Fermentação IPA - Atenuação abaixo do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jdeiro

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2013
Messages
81
Reaction score
12
Caros,

Na semana passada, fiz minha primeira all grain, usando o método BIAB.

Foi uma IPA simples, com 3,7kg de malte pale, caramel 20L, vienna e carapils.

A OG ficou em 1062, quando o esperado na receita era 1064, então ficou dentro da margem.

Botei pra fermentar com o US-05, setei o TIC para 17ºC e deixei uma semana. Depois de 48h, o airlock estava bem ativo, mas depois acalmou.

Ontem, depois de sete dias, passei pra secundária sem trasfaga e fiz o dry hop. Tirei uma amostra, que ficou em 1030, quando a FG esperada é de 1016.

Ainda vou deixar mais duas semanas na secundária, antes de maturar. Será que ainda chega aos 1016? Devo fazer alguma coisa?

Abs
 
já me disseram que nessa fase final talvez valesse a pena aumentar a temperatura para uns 23º e chacoalhar o balde, para ver se atenua um pouco mais.
 
Sim, no densimetro. Na temperatura que está, imaginei que não precisaria de correção, não?
 
Qual a proporção de Cara 20 e CaraPils? E qual a temperatura da mosturação? Durante a noite pode ter acontecido de baixar de 17 graus?

Deixa agora nesse secundário com uma temperatura mais alta (22 graus). Ela deve terminar de atenuar se tem ainda o que consumir. Se precisar, coloca mais fermento. Uma semana até que é tempo suficiente para fermentar uma IPA de 1.062, mas num ambiente bem controlado, com levedura bem condicionada, oxigenação, etc (leia-se numa cervejaria).
 
Foi coisa pouca, 4% para cada. Brassei entre 66 e 67.

E sim, é possível que tenha baixado, pois cada ligada do compressor acaba descendo uns 3/4 graus.

Vou fazer isso então, valeu.
 
Olha que beleza: a temperatura no RJ está tão baixa que não consigo fazer ficar a mais de 20 sem aquecimento...

Estou ficando com medo de minha IPA ficar comprometida. Será que outro saco de US05 ajuda?

Lição da vez: sempre comprar mais fermento do que necessário.
 
Tenta sacudir o fermentador pra colocar o fermento em suspensão novamente! Ele está atenuando? Baixou de 1.030?
 
Tirei uma amostra ontem e atenuou mais um pouco, ficou em torno de 1020.

Agora, provei a breja e não está nem um pouco doce. Muito pelo contrário, está DELICIOSA, o sabor do lúpulo bem destacado e amargor intenso como desejado.

Vou deixar na secundária/dry hop até quarta agora e depois baixo pra 2ºC pra maturar até o fim de semana. Sábado engarrafo e começa a espera pela carbonatação e o planejamento da próxima leva!

Abs
 
Back
Top