá Rycardo,

Starter é tipicamente uma boa prática. Normalmente se faz para aumentar a quantidade de células viáveis de forma a proporcionar uma fermentação saudável.

Existe algum debate sobre isto ser uma prática recomendável para leveduras secas (eu particularmente discordo e faço com foco em número de células). Entretanto, no seu caso, 23 litros a esta OG baixa de 1.035 (1.033 agora), requer pouco mais de 100 mi células , o que está próximo de um pacote sem starter.

Além disto, o seu mosto com fermentáveis está parado há muito tempo (8 dias) , riscos reais de contaminação. Portanto quanto mais cedo inocular, mais reduzem-se as chances de problemas. Isto posto, não acho que valeria a pena , além do tempo para ter o sachê em mãos, mais 24h para um starter, a qtd faltante de células é muito baixa.

Abs

Persevalli
 
Eu tenho ca em casa um saco de levedura Brewferm · Blanche Y015, acha que devo utilizar ja esta ou espero pela S-04?
 
Em tempo, ainda sobre a cepa, a descrição do kit no site abaixo informa "British Ale Yeast" (e apenas 5g....). M44 é compatível com estilo Americano, por isso recomendei S-04. De qualquer forma, na atual situação, recomendaria a levedura que você tive acesso mais rapidamente.

https://mangrovejacks.com/collectio...ducts/traditional-series-gluten-free-pale-ale
Abs e boa sorte por aí!
Eu tenho ca em casa um saco de levedura Brewferm · Blanche Y015, acha que devo utilizar ja esta ou espero pela S-04?
 
Eu tenho ca em casa um saco de levedura Brewferm · Blanche Y015, acha que devo utilizar ja esta ou espero pela S-04?

Não é uma levedura comum no BR, então não falo de experiência própria, mas dei uma lida nas características. Me parece que caminha numa direção Belga de "baixa expressão", ou seja, que deixará características belgas porém mais pro lado neutro do que intenso. Deve deixar alguma lembrança de Witbier ou de Weizenbier. A maioria dos usos que vi foi em cervejas com boa dose de Trigo.

Dito isto, eu usaria se:
- Você não se importar em ter algo possivelmente fora de guidelines de estilo;
- Outra levedura não estiver prontamente acessível.

Espero que ajude.

Abs
 
Last edited:
Não é uma levedura comum no BR, então não falo de experiência própria, mas dei uma lida nas características. Me parece que caminha numa direção Belga de "baixa expressão", ou seja, que deixará características belgas porém mais pro lado neutro do que intenso. Deve deixar alguma lembrança de Witbier ou de Weizenbier. A maioria dos usos que vi foi em cervejas com boa dose de Trigo.

Dito isto, eu usaria se:
- Você não se importar em ter algo possivelmente fora de guidelines de estilo;
- Outra levedura não estiver prontamente acessível.

Espero que ajude.

Abs
Valeu pela ajuda. Muito obrigado pelo detalhe na resposta. Vou aguardar pela S-04, chega hoje pelos correios. Assim que chegue hidrato-a e adiciono logo ao meu mosto. Depois digo como correu.
 
Bom dia cervejeiros.
Na quarta-feira recebi o fermento S-04, fiz um mini starter (40g DME + 400ml água), coloquei no agitador magnético por 4 horas e depois adicionei ao mosto.
Passadas 6 horas notou-se um considerável aumento de atividade no fermentador, hoje (sexta) a atividade já é menor, decidi então fazer o teste do densímetro. A gravidade desceu de 1.031 para 1.020. Estamos assim com um total de 13 dias de fermentação.
 
Bom dia cervejeiros.
Na quarta-feira recebi o fermento S-04, fiz um mini starter (40g DME + 400ml água), coloquei no agitador magnético por 4 horas e depois adicionei ao mosto.
Passadas 6 horas notou-se um considerável aumento de atividade no fermentador, hoje (sexta) a atividade já é menor, decidi então fazer o teste do densímetro. A gravidade desceu de 1.031 para 1.020. Estamos assim com um total de 13 dias de fermentação.
que bom que houve atividade...

mas aqui, isso não foi um starter, vc apenas desperdiçou DME com esse volume e a quantidade inicial de celulas nao houve propragação, pq esta saturado
 
que bom que houve atividade...

mas aqui, isso não foi um starter, vc apenas desperdiçou DME com esse volume e a quantidade inicial de celulas nao houve propragação, pq esta saturado
qual seria o minimo para se considerar starter?
 
Se em 6 horas com o S-04 a gravidade já foi de 1.031 para 1.020, esse kit aí estava bem mais ou menos hem, aliás, muito mais pra menos. A data de vencimento estava próxima? Viabilidade de levedura praticamente zero.
 
Se em 6 horas com o S-04 a gravidade já foi de 1.031 para 1.020, esse kit aí estava bem mais ou menos hem, aliás, muito mais pra menos. A data de vencimento estava próxima? Viabilidade de levedura praticamente zero.
A descida foi em 2 dias (de quarta para sexta).

Relativamente à validade, sim, está bem dentro
Production date 20/04/2020
Expire date 20/04/2022
 
Back
Top