Fermentação de uma AltBier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Pessoal,
Minha próxima leva deve ser uma AltBier, a dúvida que me surgiu foi com relação à fermentação secundária, pelo que andei pesquisando, a fermentação / maturação seria conduzida da seguinte forma:

1. Fermentação Primária ~16º
2. Lagering entre 5º e 10º
3. Maturação ~1º

Não seria recomendável uma fermentação secundária? Se sim, qual faixa de temperatura?

Segue minha receita:
 

Attachments

  • altbier.jpg
    altbier.jpg
    272.9 KB · Views: 73
Sim, eu recomendo!

Normalmente é utilizado uma temperatura de 4 ~ 5ºC acima da fermentação primaria.
 
alguém q já tenha feito para compartilhar a experiência de fermentação?
 
Bruno

Fiz recentemente uma Altbier e fiz fermentação primária a 170C e secundária até 23oC.

Depois ficou 2 semanas a 7oC e dai garrafa.

As garrafas (restantes) estão na geladeira a 5-6 oC.
 
Sim, eu recomendo!

Normalmente é utilizado uma temperatura de 4 ~ 5ºC acima da fermentação primaria.

Bruno

Fiz recentemente uma Altbier e fiz fermentação primária a 170C e secundária até 23oC.

Depois ficou 2 semanas a 7oC e dai garrafa.

As garrafas (restantes) estão na geladeira a 5-6 oC.

Massa, utilizou q fermento?

O q achou da cerva?
 
Massa, utilizou q fermento?

O q achou da cerva?


Eu nunca fiz alt, meu comentário foi baseado no fato que de maneira geral é recomendado uma fermentação secundária em uma temperatura de 4~5ºC maior do que a primaria, isso para qualquer cerveja.
 
Pessoal,
Minha próxima leva deve ser uma AltBier, a dúvida que me surgiu foi com relação à fermentação secundária, pelo que andei pesquisando, a fermentação / maturação seria conduzida da seguinte forma:

1. Fermentação Primária ~16º
2. Lagering entre 5º e 10º
3. Maturação ~1º

Não seria recomendável uma fermentação secundária? Se sim, qual faixa de temperatura?

Segue minha receita:

Quando eu fiz a minha, eu utilizei 14C para primária e 18C para secundária :tank:
 
Usei fermento DrYeast Dusseldorf. Gostei do resultado geral, cor e limpidez dentro do estilo. Baixo aroma devido ao lúpulo Tettnanger velho (é o que eu acho). Tem uma foto dela em outro tópico sobre Altbier.
 
Ressuscitando...

Justamebte tenho essa mesma dúvida. Secundaria o nao na altbier. Tenho medo de esterificar.
 
Vou brassar uma amanhã!
Pretendo fazer a primária a 16 graus
Subir até 20 pra secundária
Cold de 1 grau
Não vou fazer lagering pois vou usar levedura Ale, a German Ale da Levtek, Techbrew36
 
Back
Top