• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Fermentação em Geladeira sem Dobrar o congelador

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alex cegan

Member
Afiliado
19/8/19
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Pessoal, tenho uma geladeira antiga, com o controlador(Termostato) igual o que o Leandro o Canal Cerveja Fácil tem, aquele que é só colocar na tomada sabe, bom, então, só que essa geladeira não tem como dobrar o congelador pois passa gás por todos os lados sem opção de cortar o mesmo, será que terei algum problema? Ou posso fazer fermentação controlada e depois maturação em pelo menos uns 3 ºC ou algo próximo a isso?

Outra Dúvida, o quão grande é o ganho de se ter um filtro de carvão na água? Hoje utilizo água da rede fervida e deixo de um dia para o outro na panela, não tive problemas com Cloro, mas tenho receio de perder uma leva quanto a isso, tem algum risco elevado?

eu tentei fazer com a minha (uma consul 260L) sem dobrar, qdo comecei o cold crash ela alcançou 2ºC e eu tava satisfeito, so q ela começou fica com a camada de gelo mto espessa, depois de 7 dias ficava entre 5-7 ºC e eu tinha q remover o gelo com frequencia... dai resolvi abrir a minha.

entao deve depender dessa questão do gelo ai

Ja a questão do filtro, se seu método da certo, so certifique-se de pegar realmente a água da rede e nao a da caixa dagua.

Tomanik

Well-Known Member
Afiliado
13/7/14
Quanto à geladeira, eu tenho uma dos anos 80 que o congelador é impossível de ser desmontado, funciona numa boa. Acredito que abrir o congelador só aumente o ganho de espaço e talvez a velocidade de refrigeração.

Sobre o filtro creio que depende de seu volume de produção, no meu caso (10L uma vez por mês) concluí que não compensaria o investimento, então uso água mineral, pago R$ 10,00 no galão de 20 litros.

alex cegan

Member
Afiliado
19/8/19
eu tentei fazer com a minha (uma consul 260L) sem dobrar, qdo comecei o cold crash ela alcançou 2ºC e eu tava satisfeito, so q ela começou fica com a camada de gelo mto espessa, depois de 7 dias ficava entre 5-7 ºC e eu tinha q remover o gelo com frequencia... dai resolvi abrir a minha.

Ja a questão do filtro, se seu método da certo, so certifique-se de pegar realmente a água da rede e nao a da caixa dagua.
Show, vou analisar ainda, espero que de certo

alex cegan

Member
Afiliado
19/8/19
Quanto à geladeira, eu tenho uma dos anos 80 que o congelador é impossível de ser desmontado, funciona numa boa. Acredito que abrir o congelador só aumente o ganho de espaço e talvez a velocidade de refrigeração.

Sobre o filtro creio que depende de seu volume de produção, no meu caso (10L uma vez por mês) concluí que não compensaria o investimento, então uso água mineral, pago R$ 10,00 no galão de 20 litros.
Hoje faço 20 litros em isopor, então qualquer geladeira creio que vai melhorar resultados, mas a água é coisa cara aqui na cidade...

Tomanik

Well-Known Member
Afiliado
13/7/14
Hoje faço 20 litros em isopor, então qualquer geladeira creio que vai melhorar resultados, mas a água é coisa cara aqui na cidade...
20 litros já é o dobro do que faço, então dependendo da frequência que vc faz brassagens e já dito que água aí é caro, creio que no seu caso valha a pena investir no filtro.

Nesse tópico são citados alguns filtros: ÁGUA P/ CERVEJA

Trops

Well-Known Member
Afiliado
26/11/19
Outra alternativa pro cloro ativo da agua é usar acido ascorbico (vitamina c), tenho feito isso e nao to tendo problema, mas nao recomendo fazer sem pHmetro, pq tem abaixado mto o pH, minha mosturação chega a ficar em 5,0, dai acabo tendo que ajustar.

Caio Fukuzaki

Active Member
Afiliado
9/5/18

Olá, tenho uma geladeira Electrolux RE31, consigo fazer fermentação e Cold Crash (3ºC) tranquilo. Única coisa que fiz foi tirar a tampa do freezer e a bandeja que fica em baixo do freezer.

Creio que vá conseguir fazer sua fermentação e Cold Crash também.

alex cegan

Member
Afiliado
19/8/19
Olá, tenho uma geladeira Electrolux RE31, consigo fazer fermentação e Cold Crash (3ºC) tranquilo. Única coisa que fiz foi tirar a tampa do freezer e a bandeja que fica em baixo do freezer.

Opa show de bola hehe e consegue controlar numa boa?

Caio Fukuzaki

Active Member
Afiliado
9/5/18
Opa show de bola hehe e consegue controlar numa boa?
Consigo sim, único ponto que poderia ser melhor é quando está na fermentação (18ºC + -) e jogo para Cold Crash, demora em torno de 18h para chegar nos 2~3ºC, uso o controlador de temperatura da BeerMax que é só ligar a geladeira nele e o controlador liga direto na tomada, ligação bem simples.

ALLAN NORONHA

New Member
Afiliado
30/5/19
eu tenho uma brastemp dos anos 70 modelo superluxo, depois de trocar as borrachas e trocar o gás ela chega a -2ºC fácil, mas tem que retirar a gaveta do congelador, valeu o pequeno investimento, mais de dois anos sem problemas, uso um controlador MT512e Full GAUGE.

Obs: programei o controlador para testar em -1º com diferencial de controle (histerese) de 1º mín/max, ao atingir - ou - -1,5º o motor desligou e chegou a -2º,
nunca testei para -2º e -3º.

Mauricio Pereira

New Member
Afiliado
30/4/19
Funciona sim eu fiz na minha o problema é água q cria dmais em temperaturas médias pra baixa o segredo é deixar o sensor o mais próximo possível do recipiente q está a cerveja e não junto com o congelador pois assim o sistema será mais preciso em controlar a temperatura interna

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Afiliado
27/7/17

Faço 50 lts numa geladeirinha dessa comums, tirei aquela parede de alumínio atrás do freezer e a porta também. Depois da fermentação secundária jogo pra 16 graus no primeiro dia, 8 no segundo e zero no terceiro e ela chega brincando. Já vi gente que colocou um cooler dentro do refrigerador pra circular o ar melhor, e funcionou bem pra cidades mais quentes.

Emaús

Member
Afiliado
4/3/20
Cara, acredito que retirar a porta do congelador resolva. Envasei minha primeira leva ontem e não tive problema. É como o amigo falou acima, demora bastante pra passar de 18C pra 0C, fora isso tudo certo.

Helton Fagner

Member
Afiliado
24/10/19

Brother creio que sua geladeira seja parecida com a minha. Da uma olhada no meu canal pode ser de ajuda. Uso uma consul sem dobrar o congelador e não tenho problemas com acumulo de gelo.

Filipe Quati

Well-Known Member
Afiliado
29/3/20
único ponto que poderia ser melhor é quando está na fermentação (18ºC + -) e jogo para Cold Crash, demora em torno de 18h para chegar nos 2~3ºC
Mas isso é uma coisa boa! Reduzir a temperatura muito rapidamente provoca autólise da levedura, dando sabores desagradáveis.

Muitos autores falam de uma taxa de redução entre 5-8°C por dia. Palmer fala em NO MÁXIMO 1°C por hora.

Calazans

New Member
Afiliado
26/2/20
A minha é igual do cerveja fácil, Electrolux R28, tirei a tampa do freezer e a gaveta do freezer fiz cold a 2 graus por 5 dias tranquilo

Caio Fukuzaki

Active Member
Afiliado
9/5/18
Mas isso é uma coisa boa! Reduzir a temperatura muito rapidamente provoca autólise da levedura, dando sabores desagradáveis.

Muitos autores falam de uma taxa de redução entre 5-8°C por dia. Palmer fala em NO MÁXIMO 1°C por hora.
Bom saber disso, vlw pela informação!