Fermentação em Geladeira sem Dobrar o congelador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alex cegan

Well-Known Member
Joined
Aug 19, 2019
Messages
76
Reaction score
57
Location
lapa Paraná
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?
 
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?


eu tentei fazer com a minha (uma consul 260L) sem dobrar, qdo comecei o cold crash ela alcançou 2ºC e eu tava satisfeito, so q ela começou fica com a camada de gelo mto espessa, depois de 7 dias ficava entre 5-7 ºC e eu tinha q remover o gelo com frequencia... dai resolvi abrir a minha.

entao deve depender dessa questão do gelo ai

Ja a questão do filtro, se seu método da certo, so certifique-se de pegar realmente a água da rede e nao a da caixa dagua.
 
Quanto à geladeira, eu tenho uma dos anos 80 que o congelador é impossível de ser desmontado, funciona numa boa. Acredito que abrir o congelador só aumente o ganho de espaço e talvez a velocidade de refrigeração.

Sobre o filtro creio que depende de seu volume de produção, no meu caso (10L uma vez por mês) concluí que não compensaria o investimento, então uso água mineral, pago R$ 10,00 no galão de 20 litros.
 
eu tentei fazer com a minha (uma consul 260L) sem dobrar, qdo comecei o cold crash ela alcançou 2ºC e eu tava satisfeito, so q ela começou fica com a camada de gelo mto espessa, depois de 7 dias ficava entre 5-7 ºC e eu tinha q remover o gelo com frequencia... dai resolvi abrir a minha.

entao deve depender dessa questão do gelo ai

Ja a questão do filtro, se seu método da certo, so certifique-se de pegar realmente a água da rede e nao a da caixa dagua.

Show, vou analisar ainda, espero que de certo
 
Quanto à geladeira, eu tenho uma dos anos 80 que o congelador é impossível de ser desmontado, funciona numa boa. Acredito que abrir o congelador só aumente o ganho de espaço e talvez a velocidade de refrigeração.

Sobre o filtro creio que depende de seu volume de produção, no meu caso (10L uma vez por mês) concluí que não compensaria o investimento, então uso água mineral, pago R$ 10,00 no galão de 20 litros.

Hoje faço 20 litros em isopor, então qualquer geladeira creio que vai melhorar resultados, mas a água é coisa cara aqui na cidade...
 
Hoje faço 20 litros em isopor, então qualquer geladeira creio que vai melhorar resultados, mas a água é coisa cara aqui na cidade...
20 litros já é o dobro do que faço, então dependendo da frequência que vc faz brassagens e já dito que água aí é caro, creio que no seu caso valha a pena investir no filtro.

Nesse tópico são citados alguns filtros: ÁGUA P/ CERVEJA
 
Outra alternativa pro cloro ativo da agua é usar acido ascorbico (vitamina c), tenho feito isso e nao to tendo problema, mas nao recomendo fazer sem pHmetro, pq tem abaixado mto o pH, minha mosturação chega a ficar em 5,0, dai acabo tendo que ajustar.
 
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?

Olá, tenho uma geladeira Electrolux RE31, consigo fazer fermentação e Cold Crash (3ºC) tranquilo. Única coisa que fiz foi tirar a tampa do freezer e a bandeja que fica em baixo do freezer.

Creio que vá conseguir fazer sua fermentação e Cold Crash também.
 
Olá, tenho uma geladeira Electrolux RE31, consigo fazer fermentação e Cold Crash (3ºC) tranquilo. Única coisa que fiz foi tirar a tampa do freezer e a bandeja que fica em baixo do freezer.

Creio que vá conseguir fazer sua fermentação e Cold Crash também.
Opa show de bola hehe e consegue controlar numa boa?
 
Opa show de bola hehe e consegue controlar numa boa?

Consigo sim, único ponto que poderia ser melhor é quando está na fermentação (18ºC + -) e jogo para Cold Crash, demora em torno de 18h para chegar nos 2~3ºC, uso o controlador de temperatura da BeerMax que é só ligar a geladeira nele e o controlador liga direto na tomada, ligação bem simples.
 
eu tenho uma brastemp dos anos 70 modelo superluxo, depois de trocar as borrachas e trocar o gás ela chega a -2ºC fácil, mas tem que retirar a gaveta do congelador, valeu o pequeno investimento, mais de dois anos sem problemas, uso um controlador MT512e Full GAUGE.

Obs: programei o controlador para testar em -1º com diferencial de controle (histerese) de 1º mín/max, ao atingir - ou - -1,5º o motor desligou e chegou a -2º,
nunca testei para -2º e -3º.
 
Funciona sim eu fiz na minha o problema é água q cria dmais em temperaturas médias pra baixa o segredo é deixar o sensor o mais próximo possível do recipiente q está a cerveja e não junto com o congelador pois assim o sistema será mais preciso em controlar a temperatura interna
 
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?
Faço 50 lts numa geladeirinha dessa comums, tirei aquela parede de alumínio atrás do freezer e a porta também. Depois da fermentação secundária jogo pra 16 graus no primeiro dia, 8 no segundo e zero no terceiro e ela chega brincando. Já vi gente que colocou um cooler dentro do refrigerador pra circular o ar melhor, e funcionou bem pra cidades mais quentes.
 
Cara, acredito que retirar a porta do congelador resolva. Envasei minha primeira leva ontem e não tive problema. É como o amigo falou acima, demora bastante pra passar de 18C pra 0C, fora isso tudo certo.
 
eu tentei fazer com a minha (uma consul 260L) sem dobrar, qdo comecei o cold crash ela alcançou 2ºC e eu tava satisfeito, so q ela começou fica com a camada de gelo mto espessa, depois de 7 dias ficava entre 5-7 ºC e eu tinha q remover o gelo com frequencia... dai resolvi abrir a minha.

entao deve depender dessa questão do gelo ai

Ja a questão do filtro, se seu método da certo, so certifique-se de pegar realmente a água da rede e nao a da caixa dagua.
Brother creio que sua geladeira seja parecida com a minha. Da uma olhada no meu canal pode ser de ajuda. Uso uma consul sem dobrar o congelador e não tenho problemas com acumulo de gelo.

 
único ponto que poderia ser melhor é quando está na fermentação (18ºC + -) e jogo para Cold Crash, demora em torno de 18h para chegar nos 2~3ºC

Mas isso é uma coisa boa! Reduzir a temperatura muito rapidamente provoca autólise da levedura, dando sabores desagradáveis.

Muitos autores falam de uma taxa de redução entre 5-8°C por dia. Palmer fala em NO MÁXIMO 1°C por hora.
 
A minha é igual do cerveja fácil, Electrolux R28, tirei a tampa do freezer e a gaveta do freezer fiz cold a 2 graus por 5 dias tranquilo

Olá, tenho uma geladeira Electrolux RE31, consigo fazer fermentação e Cold Crash (3ºC) tranquilo. Única coisa que fiz foi tirar a tampa do freezer e a bandeja que fica em baixo do freezer.

Creio que vá conseguir fazer sua fermentação e Cold Crash também.
 
Mas isso é uma coisa boa! Reduzir a temperatura muito rapidamente provoca autólise da levedura, dando sabores desagradáveis.

Muitos autores falam de uma taxa de redução entre 5-8°C por dia. Palmer fala em NO MÁXIMO 1°C por hora.
Bom saber disso, vlw pela informação!
 
Boa tarde pessoal. Aproveitando este tópico, gostaria de compartilhar algumas dúvidas com vcs. Comprei uma geladeira Consul 260l para fazer a fermentação de minhas cervejas que antes eram feitas em caixa de isopor. Os posts anteriores sanaram diversas dúvidas, mas ainda ficaram algumas. Podem ser meio bestas, mas se puderem comentar será de grande ajuda. Vamos lá:
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
- Quanto à maturação devo fazer na geladeira tb. Acredito que ela suporte bem até uns 2-3 oC. Caso tenha algum problema, conforme relato do colega, posso finalizar o cold crash em minha cervejeira.

Em relação ao uso de filtro em meu caso valeu muito a pena porque gasto em trono de 45l de água por mês(uma brassagem de 20l e outra de 10l) que saia por 22,50 reais quando usava galão de água mineral(R$10/galão 20l). Com filtro o investimento vai se pagar em menos de um ano.
 
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
R: aqui no meu eu deixo 0,2 de flutuação (histerese?) mas acredito que 0,5 seria bem razoável. 1 grau inteiro eu não arriscaria.

- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
R: se a geladeira estiver a 18oC acredito que o congelador não ficará jamais a 0oC. É provável fique alguns graus abaixo de 18oC. O melhor seria guardar os lúpulos em outro lugar.



Qto à água venho usando água coletada do chuveiro (técnica que aprendi com meu pai que é aquarista e que já evapora um pouco do cloro enquanto está caindo), descansada de um dia pro outro em recipiente aberto, e na mostura entro com 200mg de vitamina C. Por enquanto está dando certo.
 
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?

- Recomendo colar o sensor no balde com fita isolante e colocar um pedaço de isopor por cima pra ajudar a isolar.
Sensor em copo com água pega a temperatura ambiente, não da fermentação.

- Pense assim:
A fermentação começa a gerar calor e a geladeira liga bastante pra manter a temperatura controlada. O congelador vai estar gelado.
Conforme a fermentação vai diminuindo o vigor... a geladeira precisa ligar menos vezes pra manter a temperatura. Assim o congelador também não liga, o gelo vai derretendo e a temperatura vai aumentar.
 
Boa tarde pessoal. Aproveitando este tópico, gostaria de compartilhar algumas dúvidas com vcs. Comprei uma geladeira Consul 260l para fazer a fermentação de minhas cervejas que antes eram feitas em caixa de isopor. Os posts anteriores sanaram diversas dúvidas, mas ainda ficaram algumas. Podem ser meio bestas, mas se puderem comentar será de grande ajuda. Vamos lá:
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
- Quanto à maturação devo fazer na geladeira tb. Acredito que ela suporte bem até uns 2-3 oC. Caso tenha algum problema, conforme relato do colega, posso finalizar o cold crash em minha cervejeira.

Em relação ao uso de filtro em meu caso valeu muito a pena porque gasto em trono de 45l de água por mês(uma brassagem de 20l e outra de 10l) que saia por 22,50 reais quando usava galão de água mineral(R$10/galão 20l). Com filtro o investimento vai se pagar em menos de um ano.

Amigo creio que a minha geladeira seja igua a sua pela descrição que deu.

- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
R. Quanto maior a histerese maior a variação da tempertura. Se setar por exemplo com 1 grau de diferença ela deve variar entre 2 e 3 graus pra cima e pra baixo. Eu uso 0.1 e a variação não passa de 0.3 ºC

- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
R. Com a geladeira a 18ºC só mantendo a temperarura jamais ela chegara a 0ºC no maximo enquanto o motor estiver ligado ela deve chegar a 4ºC.. A menos que seu mosto esteja a 30ºC e o motor fique ligado direto para chegar aos 18ºC daí sim ela pode chegar a 0ºC mas assim que alcançar a temperatura alvo para fermentação o motor ligará menos e com isso não haverá grandes queda no congelador. Outro detalhe para chegar a zero para cold provavelmente precisará colocar um cooler na porta do congelador.

- Quanto à maturação devo fazer na geladeira tb. Acredito que ela suporte bem até uns 2-3 oC. Caso tenha algum problema, conforme relato do colega, posso finalizar o cold crash em minha cervejeira.
R. Sim ela mantém tranquilo nessa temperatura, até menos.

No controlador que falei no post anterior vc consegue fazer um controle fino de temperatura. Estou adicionando agora um módulo que permitira fazer o cold ou serviço enquanto fermento usando banco de glicol para manter o fermentador externo.
 
Obrigado pela ajuda pessoal. Já estou fazendo os ajustes conforme comentário de vcs. Amanhã vou fazer uma brassagem de 10 lts e comento depois como foi a fermentação.
 
Boa tarde pessoal. Aproveitando este tópico, gostaria de compartilhar algumas dúvidas com vcs. Comprei uma geladeira Consul 260l para fazer a fermentação de minhas cervejas que antes eram feitas em caixa de isopor. Os posts anteriores sanaram diversas dúvidas, mas ainda ficaram algumas. Podem ser meio bestas, mas se puderem comentar será de grande ajuda. Vamos lá:
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
- Quanto à maturação devo fazer na geladeira tb. Acredito que ela suporte bem até uns 2-3 oC. Caso tenha algum problema, conforme relato do colega, posso finalizar o cold crash em minha cervejeira.

Em relação ao uso de filtro em meu caso valeu muito a pena porque gasto em trono de 45l de água por mês(uma brassagem de 20l e outra de 10l) que saia por 22,50 reais quando usava galão de água mineral(R$10/galão 20l). Com filtro o investimento vai se pagar em menos de um ano.

Opa, como vai! Bem, alguns controladores permitem setar diferenciado de temperatura menores, coisa de décimo de graus, se o seu permitir isso vc pode colocar dois ou três décimos a cima e abaixo dos 18° que vc pretende

Com relação ao congelador chegar a 0° só vai ser possível se a geladeira ficar ligada e vc sentando para 18° isso não vai acontecer.

Boas brejas 🍻
 
eu deixo 1 grau de diferença apenas.
Não use copo com água, encoste o sensor no fermentador, cubra com um pedaço de isopor e cole uma fita adesiva por cima.
Ou compra o poço térmico, o mais caro vc já comprou que é a geladeira.
Sem cobrar o congelador nem desligar o termostato vai chegar em uns 4 graus no máximo.
Eu uso uma geladeira assim e faço cold nela, o resultado me satisfaz.

Boa tarde pessoal. Aproveitando este tópico, gostaria de compartilhar algumas dúvidas com vcs. Comprei uma geladeira Consul 260l para fazer a fermentação de minhas cervejas que antes eram feitas em caixa de isopor. Os posts anteriores sanaram diversas dúvidas, mas ainda ficaram algumas. Podem ser meio bestas, mas se puderem comentar será de grande ajuda. Vamos lá:
- Para fermentar, por exemplo, a 18oC, qual set devo usar no controlador? Estou pensando em ligar aos 17 e desligar aos 19oC. É muita diferença? O sensor ficará em um copo com água, pois não uso poço térmico.
- O congelador está com a tampa pq pretendo usá-lo para guardar lúpulo e outras coisas congeladas. Será q com a geladeira trabalhando a 18oC ele fica abaixo de 0oC?
- Quanto à maturação devo fazer na geladeira tb. Acredito que ela suporte bem até uns 2-3 oC. Caso tenha algum problema, conforme relato do colega, posso finalizar o cold crash em minha cervejeira.

Em relação ao uso de filtro em meu caso valeu muito a pena porque gasto em trono de 45l de água por mês(uma brassagem de 20l e outra de 10l) que saia por 22,50 reais quando usava galão de água mineral(R$10/galão 20l). Com filtro o investimento vai se pagar em menos de um ano.
 
Obrigado a todos pela ajuda. Comecei a fermentação no sábado e setei o controlador para ligar com 18,5oC e desligar com 18,7oC. O sensor está preso na parede do balde e isolado com isopor, conforme comentários. O target da temperatura é 19oC, então dei uma compensada na diferença entre a parede do balde e a temperatura dentro do fermentador.
Já no mesmo dia começou a fermentar bem e a geladeira tem mantido a temperatura entre 18,3 - 18,8oC, após resfriamento inicial de 28 para 18,5oC. Ela agora fica ligada em torno de 4 min e mantém a temperatura por 50-55 min para depois ligar de novo por mais 4 min. Acredito que a fermentação ocorra bem até o fim nestas condições.
Realmente o congelador não manteve o gelo nestas condições. Tive que voltar a usar a geladeira da casa para guardar os lúpulos(congelador), leveduras, etc....
 
eu deixo 1 grau de diferença apenas.
Não use copo com água, encoste o sensor no fermentador, cubra com um pedaço de isopor e cole uma fita adesiva por cima.
Ou compra o poço térmico, o mais caro vc já comprou que é a geladeira.
Sem cobrar o congelador nem desligar o termostato vai chegar em uns 4 graus no máximo.
Eu uso uma geladeira assim e faço cold nela, o resultado me satisfaz.
Minha geladeira é uma Electrolux re31. Não dobrei congelador, nem desliguei termostato e ela chega a 0 graus numa boa. Como já disseram no ttópico, a histerese deve ser a menor possível, algo entre 0.1 e 0.3, 1 grau é muito, faz a temperatura várias até 3 graus. Eu uso 0.2 e funciona bem: não liga a geladeira o tempo todo e a variação de temperatura é pequena.
 
Back
Top