Fermentação em cooler com controle de temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jalexandre

Well-Known Member
Joined
Nov 15, 2014
Messages
1,466
Reaction score
719
Galera,

Antes de mais nada, esse método funciona apenas para Ales!!!!!

Eu escrevi no meu blog como eu faço pra controlar a temperatura de fermentação dentro de um cooler térmico. É tosco mas funciona bem. =)

Não é o estado da arte, mas resolve o que eu preciso, já que eu não tenho espaço para colocar uma geladeira aqui em casa (mas pretendo ter ainda este ano).

Quem tiver sugestão de como melhorar o aquecimento e resfriamento, por favor, compartilhe comigo.

Abraços!!!

http://jalexandre.me/blog/fermentacao-com-controle-de-temperatura-e-sem-geladeira/

Moderação: Se não puder publicar o link, eu retiro o link e colo o conteudo integral aqui dentro.
 
Sensacional!
Estive pensando muito em como fazer algo do tipo.
Você tentou fermentar no cooler somente acrescentando gelo de vez em quando, sem o aquecimento? Será que a temperatura varia muito?
Estou procurando idéias para sistemas pequenos, de 5 a 10 litros, e de baixo custo. Vou tentar algo parecido com o que você fez!
Você implementou uma eletrônica mais sofisticada pra monitoração, né?
Parabéns pelo post.
Abraço
 
Sensacional!
Estive pensando muito em como fazer algo do tipo.
Você tentou fermentar no cooler somente acrescentando gelo de vez em quando, sem o aquecimento? Será que a temperatura varia muito?
Estou procurando idéias para sistemas pequenos, de 5 a 10 litros, e de baixo custo. Vou tentar algo parecido com o que você fez!
Você implementou uma eletrônica mais sofisticada pra monitoração, né?
Parabéns pelo post.
Abraço

Bruno,

O brewpi (componente de fermentação/monitoração) pode ser trocado por um TIC sem prejuízo pra cerveja.

Eu uso gelo para resfriar sim, coloco uma ou duas vezes ao dia. Agora, com o inverno se aproximando aqui em curitiba, o uso do gelo deixou de ser necessário.

O aquecimento é feito com uma lampada fluorescente de 15W ligada no brewpi (ou TIC). Apenas tomo o cuidado de colocar um papelão para evitar que o fermentador fique super exposto a luz.
 
jalexandre, uma dúvida sobre o sistema que bolou: você chegou a pensar em usar uma lâmpada incandescente ao invés de fluorescente? Uma incandescente ia gerar bem mais calor.

No mais, estou cogitando seriamente adotar essa técnica... Obrigadão pela dica!
 
jalexandre, uma dúvida sobre o sistema que bolou: você chegou a pensar em usar uma lâmpada incandescente ao invés de fluorescente? Uma incandescente ia gerar bem mais calor.

No mais, estou cogitando seriamente adotar essa técnica... Obrigadão pela dica!

Queimei 2 de 60W por super aquecimento nos testes e desisti. Tava sem paciência no dia e queria fazer algo mirabolante com uma lata de ferro, enfim...

Agora to com uma de fogão, 40W para testar na próxima leva. Tirei a lata do meio do caminho, deixo só a lampada sem contato com as paredes do fermentador.

Ainda não testei, mas acho que vai ficar mais eficiente em termos de conversão de energia em calor.

Abraços!
 
o que se quer neste caso é que a lâmpada seja o mais fraca possível. pela distância do fermentador e pelo tamanho do cooler, o ideal seria uma de 25 watts ou menos. A variação de temperatura tem que ser tão lenta quanto possível. Neste caso, uma de 60 ou até uma de 40 W provavelmente vão aquecer muito e muito rápido.
Eu manteria esta fluorescente, ou se não instalaria uma 220V de 40W, que cairia para uns 15W na realidade...
 
jalexandre,

Meus parabéns!!! Utilizarei seu método... fiquei curioso quanto ao
"Eu tentei colocar gelo em uma caixa de isopor de 3L, com um cooler na tampa para circular o ar frio apenas quando necessário, mas fracassei miseravelmente. Se alguém tiver uma idéia de resfriamento mais eficiente, aceito de bom grado."

Qual foi a dificuldade encontrada?

Abraços!
 
Não consegui baixar a temperatura, creio que o cooler não era suficiente. A idéia original era manter a caixa 'quente' e resfriar circulando ar frio, mas o inverso se mostrou mais fácil e de construção mais rápida para o problema apresentado.
 
Muito boa a ideia! Sou um zero a esquerda como prof. pardal, mas vou tentar fazer algo parecido.

Atualmente uso uma caixa de isopor de uns 35 litros e tento manter a temperatura utilizando apenas garrafa pet congelada, mas infelizmente percebo uma grande variação de temperatura ao longo da fermentação.

Pretendo adaptar essa caixa de isopor que já tenho com o cooler ou a lâmpada (preferiria o cooler por segurança, pelo menos acho que seria mais seguro hehe), mas, como ela é um pouco rasa, não consigo tampá-la muito bem. Será que, pelo fato de o ar frio ter a tendência de descer, eu consigo utilizar esse sistema mesmo sem tampa? Aliás, o seu fermentador com aquele airlock maneiro cabe direitinho na caixa térmica ou você deixa ela meio aberta (até por conta dos fios)?

Abraços.
 
Muito boa a ideia! Sou um zero a esquerda como prof. pardal, mas vou tentar fazer algo parecido.

Atualmente uso uma caixa de isopor de uns 35 litros e tento manter a temperatura utilizando apenas garrafa pet congelada, mas infelizmente percebo uma grande variação de temperatura ao longo da fermentação.

Pretendo adaptar essa caixa de isopor que já tenho com o cooler ou a lâmpada (preferiria o cooler por segurança, pelo menos acho que seria mais seguro hehe), mas, como ela é um pouco rasa, não consigo tampá-la muito bem. Será que, pelo fato de o ar frio ter a tendência de descer, eu consigo utilizar esse sistema mesmo sem tampa? Aliás, o seu fermentador com aquele airlock maneiro cabe direitinho na caixa térmica ou você deixa ela meio aberta (até por conta dos fios)?

Abraços.


Deixo uma abertura mínima só para a passagem dos fios.

O ar frio desce, e o quente sobe, então a tendência com a caixa aberta é não funcionar.

Quanto a segurança, o que pode acontecer de pior?

Sobreaquecer e queimar a lampada? :)

Abraços,
 
Deixo uma abertura mínima só para a passagem dos fios.

O ar frio desce, e o quente sobe, então a tendência com a caixa aberta é não funcionar.

Quanto a segurança, o que pode acontecer de pior?

Sobreaquecer e queimar a lampada? :)

Abraços,

haha não sei, li o pdf do "Son of a fermentation chiller" e pelo menos lá ele não recomenda nenhuma forma de aquecimento por conta de segurança.
 
haha não sei, li o pdf do "Son of a fermentation chiller" e pelo menos lá ele não recomenda nenhuma forma de aquecimento por conta de segurança.

Entendo, mas discordo.

Não acho que uma lâmpada econômica de 15w seja um problema de segurança se estiver bem conectada e isolada.

Se for, nossas casas correm riscos sérios.

Como eu disse, eu também iniciei o projeto com cooler e 1001 e uma idéias, mas no final, esse jeito foi o que melhor funcionou pra mim.

Abraços,
 
Entendo, mas discordo.

Não acho que uma lâmpada econômica de 15w seja um problema de segurança se estiver bem conectada e isolada.

Se for, nossas casas correm riscos sérios.

Como eu disse, eu também iniciei o projeto com cooler e 1001 e uma idéias, mas no final, esse jeito foi o que melhor funcionou pra mim.

Abraços,

Talvez ele tenha considerado essa condição (se estiver bem conectada e isolada) para tentar minimizar qualquer risco, já que muitos dos que leram e se aventuraram a fazer o projeto jamais tiveram contato com parte elétrica anteriormente (eu sou um grande exemplo disso rsrs)

E assino embaixo o que você falou, o melhor projeto é aquele que funciona bem para você.

Eu ainda preciso ver qual vai funcionar melhor para mim, às vezes mantenho só a caixa de isopor por ora até que eu tenha mais consciência de todo o meu processo e para ver se eu realmente continuo/aprimoro o hobby, já que até hoje só fiz três brassagens.

Abraços!
 
Tem um outro cara que fez um esquema de controle para fermentação em caixa de isopor que ficou legal. Está descrito neste post:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403109

Abraço,

Paulo

Vi um uma vez que era feito com papelão e isopor.

Esse tipo de coisa precisa ser lavável, pois até o mais cuidadoso dos seres uma hora vai derrubar cerveja na câmara de fermentação, e se não for lavavel, prepare se para uma criação de drosofilas, abelhas e mofo. Muito mofo.

Apesar de caixa de isopor ser lavável, uma hora vai acabar impregnando mofo, principalmente nas marcas feitas pelo peso do fermentador.

Abraços
 
Bom, fiz a minha versão tabajara...heheheheh :p
Uso um balde de 12 lts, peguei uma caixa de isopor que coubesse bem, acho que é de 60 lts.
Deixei uma folga entre o balde e as paredes.....
Para facilitar coloquei um cooler de gabinete de pc no fundo, para circular o ar.
Tenho 6 garrafas de 1 lt e 4 de 500 ml no congelador.....durante o dia, deixo sempre 2 dentro do isopor em lados opostos ( em X) e vou revezando conforme a temperatura sobe ( em media troco a cada 6 horas durante o dia)..... A noite estabilizo antes de dormir ali pelos 16° com garrafa de gelo recem trocada, e deixo com a ventoinha desligada...no outro dia esta entre 18 e 19...ai troco as garrafas, ligo a ventoinha e se mantem em 17 durante todo dia.
Para nao baixar muito tem uma lampada de 15 w que adpatei na tampa em cima, para nao pegar a umidade que forma no fundo, e um PID que ativa ela caso baixe dos 15º.
Ativou poucas vezes ate agora.....
Tenho alem do pid que fica num poço na tampa do balde, mais um termometro digital dentro da caixa....normalmente a diferença de temperatura fica entre 3 e 5 graus ( ext e int)
Nao me custou 80 reais tudo ( caixa, cooler, fonte) o PID ja tinha, custa uns 100 reais.
 
Bom, fiz a minha versão tabajara...heheheheh :p
Uso um balde de 12 lts, peguei uma caixa de isopor que coubesse bem, acho que é de 60 lts.
Deixei uma folga entre o balde e as paredes.....
Para facilitar coloquei um cooler de gabinete de pc no fundo, para circular o ar.
Tenho 6 garrafas de 1 lt e 4 de 500 ml no congelador.....durante o dia, deixo sempre 2 dentro do isopor em lados opostos ( em X) e vou revezando conforme a temperatura sobe ( em media troco a cada 6 horas durante o dia)..... A noite estabilizo antes de dormir ali pelos 16° com garrafa de gelo recem trocada, e deixo com a ventoinha desligada...no outro dia esta entre 18 e 19...ai troco as garrafas, ligo a ventoinha e se mantem em 17 durante todo dia.
Para nao baixar muito tem uma lampada de 15 w que adpatei na tampa em cima, para nao pegar a umidade que forma no fundo, e um PID que ativa ela caso baixe dos 15º.
Ativou poucas vezes ate agora.....
Tenho alem do pid que fica num poço na tampa do balde, mais um termometro digital dentro da caixa....normalmente a diferença de temperatura fica entre 3 e 5 graus ( ext e int)
Nao me custou 80 reais tudo ( caixa, cooler, fonte) o PID ja tinha, custa uns 100 reais.


Bacana @marcosjost
Estou pensando em fazer a mesma coisa, pois utilizo balde de 12 litros também!
Se vc puder, posta uma foto para eu poder ver como vc fez o seu esquema!
Esse PID que vc esta mencionando, seria tipo um termostado TIC17?

Abraço!
 
Bacana @marcosjost
Estou pensando em fazer a mesma coisa, pois utilizo balde de 12 litros também!
Se vc puder, posta uma foto para eu poder ver como vc fez o seu esquema!
Esse PID que vc esta mencionando, seria tipo um termostado TIC17?

Abraço!

@marcojost e @kazuto:

Manter o ar em movimento dentro da caixa acelera a o derretimento do gelo fazendo com que você tenha mais trocas e mais oscilações.

Nesse caso, onde não tem uma divisão para separar os ambientes de garrafa e balde, quanto mais imóvel ficar o ar, melhor.
 
@marcojost e @kazuto:

Manter o ar em movimento dentro da caixa acelera a o derretimento do gelo fazendo com que você tenha mais trocas e mais oscilações.

Nesse caso, onde não tem uma divisão para separar os ambientes de garrafa e balde, quanto mais imóvel ficar o ar, melhor.

Entendi....
Obrigado @jalexandre

Abs
 
@Kazuto
Depois coloco alguam foto, mas é uam caixa de isopor com o balde dentro e as garrafas de gelo.
Como o jalexandre comentou, a ventoinha é totalmente desnecessária.
PID (Proporcional-Integral-Derivativo) é um controlador com mais recursos, nao tem necessidade de usar ele, usei pois tinha sobrando aqui ele e um ssr ( que vou usar para manter a temperatura da minha cafeteira).
@jalexandre Obrigado, de fato sem a ventoinha conservou bem mais ......
 
@Kazuto
Depois coloco alguam foto, mas é uam caixa de isopor com o balde dentro e as garrafas de gelo.
Como o jalexandre comentou, a ventoinha é totalmente desnecessária.
PID (Proporcional-Integral-Derivativo) é um controlador com mais recursos, nao tem necessidade de usar ele, usei pois tinha sobrando aqui ele e um ssr ( que vou usar para manter a temperatura da minha cafeteira).
@jalexandre Obrigado, de fato sem a ventoinha conservou bem mais ......

Se quiser um aproveitamento maior ainda, use gelo artificial. É relativamente barato e mais fácil de acomodar no congelador, dura muito mais tempo e tem pouquissima condensação, o que é bom para evitar mofo.

Mesmo eu tendo um freezer em casa, eu ainda uso a caixa térmica quando o freezer tá ocupado. Faço cold crash na geladeira e clarificação com gelatina.
 
Se quiser um aproveitamento maior ainda, use gelo artificial. É relativamente barato e mais fácil de acomodar no congelador, dura muito mais tempo e tem pouquissima condensação, o que é bom para evitar mofo.

Mesmo eu tendo um freezer em casa, eu ainda uso a caixa térmica quando o freezer tá ocupado. Faço cold crash na geladeira e clarificação com gelatina.

Obrigado mais uma vez pelas dicas @jalexandre tenho essas barras de gelo em casa, e realmente são bem versáteis!
Abs
 
desculpa ressuscitar o tópico @jalexandre, mas o link do seu projeto nao funciona, não tem mais ele?

Cara, eu desisti do blog faz algum tempo. Dá um puta trampo, toma muito tempo e eu to na fase de me ocupar com outras coisas. Sim, eu ainda tenho esse cooler térmico, e sim, eu continuo usando ele pra fermentar cerveja tipo ale quando meu freezer principal tá ocupado.

O que tu quer fazer / saber a respeito do projeto? =)

Abraço.
 
Cara, eu desisti do blog faz algum tempo. Dá um puta trampo, toma muito tempo e eu to na fase de me ocupar com outras coisas. Sim, eu ainda tenho esse cooler térmico, e sim, eu continuo usando ele pra fermentar cerveja tipo ale quando meu freezer principal tá ocupado.

O que tu quer fazer / saber a respeito do projeto? =)

Abraço.
então, eu tenho uma geladeira, mas apenas uma e pouco espaço, nela faço levas de 35 a 50 litros (no limite maximo do equipamento), queria uma solução pra fermentar levas menores e não ficar refem apenas da geladeira

vi alguns casos que o pessoal divide a caixa, poe gelo num compartimento e com o cooler manda ar frio pro outro lado, mas pelo que li do seu vc aquece, é isso mesmo?
 
Isso me lembra o começo do Alteread Beast, "RISE FROM YOUR GRAVE!!!"
Me interessa também, eu no caso fiz um cooler com dois baldões de lixo e espuma, estou pensando em colocar um flange de caixa dágua e fazer uma recirculação de água em um cooler de isopor menor com agua e gelo, bomba de lava roupa e o controlador TIC, se der coragem eu posto foto!
 
@PauloPRO, eu tenho uma caixa térmica de 35 litros e uso para fermentar levas de 10 litros quando meu freezer tá ocupado. Eu uso fermentadores brancos (aqueles tipo balde) de 12L e não tem divisão, cooler, nada do genero. É bem bruto o sistema, e eu gosto dele assim. Sem frescura e sem complicação. Bota o gelo, liga o tic, troca o gelo depois de 24 horas.

Eu uso gelo artificial e um tic-17 para aquecimento. Uso uma lampada fluorescente bem fraca, apenas para quebrar o frio em excesso e manter a cerveja na faixa de fermentação. Eu cuido desse ambiente e vou trocando o gelo até chegar em 50% da atenuação, e daí pra frente eu faço a rampa de diacetil até chegar em 25ºC e deixo por uns dias.

Funciona bem com Us-05/S04 e derivados e eu não vejo diferenças entre usar a geladeira ou o cooler térmico para essas cepas. Para leveduras mais sensíveis eu já consigo perceber a diferença, então, pra mim, o uso da caixa é apenas para essas cepas (que, vamos combinar, é melhor que nada, né? ).
 
@PauloPRO, eu tenho uma caixa térmica de 35 litros e uso para fermentar levas de 10 litros quando meu freezer tá ocupado. Eu uso fermentadores brancos (aqueles tipo balde) de 12L e não tem divisão, cooler, nada do genero. É bem bruto o sistema, e eu gosto dele assim. Sem frescura e sem complicação. Bota o gelo, liga o tic, troca o gelo depois de 24 horas.

Eu uso gelo artificial e um tic-17 para aquecimento. Uso uma lampada fluorescente bem fraca, apenas para quebrar o frio em excesso e manter a cerveja na faixa de fermentação. Eu cuido desse ambiente e vou trocando o gelo até chegar em 50% da atenuação, e daí pra frente eu faço a rampa de diacetil até chegar em 25ºC e deixo por uns dias.

Funciona bem com Us-05/S04 e derivados e eu não vejo diferenças entre usar a geladeira ou o cooler térmico para essas cepas. Para leveduras mais sensíveis eu já consigo perceber a diferença, então, pra mim, o uso da caixa é apenas para essas cepas (que, vamos combinar, é melhor que nada, né? ).


Obrigado @jalexandre , é isso mesmo que eu preciso, até fiz uma salinha pra brassar e fermentar mas acabou ficando pequena, então cabe uma, no mais apertado duas geladeiras, mas uma caixa assim daria pra colocar embaixo da mesa e fazer algumas cervejas menos complexas, Valeu das dicas!
 
Obrigado @jalexandre , é isso mesmo que eu preciso, até fiz uma salinha pra brassar e fermentar mas acabou ficando pequena, então cabe uma, no mais apertado duas geladeiras, mas uma caixa assim daria pra colocar embaixo da mesa e fazer algumas cervejas menos complexas, Valeu das dicas!

Fico feliz em ter sanado tuas dúvidas. Se precisar de mais informações, eu to por aqui.

Abraço.
 
Projeto failed!

Segue a foto.
A minha idéia foi colocar dois baldes de lixo um dentro do outro, com espuma entre eles, de forma a formar um coolerzão. Aí eu colocaria um isopor como banco de gelo, uma bomba de máquina de lavar roupa que jogaria essa água mais gelada pra dentro do baldão de acordo com a queda de temperatura desse líquido refrigerante. Furei o cooler e coloquei um flange de caixa dagua e fiz um braço regulável para acertar o nível de extravaso do sistema de acordo com a altura do balde fermentador.
Bom, o que que não deu certo: na hora de furar, o balde interno rachou. Quando fui por água, eu não vencia colocar, pois ela entrou entre os dois baldes, só aí já me ferra a isolação que eu bolei.
Outra coisa, vai muuuuito mais gelo do que eu pensava pra abaixar a temperatura de toda essa água.
Não sei se tento consertar o balde com araldite, talvez se não tivesse sido necessária tanta água o gelo daria conta, ou se é apenas o inicial o problema, não sei.
Tenho geladeira, mas queria algo mais econômico para levas de até 18l, acho desperdício ligar uma geladeira que cabe 2 baldes para apenas 1 balde.
 
Projeto failed!

Segue a foto.
A minha idéia foi colocar dois baldes de lixo um dentro do outro, com espuma entre eles, de forma a formar um coolerzão. Aí eu colocaria um isopor como banco de gelo, uma bomba de máquina de lavar roupa que jogaria essa água mais gelada pra dentro do baldão de acordo com a queda de temperatura desse líquido refrigerante. Furei o cooler e coloquei um flange de caixa dagua e fiz um braço regulável para acertar o nível de extravaso do sistema de acordo com a altura do balde fermentador.
Bom, o que que não deu certo: na hora de furar, o balde interno rachou. Quando fui por água, eu não vencia colocar, pois ela entrou entre os dois baldes, só aí já me ferra a isolação que eu bolei.
Outra coisa, vai muuuuito mais gelo do que eu pensava pra abaixar a temperatura de toda essa água.
Não sei se tento consertar o balde com araldite, talvez se não tivesse sido necessária tanta água o gelo daria conta, ou se é apenas o inicial o problema, não sei.
Tenho geladeira, mas queria algo mais econômico para levas de até 18l, acho desperdício ligar uma geladeira que cabe 2 baldes para apenas 1 balde.[/QUO
 
Projeto failed!

Segue a foto.
A minha idéia foi colocar dois baldes de lixo um dentro do outro, com espuma entre eles, de forma a formar um coolerzão. Aí eu colocaria um isopor como banco de gelo, uma bomba de máquina de lavar roupa que jogaria essa água mais gelada pra dentro do baldão de acordo com a queda de temperatura desse líquido refrigerante. Furei o cooler e coloquei um flange de caixa dagua e fiz um braço regulável para acertar o nível de extravaso do sistema de acordo com a altura do balde fermentador.
Bom, o que que não deu certo: na hora de furar, o balde interno rachou. Quando fui por água, eu não vencia colocar, pois ela entrou entre os dois baldes, só aí já me ferra a isolação que eu bolei.
Outra coisa, vai muuuuito mais gelo do que eu pensava pra abaixar a temperatura de toda essa água.
Não sei se tento consertar o balde com araldite, talvez se não tivesse sido necessária tanta água o gelo daria conta, ou se é apenas o inicial o problema, não sei.
Tenho geladeira, mas queria algo mais econômico para levas de até 18l, acho desperdício ligar uma geladeira que cabe 2 baldes para apenas 1 balde.

so hj que vi seu post aqui

ja vi um cara que fez parecido com o que vc fez, a diferença é que ele usou duas caixas de isopor uma em cima da outra
na de baixo ele encheu de gelo e na de cima colocou o fermentador, só que ele colocou um tubo de pvc com um cooler jogando o ar frio da caixa de baixo na de cima, e um outro tubo pra voltar o ar

deve funcionar, mas só pra fermentar acredito
 
Back
Top