1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentação Estilo Stout

Discussão em 'Fermentação' iniciado por Wilian Walneu, 17/4/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 17/4/19 #1

Wilian Walneu

Wilian Walneu

Wilian Walneu

New Member

Afiliado:
    18/10/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Bom dia , sou novo por aqui e também bem novo fazendo cerveja e só 11 brassagem , e a primeira vez que posto , mas diariamente leio quase todo fórum por isso ainda nao participei muito , mas vamos lá , fiz 20 litros de um estilo stout um og inicial de 1.061 , segundo o BeerSmith o fg esperado era 1.016 , já esta a 7 dias fermentando o fg esta em 1.015 a exatos 3 dias , o fermento foi o que tinha disponível us-05 . sendo que atenuou no 4 dia.
    Bom retomando , hj ia fazer a coleta do fermento e a trasfega para iniciar a maturação eis que mexendo suave no balde surgiu uma bolha no airlock e agora do nada o airlock voltou a funcionar , nao esta voltando e sim saindo o ar , pensei que fosse co2 como ja li por aqui , contaminação nao pode ser nao abri o balde e sempre uso alcool 70 , duvida deixo ela mais alguns dias ou tiro ? , foi fermentado em 19º , e quanto dias posso deixar a cerveja no balde com o fermento ? obrigado a todos

2. 17/4/19 #2

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    689
    Primeiro, não é porque sempre se usa álcool 70 que não se vai ter contaminação.

Mas voltando as bolhas, pode ser simplesmente a carbonatação natural que ocorre durante a fermentação sendo liberada, principalmente se você tiver subido a temperatura.

Durante a fermentação, parte do CO2 produzido é solubilizado na cerveja, mesmo a quente e sem pressão. Nunca reparou nas bolinhas se sobe da amostra que tu retiras para medir a SG durante a fermentação?

Fica tranquilo e segue o baile.

3. 17/4/19 #3

Wilian Walneu

Wilian Walneu

Wilian Walneu

New Member

Afiliado:
    18/10/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Obrigado !

4. 18/4/19 #4

scampos

scampos

scampos

Member

Afiliado:
    15/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu esperaria mais. Stouts são conhecidas por fermentar devagar e terminar na garrafa se não houve tempo suficiente no fermentador. Daí a carbonatação fica excessiva e as garrafas explodem. Aconteceu comigo, e, curiosamente, com o John Palmer, eu vi em uma entrevista.
    Estou com 30L de Stout fermentando e já está há 3 semanas, somente agora vou engarrafar.

1 pessoa curtiu isso.
  5. 18/4/19 #5

FernandoPetry

FernandoPetry

FernandoPetry

Well-Known Member

Afiliado:
    30/8/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Na ultima leva de Stout que produzi também tive esse problema, utilizei primming de 4g por litro.
    Deixei fermentando por 10 dias até a FG estabilizar em 1.010, cold de 10 dias e depois engarrafei, mas mesmo assim
    4 garrafas explodiram, fiquei na duvida se era devido a defeito nas garrafas ou contaminação, mas agora lendo isso
    lembrei que a cerveja realmente pareciam mais carbonatadas do que deveriam estar para a quantidade de primming.
    Uma diferença da ultima leva para as anteriores, adicionei 10% de aveia no mash.

6. 19/4/19 #6

scampos

scampos

scampos

Member

Afiliado:
    15/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pois é. Eu acabei de engarrafar 35L de stout. E, após três semanas fermentando e uma semana na gelatina o airlock ainda estava borbulhando... Coloquei 4g por litro de açúcar. Veremos o que acontece...

7. 6/5/19 #7

scampos

scampos

scampos

Member

Afiliado:
    15/8/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Engarrafei e já provei. Com 4g por litro ficou ótima, poderia ter sido 4,5, mas a carbonatação ficou boa e a cerveja também.

8. 23/5/19 #8

RodrigoBerro

RodrigoBerro

RodrigoBerro

Well-Known Member

Afiliado:
    29/9/16
    Curtidas Recebidas:
    26
    Aconteceu comigo também, a stout já tinha atenuado e maturado a quente, ficou uns dez dias no cold crash. Fiz o primming com 4 g por litro e ficaram muito carbonatadas, não sei se foi CO2 dissolvido ou açúcar residual.

Compartilhe esta Página