fermentação de uma WEISS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo Palermo

Member
Joined
May 8, 2020
Messages
18
Reaction score
8
Location
Minas Gerais
Olá Pessoal, bom dia!

Esse é meu segundo post aqui, o primeiro foi da fermentação da IRISH RED, esse aqui vai para a fermentação da WEISS.

Então ja coloquei no BS e minha receita é:
1589214590776.png


Como estou fazendo no processo de BIAB, coloquei 100% da agua no inicio, ou seja ~50L de agua e fiz o processo de mostura, não sabia se podia massss aumentei o tempo do primeiro step de (63º) em 15 minutos (era 30 minutos a receita) pensando que minha ultima receita ja teve um problema de OG baixa, tentei aumentar para aumentar a eficiencia.. não sei se é bem assim que funciona, mas assim o fiz...

Não medi novamente a SG antes da fervura e simplesmente fui adiante.
Quando acabou os 120 minutos da fervura ( ja aumentei devido ao erro da ultima receita ter ficado com um volume muito alto ) dessa vez fervi por duas horas até conseguir o volume de 40L e medi a gravidade, estava muuuuito baixa então mantive a fervura ate baixar para 35L quando medi a gravidade e alcancei um numero prox o da estimativa 1050 (est 1051), fiquei feliz que cheguei la e fui adiante com o resfriamento / Whirlpool e joguei para o fermentador.

Problema 1 ..ja estava cansado e ja tinha hidratado a levedura, e inoculei com o mosto a aprox 30º por erro ... esqueci que ia esperar resfriar no freezer, mas enfim fechei, guardei o trub em garrafas (aprox 2L) e botei para decantar na geladeira com o objetivo de usar com starter para a próxima leva.

na manha seguinte fui ver as bolhas do airlock e la estavam, fiquei feliz que nao estraguei tudo e fiz uma aferição da gravidade, estava bem baixa, 1021, achei estranho baixar tanrto assim em umas 10 horas masss como eu sou um zé ninguem em cerveja rsrs fui testar o mosto das garrafas e vi que a SG da garrafa era de 1040, não 1050.

continuou atenuando bem, hoje ainda vou checar como esta a gravidade, mas ja vi que continua soltando bolhar de ar no airlock então continua a fermentação.

1 - Pergunta: existe uma metodo correto de fazer a aferição? eu tenho certeza que cheguei no 1050 na noite anterior, mas pelo visto foi uma leitura incorreta.

para ajudar essa noite fez um frio dos diabos e como eu estava tentando fazer a temperatura subir deixei o freezer aberto durante o dia, mas acabei esquecendo de fechar e a noite o bicho pegou e esfriou para C***, hoje de manha fui la ver e estava em 12º quando deveria estar em 17º.

2 - preveem algum problema aqui ?

3 - Sugestões ?


Obrigado pessoal!
 
Coloca uma lampada de alguns watts para aquecer o freezer a noite. Você está usando o que para medir a gravidade ? Quando começa a fermentar a gravidade lida no refratometro não é correta. Tem algumas calculadora na internet que tentam aproximar, mas não ajuda muito. Gravidade quando tem alcool somente correta no densimetro. Da para usar o refratomentro para ir avaliando que a gravidade está mudando e saber quando ela para e saber que terminou a fermentação.
 
Coloca uma lampada de alguns watts para aquecer o freezer a noite. Você está usando o que para medir a gravidade ? Quando começa a fermentar a gravidade lida no refratometro não é correta. Tem algumas calculadora na internet que tentam aproximar, mas não ajuda muito. Gravidade quando tem alcool somente correta no densimetro. Da para usar o refratomentro para ir avaliando que a gravidade está mudando e saber quando ela para e saber que terminou a fermentação.
vou fazer esse teste da lampada!

Estou usando um refratometro, os valores que falei todos ja estão corrigidos pelo BS, mas ja entendi que o numero em si do refratometro não serve para muita coisa.

Obrigado !
 
O refratômetro mede corretamente a densidade até não começar a fermentar (até não ter alcool), depois disso para se ter valores corretos tem que usar um densímetro.(so que perde cerca de 200-250ml para cada medida) Ideal usar apenas no final para medir a gravidade final.
 
Não medi novamente a SG antes da fervura e simplesmente fui adiante.
Quando acabou os 120 minutos da fervura ( ja aumentei devido ao erro da ultima receita ter ficado com um volume muito alto ) dessa vez fervi por duas horas até conseguir o volume de 40L e medi a gravidade, estava muuuuito baixa então mantive a fervura ate baixar para 35L quando medi a gravidade e alcancei um numero prox o da estimativa 1050 (est 1051), fiquei feliz que cheguei la e fui adiante com o resfriamento / Whirlpool e joguei para o fermentador.
voce tem que melhorar a configuração e seu processo para saber suas perdas e eficiência, dai você consegue saber em qual densidade pré fervura voce precisa para chega na OG desejada. Recomendo usar uma eficiencia de 50% e a cada brassagem ir ajustando as configurações no beersmith.
na manha seguinte fui ver as bolhas do airlock e la estavam, fiquei feliz que nao estraguei tudo e fiz uma aferição da gravidade, estava bem baixa, 1021, achei estranho baixar tanrto assim em umas 10 horas masss como eu sou um zé ninguem em cerveja rsrs fui testar o mosto das garrafas e vi que a SG da garrafa era de 1040, não 1050
não entendi isso muito bem. Depois compra um densímetro e proveta porque se ficar na duvida da leitura usa o densimetro como contra prova.

Espero que tenha sanado algumas de suas dúvidas.
 
Acho que foi tudo erro de medição. Usei um densímetro por um bom tempo, até que quebrou e resolvi comprar um refratômetro. Também uso o beersmith, e notei que as leituras eram um tanto quanto imprecisas. Fiz duas brassagens, sendo que uma delas ficou na escuridão total, pois no dia da brassagem deu uma leitura e no dia seguinte sem levedura no mosto deu uma leitura maior e em seguida deu uma menor (WTF???). Solução: comprei outro densímetro e aprendi na marra que é necessário recalibrar o refratômetro a cada breja pela leitura do densímetro. Após isso, não tive mais problemas, mas cheguei a conclusão que compensa mais um mini densímetro que usa 100ml de mosto a cada leitura, normalmente faço entre 4 e 6 leituras, armazeno esse mosto em uma garrafa pet e no final carbonato e bebo... Ou seja, 0 de perda pro densímetro...
Resposta do problema 1: comece mais cedo! Reserve pelo menos umas 8 horas do seu dia para cuidar dos preparativos, brassagens e limpeza geral.
Resposta da pergunta 1: temperatura perto dos 20°, refratômetro calibrado de acordo com a leitura do densímetro no BeerSmith. Mosto sem trub para leitura no densímetro, se possível, use o saco de voal ou uma peneira cônica para dar uma filtrada antes de colocar na proveta. Para refratômetro, pegue a amostra de cima e não pela torneira do fermentador.
Resposta da pergunta 2: Não vejo problema a principio. Bola pra frente.
Sugestões? Sim!
Fermente em temperatura ambiente já que seu freezer não tem controlador (pelo que entendi). Não é possível que aí na sua casa não te há um local fresco durante o dia e menos fresco durante a madrugada. Aqui, quando tá mais de 26° lá fora, no quarto onde deixo o fermentador nunca sobe acima de 21°. Quando tá menos de 18° lá fora, aqui no quarto estabiliza nos 18° e se por acaso achar que vai gelar muito é só colocar uma cobertinha no fermentador! Trate ele com carinho e tudo se acerta, e use o freezer só pra cold...
Não use o trub que tirou nas pets para leituras. Com certeza dará errado! No caso era esperado que desse erro pra cima, como vc disse que deu pra baixo... Novamente erro na leitura..
 
Acho que foi tudo erro de medição. Usei um densímetro por um bom tempo, até que quebrou e resolvi comprar um refratômetro. Também uso o beersmith, e notei que as leituras eram um tanto quanto imprecisas. Fiz duas brassagens, sendo que uma delas ficou na escuridão total, pois no dia da brassagem deu uma leitura e no dia seguinte sem levedura no mosto deu uma leitura maior e em seguida deu uma menor (WTF???). Solução: comprei outro densímetro e aprendi na marra que é necessário recalibrar o refratômetro a cada breja pela leitura do densímetro. Após isso, não tive mais problemas, mas cheguei a conclusão que compensa mais um mini densímetro que usa 100ml de mosto a cada leitura, normalmente faço entre 4 e 6 leituras, armazeno esse mosto em uma garrafa pet e no final carbonato e bebo... Ou seja, 0 de perda pro densímetro...
Resposta do problema 1: comece mais cedo! Reserve pelo menos umas 8 horas do seu dia para cuidar dos preparativos, brassagens e limpeza geral.
Resposta da pergunta 1: temperatura perto dos 20°, refratômetro calibrado de acordo com a leitura do densímetro no BeerSmith. Mosto sem trub para leitura no densímetro, se possível, use o saco de voal ou uma peneira cônica para dar uma filtrada antes de colocar na proveta. Para refratômetro, pegue a amostra de cima e não pela torneira do fermentador.
Resposta da pergunta 2: Não vejo problema a principio. Bola pra frente.
Sugestões? Sim!
Fermente em temperatura ambiente já que seu freezer não tem controlador (pelo que entendi). Não é possível que aí na sua casa não te há um local fresco durante o dia e menos fresco durante a madrugada. Aqui, quando tá mais de 26° lá fora, no quarto onde deixo o fermentador nunca sobe acima de 21°. Quando tá menos de 18° lá fora, aqui no quarto estabiliza nos 18° e se por acaso achar que vai gelar muito é só colocar uma cobertinha no fermentador! Trate ele com carinho e tudo se acerta, e use o freezer só pra cold...
Não use o trub que tirou nas pets para leituras. Com certeza dará errado! No caso era esperado que desse erro pra cima, como vc disse que deu pra baixo... Novamente erro na leitura..
Olá Edgar, entendo que no seu caso esse não é um problema, mas aqui em casa de noite bate uns 4º-5º e de dia esta batendo uns 13º-14º meu problema não é temperatura alta, mas sim temperatura baixa demais .. temperatura alta o controlador liga a geladeira e pronto, mas o que eu comprei não tem aquecedor :(
Realmente estou vendo que meu problema são as leituras...
sobre pegar amostra da parte superior.. não é possível pois eu teria que abrir a bombona e acho que seria pior que deixar para lá.


agora uma pergunta, terminando a fermentação primaria (deve terminar hoje ou amanhã) eu vou para o processo de maturação certo ? o que voces recomendam em termos de tempo e temperatura ? o que acham de eu deixar 7 dias a 8º ?
 
Olá Edgar, entendo que no seu caso esse não é um problema, mas aqui em casa de noite bate uns 4º-5º e de dia esta batendo uns 13º-14º meu problema não é temperatura alta, mas sim temperatura baixa demais .. temperatura alta o controlador liga a geladeira e pronto, mas o que eu comprei não tem aquecedor :(
Realmente estou vendo que meu problema são as leituras...
sobre pegar amostra da parte superior.. não é possível pois eu teria que abrir a bombona e acho que seria pior que deixar para lá.


agora uma pergunta, terminando a fermentação primaria (deve terminar hoje ou amanhã) eu vou para o processo de maturação certo ? o que voces recomendam em termos de tempo e temperatura ? o que acham de eu deixar 7 dias a 8º ?
Puxa vida, a variação de temperatura ambiente é pesada aí heim! A melhor solução seria a lâmpada então, você pode comprar um controlador STC1000 que é baratinho e tem saída para aquecimento também. Deve melhorar a questão da temperatura, o problema é que aí não poderás usar o freezer pra mais nada enquanto fermenta... Já pensou em ao invés de usar o freezer, montar uma caixa de madeira e colocar a lâmpada dentro, visto que seu problema é a baixa temperatura ambiente então?
Cara, quanto a abrir a bombona. Ao vejo problema, costumo fazer assim aqui... Basta tomar precauções básicas, eu costumo antes de abrir cuidar para que não tenha animais domésticos por perto, espirro álcool na tampa e na bombona próximo a tampa, abro com calma, uso a pipeta já sanitizada para colher a amostra e fecho de novo. Evito falar ou fazer movimentos bruscos que possam fazer alguma partícula entrar na bombona e tá feito... "Tá, mas aí o oxigênio entrará em contato com o mosto e vai oxigenar!" Não! Praticamente não haverá contato, e se houver será tão rápido que o CO2 gerado pela fermentação expulsaram ele rapidinho (CO2 é mais pesado que O2)...
Quanto a maturação, tem bastante informação no fórum, divide opiniões e cada um se adapta e faz da maneira que funciona melhor para si. Eu por exemplo, nas ALEs:
- fermento direto por 10 dias (entre 18 e 22° em ambiente)
- freezer entre 0 e 2° para cold por 5 ou mais dias se não der pra envasar em seguida.. já chegou a ficar 11 dias em cold
- Envaso e deixo em ambiente até beber...
Tem funcionado pra mim. Se vc vai fazer primming o tempo que levara para gerar CO2 já é meio que uma maturação. Na minha opinião de acordo com minha experiências é desnecessário fermentar a 18° por 7 dias, deixar 7 dias "maturando" a 10° e depois cold de 5 dias... Já fiz assim no começo, as receitas prontas sugerem isso mas com o tempo vi que só complica!
 
Edgar, obrigado pela resposta, respondo de forma tardia pois as coisas levam tempo para acontecer e por fim esqueci de responder antes.
por fim, acho que meu problema maior vai ser apenas com a WEISS pois tem que estar naquelas temperaturas exatas para gerar os sabores de banana/cravo, mas de forma geral tenho mantido assim, estou fermentando com temperatura máxima e não me importo se baixar demais... também parei de ficar medindo a cerva sempre hahahah começo quando acho que a fermentação acabou (sem bolhas) dai meço um dia e meço dois dias depois.
tem funcionado pra mim, quando o tempo esfria ja sei que a fermentação/carbonatação vai demorar mais mas como ja tenho cerveja estocada nem me importo muito hahahah

Abraços !
 
Back
Top