1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Fermentação concentrada

Discussão em 'Fermentação' iniciado por stephanrg, 11/6/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 11/6/19 #1

stephanrg

stephanrg

stephanrg

Member

Afiliado:
    25/6/15
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá, amigos!

Eu consigo otimizar a produção fazendo uma brassagem bem concentrada, pra na hora de engarrafar, eu diluir até minha densidade final esperada?,
    Um exemplo hipotético (não se apeguem muito aos números): queria fazer 200 litros de uma lager com densidade final 1.005.
    Teria como fazer 80 litros de um mosto com OG de 1.110 e na hora de engarrafar, eu diluo esses 80L e consigo por exemplo uns 200 litros a 1.040?

2. 11/6/19 #2

Persevalli

Persevalli

Persevalli

Well-Known Member

Afiliado:
    21/1/17
    Curtidas Recebidas:
    78
    Olá,

Não vejo como uma pratica comum para homebrewers, mas cervejarias de massa costumam fazer.
    HB em geral dilui antes da fermentação para corrigir volume e OG.

Se for diluir após a fermentação, atente-se para:

1. Leveduras podem comportar-se de forma diferente em alta OG.
    2. Esterilização da água
    3. Não introduzir Oxigenio após o início da fermentação. Toda água possui certo nivel de diluição de oxigenio. Precisa ter um método de desoxigenação, sendo que fervura não será 100% eficaz, conforme o liquido esfriar, haverá certa solubilidade novamente.
    4. Pitch rate e oxigenação corretos para a OG (quase como se estivesse fazendo uma Barlei Wine).

Eu particularmente acho arriscado.
    Pra mim o último momento pra qualquer diluição é antes de inocular a levedura.

Abs

Compartilhe esta Página