Fermentação LAGER X ALE

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavo lourencon

New Member
Joined
Oct 22, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
sao paulo
Fala mestre cervejeiro!

De antemão gostaria de agradecer as informações de vocês aqui no fórum e estou em minha 5° brassagem

Tem uma dúvida: Fermentação ALE E LAGER.
Antes de fazer a pergunta pesquisei na internet e descobri que em uma a fermentação ocorre em cima e a outra ocorre em baixo e que na receita na LAGER vai geralmente o dobro de fermento.
Mas e na prática? Eu tenho que colocar o fermento em cima no balde fermentador?? Ou só a quantidade já é suficiente para fermentar em cima ou em baixo?

Me ajudem? :)

Me chamo Gustavo e sou de Osasco/SP

Abs.
 
Fala mestre cervejeiro!

De antemão gostaria de agradecer as informações de vocês aqui no fórum e estou em minha 5° brassagem

Tem uma dúvida: Fermentação ALE E LAGER.
Antes de fazer a pergunta pesquisei na internet e descobri que em uma a fermentação ocorre em cima e a outra ocorre em baixo e que na receita na LAGER vai geralmente o dobro de fermento.
Mas e na prática? Eu tenho que colocar o fermento em cima no balde fermentador?? Ou só a quantidade já é suficiente para fermentar em cima ou em baixo?

Me ajudem? :)

Me chamo Gustavo e sou de Osasco/SP

Abs.

Basicamente é o seguinte:
A quantidade de levedura pra Lager é o dobro mesmo.
A inoculação é feita da mesma maneira da Ale, sendo que em temperatura mais baixa.
A temperatura de fermentação para Lager é mais baixa também (por volta de 7 a 12ºC aproximadamente).
O tempo de fermentação de uma Lager, geralmente, também é maior que de uma Ale.
Leveduras lager geralmente produzem compostos sulfurosos que dão um gosto estranho na sua cerveja caso estejam em excesso. Por isso, é necessário um período de maturação (fermentação secundária) mais extenso do que o de uma Ale ordinária (que não seja de alta OG e que também não tenha erro de processo e tenha um bom controle de temperatura na fermentação).
 
Muito obrigado pela informação.

Quando diz que é para fermentar em temperatura mais baixa, devo sempre respeitar o range de temperatura do fermento né? Ou eu abaixo a temperatura "por conta propria"?
 
Muito obrigado pela informação.

Quando diz que é para fermentar em temperatura mais baixa, devo sempre respeitar o range de temperatura do fermento né? Ou eu abaixo a temperatura "por conta propria"?

Toda fermentação deve seguir a orientação do fabricante da levedura, não só quanto a faixa de temperatura mas também quanto demais recomendações que possam existir (pq tudo o que vc fizer fora do recomendado tem grandes chances de alterar o resultado esperado, portanto... se for fazer é a titulo de experiência).
 
Back
Top