Fermentação Estilo Stout

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Wilian Walneu

New Member
Joined
Oct 18, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
SP
Bom dia , sou novo por aqui e também bem novo fazendo cerveja e só 11 brassagem , e a primeira vez que posto , mas diariamente leio quase todo fórum por isso ainda nao participei muito , mas vamos lá , fiz 20 litros de um estilo stout um og inicial de 1.061 , segundo o BeerSmith o fg esperado era 1.016 , já esta a 7 dias fermentando o fg esta em 1.015 a exatos 3 dias , o fermento foi o que tinha disponível us-05 . sendo que atenuou no 4 dia.
Bom retomando , hj ia fazer a coleta do fermento e a trasfega para iniciar a maturação eis que mexendo suave no balde surgiu uma bolha no airlock e agora do nada o airlock voltou a funcionar , nao esta voltando e sim saindo o ar , pensei que fosse co2 como ja li por aqui , contaminação nao pode ser nao abri o balde e sempre uso alcool 70 , duvida deixo ela mais alguns dias ou tiro ? , foi fermentado em 19º , e quanto dias posso deixar a cerveja no balde com o fermento ? obrigado a todos
 
Primeiro, não é porque sempre se usa álcool 70 que não se vai ter contaminação.

Mas voltando as bolhas, pode ser simplesmente a carbonatação natural que ocorre durante a fermentação sendo liberada, principalmente se você tiver subido a temperatura.

Durante a fermentação, parte do CO2 produzido é solubilizado na cerveja, mesmo a quente e sem pressão. Nunca reparou nas bolinhas se sobe da amostra que tu retiras para medir a SG durante a fermentação?

Fica tranquilo e segue o baile.
 
Eu esperaria mais. Stouts são conhecidas por fermentar devagar e terminar na garrafa se não houve tempo suficiente no fermentador. Daí a carbonatação fica excessiva e as garrafas explodem. Aconteceu comigo, e, curiosamente, com o John Palmer, eu vi em uma entrevista.
Estou com 30L de Stout fermentando e já está há 3 semanas, somente agora vou engarrafar.
 
Eu esperaria mais. Stouts são conhecidas por fermentar devagar e terminar na garrafa se não houve tempo suficiente no fermentador. Daí a carbonatação fica excessiva e as garrafas explodem. Aconteceu comigo, e, curiosamente, com o John Palmer, eu vi em uma entrevista.
Estou com 30L de Stout fermentando e já está há 3 semanas, somente agora vou engarrafar.

Na ultima leva de Stout que produzi também tive esse problema, utilizei primming de 4g por litro.
Deixei fermentando por 10 dias até a FG estabilizar em 1.010, cold de 10 dias e depois engarrafei, mas mesmo assim
4 garrafas explodiram, fiquei na duvida se era devido a defeito nas garrafas ou contaminação, mas agora lendo isso
lembrei que a cerveja realmente pareciam mais carbonatadas do que deveriam estar para a quantidade de primming.
Uma diferença da ultima leva para as anteriores, adicionei 10% de aveia no mash.
 
Pois é. Eu acabei de engarrafar 35L de stout. E, após três semanas fermentando e uma semana na gelatina o airlock ainda estava borbulhando... Coloquei 4g por litro de açúcar. Veremos o que acontece...
 
Engarrafei e já provei. Com 4g por litro ficou ótima, poderia ter sido 4,5, mas a carbonatação ficou boa e a cerveja também.
 
Eu esperaria mais. Stouts são conhecidas por fermentar devagar e terminar na garrafa se não houve tempo suficiente no fermentador. Daí a carbonatação fica excessiva e as garrafas explodem. Aconteceu comigo, e, curiosamente, com o John Palmer, eu vi em uma entrevista.
Estou com 30L de Stout fermentando e já está há 3 semanas, somente agora vou engarrafar.
Aconteceu comigo também, a stout já tinha atenuado e maturado a quente, ficou uns dez dias no cold crash. Fiz o primming com 4 g por litro e ficaram muito carbonatadas, não sei se foi CO2 dissolvido ou açúcar residual.
 
Back
Top