Fermentação/Maturação Frigobar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alandemello

Member
Joined
Aug 11, 2016
Messages
10
Reaction score
0
Boa noite, pessoal!

Queria saber se posso fermenta e maturar minha cerveja utilizando um frigobar?
Minha dúvida não é em relação à espaço (sei que são apertados), mas sim em relação à temperatura...Consigo fazer a cerveja chegar a uns 18, 20 para fermentar uma ale e zero grau para maturação usando um frigobar? Sei que o freezer é o ideal e vou precisar de um termostato, mas não tenho espaço na minha casa.

Abs,
Alan.
 
Se o frigobar for de placa,sem motor de geladeira ,não consegue abaixar a temperatura para os parâmetros que necessitamos nem para fermentar e muito menos na maturação maturar a cerveja .
Também tinha problemas de espaço e acabei comprando um frigobar da cadense ,de placas ,que dizia que baixava a temperatura até 12 graus .tive que adaptar um motor de geladeira nele para conseguir baixar a temperatura .
 
Isso depende mesmo do frigobar. Uso um Consul de 120l e funciona bem. Temperatura mínima gira em torno dos 3 graus.
 
Electrolux 120 litros, comprado usado, consegue baixar a temperatura para abaixo de zero com tranquilidade.
 
Isso depende mesmo do frigobar. Uso um Consul de 120l e funciona bem. Temperatura mínima gira em torno dos 3 graus.

Idem. Consul 120L, temperatura mínima do fermentador em torno de 3 graus.
O que pra mim, deixa a cerveja quase cristalina em uma semana.
 
Aos que usam frigobar Electrolux (RE122, confirma?), qual o tamanho/volume do fermentador utilizado?

Outra dúvida, Ele possui um congelador ou aquela parte superior é desmontável para um melhor aproveitamento?
 
Revivendo o tópico, porém envolve fermentação no frigobar.

Comprei na OLX um frigobar estes tempos e estou fermentando uma ipa nele. Até aí tudo bem.. o controlador TIC está ok e o bichinho consegue chegar nas temperaturas que preciso (já mantive uma outra leva a quase zero graus nele).

O problema é que observo quase que um depósito de água em cima do balde fermentador e fico com medo disso acabar entrando pelo furo do airlock. Sugestões de como resolver isso??

Abçs
 
Revivendo o tópico, porém envolve fermentação no frigobar.

Comprei na OLX um frigobar estes tempos e estou fermentando uma ipa nele. Até aí tudo bem.. o controlador TIC está ok e o bichinho consegue chegar nas temperaturas que preciso (já mantive uma outra leva a quase zero graus nele).

O problema é que observo quase que um depósito de água em cima do balde fermentador e fico com medo disso acabar entrando pelo furo do airlock. Sugestões de como resolver isso??

Abçs

Cara... Você tem que colocar uma barreira física entre o congelador e o balde... Para escoar a água de condensa nele.
 
Cara,
Comprei um da Cônsul de 120L, e pra caber o fermentador dentro tive que remover a portinha do congelador e aquela gaveta que fica logo abaixo. Depois desaparafusei o congelador.
A parte mais delicada é “abrir” o congelador, com bastante cuidado, transformando ele de um “C” para um “L”.
Eu deixo o congelador nesse novo formato com um lado paralelo ao fundo é outro paralelo a uma lateral.
Ganhei espaço e eficiência, pq agora o congelador ajuda no resfriamento do fermentador tb.
 
Cara,
Comprei um da Cônsul de 120L, e pra caber o fermentador dentro tive que remover a portinha do congelador e aquela gaveta que fica logo abaixo. Depois desaparafusei o congelador.
A parte mais delicada é “abrir” o congelador, com bastante cuidado, transformando ele de um “C” para um “L”.
Eu deixo o congelador nesse novo formato com um lado paralelo ao fundo é outro paralelo a uma lateral.
Ganhei espaço e eficiência, pq agora o congelador ajuda no resfriamento do fermentador tb.
Qual a temperatura mínima você consegue chegar com o congelador desta forma?
 
Cara,
Comprei um da Cônsul de 120L, e pra caber o fermentador dentro tive que remover a portinha do congelador e aquela gaveta que fica logo abaixo. Depois desaparafusei o congelador.
A parte mais delicada é “abrir” o congelador, com bastante cuidado, transformando ele de um “C” para um “L”.
Eu deixo o congelador nesse novo formato com um lado paralelo ao fundo é outro paralelo a uma lateral.
Ganhei espaço e eficiência, pq agora o congelador ajuda no resfriamento do fermentador tb.
Bom dia Alessandro. Teria como você postar fotos?
 
Cara,
Comprei um da Cônsul de 120L, e pra caber o fermentador dentro tive que remover a portinha do congelador e aquela gaveta que fica logo abaixo. Depois desaparafusei o congelador.
A parte mais delicada é “abrir” o congelador, com bastante cuidado, transformando ele de um “C” para um “L”.
Eu deixo o congelador nesse novo formato com um lado paralelo ao fundo é outro paralelo a uma lateral.
Ganhei espaço e eficiência, pq agora o congelador ajuda no resfriamento do fermentador tb.
Olá, pessoas.
Também comprei um Cônsul 120 litros de segunda mão e retirei a bandeja para caber o fermentador. Não precisei dobrar o congelador, mas retirei o cabo do termostato (desaparafusando o mesmo que fica em cima do congelador). Antes dessa manobra a temperatura somente ia até 3 graus, mas depois já fiz duas fermentações e desci a temperatura para -1 C e foi bastante tranquilo e rápido. É simples e vc mesmo pode fazer. É só ter uma chave de fenda de cabo longo e espírito gambiarreiro. Boas brejas.
 
9EABA705-4C82-4245-8AA9-C49885193821.jpeg
7EA5E310-6477-4673-A38E-8284365C5C03.jpeg
A5D9E8D5-A156-4FAC-AFA4-10CC48D49E13.jpeg
Bom dia Alessandro. Teria como você postar fotos?

Claro, seguem as fotos.
Eu não precisei mexer na parte do termostato do frigobar. E novamente, bastante cuidado com o canal que leva o gás até o congelador. Ele é de alumínio e pode amassar facil. Abraços
Alessandro
 
Que medo daquele suporte de plástico ali ceder loco..

O meu frigobar tinha um também mas aí dei um jeito de colocar um dos suportes de metal do próprio frigobar nessa parte.
 
Que medo daquele suporte de plástico ali ceder loco..

O meu frigobar tinha um também mas aí dei um jeito de colocar um dos suportes de metal do próprio frigobar nessa parte.

Pensei a mesma coisa. A chance desse plástico quebrar e fazer aquela sujeira é bem alta. Também utilizei umas das grades do frigobar. Mas não sei se no caso do @AlessandroSilvestre daria para usar a grade devido ao espaço, mas nada que um pedaço de madeira no lugar da gaveta de plastico não resolva.
 
Numa outra geladeira que eu tinha colocamos um daqueles tijolos 6 furos mesmo pra segurar um fermentador pra 50 litros.
 
Tenho um frigobar Consul 120L também, não modifiquei nada.
Ele consegue chegar tranquilo a 0 graus para maturação.
Uso o sensor do tic (sanitizado) mergulhado no mosto através do airlock caseiro (mangueira de silicone com pote de vidro de pepino), assim a temperatura registrada é mais correta.
Nunca tive problemas com contaminação, estou pensando em aumentar as levas de 10L para 20L nesse frigobar, porém não quero alterar nada.
Vale ressaltar que com sensor dentro do mosto, regular a maturação para 0 graus, dependendo do estilo, congela a cerveja :(
 
Consigo bater 1.5g graus na frigo. é de placa, eu deitei a placa para virar uma parede no fundo, instalei 3 mini coolers para homogenizar melhor a temperatura (que da forma que eu dobrei, gerava muito gelo na parte de trás e era desperdiçado).

Consegue ater menos de 1 grau Celsius, mas forçava muito a frigo
 
Tenho um frigobar Consul 120L também, não modifiquei nada.
Ele consegue chegar tranquilo a 0 graus para maturação.
Uso o sensor do tic (sanitizado) mergulhado no mosto através do airlock caseiro (mangueira de silicone com pote de vidro de pepino), assim a temperatura registrada é mais correta.
Nunca tive problemas com contaminação, estou pensando em aumentar as levas de 10L para 20L nesse frigobar, porém não quero alterar nada.
Vale ressaltar que com sensor dentro do mosto, regular a maturação para 0 graus, dependendo do estilo, congela a cerveja :(

Então... sofria disso também... de um lado marcada 2 graus e no outro extremo da bombona congelava,a sou seja, batia temperaturas negativas...
Quando comecei a usar poço termico, eu vi que a temperatura medida com um copo era bem inferior a interna do liquido. hoje com poço bato na casa de 1 grau
 
Vou fazer minha primeira leva. Para um balde fermentador de 10 litros pode ser um frigobar pequeno ??? De + ou - 60l?? Será que cabe?? Acho que o de 120l não cabe no único lugar disponível, em baixo da pia rsrsrs.
 
Vou fazer minha primeira leva. Para um balde fermentador de 10 litros pode ser um frigobar pequeno ??? De + ou - 60l?? Será que cabe?? Acho que o de 120l não cabe no único lugar disponível, em baixo da pia rsrsrs.
 
Vou fazer minha primeira leva. Para um balde fermentador de 10 litros pode ser um frigobar pequeno ??? De + ou - 60l?? Será que cabe?? Acho que o de 120l não cabe no único lugar disponível, em baixo da pia rsrsrs.

Eu tenho frigobar electrolux 80 litros. Sem dobrar a placa do refrigerador cabe o balde de 10 litros, mas tive que cortar os suportes das prateleiras da porta. Recentemente dobrei a placa, e agora consigo fermentar com uma bombona de 20 litros.
 
Também tenho um fregobar pequeno e estou tentando aproveitar o melhor possível rs...
@guilhermewood nessa bomba de 20L cabem quantos litros deixando um headspace?

É a bombona de 20 litros úteis. Capacidade total 22,7L. Furo do airlock fica angulado na bombona mesmo, não na tampa, e airlock mesmo não cabe, tem que ser tubo blowoff.
 
Legal, valeu.
Quanto ao airlock, tenho usado o sterilock que é bem pequeno e não ocupa espaço. Tem funcionado bem.
 
Consigo bater 1.5g graus na frigo. é de placa, eu deitei a placa para virar uma parede no fundo, instalei 3 mini coolers para homogenizar melhor a temperatura (que da forma que eu dobrei, gerava muito gelo na parte de trás e era desperdiçado).

Consegue ater menos de 1 grau Celsius, mas forçava muito a frigo

Pode upar umas fotos aí dessa dos coolers?? Uso um frigo e pra nas temps mais baixas sempre forma muito gelo na placa (não quis mexer nela então o espaço de congelador se manteve). vlw!
 
Back
Top