Fermentação a frio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Valmir

New Member
Joined
Sep 10, 2021
Messages
2
Reaction score
1
Location
Brasil
Bom dia...

tenho uma duvida, oq pode acontecer se eu fermentar a cerveja com uma temperatura abaixo da pedida pela levedura...
aqui na minha região tem feito frio e to tendo problemas pra manter uma temperatura na fermentação

ou seja, minha duvida é :


fermentar em temperatura baixa trás algum problema a cerveja ?

(é uma blond ale)
 
Oq vai ocorrer é que elas vão trabalhar muito devagar ou não vão trabalhar.
Isso pode sim gerar alguns compostos não agradáveis, mas isso vai depender das leveduras tbm.

Lagers adoram fermentar em temperaturas mais baixas.

Tanto no calor como no frio um controle de temperatura é indispensável, então consiga equipamentos para fazer esse controle e instale recursos capazes de aquecer já que seu problema é o frio.
 
Complementando o que o amigo acima já comentou, apenas diria que se você estiver dentro do range tolerável pela levedura, tipicamente terá um produto resultante com menos ésteres (frutados). Muita gente prefere assim.

US-05 , por exemplo (já que vc citou Blond Ale) , existem muitos relatos bem sucedidos na faixa de 13 / 14c no HBT americano. O fabricante informa 12c a 25c. Ou seja, uma coisa é a temperatura ideal, outra é a faixa de trabalho.

Se estiver fermentando em ambiente interno (e no BR), muito dificilmente estará abaixo disso.

Abs
 
Olá Valmir,
Apenas para entender melhor...você consegue medir/aferir a temperatura do liquido? Se sim, em que temperatura esta? Só para termos uma idéia
 
Vi um video no youtube estes dias com um colega comentando sobre isto:



Aqui na minha cidade eu tbem tenho este problema, mas nunca tive offflavors disto. Apenas fermentação ou primming mais arrastado.

O q eu faço nestes casos é tirar a cerveja da geladeira, e colocar num canto da casa onde é mais quente. E esperar o dobro do tempo: Por ex: Primming fica 1 mes, fermentacao q normal é 1 semana, fica 2. E por aí vai.

Mas a ideia do colega do video é ótima e eu ainda irei testa-la.
 
Vi um video no youtube estes dias com um colega comentando sobre isto:



Aqui na minha cidade eu tbem tenho este problema, mas nunca tive offflavors disto. Apenas fermentação ou primming mais arrastado.

O q eu faço nestes casos é tirar a cerveja da geladeira, e colocar num canto da casa onde é mais quente. E esperar o dobro do tempo: Por ex: Primming fica 1 mes, fermentacao q normal é 1 semana, fica 2. E por aí vai.

Mas a ideia do colega do video é ótima e eu ainda irei testa-la.

muito cuidado se for usar essas lâmpadas dentro de freezer ou geladeira que possui o interior plástico, pois mesmo sem encostar e longe das paredes com o tempo acaba derretendo.
 
Back
Top